CONTATO

E-MAIL PARA CONTATO:
oucaapalavradosenhor@oucaapalavradosenhor.com

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Jesus ensinou a reencarnação, ao falar sobre "nascer de novo"?

Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.
(João 3:3)

"nascer do alto"
Existem muitas passagens nas Escrituras que se não forem tratadas dentro do contexto das próprias Escrituras e forem usadas para reforçar qualquer pensamento ou doutrina pessoal, tais passagens nos deixarão à mercê de falsos ensinos que se contradizem aos ensinos da Palavra de Deus. E um desses ensinos é o de pensar que as Escrituras ensinam qualquer coisa sobra a 'reencarnação'. Biblicamente falando, não há qualquer fonte na Palavra de Deus que dê crédito para se acreditar em tal ensino.

Por certo que os cristãos que creem na Bíblia como a Palavra de Deus acreditam que a Bíblia não ensina a doutrina da reencarnação (conf. Heb. 9:27). Entretanto, muitos grupos usam esse versículo de João 3:3 para tentar fundamentar sua posição de que Jesus teria ensinado a reencarnação ou que essa seria necessária.

Está claro que Jesus não ensinou isso!

Mas antes de entrarmos nesta questão, é necessário falarmos resumidamente o que é reencarnação. Segundo Claudionor Correia em seu Dicionário Teológico p. 251 'Reencarnação' é o ensino que admite como fato a volta das almas a novos corpos. O mais notório doutrinador da reencarnação foi o francês Alan Kardec.

Não há qualquer menção se quer da palavra reencarnação no texto. O que Jesus está ensinando nessa passagem não é a reencarnação, mas a regeneração. Vários fatos há que tornam isso bem claro. Vejamos:

Primeiro, a doutrina da reencarnação ensina que depois que a pessoa morre, ela entra em outro corpo mortal para viver nesta terra de novo; e que esse processo se repete por várias vezes, num ciclo praticamente interminável de nascimentos, mortes e reencarnações. Se Jesus estivesse ensinando a reencarnação, ele teria dito: "Se alguém não nascer de novo, e de novo, e de novo...ou, reencarnar". Porém não vemos isso no texto em parte alguma.

Segundo, a doutrina da reencarnação ensina que a pessoa morre vez após vez até alcançar a perfeição (Nirvana). Entretanto, a Bíblia ensina claramente que "aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo" (Hb 9:27). No grego gennethê anôthen que é traduzido por 'nascer de novo' também é traduzido por 'nascer do alto', era nascer de Deus. Ele havia nascido de mulher, agora precisava nascer da parte de Deus, ser regenerado. Para Nicodemos, quando Jesus explicou o que queria dizer, ficou claro que Jesus falava de necessidade de conversão. Os judeus entendiam bem isso por que quando um gentio se convertia ao judaísmo, este passava a ser designado pela condição de 'filhos renascidos'. Agora para seu verdadeiro crescimento precisavam do verdadeiro leite espiritual (a Palavra de Deus) para crescer para a salvação (I Ped. 2:2 NVI).

Terceiro, nos versículos que seguem à sua palavra, Jesus mesmo explica o que quis dizer com sua palavra 'nascer de novo'. Jesus disse: "Quem não nascer da água e do espírito não pode entrar no reino de Deus" (Jo 3:5). Embora os comentaristas discordem a respeito do significado de "água" nesse versículo, todos eles concordam que esses versículos não têm nada que ver com a reencarnação. Ser nascido de novo, então, é ser purificado de nossos pecados, e receber a vida de Deus pelo Espírito de Deus (Rm 3:21-26; Ef 2:5; Cl 2:13). A resposta de Jesus para Nicodemos não continha nada de reencarnação, mas sim a mais pura essência do tema do capítulo que era uma mudança radical do coração que é imprescindível, era uma mudança interior no homem interior para poder participar do Reino de Deus.

Bibliografia consultada:
GEISLER, Norman; HOWE, Thomas. Manual Popular de Dúvidas, Enigmas e "Contradições" da Bíblia. 1ª Ed. São Paulo: Mundo Cristão, 1999.
ANDRADE, Claudionor C. Dicionário Teológico: Um Suplemento Biográfico dos Grandes Teólogos e Pensadores. 9ª Ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2000.
DAVIDSON, F. O Novo Comentário da Bíblia. 3ª Ed. São Paulo: Ed. Vida Nova, 1990.
STERN, David H. Comentário Judaico do Novo Testamento: Ed. Belo Horizonte: Editora Atos, 2008.

2 comentários:

  1. Paz irmã(o)
    Meu nome é Iran, sou do ministério Prepara Missões e gostaria de pedir que mude apenas mais uma vez o link, por que o nosso foi "Roubado" por outro site com mais posses
    www.preparamissoes.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz, Iran.
      Já providenciamos a mudança. Grande abraço.
      Luiz Rafael.

      Excluir

Comente à vontade. Opine, concorde, discorde (é um direito seu), apenas seja coerente com a postagem. Evite comentar anonimamente, caso contrário, poderemos optar por não publicar seu comentário. Se tiver um Blog, deixe o seu endereço para retribuirmos. Os comentários podem não refletir nossa opinião, pois os mesmos são de responsabilidade dos leitores do Blog. Obrigado por deixar o seu comentário.

Volte sempre

Romanos 14:9

SIGA-NOS NO TWITTER

O nosso endereço no Twitter é:
oucaapalavrads
Será um prazer ter vc conosco.

OUÇA A PALAVRA DO SENHOR.

Pesquisar este blog

Esta foi a sua vida

SEJA BEM VINDO AO OUÇA A PALAVRA DO SENHOR

ESPERAMOS PODER CONTRIBUIR PARA O CRESCIMENTO DE SUA FÉ.