CONTATO

E-MAIL PARA CONTATO:
oucaapalavradosenhor@oucaapalavradosenhor.com

terça-feira, 16 de julho de 2013

Porque a Congregação Cristã no Brasil é uma seita?

A Congregação Cristã no Brasil, fundada em 1910 pelo italiano Louis Francescon. Francescon nasceu na comarca de Cavasso Nuovo, província de Udine, Itália. Após servir o exército, mudou para os EUA, mais especificamente para Illinois, Chicago nos idos de 1890. No mesmo ano começou a conhecer o Evangelho por meio das pregações do irmão Miguel Nardi. Em 1891 teve compreensão do novo nascimento e aceitou a Cristo como seu Salvador. Em março do ano seguinte, junto ao grupo evangelizado por Nardi e alguns membros da igreja Valdense, fundaram a Primeira Igreja Presbiteriana Italiana, tendo sido eleito Fillipo Grili como pastor e Francescon como diácono e, após alguns anos, ancião dessa igreja. Em 20 de junho de 1910, Francescon foi para São Paulo, e após contato com uma Igreja Presbiteriana no Brás, lugar onde alguns membros aceitaram a sua mensagem, bem como alguns batistas, metodistas e católicos romanos, surgiu a primeira "Congregação Cristã" de forma organizada no Brasil.

Em setembro daquele ano, Francescon segue para o Paraná, deixa ali uma nova igreja sem qualquer respaldo. A partir daí, o trabalho da Congregação Cristã espalha-se por lugares onde existem colônias italianas, mais precisamente na região sudeste do país, principalmente em São Paulo e Paraná, local que até hoje tem grande concentração de adeptos. Francescon veio a falecer em 7 de setembro de 1964, em Oak Park, Illinois, EUA. Até hoje, não se sabe porque os adeptos posteriores da CCB adotaram sua posição de sectarismo, pois tal atitude foi bem diferente da adotada pelo seu fundador que manteve contato com pessoas de diversos seguimentos cristãos, como falamos anteriormente. Gunnar Vingren, um dos fundadores das Assembleias de Deus no Brasil narrou em seu diário que teve um encontro com Francescon em um clima de muita comunhão e espiritualidade na cidade de São Bernardo do Campo, São Paulo em 1920. Algo impensável nos dias de hoje pelos membros da CCB.

Durante anos a CCB esteve entre as igrejas que mais crescem no Brasil. Apesar dos seus equívocos doutrinários, não chega a ser considerada uma seita herética, ainda que grande número das doutrinas que esposa sejam verdadeiras heresias, uma vez que são mantidas em prejuízo da integridade do Evangelho.

1. GUERRA DECLARADA

Durante vários anos a Congregação Cristã no Brasil tem sido conhecida não só pela sua doutrina, mas também pela tenacidade com que se opõe às demais igrejas evangélicas do Brasil. Para os adeptos dessa igreja, apenas seus membros serão salvos, tendo um caráter sectarista, fato este, que nos leva a qualificá-la no mínimo, como um movimento ou seita contraditória. Suas doutrinas são baseadas em versículos isolados das Escrituras e interpretados erroneamente. E o que é mais interessante nisso tudo é que esta seita considera todas as demais igrejas como seitas, fazendo oposição a todas as outras igrejas.

1.1. AVERSÃO À ASSEMBLEIA DE DEUS

Quanto à Assembleia de Deus, particularmente, os membros da Congregação Cristã no Brasil evitam qualquer tipo de relacionamento, alegando para isto os seguintes motivos:

a. A Assembléia de Deus possui pastores assalariados;
b. as mulheres não usam véu;
c. não se observa a prática do ósculo santo;
d. fecham-se as portas enquanto oram;
e. os membros possuem uma saudação diferente;
f. O batismo no Espírito Santo é ensinado de modo diferente.


1.2. ASPECTOS DOUTRINÁRIOS DA CONGREGAÇÃO


Independentemente das normas que regem o relacionamento da Congregação Cristã no Brasil com as demais igrejas, ela ensina entre outras coisas, o seguinte:

• A igreja não precisa de nenhum outro pastor além de Jesus Cristo.
• As mulheres cristãs devem usar o véu durante o culto.
• Os crentes devem saudar-se com o ósculo santo.
• O Evangelho não deve ser pregado fora dos locais habituais de culto.
• Os pregadores não devem estudar nem se preparar para a pregação, pois o Espírito Santo colocará em sua boca as palavras certas no momento certo.
• O dízimo restringe-se aos dias do Antigo Testamento.

É notável o zelo dos membros da Congregação Cristã no Brasil, porém, por lhes faltar orientação doutrinária sadia e sólida, têm-se feito vulneráveis ao fanatismo e ao extremismo, regra geral combatidos pelas Escrituras Sagradas.

Leonard, estudioso francês que escreveu uma história eclesiástica de algumas das igrejas evangélicas do Brasil, preocupa-se com a tendência da Congregação para encaminhar-se para o espiritismo. Ele sente que os membros da Congregação tendem a abandonar as bases bíblicas e a depender da inspiração individual e das práticas fanáticas de seus líderes locais, especialmente das que se relacionam com os chamados "dons espirituais".

Podemos notar que, não obstante a Congregação, algumas vezes, usar passagens bíblicas para fundamentar suas crenças e ensinos, em geral falham os pregadores no que tange à fiel interpretação dos textos que escolhem. Evidentemente isso se dá mais por ignorância do que por malícia ou compromisso consciente com o erro.

2. O PASTOR

O ensino de que a Igreja não deve ter nenhum pastor além de Jesus Cristo está em desarmonia com o ensino do apóstolo, na sua carta aos Efésios:


"E a graça foi concedida a cada um de nós segundo o propósito do dom de Cristo. Por isso diz:
Quando ele subiu às alturas, levou cativo o cativeiro, e concedeu dons aos homens... E ele mesmo
concedeu uns para apóstolo, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e
mestres, com vista ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço para a edificação do corpo de Cristo, até que todos cheguemos à unidade da fé e ao pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo, para que não  mais sejamos meninos, agitados de um lado para outro, e levados ao redor por todo vento de doutrina, pela artimanha dos homens, pela astúcia com que induzem ao erro" (Ef 4:7,8,11-14).


O ensino implícito no texto de Paulo é que:

a. O pastor é um dom de Deus à sua Igreja (v. 8, cf. Jr 3.15).
b. A função do pastor tem propósitos específicos dentro da Igreja de Cristo, como seja:
• aperfeiçoamento dos santos;
• desempenho do serviço divino;
• edificação do Corpo de Cristo.

Quanto ao pastor e sua função junto ao Corpo de Cristo, que é a Igreja, declaram ainda os apóstolos Paulo e Pedro:

"Atendei por vós e por todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para pastoreardes a igreja de Deus, a qual ele comprou com o seu próprio sangue" (At 20:28).

"Pastoreai o rebanho de Deus que há entre vós, não por constrangidos, mas espontaneamente, como Deus quer; nem por sórdida ganância, mas de boa vontade; nem como dominadores dos que vos foram confiados, antes tornando-vos modelos do rebanho" (I Pe 5:2,3).

