CONTATO

E-MAIL PARA CONTATO:
oucaapalavradosenhor@oucaapalavradosenhor.com

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Conceitos errôneos a respeito de Cristo no decorrer da história

Os estudos a respeito da Pessoa de nosso Salvador Jesus Cristo tem sido produzido aos montes no decorrer da história, muitos são os estudos que falam ou tentam falar a respeito de quem é Jesus, porém poucos tem traduzido biblicamente quem é Jesus. E quando encontramos qualquer material confiável, ao estudá-lo, aprendemos pouco ou retemos quase nada de tudo o que aprendemos. Às vezes isso acontece por que estudamos sem uma ordem ou método.


Para que esse estudo seja útil para nosso amado leitor (a) recomendamos que busque ardentemente uma orientação do Senhor Jesus para que em tudo Ele possa dirigi-lo (a) em um proveitoso estudo. Por que ainda que apresentemos um estudo que possa ser de fato útil, acreditamos que fará pleno sentido para nossos amados (as) leitores (as) somente quando houver uma orientação vinda do alto, da parte de nosso Deus. Ore a Deus agradecendo-O e pedindo a Ele iluminação do alto, pois Ele pode potencializar os estudos de sua Santa Palavra em nós quando a Ele recorremos.

Recomendamos que tenha à mão alguns materiais úteis tais como:
  • Bíblia Sagrada, se possível mais de uma tradução
  • Dicionário Bíblico, assim poderá aprender mais
  • Concordância Bíblica
  • Um caderno para anotações
Nunca se esqueça que as discussões cristológicas partem da resposta que se dá à pergunta: "Quem diz ser o povo o Filho do Homem?" e sua seguinte resposta que poderá ser: "Tu és o Cristo, o Filho do Deus Vivo" (Mateus 16:13-17) ou respostas errôneas como as que iremos ver a seguir, as quais arrebataram inúmeras pessoas no decorrer de história, levando-as, no caso da persistência no erro, à perdição eterna (Prov. 16:25).

Embora apresentaremos um pequeno esboço a esse respeito dos "Conceitos errados a respeito de Cristo no decorrer da história", acreditamos que o mesmo possa ser útil para aqueles que tem nos acompanhado no tempo de vida útil deste blog. Deus abençoe o seu estudo.

