CONTATO

E-MAIL PARA CONTATO:
oucaapalavradosenhor@oucaapalavradosenhor.com

quinta-feira, 7 de março de 2013

Pneumatologia (A doutrina do Espírito Santo) III Parte

O Espírito Santo sua Pessoa, Natureza, Nomes e Títulos

Muitos ensinos errôneos tem sido produzidos acerca da Pessoa e da natureza do Espírito Santo. Para que não caiamos nesses mesmos erros doutrinários, devemos estudar o assunto devidamente apoiados nas Sagradas Escrituras, pois assim, obteremos o êxito necessário tanto para nosso crescimento espiritual como também para estarmos longe de heresias e fundamentados naquilo que Deus realmente nos revelou sobre a Pessoa do Espírito Santo.

Falar da divindade, exige sempre um coração temeroso, e este temor deve estar fundamentado na Palavra de Deus revelada a nós, a Bíblia, pois sem ela não podemos sair do lugar a respeito de qualquer assunto referente as coisas espirituais. Muitas pessoas tentam explicar o espiritual baseados em seus próprios pensamentos ou em doutrinas não inspirados por Deus, daí o surgir tantos erros que levam o homem para caminhos tortuosos. Sabemos da responsabilidade que é falar das coisas espirituais, pois se errarmos, faremos com que outras pessoas também incorram nos mesmos erros. Por esse motivo, pedimos ao Senhor da glória que em primeiro lugar nos ilumine e direcione pelo Espírito Eterno, para que em seguida ilumine nossos amados irmãos e leitores de todos os lugares que o Senhor permitir que alcancemos.

Nunca se esqueça, tenha sempre à mão a Palavra de Deus, leia as passagens em apreço e jamais aceite qualquer ensino fora da mesma! Deus abençoe seu estudo.

O Espírito Santo como Pessoa

Uma vez que as Escrituras Sagradas falam do Espírito Santo, as mesmas não se preocupam em provar a sua Existência. Uma vez que a Palavra de Deus fala de um ser, é por que ela está deixando claro que tal ser existe. Assim é com Deus Pai, assim é com o Filho e assim é com o Espírito Santo. Ele é uma Pessoa real, que age em nós, que vive em nós, os que foram nascidos de novo. Assim como no passado, ainda hoje existem pensamentos e ensinos distorcidos da Terceira Pessoa da Trindade: Há aqueles que ensinam que o Espírito de Deus é uma 'força ativa', há aqueles que não creem em sua existência, há aqueles que afirmam ser a junção de todos os espíritos (certa feita, ouvi uma pessoa fazer esta afirmação blasfema e absurda!). Sabe por que isso acontece? Porque tais pessoas ignoram a Palavra de Deus ou rejeitam sua autoridade divina, sua inspiração, daí surgirem tantas distorções.

Somente a Palavra de Deus tem de forma clara e certa as informações sobre o Espírito Santo, e ela nos apresenta o Espírito Santo como uma Pessoa. E como toda pessoa, possui:

  • Inteligência: O Senhor Jesus nos apresenta o Espírito Santo como Pessoa: “Quando ele vier...” Jo 16.8; e ainda acerca d'Ele disse que “Porque o Espírito Santo vos ensinará, naquela mesma hora, as coisas que deveis dizer”. (Lc 12:12.). Somente quem possui inteligência possui capacidade de ensinar, e isso o Espírito Santo o faz muito bem (Jo. 14:26).
  • Possui vontade: O Espírito Santo revelou aos apóstolos o que estes deveriam fazer com respeito a maneira como os gentios novos-convertidos deveriam portar-se, eles não decidiram sozinhos, foram instruídos por aquilo que o Espírito lhes direcionou a fazer: “Pois pareceu bem ao Espírito Santo e a nós não vos impor maior encargo além destas coisas essenciais”. (Atos 15:28). O Espírito Santo também impediu que o apóstolo Paulo fosse para Bitínia, porque naquela ocasião Deus queria que ele fosse para outra localidade, Macedônia. (At. 16:6-11).
  • Possui Sentimentos: Uma vez que é uma Pessoa, possui atributos próprios de uma pessoa, assim vemos na própria Bíblia que o Espírito pode entristecer-se, pode ser ofendido ou blasfemado pelos homens (Luc. 12:10; Heb. 10:29).
A tarefa do Espírito Santo é a manifestação da presença de Deus no mundo, especialmente na igreja [1].