Na CCB o pastor é chamado de ladrão, para eles existe apenas o ancião. Eles condenam a função de presbítero, talvez porque desconheçam que a palavra "ANCIÃO" é a forma hebraica para o grego "PRESBÍTERO". Isso é incoerente com o parágrafo 10 das doutrinas da CCB que diz: "Nós cremos que o Senhor Jesus Cristo tomou sobre si nossas enfermidades. Está alguém entre vós doente? Chame os PRESBÍTEROS da igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do Senhor..." (Tg. 5:14-15)

O SUSTENTO DO PASTOR


Quanto ao sustento remunerado do pastor e daqueles que dão tempo integral à obra de Deus, é isto uma recomendação bíblica. Vejam-se os exemplos:


a. Paulo recebeu salário de determinadas igrejas para servir aos crentes em Corinto (II Co 11:8).
b. O pastor que emprega tempo integral na assistência à igreja é digno do seu salário (I Tm 5:18).
c. Paulo ensinou à igreja de Corinto a sustentar os pregadores do Evangelho (I Co 9:4-14).
d. Timóteo foi advertido por Paulo a não cuidar dos negócios seculares para se sustentar (II Tm 2:4).
e. Pedro disse que a única ocupação dele e de seus companheiros de ministério era a oração e a pregação (At 6:4).
f. Os apóstolos de Jesus viviam das ofertas que recebiam. Em João 12:6 lemos que existia uma bolsa onde eram depositadas as contribuições para o sustento dos discípulos, e Judas fazia as compras com o dinheiro aí depositado (Jo 13:29).

3. O PROBLEMA DO VÉU

Em I Coríntios 11, Paulo escreve uma longa apologia com respeito ao véu e seu uso na comunidade cristã de Corinto. Nos dias da Igreja Primitiva, a mulher que não usasse véu nos cultos públicos agia como se tivesse rapado a cabeça. Ora, a cabeça rapada era algo repugnante para os judeus, já que só as adúlteras tinham a sua cabeça rapada, como castigo do seu crime (Nm 5:18). O mesmo acontecia com as escravas, e, às vezes, com as mulheres em luto, mas isso não era usual para as mulheres que estavam no seu estado normal.

A passagem de I Coríntios 11, segundo o comentador Russel Norman Champlin, "ilustra o perene problema que há entre os costumes sociais e a moralidade cristã". Segundo Champlin, Paulo escreve aqui do ponto de vista de um rabino, como representante da antiga cultura judaica. Porventura tais costumes continuariam sendo obrigatórios para nós hoje em dia, quando as coisas são tão radicalmente diferentes, em aspectos como o vestuário, e, sobretudo, no que tange à nossa ideia acerca da posição da mulher nos dias atuais? Acreditamos que, visto que os costumes sociais mudaram, as exigências deste tempo também mudaram (O Novo Testamento Comentado, vol. IV).

Uma vez que nenhum estigma ou impropério é lançado hoje sobre uma mulher que não usa véu, cremos que o apóstolo Paulo, se vivesse hoje, nem ao menos teria abordado o assunto. Não obstante, podemos perceber que esse apelo em prol do uso de cabelos crescidos pelas mulheres poderia permanecer firme.

Se a Congregação Cristã no Brasil diz obedecer a essa orientação de Paulo quanto ao uso do véu, suas mulheres deveriam usá-lo, não apenas no culto, mas também, de acordo com o contexto histórico, em público, porquanto nenhuma mulher crente da época apostólica pensaria ser apanhada na rua sem véu.

Esta atitude da Congregação é condenável, não pelo fato de suas mulheres usarem o véu durante o culto, mas pela maneira irracional com que condenam o seu desuso nas demais igrejas. Salienta-se que o uso do vestuário no culto, tal como o véu, chapéu, roupas, etc, depende da cultura, pois os costumes se alteram e as exigências também. Este era mais um costume local do que uma doutrina imposta à igreja primitiva, por isso não vemos o assunto sendo abordado fora do contexto de Coríntios.

4. O PROBLEMA DO ÓSCULO

O ósculo era uma maneira comum de saudação entre os orientais, muito antes mesmo do estabelecimento do Cristianismo. Servia aos judeus nas suas saudações, tanto nas despedidas como também na forma de demonstração geral de afeto. O ósculo era entre os orientais uma expressão de saudações e respeito tão comum quanto o aperto de mãos ou o abraço, na nossa cultura. Na igreja primitiva, o ósculo era simplesmente uma parte da saudação, quando os crentes se reuniam em seus cultos públicos. Porém, não demorou muito até que fosse transferido para a própria liturgia, primeiramente como um sinal de despedida, após a oração final, que encerrava cada reunião, mas, finalmente, como parte do rito da Ceia do Senhor.

Houve regiões em que esta prática perdurou até o final do século III. Em alguns lugares o costume perdura até hoje, mesmo entre não cristãos.

O ósculo santo entre os crentes primitivos não se limitava a ser praticado mulher com mulher e homem como homem, como hoje fazem os irmãos membros da Congregação Cristã no Brasil. Os costumes orientais indicam que o ósculo santo era aplicado na testa ou na palma da mão, mas nunca nos lábios.

Em algumas culturas ocidentais, como por exemplo o Brasil, seria imputado como algo vergonhoso um homem beijar outro homem dentro da comunidade evangélica ou da sociedade em geral. Por essa razão é que temos achado melhor evitar essa forma de demonstração de afeto, substituindo-a por um simples aperto de mão.

Diante do exposto, conclui-se que:

• Se os irmãos membros da Congregação Cristã no Brasil saúdam com o ósculo apenas homem com homem ou mulher com mulher, é sinal de que há malícia em fazer de outra forma, e, se há malícia, torna-se pecado a prática do ósculo.
• Se os irmãos membros da Congregação Cristã no Brasil se saúdam com o ósculo apenas no decorrer do culto, também está errado, já que na Bíblia os cristãos primitivos saudavam-se assim publicamente (At 20:37).
• A saudação com ósculo não é má em si mesma; o problema está no fato de assumir feições meramente ritualísticas, divorciadas da verdadeira piedade cristã.

5. A PREGAÇÃO NAS RUAS

O fato de a Congregação Cristã no Brasil não pregar o Evangelho pelas ruas e praças não encontra apoio nas Escrituras. A sua omissão se deve à falsa interpretação que fazem de Mateus 6:5: "E, quando orares, não sejas como os hipócritas; pois se comprazem em orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens". Desse modo, com medo de serem considerados hipócritas, desobedecem ao imperativo de Jesus: "Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda a criatura" (Mc 16:15). Como será possível evangelizar o mundo inteiro quando se alcançam apenas aqueles que frequentam os nossos templos? Também argumentam que somente pregam para alguém se o Senhor falar para que reguem, ou seja, eles poderão conviver com alguém a vida toda, se Deus, no contexto deles não falar para que preguem, simplesmente não pregam. Mas o Senhor não falou há mais de 2000 anos atrás? "Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda a criatura" (Mc 16:15).

Na parábola da grande ceia, Jesus ensinou o modo como a Igreja deve proceder quanto à evangelização:

"Saí depressa pelas ruas e bairros da cidade, e trazei aqui os pobres, e aleijados, e mancos e cegos... Saí pelos caminhos e valados, e forçai-os a entrar, para que a minha casa se encha" (Lc 14:21,23).

Segundo a Bíblia,

• Jesus pregou nas ruas (Lc 13:26), nas praças públicas (Mc 1:15,20) e nos montes (Mt 8:1).
• Paulo pregou à beira de um rio e num logradouro público (At 16:13; 17:17).

Famosos cristãos do Novo Testamento foram salvos, não num culto dentro de um templo, mas onde estavam, nos seus afazeres.

• Pedro, André, Tiago e João, foram salvos durante um culto realizado por Jesus, à beira do mar da Galileia (Mt 4:18-22).
• Mateus estava na coletoria quando ouviu Jesus dizer: "Segue-me!", e o seguiu (Mt 9:9).
• Lídia foi salva à beira de um rio, enquanto ouvia Paulo (At 16:13-15).
• Dionísio e muitos outros gregos foram salvos enquanto ouviam Paulo pregando no Areópago, lugar comum de discussão em Atenas (At 17:34).

Jesus jamais disse ao pecador: "Vinde ao templo para serdes salvo", pelo contrário, Ele diz à Igreja: "Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda a criatura" (Mc 16:15).