Muitas teorias erradas surgiram simplesmente por que seus 'mentores' ou não buscaram a orientação bíblica, ou mesmo usando a Bíblia, cometeram o erro de adaptar seus pensamentos usando partes da mesma, no lugar de procurar conhecer o que ela mesma ensinava e ensina sobre determinados assuntos. Conheçamos então os principais conceitos errados a respeito de Jesus Cristo na história:
  • Os ebionitas - ebionismo (107 d. C.): Negavam a realidade da natureza divina de Cristo. Segundo seus ensinos, Cristo era somente homem, mas possuía uma relação muito íntima com Deus. Esta seita cristã primitiva era de orientação judaizante e herética. Para os ebionitas Jesus era um simples ser humano, um profeta. Seus ensinos pregavam que por ocasião do batismo Cristo desceu sobre Jesus, mas subiu outra vez antes da sua crucificação. Não diferem em muito de algumas seitas orientais que pregam que Jesus era apenas um profeta ou sábio, nada mais. Eles também não aceitavam os ensinos de Paulo. Os ebionitas foram citados primeiramente nos escritos de Irineu, um conhecido pai da igreja do século II. Tanto o grego ebionaioi quanto o latim ebionaiei são transliterações do hebraico e aramaico da palavra "o pobre". Os ebionitas possivelmente se estabeleceram a oeste do Jordão, adotando o estilo de vida ascético e salientando a completa observância da lei mosaica, reduzindo, por conseguinte, o significado da Pessoa e obra de Cristo. O nome do heresiarca era Ébion, ele afirmava que Jesus possuía apenas a natureza humana, afirmando que Jesus não tinha nenhum dos atributos naturais e absolutos que caracterizavam a natureza divina. 
  • Os docetas (70 a 170 d. C): Negavam a humanidade de Cristo. Para eles o mal residia na matéria, e visto que Jesus não tinha pecado, logo, não tinha também corpo material. Seu corpo era apenas aparente, e não real (doketes, de dokein, grego, que significa parecer). Também muito antiga, esta heresia surgiu no século I e negava a completa natureza humana de Cristo e por conseguinte a realidade dos seus sofrimentos e morte. Para eles, Jesus apenas "parecia" (Gr. dokeo "parecer" "supor") ser Deus totalmente encarnado. Um bom exemplo de combate a esta heresia está em I Jo. 1:1-4; 4:1-3. Os docetas, como eram chamados, julgavam que o seu ensino sobre Cristo era legítimo, sendo que Jesus apenas parecia humano, mas não era humano. Com esta afirmação contrariavam a doutrina da encarnação do Verbo. Esta seita começou a ser desarticulada com os credos dos Apóstolos e Niceno. Em ambos, ficava bem claro que Jesus era de fato verdadeiro homem e verdadeiro Deus. Nas definições de Calcedônia, a humanidade do Filho de Deus voltaria a ser tratada de maneira insofismável. Estes três documentos demonstraram que a encarnação de Cristo é o acontecimento mais importante da história sagrada.
  • O arianismo (325 d. C.): Ário foi o fundador desta teoria e negava a integridade da natureza divina de Cristo. O Verbo, que se fez carne, segundo o Evangelho de João não era Deus, senão um dos seres mais altos do Criador, era apenas uma criatura. Ário negava a integridade, a perfeição da natureza divina de Cristo. Ário foi um teólogo de Alexandria, no Egito, da igreja primitiva que acreditava que Jesus mesmo sendo completamente humano, não era divino, pois não compartilhava da mesma substância que Deus. Sua crença foi declarada herética e combatida pelo Concílio de Niceia, em 325 d.C. Para Ário não era correto se referir a Cristo como um ente divino, e para que pudesse ter autoridade o seu ensino, procurou de todas as formas desacreditar o Evangelho de João como sendo autêntico por que nele se encontram muitos ensinos sobre a divindade de Cristo e também mostra Jesus como o Filho de Deus. O Evangelho de João, inclusive, é chamado de o mais Cristológico de todos.
  • A teoria de Apolinário (381 d. C): Negou a integridade da natureza humana de Cristo. Segundo Apolinário, Cristo não tinha mente humana, o que Ele tinha de humano era o corpo e o espírito. O Verbo que se fez carne tomou o lugar da mente, e por isso Cristo não era homem perfeito. Apolinário foi bispo em Laodiceia no IV século, ele ensinava que o Filho de Deus não assumiu por completo a natureza humana, e que o processo de encarnação limitou-se a induzir o Logos a ocupar o lugar da psique de Jesus. Para este heresiarca, Jesus era meio homem e meio Deus. O Concílio de Constantinopla em 381 rechaçou este ensino.
  • A teoria de Nestório (431 d. C.): Nestório negava a união verdadeira entre as duas naturezas de Cristo. Ele atribuía a Cristo duas partes ou divisões, uma humana e outra divina. Quando estava dormindo era a parte humana que dormia. Mas quando acordava e repreendia os ventos, era a parte divina que estava em ação. Nestório foi um dos patriarcas de Constantinopla.
  • A teoria de Eutiques (451 d. C.): Segundo Eutiques, as duas naturezas de Cristo fundiam-se de maneira que formavam uma terceira natureza, que nem era divina nem humana. Para ele, Jesus não era humano e nem tampouco divino. Eutiques ou Êutico, foi chefe de convento da igreja Oriental. Para ele a natureza humana de Cristo foi absorvida no momento da encarnação do Verbo de Deus. De forma indireta era uma negação tanto da natureza divina quanto da natureza humana de Cristo. No ano de 451 d.C. no Concílio de Calcedônia o eutiquianismo foi declarado herético. Posteriormente, outro concílio também recusaria esta heresia, o de Latrão.
Por muitos anos os debates teológicos a respeito de Jesus-Deus-Homem foram muito fortes. Uns acentuam a divindade enquanto outros a humanidade de Cristo. Em Alexandria havia uma escola que enfatizava a divindade de Cristo e em Antioquia a humanidade. A ênfase unilateral dessas duas escolas foi um erro. Este empasse foi resolvido no Concílio de Calcedônia, cidade próxima de Constantinopla, no ano de 451 d.C. (A História das Doutrinas, p. 49 - William S. Smith), onde perceberam que em Cristo há duas naturezas, a divina e a humana, em uma só Pessoa. É óbvio que muitos se aproveitam dessa discussão para afirmar que a escolha entre as duas escolas só foi feita para acalmar os ânimos de ambos os lados.

