CONTATO

E-MAIL PARA CONTATO:
oucaapalavradosenhor@oucaapalavradosenhor.com

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Dicionário Teológico de A a Z. Letra A

Com o intuito de contribuir com nossos amados irmãos estudiosos da Palavra de Deus, estaremos disponibilizando um pequeno dicionário contendo termos pouco conhecidos e arcaicos (de A a Z) que poderão ajudar em muito os amantes do estudo sistemático da Palavra de Deus. Boa leitura e que Deus o abençoe.
Glossário
Letra A

Abba. Palavra aramaica que significa "o pai" ou "ó Pai!"

Abominação da desolação. Refere-se àquilo que causa a poluição do que é santo (Dn 9.27; 11.31; 12.11; Mt 24.15; Mc 13.14). Pode referir-se tanto à destruição do Templo (70 d.C.) quanto à da imagem do Anticristo (Ap 13.14,15; 19.11-21).

Adocianismo. Doutrina falsa do século VIII. Ensinava que Jesus foi adotado (possivelmente no seu batismo) pelo Pai e (por isso) foi incorporado à Deidade, sendo, portanto, negada a existência eterna de Cristo e sua encarnação.

Albigenses. Seita francesa que alegava receber o batismo no Espírito Santo mediante a imposição das mãos. Viviam segundo regras severas e queriam ver aprofundada a vida espiritual do povo comum. A seita foi suprimida pela Igreja Romana.

Alegoria. Forma de interpretar as Escrituras por meio de um sentido mais profundo ou "espiritual" existente por detrás do significado literal.

Alta crítica. Análise literária e histórica dos livros da Bíblia.

Amilenismo. Conceito segundo o qual não haverá nenhum reino futuro de Cristo na Terra. Alguns espiritualizam o Milênio e dizem que ele representa o reino atual de Cristo no Céu durante a totalidade da era da Igreja. Negam que Apocalipse 20 refira-se a um período literal de mil anos.

Ancião de Dias. Um título de Deus Pai que indica sua sabedoria (Dn 7.9,13,22).

Angelologia. O estudo da natureza e obra dos anjos.

Animismo. Crença pagã de que as árvores, pedras e outros objetos naturais são habitados por espíritos.

Anticristo. Falso Cristo que aparecerá no fim desta era. Ele se tornará um ditador mundial e exigirá adoração.

Antissobrenaturalismo. Nega a existência e realidade do sobrenatural. Procura explicar tudo em termos de leis naturais.

Antropodicéia. A "justificação da humanidade". Tentativa de vindicar a humanidade em conexão com o problema do mal.

Antropologia. Em teologia, representa o conceito bíblico dos seres humanos, inclusive nossa criação, o pecado e nosso relacionamento com Deus.

Apocalíptica. Do grego apocalupsis ("revelação", "desvendamento"). Literatura que emprega rico simbolismo para descrever o Reino de Deus vindouro e os eventos que o prenunciam. As visões de Daniel e do Apocalipse são exemplos.

Apolinarianismo. Apolinário (morreu c. de 390 d.C.) ensinava que Jesus tinha corpo e alma humanos mas que a deidade, ou o Logos ("Verbo", Jo 1.1), tomou o lugar do espírito, ou mente, dentro dEle. Apolinário'não considerava Jesus plenamente humano, nem plenamente divino.

Apologética. A defesa da fé cristã, usualmente segundo princípios intelectuais.

Apóstolo. Um "mensageiro". Dois grupos deles são mencionados no Novo Testamento. Os Doze, especialmente treinados e comissionados por Jesus para serem testemunhas primárias de sua ressurreição e de seus ensinos e para disseminar o Evangelho. Julgarão (governarão) as 12 tribos de Israel no reino milenar (Lc 22.30). A palavra também é aplicada a outros diretamente comissionados por Cristo, inclusive Paulo, Barnabé, Andrônico, Júnia e Tiago, irmão do Senhor.

Arianismo. Ário, em 319 d.C, aproximadamente, começou a ensinar que Jesus Cristo é um espírito criado por Deus antes de Ele criar o Universo e que Cristo não compartilha a essência, ou substância, de Deus, mas possui uma essência semelhante.

Arminianismo. Jacobus Armínio (1560-1609) ensinou, na "Remonstrância", que todos quantos crêem em Cristo são eternamente eleitos por Deus; que Cristo morreu por todos; que todo crente é regenerado pelo Espírito Santo; e que é possível cair da graça e perder-se para sempre.

Arqueologia. Estudo científico dos remanescentes de uma cultura e de um povo. Envolve a escavação desses restos.

Arrependimento. Do grego metanoia ("mudança de mente"). Mudança das atitudes básicas para com Deus e Cristo, que envolve voltar-se do pecado e buscar o Reino de Deus e sua justiça.

Artigos de Remonstrância. Ver "Arminianismo".

Ateísmo. A negação da existência de Deus ou de algum deus.

Autógrafos. Os manuscritos (escritos a mão) originais produzidos pelos autores humanos das Escrituras. Provavelmente, tanto circularam e tantas vezes foram copiados que se desfizeram. Não se tem notícia da existência de nenhum deles hoje em dia. Existem, porém, algumas cópias muito antigas.

Fonte: HORTON, Stanley M. Teologia Sistemática: Uma perspectiva Pentecostal. São Paulo: CPAD, 2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente à vontade. Opine, concorde, discorde (é um direito seu), apenas seja coerente com a postagem. Evite comentar anonimamente, caso contrário, poderemos optar por não publicar seu comentário. Se tiver um Blog, deixe o seu endereço para retribuirmos. Os comentários podem não refletir nossa opinião, pois os mesmos são de responsabilidade dos leitores do Blog. Obrigado por deixar o seu comentário.

Volte sempre

Romanos 14:9

SIGA-NOS NO TWITTER

O nosso endereço no Twitter é:
oucaapalavrads
Será um prazer ter vc conosco.

OUÇA A PALAVRA DO SENHOR.

Pesquisar este blog

Esta foi a sua vida

SEJA BEM VINDO AO OUÇA A PALAVRA DO SENHOR

ESPERAMOS PODER CONTRIBUIR PARA O CRESCIMENTO DE SUA FÉ.