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quarta-feira, 16 de maio de 2012

A que vem a ser a expressão 'fundo de uma agulha'?!?

fundo de uma agulha
A expressão de Mateus 19:24 "fundo de uma agulha" ou buraco de uma agulha é literal ou simbólica?

O contexto desse texto bíblico trata de uma jovem rico que amava tanto as suas riquezas que elas lhe serviam de impedimento. A mensagem é clara. Os indivíduos de mentalidade materialista que consomem a vida procurando adquirir bens materiais, só encontram satisfação nas riquezas ou na busca delas; e somente em casos raríssimos é que chegam a se importarem com as questões espirituais para encontrar a vida eterna. Muitos, obcecados pelo poder e pelas riquezas, são, de certa forma, cegados por elas.

Porém, seria um erro aplicarmos o texto somente aos ricos, porquanto o materialismo tem realizado a sua devastação moral até mesmo entre os menos favorecidos financeiramente. Ao falar sobre a impossibilidade desse tipo pessoas entrarem no reino de Deus, Jesus pregou a ilustração que é a impossibilidade de um "camelo passar pelo buraco de uma agulha". Alguns tem imaginado que o buraco de agulha referido seria uma portinhola, no muro de Jerusalém, através do qual pudesse passar finalmente um camelo, depois de muitos puxões e empurrões; outros admitem que a expressão camelo, que no grego representa uma pequena modificação de "Kamelos" para "Kamilos", trata de uma corda grossa ou um cabo, mas isso só diminuiu a impossibilidade do ato. Todavia, o texto grego original de Mateus 19:24 e de Marcos 10:25 fala de uma agulha usada com linha, enquanto que o de Lucas 18:25 usa o termo médico que indicava uma agulha usada nas operações cirúrgicas (Lucas era médico).

agulha de costura
É evidente que ali não é considerada nenhuma portinhola, mas sim, o pequenino buraco de uma agulha de costura. O livro "Comentário bíblico Atos do Novo Testamento" também confirma esse pensamento com estas palavras: "Aqui Jesus usa claramente a hipérbole, suas palavras refletem uma antiga figura de linguagem para o impossível: um animal bem grande passando através do buraco de uma agulha.(Um buraco de agulha nos tempos de Jesus significava o que significa hoje. A ideia de que era simplesmente um nome para um pequeno portal em Jerusalém é baseada em um portal do período medieval...)". Provavelmente era um provérbio incomum para ilustrar coisas impossíveis. O Talmude fala por duas vezes de um elefante para o qual é impossível passar pelo buraco de uma agulha. Por conseguinte, quem quer que ame as riquezas, a ponte de isso impedi-lo de confiar em Jesus Cristo como Salvador, está na impossibilidade de ser salvo.

Em resposta à pergunta feita pelos discípulos: "Então quem pode ser salvo?" Jesus respondeu: "Os impossíveis dos homens são possíveis para Deus" (Luc. 18:27). Nessa frase, as palavras "dos" e "para" são uma só no original, cujo sentido literal é "ao lado". Tome-se o lado do homem, na questão das riquezas, e torna-se impossível a salvação. Porém, tome-se o lado de Deus sobre a questão, e a impossibilidade anterior se transformará em possibilidade. O que fica evidente é a seguinte questão, a salvação é algo que não é possível pelo esforço humano, é um ato sobrenatural e que pertence a Deus, e esta deve ser nossa principal preocupação.

Fontes de pesquisa:
A Bíblia Responde. Rio de Janeiro: CPAD, 1983
Fonte: KEENER, Craig S. Comentário Bíblico Atos. Novo Testamento: 1ª ed. Belo Horizonte: Editora Atos, 2004.

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