Certa vez conversando com um membro da CCB ele me disse que havia feito uma visita para um família que estava passando necessidades e que não deram ajuda em mantimentos para a família porque o Senhor não havia falado para ajudar aquela família que eles já sabiam que precisava. Isso é negligência e não obediência.

6. O PREGADOR PERANTE A CULTURA

O ensino da Congregação Cristã no Brasil de que o pregador não deve buscar "a sabedoria do mundo", pois o Espírito Santo colocará na sua boca as palavras certas no momento certo, deve-se a uma interpretação equivocada das seguintes palavras de Jesus: "... não cuideis em como, ou o que haveis de falar, porque naquela hora vos será concedido o que haveis de falar; visto que não sois vós os que falais, mas o Espírito de vosso Pai é quem fala em vós" (Mt 10:19,20).

Quando analisada esta passagem dentro do seu contexto, verificamos que nenhuma alusão há ao fato de que o crente deve relaxar o estudo e o conhecimento geral sob a garantia de que o Espírito Santo falará por ele quando estiver pregando. Esta passagem se refere à maneira como o crente deve se comportar no momento da provação, no caso de vir a ser conduzido aos tribunais e à presença de governadores e reis por causa do nome de Cristo.

E evidente que o elemento sobrenatural da mensagem deve ser realçado; isso, porém, não elimina a utilidade do conhecimento resultante do estudo e da pesquisa. Não poucos versículos da Bíblia insistem na necessidade de o crente buscar maior conhecimento através da leitura, do estudo e de outras formas de aprendizagem.

Os mais destacados vultos das Escrituras falaram a essa respeito:

a. Salomão: "Dá instrução ao sábio e ele se fará mais sábio; ensina ao justo, e ele crescerá em entendimento" (Pv 9:9).
b. Jesus: "... todo escriba instruído acerca do reino dos céus é semelhante a um pai de família que tira do seu tesouro coisas novas e velhas" (Mt 13:52).
c. Paulo: "Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade" (II Tm 2:15).

Cativo num frio cárcere romano, escrevendo ao seu amigo Timóteo, diz o apóstolo Paulo:

"Quando vieres, traze a capa que deixei em Trôade, em casa de Carpo, e os livros, principalmente os pergaminhos" (II Tm 4:13).

Paulo dava prioridade aos "pergaminhos", a Bíblia dos seus dias, mas por nada abandonava os outros "livros" de consulta disponíveis nos seus dias.

7. A QUESTÃO DO DÍZIMO

Só podemos compreender o grande significado do dízimo no contexto da adoração cristã quando o analisamos à luz da soberania de Deus. Quando damos o dízimo estamos com isto dizendo que Deus é dono inalienável de tudo, e que o homem é seu mordomo. O salmista disse: "Do Senhor é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam" (Sl 24:1).

O ensino da Congregação Cristã no Brasil de que o dízimo foi uma prática restrita ao tempo da lei — e, portanto, não se aplica ao crente na atual dispensação — é improcedente e sem base nas Escrituras.

Opomo-nos a este ensino por duas razões, pelo menos:

1) A prática de dizimar é bem mais antiga que a própria Lei. Abraão deu o dízimo a Melquisedeque, mais ou menos quinhentos anos antes da outorga da Lei no Sinai (Gn 14:18-20). Não muito tempo depois, Jacó, neto de Abraão, ao fugir da presença de seu irmão, fez um voto ao Senhor, pedindo prosperidade em sua viagem, dizendo que ao voltar daria ao Senhor o dízimo de tudo quanto tivesse recebido (Gn 28:20-22).

2) Na atual dispensação, Deus requer o dízimo e muito mais que isto, por vários motivos:
a) como participantes de uma aliança superior, temos sido contemplados com maiores bênçãos;
b) porque maiores privilégios sempre acarretam maiores responsabilidades. Isto não significa que o crente da atual dispensação seja forçado a dizimar, pelo contrário, ele é levado a fazê-lo constrangido pela lei do amor e da gratidão, por estar recebendo maiores bênçãos de Deus (SI 103:1,2).

7.1. O DÍZIMO HOJE

Os escritores do Antigo Testamento viram os direitos de Deus sobre a vida do homem à luz da criação, enquanto os do Novo Testamento viram-nos à luz do Calvário. Com isso, corrobora o ensino do apóstolo Paulo: "Porque, se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos. Quer, pois, vivamos ou morramos, somos do Senhor. Foi precisamente para esse fim que Cristo morreu e ressuscitou, para ser Senhor, tanto de mortos como de vivos" (Rm 14:8,9).

Alguém disse que cada cheque de pagamento é um novo Éden. Reconhecemos nós a soberania de Deus e os seus direitos como parte do seu propósito? Ou consideramos nossas todas as árvores do jardim?

7.2. A SOBERANIA DE DEUS

O milagre da criação de Deus e o seu direito permanente de soberania são ilustrados pelo resultado da seguinte pesquisa. Certa faculdade de estudos agrícolas fez uma pesquisa das coisas indispensáveis empregadas na produção de 100 alqueires de milho em meio hectare de terra. Verificou-se que o homem contribui apenas com o trabalho de preparar a terra, plantar e colher, ao passo que Deus concorre com muitas coisas, como, por exemplo: cerca de 1.800.000 litros de água; uns 3.200 litros de oxigênio; 2.400
litros de carbono ou 8.200 de monóxido de carbono; 73 quilos de nitrogênio; 57 de potássio; 18 de fósforo; 34 de enxofre; 23 de magnésio; 23 de cálcio; 908 gramas de ferro, além de pequenas quantidades de iodo, zinco e cobre. Cem alqueires de milho! Quem os produziu? De quem são?

Tudo pertence a Deus, no entanto Ele nos entregou tudo, requerendo o retorno de apenas um décimo, e ainda sob a promessa de que sobre aquele que o fizer, derramará bênçãos sem medida (Ml 3:10).

O reverendo Stanley Jones escreveu: "O Dízimo é um Sinal -Uma Prova de que Você não é Dono, mas Devedor". Assim como você paga impostos em reconhecimento do senhorio de mais alguém, também com o dízimo você reconhece a soberania de Deus sobre os nove décimos restantes.

Assim, todo crente deve dizimar, porque:

a. Deus recomenda que o façamos (Ml 3:10).
b. Não dizimar é furtar ao Senhor (Ml 3:8).
c. Do dízimo depende o sustento material da casa do Senhor (Mal. 3:10).
d. Da felicidade em dizimar advém grande abastança (Mal. 3:10).

Também vemos o próprio Senhor Jesus repreendendo os escribas e fariseus em Mateus 23:23, onde Ele mostra que aqueles deveriam dizimar, porém sem se esquecer dos preceitos mais importantes da lei: a justiça, a misericórdia e a fé. Em outras palavras: "Deem atenção a estas coisas, sem negligenciar as outras". E o texto paralelo em Lucas 11:42: "Mas ai de vós, fariseus, que dizimais a hortelã, e a arruda, e toda a hortaliça, e desprezais o juízo e o amor de Deus. Importava fazer estas coisas, e não deixar as outras." Jesus jamais condenou a prática do dízimo. O autor aos hebreus falou do dízimo na atual dispensação: "E aqui certamente tomam dízimos homens que morrem; ali, porém, aquele de quem se testifica que vive." (Hb. 7:8). "E, por assim dizer, por meio de Abraão, até Levi, que recebe dízimos, pagou dízimos." (Hebreus 7:9).

Se os dízimos que são citados nas Escrituras não podem ser praticados, porque praticam ofertas que não são sequer mencionadas nas Escrituras?
a) ofertas de piedade
b) ofertas para compra de terrenos
c) ofertas para fins de viagens
d) ofertas para conservação de prédios
e) ofertas de votos

Não condenamos a prática de ofertas, apenas gostaríamos de saber porque condenam os dízimos que são bíblicos e aprovam ofertas com nomes jamais citados nas Escrituras.

