"Ensino ou instrução" |
Doutrina cristã:
“Doutrina cristã pode definir-se assim : as verdades fundamentais da Bíblia dispostas em forma sistemática. Este estudo chama-se comumente: “teologia”, ou seja, “um tratado ou discurso racional acerca de Deus.” (Myer Pearlman)
O que é Teologia?
É a ciência que trata sobre Deus e as relações entre Deus e o Universo. Outra definição: É o estudo acerca de Deus baseado na experiência do homem com Ele e na revelação divina. Theos,gr: Deus; Logia, gr: Estudo, tratado.
Qual o objetivo da Teologia ou Teologia Sistemática?
(Esboço de Teologia Sistemática. A.B. Langston - pág. 16)
Podemos destacar cinco motivos que a tornam necessária:
a) O instinto organizador do intelecto: “O intelecto humano não se contenta com uma simples acumulação de fatos:
Invariavelmente busca uma unificação e sistematização do seu conhecimento”.
b) A natureza difundida da descrença de nossos dias: “Os perigos que ameaçam a Igreja vêm, não da ciência, mas da filosofia. Nossas universidades, faculdades e seminários estão, na maioria, saturados de ateísmo, agnosticismo e panteísmo... O homem que não possui um sistema organizado de pensamento está à mercê daquele que o tem.”
c ) A natureza das Escrituras: “A Bíblia é para o teólogo o que a natureza é para o cientista... Deus não achou necessário escrever a Bíblia na forma de Teologia Sistemática; é nossa tarefa, portanto, ajuntar os fatos dispersos e colocá-los sob a forma de um sistema lógico”.
d) O desenvolvimento de um caráter cristão inteligente : “A teologia não apenas nos ensina que tipo de vida deveríamos viver, mas nos inspira a viver dessa maneira. Em outras palavras, a teologia não apenas indica as normas de conduta, mas também nos fornece os motivos para tentarmos viver de acordo com essas normas”.
Resumindo: ”É necessária para a satisfação do intelecto do homem a respeito do cristianismo e necessária para definir, defender e propagar o cristianismo” .
Qual o significado de religião?
"Religião precede a teologia" |
Religião é vida, teologia é doutrina. A religião precede a teologia. Ambas são distintas embora estejam intimamente ligadas. “A teologia está relacionada com a religião, assim como a botânica com a vida das plantas.” (Langston)
"É a revelação que Deus faz de Si mesmo... Na revelação. Deus faz-se conhecido dos homens na sua personalidade e nas suas relações. Revelar é informar, e isto é justamente o que Deus tem feito".
“Manifestou os seus caminhos a Moisés e os seus feitos aos filhos de Israel.” (SI 103.7)
(Esboço de Teologia Sistemática, A.B. Langston - pág. 15)
Revelar: Revelare (latim) significa “descobrir', “tirar o véu”, “fazer conhecer”, etc. Ação de Deus em comunicar ao homem os seus desígnios. Há várias fontes da revelação de Deus.
Quais as fontes da revelação de Deus?
a) Jesus Cristo: A principal fonte de revelação (Jo 1:14, 14:9, 17:6-8; Hb 1:1,2). “Mas as revelações mais ricas, e mais espirituais, e mais efetivas, e mais verdadeiras, são as que se realizaram em Cristo Jesus, no
que ele era, no que disse e no que fez.” (Langston)
b) As Escrituras Sagradas: Revelação escrita da sua Pessoa, caráter, propósitos e ações (Jo 5:39).
c) O Espírito Santo: Este comunica aos homens a sabedoria de Deus e seus desígnios (Jo 16:13,14; I Co 2:6-10; Ap 2:11 e 22:17).
d) O homem: Por sua natureza moral, sua semelhança com o Criador e por ser essencialmente religioso é fonte da teologia. Este encontra sua expressão maior no contexto da Igreja (Ef 3:8-12).
f) A História: A marcha dos eventos da história universal fornece evidências de um poder e de uma providência dominantes. "Os princípios do divino governo moral encontram-se na história das nações tanto quanto na experiência dos homens” (D. S. Clark). A história bíblica foi escrita para revelar Deus na história, isto é, para ilustrar a obra de Deus nos negócios humanos (SI 75:7: Dn 2:21 e 5:21).
g) H. C. Thiessem relaciona as fontes da revelação da seguinte forma:
Revelação geral de Deus: Na natureza, história e na consciência do homem.
Revelação especial de Deus: Em milagres, profecia e Jesus Cristo. Esta última fonte, Cristo, como o centro da história e da revelação (Palestras em Teologia Sistemática, H. C. Thiessen páginas 10-18).
Fonte: CAMPOS, Geraldo M. Teologia em
Perguntas e Respostas: 1ª Ed. Minas Gerais. (Sem mais dados bibliográficos)
Amados... Que postagem belíssima. Muito inspiradora e ajuda muito quem gosta de ler a Palavra de Deus. Obrigada por compartilhar conosco.
ResponderExcluirPaz Patrícia,
ExcluirAgradecemos sua preciosa leitura e esperamos que Deus possa sempre nos direcionar para que possamos tanto aprender como ensinar a Palavra d'Ele com dedicação e humildade. Grande abraço e fique na Paz do Senhor.
Valeu Magda, já disponibilizamos o selo que você nos ofereceu, já está visível e expressamos nossa gratidão e o nosso muito obrigado. Deus abençoe sua vida querida. Fique na preciosa paz do Senhor.
ResponderExcluirA Paz de Cristo,
ResponderExcluirPerdoe-me, pois só agora pude retribuir a visita.
Seu texto está impecável!
O Evangelho de Cristo é assim, simples e descomplicado.
Como o irmão comentou no meu blog, o nosso trabalho não é vão; as mensagens (estudos) postados são para abençoar aos visitantes, irmãos e edificar o Corpo de Cristo, tendo o propósito de iluminar os olhos do coração, trazendo entendimento e temor. Quanto ao esforço, o mesmo torna-se em regozijo, pois é o amor de Jesus e o Espírito Santo, que habita em mim e em você sobremaneira, que operam todas as coisas.
Toda honra e toda glória ao Senhor Jesus!
Que o Todo Poderoso o conserve na plenitude e na unção do Espírito Santo.
Afetuosamente,
***Lucy***
Graça e paz Lucy,
ExcluirSomos gratos pela visita. Agradeço por suas palavras, este é o desejo de nossas vidas, edificar, alcançar, frutificando sempre para o nosso Salvador Eterno, Jesus de Nazaré. Podemos até ser pequenos como Zaqueu, mas Ele em sua grandeza tem prazer em usar vasos tão insignificantes para o mundo, mas tão importantes nas mãos do Rei Jesus. Grande abraço para você.
Luiz Rafael
Belíssimo estudo, e é muito importante (fundamental)sabermos o que é uma doutrina bíblica.
ResponderExcluirPaz Edmilson,
ExcluirSempre será uma honra termos pessoas como o irmão em nosso meio. O estudo da Palavra de Deus sempre nos enriquece. Grande abraço e fique na paz.
Luiz Rafael