Faraó falou com apenas duas parteiras |
Faraó se dirigiu a apenas duas das parteira hebréias e falou a elas porque elas eram as líderes das parteiras das mulheres hebréias. A história registra que a sociedade egípcia era altamente organizada. Havia indivíduos que atuavam como supervisores em praticamente todas as profissões e ofícios. Uma boa parte do comércio era regulamentado pelo governo, e os artesãos tinham de se sujeitar ao oficial do governo de seu distrito. Foi dentro desse tipo de estrutura que os israelitas tiveram que indicar aquelas duas mulheres para atuarem como superintendentes de um grande número de parteiras hebréias (cf. Êx. 18:24-25). Esse tipo de estrutura organizacional permitiu facilitar a integração com os oficiais egípcios. Quando Faraó ou um oficial egípcio precisava comunicar alguma nova disposição a uma grupo profissional, isso era feito através de seus superintendentes.
GEISLER, Norman; HOWE, Thomas. Manual Popular de Dúvidas, Enigmas e "Contradições" da Bíblia. São Paulo: Editora Mundo Cristão, 1999.
gostei muito, gosto de coisas assim, pensa que vai ser polemico e ai uma resposta simples. adorei, simples e direto.que o senhor continue te inspirando a colocar assuntos que traz o conhecimento e a grandeza do evangelho. a paz do SENHOR.
ResponderExcluirGraça e paz pr José,
ExcluirEstava lendo mais um pouco sobre as Antiguidades Judaicas e derramando lágrimas ao ler toda a providência de Deus neste caso das parteiras, a situação parece muito simples, porém vemos que, com certeza, todas foram dotadas de muita sabedoria da parte do Senhor para que pudessem estar debaixo de tão grande responsabilidade. Imagine quantos outras parteiras não estavam debaixo da autoridade dessas mulheres, o que inclusive me faz pensar no fato de não terem matado os bebês do sexo masculino poderá ser tema para uma próxima postagem. Deus abençoe.