8. DOUTRINAS DA CCB


A corrente doutrinária da CCB faz com que a maioria dos estudiosos de movimentos contraditórios acreditem que ela tem um 'evangelho' segundo ela mesma. A maioria de seus adeptos defendem a ideia de que a salvação só é possível estando ou sendo membro desta igreja. Coitados dos cristãos que viveram antes de sua fundação que se deu pouco mais de 100 anos! Estão todos perdidos, segundo esse pensamento! Não ser membro da "Gloriosa Congregação", como chamam sua igreja, SIGNIFICA não ser salvo, em palavras bem simples, isso significa que para os membros da CCB a salvação só pode ser alcançada por um membro da CCB. Faço uma pergunta: "O que aconteceu, então, com Noé, Abraão, Isaque e Jacó? O que aconteceu com os apóstolos e todos os crentes de todos os tempos antes da CCB nascer? Nas Sagradas Escrituras, vemos que não pode haver uma espécie de religião salvívica, a salvação e redenção eternas foram providas por Cristo (Heb. 5:9; II Tim. 2:10; Tt 3:7; Jd 1:21, etc...)


8.1. DESPREZAM O ESTUDO DAS ESCRITURAS


A CCB ensina que não é necessário se preparar, examinar ou meditar nas Escrituras (contradizendo Salmo 1:1-2 e muitas outras passagens escriturísticas). Isso desvirtua um dos propósitos de Deus que é o exame e a meditação nas Escrituras: "Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite."



"O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei" (Os. 4:6a).

"Pois o povo que não tem entendimento será transtornado." (Os. 4:14b).

"Examinai as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna; e são elas que dão testemunho de mim..." (João 5:39).

"Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus." (Mt. 22:29).

Como pode alguém ensinar o que não conhece bem? Esta posição de não conhecer as Escrituras é, inclusive, contrária a de seu fundador.

8.2. O BATISMO NA CCB


Para a CCB o batismo purifica o homem do pecado e não aceitam o batismo realizado por outras denominações. Segundo eles, quando os ministros de outras denominações realizam o batismo eles usam a expressão "eu te batizo", colocando assim a carne na frente de Deus. Para eles o batismo só é válido se realizado com esta fórmula: "Em nome do Senhor Jesus, te batizo em nome do Pai, do Filho, e do Espírito Santo". Aqui, além de um pensamento controverso, dá-se um esbarrão na própria língua portuguesa, pois não faz diferença em dizer "te batizo" e "eu te batizo", pois o sujeito (eu) está oculto.


Coitadinho de João Batista, caso essa observação estivesse correta! Quando o batismo de João era aplicado por ele, ele dizia: "eu vos batizo com água..." Será que o arauto do Senhor Jesus contrariou a Deus ao realizar o seu batismo quando disse "eu vos batizo"? (Mc. 1:8; Lc. 3:16; Mt. 3:11; Jo 1:26,31).

8.3. A SAUDAÇÃO DA CCB


Geralmente os argumentos usados pela CCB para justificar suas doutrinas não passam pela prova das Escrituras e são muito frágeis, um desses exemplos é o caso da saudação a qual afirmam que as outras igrejas as usam de forma errada, pois para eles "a Paz do Senhor" não é correta porque existem muitos senhores, mas Deus é um só. Porém esta acusação cai por terra quando analisamos o que dizem as Escrituras, por ex.: "Porque, ainda que haja também alguns que se chamem deuses, quer no céu quer na terra (como há muitos deuses e muitos senhores),Todavia para nós há um só Deus, o Pai, de quem é tudo e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós por ele" (I Coríntios 8:5-6). Assim com existem muitos senhores, também há muitos que se chamam deuses. E aí?


Quando saudamos com a Paz do Senhor ou a Graça e a Paz, estamos fazendo com a Paz do Grande Senhor e Salvador Jesus Cristo, o qual também é Deus (Jo. 14:27; Tt 2:13).


8.4. ORAÇÃO SOMENTE DE JOELHOS



Todos os cristãos que oram de pé são acusados pela CCB de serem fariseus baseados em Mateus 6:5 e outras passagens como Romanos 14:11: "E, quando orares, não sejas como os hipócritas; pois se comprazem em orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão."


"Porque está escrito: Como eu vivo, diz o Senhor, que todo o joelho se dobrará a mim, E toda a língua confessará a Deus." (Rm. 14:11). Mas, se podemos orar apenas de joelhos, e não é a isso que o contexto se refere, então o que fazer das passagens onde vemos pessoas orando de pé e sendo respondidas ? Em Lucas 18:9-14, temos dois personagens, um fariseu orando em pé e um publicano, também orando em pé. O primeiro, por causa de sua hipocrisia e exaltação pessoal não foi respondido; o segundo, se humilhou e foi respondido prontamente pelo Senhor que o justificou. O fariseu foi impedido de ser ouvido porque confiava em si mesmo, foi arrogante (v.9)

Temos pessoas orando prostradas em terra perante o Senhor (Núm. 20:6; II Cron. 20:18)
Temos pessoas orando de pé e tendo suas orações respondidas (II Cron. 20:5-18; 30:27; I Sam. 1:9-13)
Temos pessoas orando deitados em seu leito de enfermidade (Is. 38:1-8)
Temos pessoas orando dentro do ventre de um peixe (Jn. 2:1-10)
Temos pessoas orando de joelhos (Ef. 3:14)
Temos pessoas orando sentadas (At. 2:1-4)

O Senhor ouve a nossa oração independente da posição de oração, o que Ele realmente quer é que tenhamos corações arrependidos, humildes e sinceros que confiam n'Ele plenamente. Se pudéssemos orar apenas de joelhos, como faríamos para obedecer I Tessalonicenses 5:17? "Orai sem cessar".

De fato, nos deparamos com uma igreja exclusivista que acredita que o céu foi feito somente para eles e que salvação só existe em sua denominação. No que tange à interpretação bíblica, aceitam apenas sua EISEGESE*. Em suma, para eles, somente seus líderes são bíblicos, somente seu jeito de orar é válido, a salvação é apenas para seus membros, a pregação do Evangelho só é correta através de seus membros, etc...

Assista o vídeo sobre a lista secreta da CCB:


Firmemo-nos, pois, apenas na Palavra de Deus.

EISEGESE*. É o contrário de Exegese, que é a Bíblia interpretando a si mesma. Na Eisegese, o leitor dá ao texto sagrado a sua própria interpretação, criando sentidos que interpretam a sua doutrina particular. A Exegese é a mãe da ortodoxia. Já a Eisegese dá origem ao que chamamos de extravagâncias doutrinárias. Ela gera o misticismo e dá a luz aos erros teológicos.

Referências:
OLIVEIRA, Raimundo. Seitas e Heresias: Um Sinal do Fim dos Tempos: 23ª Ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2002.
Religiões, O que diz a Palavra de Deus? Ano de 2009.
KEENER, Craig S. Comentário Bíblico Atos. Novo Testamento: 1ª ed. Belo Horizonte: Editora Atos, 2004.
STERN, David H. Comentário Judaico do Novo Testamento: Ed. Belo Horizonte: Editora Atos, 2008.
ANDRADE, Claudionor C. Dicionário Teológico: Um Suplemento Biográfico dos Grandes Teólogos e Pensadores: 9ª Ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2000.