Esta definição indica que o Espírito Santo é o membro da Trindade que as Escrituras representam mais frequentemente como estar presente para fazer a obra de Deus no mundo. Enquanto isto é verdade até certo ponto em todas as Escrituras e é particularmente verdadeiro no que diz respeito à nova aliança. No Antigo Testamento, a presença de Deus apareceu muitas vezes na glória de Deus e nas teofanias, e nos Evangelhos, Jesus mesmo disse que a presença de Deus está entre os homens. Mas, depois da ascensão de Jesus ao céu, e continuando ao longo da era da igreja, o Espírito Santo é hoje a principal manifestação da presença da Trindade entre nós. Ele é o único que é proeminente presente entre nós agora [1].

As Atividades Pessoais do Espírito Santo

Sem a atividade contínua de Deus, mediante o Espírito Santo, seria impossível conhecermos a Deus. A única maneira de se conhecer uma pessoa, inclusive o próprio Deus, é saber o que esse Deus maravilhoso tem dito e feito. A Bíblia nos conta o que Deus tem dito e feito, e nos conta de forma clara. E a obra contínua do Espírito Santo nos revela o que Ele continua a dizer e fazer hoje.

O Espírito Santo age de forma extraordinária, e agir expressa uma ação que é realizada por uma pessoa. A seguir, apresentaremos algumas verbos que expressam ações ou escolhas que são comuns a uma pessoa, e que também poderão designar sentimentos próprios da divindade:

  • Verbos que designam ações: Dentre muitos cristãos da Igreja de Antioquia Ele separa e envia obreiros previamente por Ele escolhidos, (At 13:1). Ele dirige estes mesmos obreiros na obra da evangelização, (At 16.6-9; At 18:9-11). Nesta mesma obra Ele também impede seus obreiros irem em determinadas direções, (At 16:6).
  • Verbos que designam comunicação: Os escritores bíblicos descrevem em sua experiência que Ele fala e ensina, (Lc 12:12; Jo 14:26; At 21:4); e mais do que falar Ele aparece como aquele que convence, (Jo 16:8); como um orador que convence junto aos seus discípulos testemunhando com eles, observe que Ele também testemunha, (Jo 15:26). Não como auxiliar, mas como orador principal a medida que o discípulo depende dele.
  • Verbos que designam sentimentos: Paulo roga aos Romanos pelo “ágape – amor” do Espírito Santo que os mesmos combatessem em favor dele junto ao Pai em oração, (Rm 15:30). E ainda dentro da teologia paulina o Pneumatos aparece como aquele que pode se entristecer pelos seus selados para o dia da redenção, (Ef 4:30). Ora, sendo assim o contrário como está implícito é também verdade, que Ele se alegra.
  • Verbos que designam inteligência: O fato dele conhecer ou perscrutar as profundezas de Deus, é algo incomparavelmente superior, e não se compara com o que os animais ou mesmo os homens conhecem, mas as profundezas de Deus em toda sua extensão e mistérios, essas inteligências emanam dele pois Ele é o Deus Criador, (I Co 2:10-13). É o Espírito Santo que: ensina aos discípulos de Cristo hoje, (Lc 12:12; Jo 14:26); que os ilumina, (Hb 6:4); e os revela as insondáveis riquezas da graça de Deus, (I Co 2:10).
  • Verbo que designa mediação: A palavra intercede – “uperentugcanei”, quer dizer fazer intercessão, mediação junto ao crente nos momentos de sua oração, (Rm 8:26). Ele com precisão o faz, pois por penetrar nas profundezas de Deus (I Co 2:10), sabe interceder como convém.
  • Ainda temos mais alguns outros verbos: Ele guia, (Jo 16:13; Gl 5:18); Ele resiste, (II Ts 2:6-7).
Nomes e Títulos do Espírito Santo

