CONTATO

E-MAIL PARA CONTATO:
oucaapalavradosenhor@oucaapalavradosenhor.com

sábado, 9 de fevereiro de 2013

Satanás pode atingir os filhos de Deus, ou não?

www.oucaapalavradosenhor.com
"Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não peca; mas o que de Deus é gerado conserva-se a si mesmo, e o maligno não lhe toca."
1 João 5:18

Eis aí uma pergunta que provavelmente deve ter surgido vez ou outra na mente de qualquer cristão que já leu a Bíblia toda. Depois de ler esta passagem de I João e, com certeza ter lido Lucas 22:31, um cristão deve ter pensado: Posso ser tocado ou não? Pois lá até mesmo Jesus disse a Pedro: "Satanás vos reclamou para vos peneirar como trigo!" (Lc 22:31). Entretanto, João diz com clareza que "o que de Deus é gerado conserva-se a si mesmo, e o maligno não lhe toca".

Aí fica a pergunta. Existe algum conflito entre essas passagens? Elas parecem estar em conflito uma com a outra.

Há um aparente conflito entre os dois versículos, mas não há contradição, por várias razões.

Primeiro, o texto não diz que de fato Satanás lesou Pedro. Jesus simplesmente afirmou que Satanás pedira permissão para fazer isso.

Segundo, tal como foi no caso de Jó, Satanás nada pode fazer contra um crente, a menos que Deus lhe permita fazê-lo, porque Deus cerca com uma sebe (uma proteção) a ele, a sua casa e a tudo quanto tem (cf. Jó 1:10).

 Terceiro, João provavelmente estava pensando no modo como Cristo protege os seus dos ataques do diabo. E como filhos de Deus devemos entender que há uma separação entre o mundo e o povo de Deus, os cristãos não vivem segundo os padrões do mundo, por isso 'são nascidos de Deus' e guardados por Ele. Também vemos no livro dos Salmos que aquele que "habita no esconderijo do Altíssimo descansará" e erá guardado (Salmo 91).

Quarto, quem é nascido de Deus não permanece no pecado, pode até pecar, mas não permanece nele, e o maligno não pode tocá-lo, mas pode tentá-lo. Um bom exemplo disso é quando vemos dois animais caindo em uma poça de lama, um porco e uma ovelha. O porco não se incomodará com a lama, por que é seu lugar costumeiro; já a ovelha fará de tudo para sair de lá, pois não vive na lama, seu lugar é em terreno limpo e firme. No caso de Pedro (Lucas 22:32), Jesus diz: "...quando te converteres, confirma teus irmãos..." Isso quer dizer: Quando voltares arrependido, confirma teus irmãos. Igual ao caso da ovelha que caiu na lama, pode até ter caído, porém fará de tudo para voltar a terra firme sair de lá.

Quinto, na passagem relativa a Pedro, o texto pode ser traduzido assim: "ele te obteve, pedindo", ou seja, pediu permissão e a obteve para fazer um teste com o apóstolo, tal como no caso de Jó (Jó 1:12; Jó 2:6). Vemos que no caso de Jó, satanás não poderia tocá-lo sem a permissão de Deus, o qual é real e nos guarda sempre.

Sexto, o trigo era peneirado para separar o genuíno trigo de outros itens que estivessem misturados a ele, ao ser limpo se reconhecia o seu real valor.

Sétimo, tecnicamente falando, há uma diferença entre "peneirar" e "destruir" o trigo (os crentes). Deus pode permitir o peneirar, mas nunca deixará Satanás destruir nenhum de seus filhos (cf. Rm 8:38-39).

Bibliografia pesquisada:
GEISLER, Norman; HOWE, Thomas. Manual Popular de Dúvidas, Enigmas e "Contradições" da Bíblia. 1ª Ed. São Paulo: Mundo Cristão, 1999.
KEENER, Craig S. Comentário Bíblico Atos. Novo Testamento: 1ª ed. Belo Horizonte: Editora Atos, 2004.
STERN, David H. Comentário Judaico do Novo Testamento: Ed. Belo Horizonte: Editora Atos, 2008.
DAVIDSON, F. O Novo Comentário da Bíblia. 3ª Ed. São Paulo: Ed. Vida Nova, 1990.

2 comentários:

  1. Oi amigo, sou do blog vivendo em verdade, e gostaria que tira-se o www. do link do meu blog deixando assim http://vivendoemverdade.blogspot.com.br/ caso tenha dúvida só copiar o código do banner de novo do meu blog, desde já muito obrigado que Deus lhe abençoe! desculpa o encomodo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vinícius, paz...
      Fizemos os devidos ajustes que você nos pediu, esperamos que esteja tudo certo. Conte conosco. Deus te abençoe.
      paz.

      Excluir

Comente à vontade. Opine, concorde, discorde (é um direito seu), apenas seja coerente com a postagem. Evite comentar anonimamente, caso contrário, poderemos optar por não publicar seu comentário. Se tiver um Blog, deixe o seu endereço para retribuirmos. Os comentários podem não refletir nossa opinião, pois os mesmos são de responsabilidade dos leitores do Blog. Obrigado por deixar o seu comentário.

Volte sempre

Romanos 14:9

SIGA-NOS NO TWITTER

O nosso endereço no Twitter é:
oucaapalavrads
Será um prazer ter vc conosco.

OUÇA A PALAVRA DO SENHOR.

Pesquisar este blog

Esta foi a sua vida

SEJA BEM VINDO AO OUÇA A PALAVRA DO SENHOR

ESPERAMOS PODER CONTRIBUIR PARA O CRESCIMENTO DE SUA FÉ.