21 comentários:

  1. ISTO É MENTIRA: "O Evangelho não deve ser pregado fora dos locais habituais de culto." O evangelho é pregado fora das casas de oração e as pessoas evangelizadas são convidadas a participar de nossos cultos a Deus. O que a Congregação não faz é culto em praças públicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rubens,
      Respeitamos sua posição, porém não podemos concordar com ela. Por favor, apresente, além de seu pensamento, bases bíblicas para fundamentar sua posição. Onde podemos ler em toda a Bíblia que o Evangelho não deve ser pregado fora dos locais de culto?
      Jesus, os discípulos e os 12 pregavam tanto dentro das sinagogas judaicas como também em locais públicos, isso fica claro quando lemos as Escrituras, a começar pela ordem maior de Cristo com respeito ao evangelizar (Mat. 28:19). E como fica o caso de Filipe e o eunuco, onde Filipe encontra o eunuco lendo em voz alta o profeta Isaías e Filipe lhe ensina sobre a salvação em Jesus e logo o batiza? Era por acaso lugar de culto habitual? (At. 8:26-38).
      E Paulo, quando pregou ainda no cárcere para o carcereiro e o levou para Cristo, batizando-o juntamente com sua família, estava Paulo por acaso errado? Se não tivesse pregado aquele homem teria tirado a própria vida e ainda estaria perdido, mas graças a Deus que Paulo não pensou assim (At. 16:23-34).
      E quanto a pregação de Paulo na PRAÇA (lugar público) com os que se apresentavam e no Areópago, lugar pagão, inclusive, Paulo estava errado em pregar, ocasião na qual falava de Jesus e sua ressurreição? (At. 17:15-34).
      E o que dizer dos discípulos que percorriam todas as aldeias e anunciavam o evangelho em toda a parte? (Luc. 9:6); ou ainda, quando os da dispersão pregavam por toda parte, anunciando a Palavra de Deus, estavam também errados? (At. 8:4). Veja, então, que os discípulos estavam todos errados segundo essa concepção de “evangelho” que proíbe pregar.
      No evangelho de Marcos vemos que os discípulos partiram após ter falado com Jesus e passaram a pregar o Evangelho em todas as partes, cooperando com eles o Senhor (Marc. 16:19-20). O que podemos concluir que o Evangelho deve, sim, ser pregado em qualquer lugar para todas as pessoas, bastando apenas ousadia para tal.
      Essa teoria (ou doutrina!) vai contra o que ensinou e viveu Jesus Cristo e seus discípulos após Ele. Além dessas referências, existem ainda muitas outras, mas acreditamos que bastam estas para vermos o que realmente Jesus ensinou. Em nome de Jesus Cristo, leia a Bíblia e firme-se nela deixando de lado doutrinas que são preceitos de homens (Mat. 15:9). Grande abraço.

      Excluir
    2. Você não entendeu a minha resposta. Eu disse que é mentira que na Congregação é ensinado que o evangelho deve ser pregado apenas nas casas de oração. Não! A Congregação prega o evangelho em todo o mundo. Após a evangelização é que as pessoas são convidadas a congregar. Eu, por exemplo, sempre preguei o evangelho em meus locais de trabalho e nos contatos em locais públicos e particulares. Espero ter esclarecido. Abraço.

      Excluir
    3. Rubens,

      Continue assim, então, pregando o evangelho onde Deus te colocar. Mas deixo claro, tenho amigos dentro da CCB e converso com eles, (também espero que entenda). Um deles viveu com a mãe incrédula em casa durante anos e lhe perguntei se já havia pregado a Palavra de Deus para ela e essa pessoa disse que nunca pregou porque o Senhor não havia falado para pregar, é disso que falamos.

      Porque não pregou, esperando Deus falar, uma vez que Ele já disse para pregar? Outro caso foi o que falei na postagem de um amigo que foi visitar uma família e não ajudou a família a qual já sabia passar por dificuldades e precisava de alimentos e ele disse: "não demos o alimento porque o Senhor não falou". No mínimo isso é estranho às Escrituras, pois Jesus disse "Dá a quem te pedir" (Mat. 5:42a); ainda: "Não deste ao cansado água a beber, e ao faminto retiveste o pão." (Jó 22:7). "Então eles também lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, ou com sede, ou estrangeiro, ou nu, ou enfermo, ou na prisão, e não te servimos? Então lhes responderá, dizendo: Em verdade vos digo que, quando a um destes pequeninos o não fizestes, não o fizestes a mim. (Mat. 25:44-45). Se o amado age assim, bem-aventurado é, mas se vendo teu próximo passar necessidade e tiver em teu poder como ajudar e não fizer, isso é negar a fé, como no caso que te falei.
      Mas se o querido faz como Cristo ensinou e está pregando o Evangelho, o Senhor seja contigo.
      Também deixo o meu abraço e email: oucaapalavradosenhor@oucaapalavradosenhor.com
      Em Cristo Jesus, Luiz Rafael.

      Excluir
    4. ESTOU EXTREMAMENTE CHOCADO com tanta mentira no video ai em cima, primeiro ele falou como se nas outras igrejas todo os procedimentos sao 100% biblicos e a cristã a 100% errada, por causa de uns ou outros irmaos sem a luz de DEUS,todos somos iguais, e nas outras igrejas todos tem a luz de DEUS. Quem disse quem nao anunciamos o evangelho fora da casa de oracao, quem disse quem nao estudamos as sagradas escrituras seja sozinho ou com nossas familias, quem disse que DEUS tem que dizer qual pessoa a evangelizar ou supri as nessesidades. Sobre ao pedidos de oracao que o homem falou ai em cima no video, pelo amor de DEUS! aonde foi que ele tirou essa interpretacao que o pregador se baseia na papeleta para pregar, se tiver um irmao entre milhares da ccb que faz isso, que DEUS o ajude, obs:devido a quatidade de irmandade nas igrejas da ccb todos os itens de pedido de oracao no papel ficao completamente completos com as marcacoes da caneta, entao nao faz sentido nenhum a critica no video, na ccb tem erros como em todas as igrejas tem,pois estamos buscando crescer na estatura de um varao perfeito a cada dia. Vamos orar uns pelos outro para que saremos.
      Um grande abraco e a paz de DEUS a todos!!!

      Excluir
  2. Olha li seu artigo, vi muita coisa que não corresponde com a verdade! Tenho 28 anos de vida cristã na CCB, e até hoje, nunca ouvi que a salvação está só CCB, lá mesmo ensina várias vezes que placa de igreja não salva ninguém,o que salva é crer no Sr. Jesus e em sua palavra que está na bíblia! Já vi vários irmãos de outras denominações, atirando pedra em nossa liturgia e em nossa doutrina. Todos pastores, bispos, padres, ou qualquer membro de qualquer denominação, orienta aqueles que lá estão a ficarem lá! Eu tive, parentes que já dormem no Senhor, que frequentava cada dia denominação, se perdeu em doutrina, ouvia uma coisa ali e outra noutro lugar! Não sabia o que queria, acabou buscando tanto a Deus em vários locais, que ficou toda confusa sobre a palavra de Deus! Valeu a pena? Valeu pois, serviu a Deus, mas, para todas as pessoas que a conheciam, virou chacota! Deus, quer que vc sirva-o aonde você acha que pode serví-lo dignamente, por isso que ele colocou vários tipos de igrejas. Todas tem falhas? tem! mas... Todas tentam o mesmo objetivo, ir para o céu na volta do Senhor Jesus! Agora, infelizmente vc, tirar dúvidas com pessoas pouco esclarecidas na fé?!?! No nosso meio tem muita gente independente de ministério, que esta na CCB, que pode lhe mostrar, que a maioria de suas críticas está em desacordo com nossa doutrina, devemos, julgar quando temos a certeza que falamos, o que realmente existe! Infelizmente, o seu olhar externo esta errado! Abraços meu querido irmão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Anônimo
      Gostaria de dizer então (sem ofensas é claro) que respeitamos os membros da CCB, dentre os quais temos conhecidos e bons amigos. Você deve estar em uma CCB bastante diferente das que encontramos em nosso meio, pois por aqui, a premissa de salvação congregacional é unânime, infelizmente. A necessidade de várias igrejas não é contestada em nossa postagem, também acreditamos que são necessárias por que existem pessoas com diferentes, com diferentes tipos de comportamento que se sentem melhor em determinada denominação, isso é fato, o que contestamos são os desvios doutrinários, os quais mostramos de forma clara ouvindo de pessoas ligadas à CCB.