Os Nomes e títulos do Espírito Santo nos revelam muita coisa a respeito de quem Ele é. Embora possamos observar que o nome Espírito Santo não ocorra no A.T., podemos ver vários títulos equivalentes. O Espírito Santo como membro da Trindade ou Tri-Unidade como alguns teólogos preferem, não aparece no A.T. de forma explícita, estava presente, porém implícito no A.T., foi uma revelação progressiva. Stanley Rosenthal em seu livro "A Tri-Unidade de Deus no Velho Testamento", e ele é um dos que preferem o termo Tri-Unidade no lugar de Trindade, pois para ele o vocábulo transmite melhor a ideia de que Deus é um só, ao mesmo tempo em que consiste em três Pessoas. Isso de maneira alguma implica na crença em três deuses; antes concorda com a crença que está presente na Lei e nos profetas.

Mostra a presença do Espírito na divindade desde o início, na criação e também naquilo que os judeus chamam de o coração da Lei, o Shema onde aparece o seguinte: “Shema Yisroel Adonai Elohenu Adonai Echad...” - "Ouve, Israel, o Senhor, nosso Deus é o único Senhor."  (Deut. 6:4). A palavra Echad é traduzida por "Um Só", "Único" - porém ela é uma palavra que exprime uma unidade composta. Foi usada na instrução de Deus para o homem e sua esposa para se tornarem "os dois uma só carne", indicando assim que dois se tornariam um só, em perfeita harmonia. Neste caso a palavra "uma" de uma só carne é "Echad". Novamente a palavra Echad aparece na Bíblia como uma unidade composta em Esdras 2:64, onde lemos: “Toda esta congregação junta foi de quarenta e dois mil e trezentos e sessenta”. A palavra hebraica aqui traduzida por toda, na expressão “toda esta congregação”, é a palavra hebraica Echad. De fato existem ainda outras ocorrências, mas ficaremos com apenas essas duas.

