Shalon |
Certamente que a origem desta saudação é bíblica. Ela remonta desde tempos muito antigos, no AT, quando os judeus diziam: "Shalon". Com o advento do Cristianismo Jesus nos deu a "sua paz". (Leia-se João 20:15,21,26.) Paulo adotou essa saudação em suas epístolas: Rom. 1:7; I Cor. 1:3, etc. Ainda que a saudação completa seja "Graça e Paz", como aparece com maior frequência, vemos o uso mais recorrente entre as igrejas 'A Paz do Senhor'. Quanto ao uso específico da saudação "A Paz do Senhor", algumas igrejas como as Assembleias de Deus usam-na, porém poderá ser usada por qualquer denominação ortodoxa reconhecidamente evangélica. Cada pastor local nesse assunto tem o direito de agir segundo a sua própria consciência ministerial.
A palavra 'Shalon', não significa apenas ausência de guerras, inimizade e brigas, mas inclui também tranquilidade, segurança, saúde, prosperidade e bem-estar material e espiritual para todos (Sal. 29:11; Jo. 20:21).
A paz é uma dádiva de Deus (Sal. 147:14; Rom. 14:17; Ap. 1:4). Vem da parte de Cristo (At. 10:36); somos exortados à paz (Sal. 34:14; Rom. 12:18; 14:19); a paz é resultado da nossa fé (Is. 26:3; Rom. 5:1); da nossa obediência (Is. 48:18; Gl. 6:16); a paz nos é prometida (Sal. 29:11; 122:6; 128:6; Jo. 14:27); a paz é fruto do Espírito (Jo. 14:27; Gl. 5:22).
A saudação com a paz (Shalon) era uma forma de dizer boas vindas. As saudações pouco mudaram no decorrer dos séculos. Então, até onde se sabe, havia três tipos de saudação que correspondiam à intimidade com outra pessoa. Primeiro, vinha o cumprimento face a face, que podia ser verbal, embora isso não fosse necessário, e que envolvia um gesto com a mão, sem contato físico. Algumas vezes era usada como saudação "Alegre-se" ou "Saudações" (Mat. ) e outras vezes "A Paz seja convosco" (Jo. 20:21). Esta palavra foi usada como uma forma de zombaria contra Jesus quando os soldados colocaram a coroa de espinhos em sua cabeça (Mc. 15:18). "Paz seja nesta casa" era a primeira saudação que os setenta faziam ao entrar na casa de um estranho (Luc. 10:5).
Segundo, havia um beijo formal parecido com o que damos a um amigo ou convidado. As pessoas colocavam as mãos nos ombros uma da outra, depois se abraçavam e davam um beijo, primeiro na face direita e depois na esquerda. Vemos uma saudação semelhante quando o profeta Samuel beijou Saul quando o ungiu rei sobre Israel (I Sam. 10:1). Simão, o fariseu, deixou de cumprimentar Jesus desse modo ao recebê-lo em sua casa (Luc. 7:45).
Judas beijou Jesus |
Outra forma de saudação era a reverência, feita a alguém ou a um convidado especialmente digno de honra (Gen. 18:2-3; 23:12). Podia tanto ser um movimento de cabeça, ou até mesmo um movimento de cintura, algo um pouco estranho para nós hoje, más não naquele época e contexto. Outro tipo de saudação era o prostrar-se aos pés do convidado (Mat. 18:26). Este último tipo de saudação era menos usual porque poderia ser confundido com adoração.
Fontes de pesquisas:
A Bíblia Responde - Rio de Janeiro: CPAD, 1984 - 2ª Ed.
Dicionário da Bíblia de Almeida - São Paulo: SBB, 1999 - 2ª Ed.
BOYER, Orlando. Pequena Enciclopédia Bíblica: São Paulo: CPAD, 1966.
GOWER, Ralph. Usos e Costumes dos Tempos Bíblicos: Rio de Janeiro: CPAD, 2002 - 1ª Ed.
Eu particulamente não acho nada de mal dá a paz do Senhor para os irmãos em Cristo, é uma forma carinhosa eu sempre dou a paz para os irmãos, já um costume muito bom. Desejo um bom final de semana, beijos.
ResponderExcluirPaz do Senhor Lucimar. Ou seria Graça e paz, ou Shalon? Enfim, nós os que cremos em o nome do Senhor Jesus podemos fazer uso tanto da Graça e da paz do Senhor como da Paz do Senhor, o que realmente importa para nós é a sua fonte que é Cristo, pois somente ele pode nos proporcionar verdadeira paz. Como está escrito: "E, vindo, ele (Jesus)evangelizou a paz, a vós que estáveis longe, e aos que estavam perto..." Ef. 2:17. Graças a Deus que temos esta paz, e de forma gratuita, e isso nos alegra em muito. Minha irmã, desejo grande paz e graça a você e também agradeço por participar em nosso espaço, isso nos deixa muito gratos. Shalon Adonay.
Excluir