      Não inventamos histórias, pois somos contrários às tais. Apresentamos refutações genuinamente bíblicas, as quais gostaríamos que vocês se atentassem, e a contra-refutação de vocês também poderá ser apresentada, porém com provas bíblicas. Por quê nenhum dos comentários contrários à postagem foi refutado de forma bíblica? Por quê em nenhum momento houve uma contra-refutação bíblica?

      O que pudemos observar foram apenas tentativas de desmentir o que apresentamos no vídeo, que por sinal, como foi apresentado, não é de nossa autoria. Mas ninguém se atreveu a provar dentro das Escrituras embasamento bíblicos para as práticas e ensinos doutrinários apresentados atualmente dentro das CCB’s. Eu creio, como na postagem foi apresentado, que existem muitos homens e mulheres de Deus dentro da CCB, dos quais conheço alguns, nada contra pessoas sinceras, mas sim contra ensinos vindos do poderíamos chamar de “cúpula” que são aceitos sem jamais perguntar: “Seriam bíblicos o que nos ensinam, ou ainda, há base bíblica para tal?”. É isso que questionamos. É necessário perguntar para a Bíblia, sempre. É certo que, como você disse, "a maioria de nossas críticas estão em desacordo" com a doutrina da CCB, pois estas estão indo contra a Palavra, e o que queremos é mostrar o que é bíblico, não o nosso pensamento pessoal.

      Deus abençoe ricamente a sua vida e te dê paz. Abraços, querido(a).

      Excluir
    2. Siga a Cristo como seu Salvador reconheças que és pecador, arrependa-se deles e ande segundo suas escrituras que será salvo. Leia muito a Bíblia.

      Excluir
  3. É meus irmão, eu fico feliz que a minha salvação não depende nem de placa de igreja, doutrinas de homens e etc, mas sim do MESSIAS JESUS CRISTO.
    Nem uma unica denominação do mundo, nunca existiu, não existe e nunca existirá, onde se leva toda a Bília corretamente, porque são feitas e dirigidas por homens, e o homem é falho, seremos perfeitos quando o Senhor da Glória arrebatar Sua Igreja nas nuvens, e tenho certeza que lá terá irmãos de várias denominações e Ministérios, e até mesmo aqueles que de ultima hora se arrependem e aceitam a Cristo como Senhor e Salvador.

    Shalom A Paz de CRISTO Á TODOS!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom. Realmente isso acontecerá naquele GRANDE DIA.

      Excluir
  4. a respeito dos relatos acima sobre a ccb, concordo com alguns fatos, mas nem todos os argumentos comentados tem a sua essência. a ccb, não aceita titulo de pastores, mas aceita pastorear o rebanho de Deus. a ccb, só batiza usando o nome da pessoa que perdoa pecados, sendo este nome o nome de Jesus, isso não importa se dizermos eu te batizo ou te batizo o que importa é que tem que ser em nome do senhor jesus, o filho que tem o poder de perdoar pecados, e não em nosso nome para que ninguem venha dizer que foi batizado por nós, e sim pelo senhor.

    ResponderExcluir
  5. O apóstolo Paulo diz: eu não fui escolhido para batizar e sim para evanglizar se porventura eu batizei alguém só me lembro de fulano e beltrano, para que ninguem venha dizer que foi batizado em meu nome. ( mas sim em nome do senhor Jesus). atos cap. 2 vers. 38.

    ResponderExcluir
  6. Jose Nilton da Silva 03 de Setembro de 2014as 20:10hs3 de setembro de 2014 às 20:11

    Mas Jesus aproximando-se lhes disse: Toda autoridade me foi dada no céu e na terra.Ide,pois,e ensinai a todas as nações;batizai-as em nome do Pai,do Filho e do Espirito Santo.Ensinai-as a observar tudo o que vos prescrevi.Eis que estou convosco todos os dias até a consumação dos séculos. Mateus 28:18(Jesus disse:Aprendei de mim Matus 11:28)

    ResponderExcluir
  7. Jose Nilton da Silva 03 de Setembro de 2014as 20:10hs3 de setembro de 2014 às 20:21

    E disse-lhe Jesus toda autoridade me foi dada no céu e na terra.Ide pois,por todo o mundo e ensinai a todas as nações ,batizando-as em nome do Pai,do Filho e do Espírito Santo. Mateus 28:18

    ResponderExcluir
  8. a paz de Deus irmão (s),

    Embora o tema seja do ano passado, se me permite irmão(s) irei disponibilizar aqui algumas respostas sobre os respectivos itens que enviei a alguns blogs que que coincidem com os daqui, começando sobre a Ordenação Formal ao Oficio de Ancião.

    Como já é do conhecimento do nobre irmão, não aceitamos o Ministério de Pastor mais sim o de Ancião. Porque? Porque palavra de Deus nos da respaldo para isso, lemos alguns versículos:

    E, havendo-lhes, por comum consentimento, eleito Anciãos em cada igreja, orando com jejuns, os encomendaram ao Senhor em quem haviam crido. Atos 14:23

    E os discípulos determinaram mandar, cada um conforme o que pudesse, socorro aos irmãos que habitavam na Judéia.
    O que eles com efeito fizeram, enviando-o aos Anciãos por mão de Barnabé e de Saulo.
    Atos11:29-30

    E, quando iam passando pelas cidades, lhes entregavam, para serem observados, os decretos que haviam sido estabelecidos pelos Apóstolos e Anciãos em Jerusalém. Atos 16:4

    Alguns, porém, da seita dos fariseus, que tinham crido, se levantaram, dizendo que era mister circuncidá-los e mandar-lhes que guardassem a lei de Moisés. Congregaram-se, pois, os Apóstolos e os Anciãos para considerar este assunto. Atos 15:5-6.

    Nestas passagens acima, podemos notar que os assuntos da igreja eram sempre tratados pelos Apóstolos junto aos Anciãos. Continua...

    ResponderExcluir
  9. Nas cartas a Tito ( Tito 1.5,16 ) e Timóteo (1 Timóteo 3.1,16 ) o Apóstolo Paulo aborda as recomendações para ordenação a Anciãos e Diáconos.

    Outro ponto interessante é sobre a imposição de mãos do PRESBITERIO, onde Timóteo recebeu a autoridade de Deus para exercer seu ministério de Ancião ( Grego:Presbytero, Latim: Episcopos):

    Não desprezes o dom que há em ti, o qual te foi dado por profecia, com a imposição das mãos do Presbiterio. 1 Timóteo 4:14

    Vejamos a definição de Presbiterio:

    “Presbyterion, Assembleia de anciãos, Presbitério”. Pode ser a tradução de um termo técnico hebraico que significava “A PRESSÃO DOS ANCIÃOS,” que, em efeito, denotava “a imposição de mãos sobre alguém, com o objetivo de torná-lo um Ancião ou Rabino.” Num contexto cristão significaria “ordenação do presbítero” ou “ordenação formal ao ofício.” (Kelly). (Rienecker, Fritz; Rogers, Cleon. Chave Linguística do Novo Testamento Grego, 1ª Edição, pág.465. Vida Nova. São Paulo – Brasil).

    Em nenhum momento vemos nas escrituras os Apóstolos ordenando os irmãos a Pastores (Grego: Poimenas) e tão pouco se intitulando Pastores, pelo contrario eles ordenavam e recomendavam a eleição de Anciãos e diziam ser Anciãos como os demais, vejam:

    O ANCIÃO à senhora eleita, e a seus filhos, aos quais amo na verdade, e não somente eu, mas também todos os que têm conhecido a verdade, 2 João 1:1

    O PRESBÍTERO ao amado Gaio, a quem em verdade eu amo. 3 João 1:1

    Aos PRESBITEROS, que estão entre vós, admoesto eu, que sou também PRESBÍTERO com eles, e testemunha das aflições de Cristo, e participante da glória que se há de revelar. 1 Pedro 5:1

    As palavras Ancião (Hebraico: Zaqen), Presbítero (Grego:Presbytero) e Bispo (Latim: Episcopo), trata-se da mesma pessoa ou seja são sinônimos. Lendo as cartas de recomendação para Tito e Timóteo, logo se nota que o Apóstolo num faz distinção entre elas. Continua...