Você deve estar se perguntando: Por que falar do Espírito na Trindade divina se está falando dos Nomes e Títulos do Espírito Santo? Apenas para ficar claro que, para ter tais nomes e títulos da divindade, o Espírito Santo é Deus.
  • Consolador: O Espírito Santo é nosso Consolador, assim Jesus fala a seu respeito “Parácletos”, que em algumas traduções como a Almeida é "Consolador" e a BLH traduz como "Auxiliador". Esta palavra grega quer dizer que Ele é "alguém chamado para estar ao lado de outra pessoa para ajudá-la". Assim podemos entender a obra do Espírito santo como consolador junto ao cristão, pois o consolador ou advogado é alguém que está no tribunal como assistente de uma pessoa comum ou até mesmo um escravo pondo-se ao seu lado. Este ficava encarregado de encorajar, animar, dar conselhos e falar bem. Assim é o Espírito Santo, nosso ajudador, o qual nos assiste em nossas fraquezas, intercedendo por nós (Rom. 8:26). Enquanto Jesus Cristo é o nosso Advogado no céu junto ao Pai (I Jo. 2:1).
  • Espírito: O Espírito Santo também é chamado de Espírito, que vem da palavra grega "pneuma" e do hebraico "ruwach" e quer dizer vento, respiração, espírito. Quando lemos em Romanos 8:4ss concluímos que com base no A.T. Paulo descreve o “Espírito” como sopro de Deus. E se harmoniza plenamente com as palavras de Jesus: “O vento (pneuma) sopra (pneo) onde quer, ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo o que é nascido do Espírito.” (Jo 3:8). Os escritores sagrados escreveram movidos (- phero ou fer'-o) que indica mover-se aguentando, inspirados pelo Espírito Santo, isto é, suas mentes se encheram do sopro de Deus enquanto escreviam o maior patrimônio escrito da humanidade: AS SAGRADAS ESCRITURAS.
  • O Espírito da Glória: O ser humano quando vive em pecado necessita da glória de Deus (Rom. 3:23), mas quando aceita a Cristo e é perseguido pela sua fé, passa a ter uma condição de humilhação diante dos homens, mas é nesta condição que pode se tornar "bem-aventurado", pois participa dos sofrimentos de Cristo, e sobre este tal repousa então o Espírito da Glória (I Ped. 4:14).
  • O Espírito da Graça: O Espírito Santo também é chamado de o Espírito da Graça, pois é Ele quem executa o plano da redenção aqui na terra junto ao pecador convencendo-o de seu pecado (Jo. 16:8), mostrando a este homem a abundante graça que vem do trono de Deus, lugar do qual recebemos "misericórdia e achamos graça para socorro em ocasião oportuna" (Heb. 4:16). Este mesmo Espírito dá ao crente em Jesus sustento e firmeza na fé juntamente com o desejo e poder para realizar a vontade de Deus (Filip. 2:13). Daí a importância de buscarmos as coisas do Espírito (Rom. 8:4-6).
  • O Espírito da Promessa: O Espírito Santo foi prometido no A.T. (Ez. 39:29; Is. 44:6; Jl 2:28) a todos os que viessem a crer. Vemos o cumprimento de em At. 2:17-18 e 39. Esta promessa visa habilitar o cristão para efetuar a obra de Deus (At. 1:18). Sem este revestimento não podemos fazer nada.
  • O Espírito da Verdade: Jesus é a Verdade de Deus encarnada (Jo. 1:14; 14:6), e o nosso Consolador divino, o nosso Ajudador, o Espírito Santo nos convence a respeito dessa Verdade: “Quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir”. (João 16:13). 
  • O Espírito da Vida: É Ele quem concede vida mediante o novo nascimento: “Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus” (Jo 3:5). E com seu poder (lei) livra o homem de um poder superior, o poder do pecado, anulando assim a morte espiritual e eterna: “Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte.” (Rm 8:2).
  • O Espírito de Adoção: O homem é por natureza filho da ira de Deus, e não filho de Deus como muitos pensam. Pois está morto em seus delitos e pecados, (Ef 2:1-3). Entretanto, mediante o arrependimento ele nasce de novo tornando-se membro da família de Deus, isto é testemunhado por Jesus no céu e seu nome é escrito no livro da vida. Na terra o Espírito testemunha como Espírito de Adoção no crente, (Rm 8:15-16).
  • O Espírito de Cristo: Os nomes podem variar, pois o Espírito Santo trabalha de maneira multiforme, porém é uma única pessoa. Mas Ele é assim chamado porquanto, foi enviado por Cristo e DELE testifica, glorifica e habita no crente: “Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se, de fato, o Espírito de Deus habita em vós. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele” (Rm 8:9) Pela passagem bíblica acima citada, o Espírito de Cristo é uma posse do Cristão. Mas também Ele dirige e possui o servo de Deus, note no exemplo de Paulo: “defrontando Mísia, tentavam ir para Bitínia, mas o Espírito de Jesus não o permitiu”. (At 16:7).
  • O Espírito de Deus: Pela primeira vez que assim é chamado, aparece na obra da criação movendo-se sobre a face das águas (Gên. 1:2). No Salmo 104:30 está ligado novamente à criação: “O Espírito de Deus me fez, e o sopro do Todo-Poderoso me dá vida. Envias o teu Espírito, eles são criados, e, assim, renovas a face da terra”.
  • O espírito da Graça e de Súplicas: “E sobre a casa de Davi e sobre os habitantes de Jerusalém derramarei o espírito da graça e de súplicas; olharão para aquele a quem traspassaram; pranteá-lo-ão como quem pranteia por um unigênito e chorarão por ele como se chora amargamente pelo primogênito”. Ou “Espírito de graça e de súplicas” (RC), (Zc 12:10). Espírito de graça, isto é, a gratuita e boa vontade de Deus derramada sobre os homens (em particular os judeus – “sobre a casa de Davi e Jerusalém”) conduzindo-os a Jesus Cristo, a quem feriram de um lado a outro - “traspassaram”. Espírito de súplicas: Súplica segundo o dicionário Aurélio, é o ato ou efeito de suplicar; suplicação; pedido ou oração instante e humilde; prece. É o ESPÍRITO DE ORAÇÃO, derramado sobre os homens e que clamam desesperadamente por salvação, (At. 2:21,37; Rm 10:13).
  • O Espírito do Senhor: “O Espírito do SENHOR Deus está sobre mim, porque o SENHOR me ungiu para pregar boas-novas aos quebrantados, enviou-me a curar os quebrantados de coração, a proclamar libertação aos cativos e a pôr em liberdade os algemados; a apregoar o ano aceitável do SENHOR e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os que choram” (Is 61:1). Este nome dado ao Espírito Santo indica a primeira vista que Ele pertence e procede do Pai. Pois, nesta passagem acima o escritor sagrado refere-se ao que na tradução de Almeida é chamado de: “O Espírito do SENHOR Deus”. Analisemos: SENHOR, no hebraico Adonai; e na septuaginta Kurios. Em todas essas traduções quer dizer: “o dono, um que tem controle da pessoa, o mestre”. DEUS, neste texto Jeová; que tem sentido de “Eu sou”, Eterno, Imutável. Este nome indica posse, mas não no sentido estrito da palavra, isto é, que Ele pertence como uma propriedade a Deus. Mas que este Espírito do Senhor, pertencia a dispensação de Jeová ou da Lei, pois, por exemplo, Ele nunca “fala de si mesmo” mas testificava do Messias na Lei de Moisés. Esta é uma passagem profética messiânica cumprida plenamente em Jesus Cristo, Ele tinha plena certeza disso.
  • O Espírito Santo: Este nome é claro e sugere quem de fato é, Santo. Está ligado a sua atribuição de santificar (I Cor. 6:11). É o Espírito que conduz o homem a viver separado do pecado (Rom. 8:6-11), habilitando ao homem para morar com Deus na eternidade.
A Divindade