Mas tensões teológicas a respeito de Cristo existiram e sempre existirão, e para acabar com qualquer problema que envolva a Pessoa de Cristo, podemos afirmar categoricamente que somente as Escrituras possuem fundamento seguro e sólido para compreendermos a Pessoa de nosso Salvador Jesus Cristo, totalmente homem e totalmente Deus. Como Deus-Homem, Cristo não foi um semideus ou um semi-homem. Ele foi Verdadeiro Homem e Verdadeiro Deus. Nessa condição, Jesus tornou plena a comunhão entre a divindade e a raça humana.

www.oucaapalavradosenhor.com

Bibliografia:
CAMPOS, Geraldo M. Teologia em Perguntas e Respostas: 1ª Ed. Minas Gerais.  pág. 52 - 54.
ROYER, Gary L. Cristologia: O Verbo Eterno e Divino se fez carne. 2ª Ed. São Paulo: EETAD, 1993.
DAVIS, John D. Dicionário da Bíblia de John Davis: 3ª Ed. São Paulo: Hagnos, 2005.
KASCHEL, Werner; ZIMMER, Rudi. Dicionário da Bíblia de Almeida: 2ª Ed. São Paulo: SBB, 1999.
PATZIA, Arthur; PETROTTA, Anthony J. Dicionário de Estudos Bíblicos: 1ª Ed. São Paulo. Editora Vida, 2003.
ANDRADE, Claudionor C. Dicionário Teológico: Um Suplemento Biográfico dos Grandes Teólogos e Pensadores. 9ª Ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2000.

Um comentário:

  1. Desculpe o incomodo ! Mas venho falar de uma coisa que vai ser boas para ambas as partes , o novo Agregador de conteúdos o http://furacaolinks.com/ excelente para pequenos e médios blogs pois todos os posts são aprovados todos os dias ! Então ta esperando o que ? Cadastre-se e comece a enviar seus links e atraia muitas visitas para o seu blog . Acesse http://furacaolinks.com/ faça o cadastro e adicione o banner e tenha muitas visitas , obrigado Éder admedim@hotmail.com Obs : os links enviados hoje estarão disponíveis hoje mesmo .

    ResponderExcluir

Comente à vontade. Opine, concorde, discorde (é um direito seu), apenas seja coerente com a postagem. Evite comentar anonimamente, caso contrário, poderemos optar por não publicar seu comentário. Se tiver um Blog, deixe o seu endereço para retribuirmos. Os comentários podem não refletir nossa opinião, pois os mesmos são de responsabilidade dos leitores do Blog. Obrigado por deixar o seu comentário.

Volte sempre

Romanos 14:9

SIGA-NOS NO TWITTER

O nosso endereço no Twitter é:
oucaapalavrads
Será um prazer ter vc conosco.

OUÇA A PALAVRA DO SENHOR.

Pesquisar este blog

Esta foi a sua vida

SEJA BEM VINDO AO OUÇA A PALAVRA DO SENHOR

ESPERAMOS PODER CONTRIBUIR PARA O CRESCIMENTO DE SUA FÉ.