    ResponderExcluir
  10. Tratando-se da liderança da igreja, vemos que esta foi dada aos Anciãos no dias da Igreja Primitiva. Vejamos:

    E de Mileto mandou a Éfeso a chamar os ANCIÃOS da igreja;
    Olhai pois por vos, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu BISPOS, para APASCENTARDES a igreja de Deus. Atos 20,17.28

    Aos Anciãos/Presbíteros não foi só dada a liderança (Latim:Episcopos/Bispos) da igreja, mais que estes seriam também responsáveis pelo rebanho do Senhor.

    Em Hebreus 13.7,17, o vocábulo encontrado nos Textos Gregos Originais é “hegéomai” (líder) e não ‘poimên’(pastor). Devemos nos lembrar e obedecer aos nossos “líderes,” é o que literalmente diz os textos de Hebreus 13.7, 17. O ofício vigente na igreja primitiva era o de Ancião (Grego:Presbyteros) ou Bispo (Grego: Episkopos). A igreja primitiva sempre esteve aos cuidados do “presbitério”, isto é, "corpo de anciãos" (1Timóteo 4.14) como demonstrei acima, é o que diz a Bíblia.

    Em Efésios 4.8,11, fala sobre os Dons para aqueles que exercem o ministério da palavra, veja o que revista apologetica - CPAD nos diz:

    Notemos que neste trecho o apóstolo não se ocupa com os DONS para o ministério da palavra, detalhados em Efésios 4.11-16, cujo préstimo não é limitado a uma determinada localidade, mas encara a edificação de todo o corpo de Cristo.” (S. E. McNair. A Bíblia Explicada, 8ª Edição 1992, pág. 458. CPAD, Rio de Janeiro – Brasil).

    Umas das responsabilidades dos Apóstolos e Anciãos estavam na liderança e pastoreio nas igrejas de Cristo. João 21.15, Atos 20,17.28

    Finalizando essa parte, o Wikipedia nos da uma ressalva:

    ANCIÃO ou PRESBÍTERO nas igrejas cristãs primitivas, era cada um dos anciãos aos quais era confiado o governo da comunidade cristã. HOJE refere-se a um ministro religioso cuja função varia de acordo com as diferentes denominações. Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre, http://pt.wikipedia.org/wiki/Presbítero.

    Resumindo, o oficio de Pastor passou a permear nas igrejas na reforma protestante a partir do século 16, lideradas por Calvino e Lutero, e nisso posso te afirmar pela palavra irmão, que o Ancião, outrora um líder constituído pelo Espírito Santo, agora rebaixado, subordinado por um titulo criado por mãos humanas.

    O irmão me respondendo a essa parte, com mais tempo eu o retorno a refutar os outros itens. Não me tenha por mal, sou um irmão em Cristo Jesus, um forte abraço fraternal... Deus os abençoe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1ª Parte:

      Olá, Ed Silva. Primeiramente gostaria de agradecê-lo por deixar o seu comentário e pedir-lhe desculpas por não ter respondido antes, pois meu trabalho consome muito do meu tempo, além é claro, do fato de ser acadêmico de Direito no período noturno. Tudo isso somado a trabalhos do curso me impossibilitaram de respondê-lo mais rapidamente.

      Só para esclarecer, vou dividir minha resposta em três partes porque o espaço não permite respostas muito longas, mas como o irmão fez muitas perguntas, o mais coerente será responder dessa forma. Vamos lá:

      Nas igrejas primitivas fundadas pelos apóstolos, o ancião ou presbítero e o bispo exerciam funções que se relacionavam entre si (At. 20:17; Tt 1:5-7), ainda que fossem sinônimos. O nome ancião representava a dignidade do ofício e, presbítero, os deveres a ele inerentes. A distinção entre ancião ou presbítero e bispo, como duas ordens separadas de ministros, data do segundo século. A origem do ofício de ancião não é conhecida, mas existia praticamente desde tempos muito remotos. No ano 44 da nossa era, já havia anciãos na igreja de Jerusalém (At. 11:30). Paulo, logo na sua primeira viagem missionária ordenou anciãos ou presbíteros em cada igreja (At. 14:22). Este ofício era exercido em outras igrejas como se vê em Tiago 6:14; I Pedro 5:1.

      Como foi na sinagoga, assim começou a ser na igreja apostólica, a pregação não era função peculiar aos anciãos, nem era a eles limitada. Eram os pastores regulares das igrejas os seus doutrinadores. (Dicionário da bíblia de John Davis)

      O pastor é supervisor dos rebanhos de Deus e tem como função administrar a igreja de Cristo. Dentre os dons ministeriais do ensino da Palavra, vemos configurados apenas o pastor (Ef. 4:11) e não o ancião, ainda que em alguns casos sejam equivalentes. O pastor está presente para ser expositor dos conselhos divinos (At. 20:27-28) (Dicionário de Teologia – Claudionor Correia).

      Usar termos gregos e hebraicos passam uma certa confiabilidade para os leitores, porém, usá-los indiscriminadamente não é bom, pois a maioria dos leitores são leigos no grego e hebraico, e como não conhecem tais termos acabam por aceitar como verdade. De fato, a palavra pastor que conhecemos, principalmente no N.T. é poimen (grego) e tanto aparece relacionado ao seu significado natural, que é pastor de ovelhas (animais – Mat. 9:36; 25:32 etc), como também metaforicamente acerca do Mestre, Jesus (Jo 10:10; Mat 26:31, entre outros) e por último metaforicamente, acerca dos que atuam como pastores nas igrejas (Ef. 4:11 onde é usado tal termo).

      O pastor (gr. Poimen) é aquele que cuida de rebanhos, não apenas quem os alimenta, mas que também que cuidam e protegem o rebanho. E é isso que vemos na Palavra de Deus quando aplicado a homens que guiam, cuidam e alimentam o rebanho espiritual com as coisas espirituais. Os anciãos, em geral, aparecem como sinônimos de pastores e bispos. (Vine p.850)

      Muitas vezes, ouve-se de membros da CCB que não usam o título “pastor” para homens porque tal era usado para Cristo. Porém, será que as Escrituras estariam equivocadas quando usa o termo para homens? Neste caso, são ministros fiéis da Palavra, e não um qualquer. A palavra “ancião, presbítero” é um termo usado para descrever a mesma pessoa na função de bispo ou inspetor (At. 20:17-28). O termo ancião indica experiência e entendimento espirituais maduros que as pessoas indicadas por esta palavra possuem. Outro exemplo é que Cristo é chamado de Bispo de nossa alma (I Ped. 2:25) e homens também são chamados de bispos (At. 14:23; 20:17; Fil. 1:1Tito 1:5; Tiago 5:14), Cristo, porém, é o Pastor por excelência, o Bispo dos bispos. (Vine p.429)...continua...







