"Saul lançou sobre a sua espada" |
Qual das duas afirmações estaria correta? Haveria alguma contradição entre as duas passagens?
As Objeções a este ponto de vista são que ele contradiz as afirmações de I Samuel 31, de que "Saul tomou da espada, e se lançou sobre ela" e que o seu escudeiro viu "que Saul já era morto", bem como o registro fiel de que "morreu, pois, Saul" (v. 6).
Outros vêem a história de I Samuel como correta e consideram o relato de II Samuel como pura imaginação do amalequita que, tendo ido até Saul já morto, considerou que poderia lucrar com Davi, tomando para si o crédito dessa morte. Mencionam o fato de que esta história contradiz o relato de I Samuel 31 e que o amalequita parece não saber que Saul morreu por meio de uma espada, e não por meio de uma lança, como disse. analisando o texto em seus pormenores, podemos perceber que ambas as histórias são verídicas, simplesmente por estar nos registros bíblicos, mas a aparente contradição se resolve pelo fato de que, apesar de estar registrada a história contada pelo amalequita, não quer dizer que o mesmo fez um relato verdadeiro. Saul, de fato suicidou-se como podemos ler em I Samuel 31:4-5 e I Crônicas 10:4-5, onde o relato diz que o seu pajem o viu morto. Os amalequitas são inimigos históricos de Israel, maldosos e traiçoeiros, e não impressiona o fato deste ter usado de mentiras para tentar agradar ao rei com a notícia da morte de Saul.
Com certeza pensou granjear o favor de Davi por saber que Saul tentara matá-lo por algumas vezes, e por certo sabia que o rei naquela altura seria o próprio Davi. É inegável o seu profundo conhecimento do andamento dos acontecimentos em Israel e das relações entre Saul e Davi que estaria próximo de subir ao trono. Por isso não nos é difícil perceber a razão pela qual o amalequita faz uso da mentira, esperando conquistar o favor de Davi esperando receber estima e consideração daquele que viria, em breve, ser o rei. Podemos perceber que Davi não desejava a morte de Saul, para tanto, vemos que este teve a oportunidade de tirar-lhe a vida por pelo menos duas vezes e não o fez.
Ao passar pelo local onde ocorreu a batalha e morte de Saul, o amalequita saqueou o corpo de Saul, trazendo a coroa (lit. diadema) e o seu bracelete e contou uma versão da morte que supunha melhor impressionaria Davi para que pudesse ser honrado pelo mesmo. A morte do tal homem foi executada baseada em seu próprio falso testemunho (II Sam. 1:16), pois quando mentiu, mentiu contra a própria vida. I Crônicas 10 repete a história como registrada em I Samuel e assim podemos concluir que o relato do homem foi obra de sua imaginação mentirosa e dissimulada, ou seja, o fato aconteceu, porém foi uma história inventada.
Fontes pesquisadas:
GEISLER, Norman; HOWE, Thomas. Manual Popular de Dúvidas, Enigmas e "Contradições" da Bíblia. 1ª Ed. São Paulo: Mundo Cristão, 1999.HENRY, Matthew. Comentário Bíblico do Antigo Testamento: 4ª Ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2004.
DAVIDSON, F. O Novo Comentário da Bíblia. 3ª Ed. São Paulo: Ed. Vida Nova, 1990.
Obrigado por ter votado na amiga Ione, passei para desejar um ótimo final de semana!
ResponderExcluirAbraços
Thiago
Olá Thiago,
ExcluirGratos por sua presença. Foi uma honra para nós participarmos e colaborar com um companheiro e blogueiro. Afinal de contas ser blogueiro é ser companheiro também. Abraços.
Olá vi o seu blog na "Agenda dos blogs", vim conhecer e te seguir. Te convido p/ vim conhecer o meu blog e ser uma das minhas amigas seguidoras.
ResponderExcluirhttp://pontinhosamigosdaju.blogspot.com
Olá Jusci,
ExcluirAgradecemos por se tornar seguidora do nosso blog, acredite, retribuiremos. Convidamos você também para continuar participando conosco e compartilhando a Palavra de Deus com seus amigos através de nosso blog. Abraços fraternos.