CONTATO

E-MAIL PARA CONTATO:
oucaapalavradosenhor@oucaapalavradosenhor.com

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Por que Caim não sofreu a pena capital (de morte) pelo assassinato que cometeu?

www.oucaapalavradosenhor.comOlá, caros leitores!

A cada leitura da preciosa Palavra de Deus, nos deparamos com passagens de difícil entendimento e, para que possamos lançar um pouco mais de luz sobre passagens de difícil entendimento é que procuramos tentar ajudar pessoas como você, caro leitor, que tem sede tanto da Palavra de Deus como de solucionar aquilo que parece ter um pouco de dificuldade para nossa compreensão, até mesmo porque o texto sagrado em voga foi escrito em uma época muito diferente e anterior à nossa.

Mas preste bastante atenção no que vou dizer: "jamais tome nossas pequenas pesquisas como esgotamento para qualquer que seja o assunto tratado, pois nossa intenção, como já disse, não é dar a palavra final ou esgotar o tema, mas sim ajudar nossos amados leitores." Então vamos em busca da solução (não total) da pergunta acima?


"Quando lavrares a terra, não te dará mais a sua força; fugitivo e vagabundo serás na terra.
Então disse Caim ao Senhor: É maior a minha maldade que a que possa ser perdoada."


No AT, os assassinos recebiam a pena capital pelo seu crime (Gn 9:6; Êx 21:12). Contudo, Caim não somente saiu livre, depois de matar seu irmão, como também foi protegido de qualquer vingança (Gn4:15).

Há várias razões pelas quais Caim não foi executado pelo seu crime capital.

Primeiro, Deus não havia ainda estabelecido a pena de morte como instrumento do governo humano (cf. Rm 13:1-4). Somente depois de a violência ter enchido toda a terra, nos dias anteriores ao dilúvio, foi que Deus determinou: "Se alguém derramar o sangue do homem, pelo homem se derramará o seu; porque Deus fez o homem segundo a sua imagem" (Gn 9:6).

Segundo, quem seria o executor de Caim? Ele acabara de matar Abel. A essa altura, apenas Adão e Eva tinham restado naquela faixa de terra. Certamente Deus não iria apelar aos pais para que matassem o filho remanescente. Em face disso, Deus, que é soberano sobre a vida e a morte, como somente ele é (Dt. 32:39), pessoalmente substituiu a pena de morte de Caim. Entretanto, ao agir assim, Deus demonstrou a gravidade do pecado de Caim e deu-nos a entender que ele era digno de morte, ao declarar: "A voz do sangue de teu irmão clama [por vingança] da terra a mim" (v. 10). Não obstante, até mesmo Caim parece ter reconhecido que ele era merecedor da morte, e pediu proteção a Deus (v. 14).

Terceiro, apesar de Deus ter substituído a sua pena, ainda assim teve uma pena muito dura pois, Deus lhe prometeu uma existência miserável e esquálida por causa da maldade que cometera. O primeiro homicídio de que se tem notícia na Palavra de Deus foi punido com uma sentença perpétua, e não com a pena de morte, a qual o próprio Caim chama de pesada demais: "É tamanho o meu castigo, que já não posso suportá-lo!" (Gên. 4:13).[¹]

Finalmente, a promessa de Deus para proteger Caim da vingança incluía a pena capital para quem quer que tomasse a vida dele (cf. v. 15). Dessa forma, o caso de Caim é uma exceção que prova a regra, e que de forma alguma vai de encontro à pena de morte, tal como estabelecida por Deus.

Fontes: GEISLER, Norman; HOWE, Thomas. Manual Popular de Dúvidas, Enigmas e "Contradições" da Bíblia. 1ª Ed. São Paulo: Mundo Cristão, 1999.
[¹]CHAMPLIN, Russel Norman. O Antigo Testamento Interpretado versículo por versículo. 2ª Ed. São Paulo: Editora Hagnos, 2001.

4 comentários:

  1. Oi meu nome é Joel. Eu tenho um blog de musicas gospel online. Se você, quiser fazer parceria comigo é só deixar um recado: www.musicadoce.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Joel, muito obrigado por nos visitar. Volte sempre e que o Senhor o abençoe...

      Excluir
  2. Parabéns pelo texto brilhante, Objetivo que expôe pontos importantes que nos faz pensar sobre esta historia tão interessante, já estou seguindo e estarei sempre de olho no blog. Que Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, Daniela Ferreira por seu comentário. Comentários assim sempre nos estimularão a seguir em frente em busca de abençoarmos cada vez mais as pessoas com assuntos tão importantes e intrigantes ao mesmo tempo.

      Deixamos aqui os nossos agradecimentos e contaremos com sua visita, sempre.

      Deus te abençoe.

      Excluir

Comente à vontade. Opine, concorde, discorde (é um direito seu), apenas seja coerente com a postagem. Evite comentar anonimamente, caso contrário, poderemos optar por não publicar seu comentário. Se tiver um Blog, deixe o seu endereço para retribuirmos. Os comentários podem não refletir nossa opinião, pois os mesmos são de responsabilidade dos leitores do Blog. Obrigado por deixar o seu comentário.

Volte sempre

Romanos 14:9

SIGA-NOS NO TWITTER

O nosso endereço no Twitter é:
oucaapalavrads
Será um prazer ter vc conosco.

OUÇA A PALAVRA DO SENHOR.

Pesquisar este blog

Esta foi a sua vida

SEJA BEM VINDO AO OUÇA A PALAVRA DO SENHOR

ESPERAMOS PODER CONTRIBUIR PARA O CRESCIMENTO DE SUA FÉ.