      Excluir
    2. 2ª parte:

      Quando o apóstolo Pedro chamou a si mesmo de “ancião” (I Ped.5:1), ele estava falando de sua experiência como líder cristão, já entrado em dias, e não que era chamado de ancião. Presbítero quer dizer simplesmente “o mais velho, mais idoso”, é adjetivo no grego. Vemos também no livro de Jó tal exposição: “Com os idosos (anciãos) está a sabedoria, e na abundância de dias, o entendimento”. Jó 12:12). Procure um dicionário ou léxico grego e você vai entender o que estou dizendo, é melhor do que fazer pesquisas dúbias na Wikipedia. (Ó Presbúteros, grego - o ancião, o homem mais idoso) (Dicionário Aprenda o Grego do Novo Testamento p.379). Já o presbitério que era a mais alta corte judaica em Jerusalém (Luc. 22:66). O presbitério, um concílio da igreja cristã primitiva incluía todos os cristãos mais velhos –anciãos- (I Tim. 4:14) (Léxico do Novo Testamento p. 174)

      O próprio sentido literal da palavra “apascentar” (grego – bosco) é alimentar e é usado primariamente para se referir a pastor de ovelhas, como aquele que tem a função especial de prover comida. Tal termo é usado literalmente (Mat. 8:30; Marc. 5:11 etc) e metaforicamente, se referindo ao ministério espiritual de pastor (Jo 21:15-17). O termo poimainô (grego) quer dizer “agir como pastor” e é derivado de poimen, pastor), é usado: literalmente (Luc. 17:17, I Cor. 9:7) e metaforicamente, “atender, pastorear, apascentar” e, até onde eu saiba, e não se tem outra projeção do verbo no N.T. fora desse contexto, essa é a função do pastor. Tal é dito de Cristo (Mat. 2:6); de líderes espirituais que agem como pastores de ovelhas, só que neste caso, ovelhas espirituais do Senhor sob a direção d’Ele (Jo 21:16); e também é aplicado aos pastores maus (jd 12), tudo no grego que você supostamente deve conhecer, pelo fato de tê-los citado. Não há como você pensar que essa palavra só possa ser usado para Cristo uma vez a própria Bíblia a usa para outras pessoas. Da mesma forma a vemos usada em nosso idioma para Cristo e para bons homens e maus homens.

      Vejamos um exemplo bastante clássico das escrituras: No Ev. De João cap. 21-17, o Senhor Jesus, dirigindo-se a Pedro usa primeiro ‘bosco’ (v.15) e depois poimainõ (v16) e novamente bosco (v.17), como podemos ler: Tendo eles comido, Jesus perguntou a Simão Pedro: “Simão, filho de João, amas-me mais do que estes? Respondeu ele: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: Apascenta (bosco= alimenta, função do pastor no tocante às ovelhas) os meus cordeiros. Perguntou-lhe outra vez: Simão, filho de João, amas-me? Respondeu-lhe: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: Apascenta (poimainô= aja como pastor) os meus cordeiros. Perguntou-lhe pela terceira vez: Simão, filho de João, amas-me? Pedro entristeceu-se porque lhe perguntou pela terceira vez: Amas-me?, e respondeu-lhe: Senhor, sabes tudo, tu sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: Apascenta (bosco= alimenta, função do pastor no tocante às ovelhas) as minhas ovelhas.” (João 21:15-17). Acaso não é essa a função do pastor? O cuidado espiritual dos filhos de Deus, que é a “alimentação” do rebanho proveniente da Palavra de Deus é a necessidade constante e regular e é feito por um pastor, a não ser que o irmão queira contradizer a Bíblia e o próprio texto no original, não vejo porque tamanha polêmica!...continua...

      Excluir
    3. 3ª parte:

      Existem ainda outros termos no grego usados para a função de apascentar o rebanho de Deus (trephõ, chortazõ, psõmizõ e potizõ) os quais nem falaremos para evitar delongas. Mas o que pude perceber é que o irmão é uma pessoa entendida da Palavra e que, lendo mais vezes, verás que Deus, o Pai, no A.T. também usou o termo “pastor” atribuindo-o a si mesmo como sendo o pastor de Israel (Is. 40:10-11; Sal. 28:9; isso se chama antropomorfismo, ou seja, visualiza Deus como tendo forma humana, é usada a linguagem do homem para que o homem entenda ), lemos também o termo aplicado aos maus pastores (Zac 11:17; Ez. 34:2 etc), a pastores de ovelhas novamente (I Sam. 17:15; Gên. 46:32), chama uma mulher de pastora (Gên. 29:9) e ainda chama os líderes de Israel de pastores (Jer. 10:21).

      A palavra presbítero (grego presbuteros, adjetivo e não substantivo) quer dizer “homem idoso, ancião” e era comumente usada para designar a idade entre duas ou mais pessoas (Luc. 15:25; Jo 8:9), o primogênito ou pessoa idosa (At. 2:17); em Hebreus, inclusive, aparece para designar os antigos, os antepassados de Israel (Heb. 11:2), a mesma coisa vemos em Mateus 15:2 (anciãos). Existe ainda o adjetivo feminino que era usado para se referir às mulheres idosas nas igrejas (I Tim. 5:2). E nesse último caso, faço a pergunta: “porque, então, vocês não tem anciãs para liderar e ensinar? Hum?!? É porque não se atêm que isso está relacionado não à posição, mas a condição da idade mais avançada. Daí devemos entender que ancião pode ser um líder mais velho e experiente, seja ele bispo, pastor etc. levantado por Deus para cuidar espiritualmente das igrejas e superintendê-las. Então entenda que os termos “bispos” – episkopoi (compare At. 20:17 com At. 20:28; Tt 1:5 com Tt 1:7) - indica a natureza do trabalho que fazem, e a palavra presbuteroi -presbítero, adjetivo no grego) ancião - a maturidade que possuem na vida espiritual.

      Textos onde no grego aparece a palavra pastor em sentido literal: Mat. 9:36; 25:32; Marc. 6:34; 14:27 e etc. Agora leia os textos onde no original estão escritos em sentido figurado e se refere a Cristo: Heb. 13:20; I Pedro 2:25. Leia essa passagem de Efésios 4:11 onde vemos o Senhor concedendo dons para apóstolos, profetas, evangelistas, pastores (no original, grego. Poimén) e mestres.

      O dicionário bíblico de Strong. Traduz poimén em suas formas literais e metafóricas, e na forma metafórica aduz: “ofical que preside, gerente, diretor de qualquer assembleia; supervisores das assembleias cristãs."

      Dessa forma, vemos que o melhor é e sempre será confiarmos na Palavra de Deus e não em tradições humanas, e assim também buscarmos informações em fontes confiáveis. Querido, Wikipedia?!? Pelo amor de Deus!

      Dentro das explanações da Wikipedia sempre vemos observações tais como: "este artigo carece de fontes". O modelo de funcionamento da Wikipedia sempre levanta suspeitas, até porque qualquer pessoa pode entrar lá e modificar qualquer artigo ao seu bel-prazer a qualquer hora. Pesquisar na "Wiki" pode, sem problemas, mas usá-la como fonte para dar credibilidade a assuntos bíblicos é demais!

      Eu também a uso, mas se não tiver outra fonte para confirmar, estou fora. Mas de qualquer forma, deixei um boa bibliografia para o irmão ler e meditar.

      Deixo aqui o meu agradecimento e o meu abraço e espero ter respondido suas perguntas.


      Excluir

Comente à vontade. Opine, concorde, discorde (é um direito seu), apenas seja coerente com a postagem. Evite comentar anonimamente, caso contrário, poderemos optar por não publicar seu comentário. Se tiver um Blog, deixe o seu endereço para retribuirmos. Os comentários podem não refletir nossa opinião, pois os mesmos são de responsabilidade dos leitores do Blog. Obrigado por deixar o seu comentário.

Volte sempre

Romanos 14:9

SIGA-NOS NO TWITTER

O nosso endereço no Twitter é:
oucaapalavrads
Será um prazer ter vc conosco.

OUÇA A PALAVRA DO SENHOR.

Pesquisar este blog

Esta foi a sua vida

SEJA BEM VINDO AO OUÇA A PALAVRA DO SENHOR

ESPERAMOS PODER CONTRIBUIR PARA O CRESCIMENTO DE SUA FÉ.