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sexta-feira, 4 de maio de 2012

Dicionário Teológico de A a Z. Letras D e E

Glossário
Letra D


Deidade. O fato de ser Deus; tendo a natureza de Deus.

Diáspora. A dispersão dos judeus em várias nações, que iniciou como castigo divino contra Israel e Judá. Agora refere-se aos judeus que moram fora da Palestina.

Dicotomismo. Teoria segundo a qual a pessoa humana é composta de dois aspectos básicos: o corpo e a alma.

Didaquê. Palavra grega que significa "ensino". O Didaquê, ou Ensino dos Doze Apóstolos (escrito por volta de 100 d.C), era um manual da vida cristã e das práticas da Igreja. Alegava-se que tivesse a autoridade dos apóstolos.

Discípulo. "Aprendiz", "estudante". Inclui todos os que desejam aprender de Jesus e obedecer aos seus ensinos.

Dispensacionalismo. Teoria popularizada originalmente por J. N. Darby (1800-82) e divulgada pela Bíblia de Referências de Scofield. Divide a atividade de Deus na história em sete dispensações, enfatiza uma interpretação literal da profecia e sustenta que Deus tem dois planos: um para Israel e outro para a Igreja.

Diteísmo. O ensino de que existem dois deuses ou Deuses.

Docetismo. Do grego Dokeõ ("parecer", "ter a aparência"). Ensina que Jesus era Deus, mas que só parecia ser um homem e não morreu realmente na cruz. Uma forma de gnosticismo.

Dogma. Crença ou doutrina mantida como verdade.

Dominicanos. Ordem católica romana fundada por Dominico, em 1215. Enfatizavam tanto o estudo quanto a conversão de outras pessoas à Igreja Católica Romana.

Dualismo. Ensina que o bem e o mal são realidades fundamentais no Universo. Inclui também o ensino de que os seres humanos são compostos de dois elementos totalmente distintos, não unificados.

Ebionismo. Os ebionitas (que significa "pobres", em hebraico) ensinavam que Jesus era filho de José e Maria, e que se tornou o Filho de Deus quando o Espírito Santo desceu sobre Ele. Enfatizavam também a observância da Lei.

Letra E

Eclesiologia. O estudo dos ensinos bíblicos a respeito da Igreja e suas práticas.

Ecumênico. Do grego oikoumenê ("a Terra habitada"). Refere-se às tentativas modernas de unir entre si várias denominações.

Eisegese. Palavra grega que significa "levar para dentro", "introduzir em". Atribuir ao texto bíblico nossas próprias ideias. Antônimo de exegese.

El Elyon.
Termo hebraico que significa "Deus Altíssimo" (Gn 14.18-22).

Elohim. A forma plural da palavra hebraica 'Eloah' ("Deus"). E empregada para os deuses pagãos, anjos, seres espirituais poderosos, e usado para o único Deus verdadeiro para demonstrar que tudo quanto é Deus está somente nEle.

El Olam. Termo hebraico que significa "O Deus de todo o sempre"; "O Deus Eterno".

El Shaddai. Termo hebraico que significa "Deus Onipotente".

Encarnação. O ato mediante o qual o Filho eterno de Deus tornou-se um ser humano sem abrir mão de sua deidade.

Epistemologia. O estudo do conhecimento humano ou de como a mente alcança e usa o conhecimento a fim de determinar a verdade.

Era da Igreja.
Período entre a ressurreição de Cristo e a sua segunda vinda.

Era patrística.
Do latim patres ("pais"). Os sete primeiros séculos da história eclesiástica.

Eunuco. Homem fisicamente castrado.

Eutiquianismo. O ensino de Êutiques (c. de 375 d.C. - c. de 454). Segundo ele, a natureza humana de Jesus foi absorvida pela divina, de modo que Ele tinha uma só natureza.

Evangelicalismo. Afirma a inspiração, a autoridade da Bíblia e a veracidade dos seus ensinos; enfatiza a necessidade da conversão pessoal e da regeneração pelo Espírito Santo.

Exegese. Do grego exêgêsis ("explicação", "interpretação"). Processo de explicar um texto bíblico empregando as regras da hermenêutica.

Existencialismo. Baseado nos ensinos de Soren Kierkgaard (1813-55). Enfatiza a subjetividade e busca a verdade através da experiência (especialmente da ansiedade, temor e angústia) do indivíduo mais que na objetividade científica.

Ex nihilo. Expressão latina que significa "a partir do nada". Refere-se à obra de Deus na criação.

Expiação. Do hebraico kippurim. "O ato de reconciliação" com Deus, cobrindo o pecado com o sangue de um substituto, de modo a não ser necessário nenhum castigo (gr. katallagê — "reconciliação").

Fonte: HORTON, Stanley M. Teologia Sistemática: Uma perspectiva Pentecostal. São Paulo: CPAD, 2008

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