Pela que lemos na Palavra de Deus, esta, assim como no caso do Pai, não se preocupa em provar a divindade do Espírito Santo, simplesmente ela afirma que Ele é Deus. Não é em uma criatura como anjos e homens. Ele é Eterno como um de seus nomes afirma (Heb. 9:14); ninguém pode fugir de sua presença, pois é Onipresente (Sal. 139:7); é Onisciente (II Cor. 2:10-11) e é Onipotente.
  • O Espírito Santo é chamado de Deus pelo apóstolo Pedro: "Então, disse Pedro: Ananias, por que encheu Satanás teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, reservando parte do valor do campo? Conservando -o, porventura, não seria teu? E, vendido, não estaria em teu poder? Como, pois, assentaste no coração este desígnio? Não mentiste aos homens, mas a Deus" (At. 5:3-4).
  • O Espírito Santo é Chamado Senhor: “Ora, o Senhor é o Espírito; e, onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade. E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito” (II Co 3:17-18).
  • O Espírito Santo é chamado de Criador: “A terra, porém, estava sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus pairava por sobre as águas” (Gên. 1:2); “Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra” (Gên 1:26 ); “Os céus por sua palavra se fizeram, e, pelo sopro de sua boca, o exército deles” (Sal 33:6).
  • O Espírito Santo é Doador da vida: “O Espírito é o que vivifica; a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos tenho dito são espírito e são vida” (Jo 6:63); “Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte” (Rom. 8:2).
  • O Espírito Santo é Eterno: “muito mais o sangue de Cristo, que, pelo Espírito eterno, a si mesmo se ofereceu sem mácula a Deus, purificará a nossa consciência de obras mortas, para servirmos ao Deus vivo!” (Heb. 9:14).
  • O Espírito Santo é Onipotente: “Respondeu-lhe o anjo: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e o poder do Altíssimo te envolverá com a sua sombra; por isso, também o ente santo que há de nascer será chamado Filho de Deus” (Luc. 1:35); – “Então, Jesus, no poder do Espírito, regressou para a Galileia, e a sua fama correu por toda a circunvizinhança” ( Lc 4:14).
  • O Espírito Santo é Onipresente: “Para onde me ausentarei do teu Espírito? Para onde fugirei da tua face? Se subo aos céus, lá estás; se faço a minha cama no mais profundo abismo, lá estás também; se tomo as asas da alvorada e me detenho nos confins dos mares, ainda lá me haverá de guiar a tua mão, e a tua destra me susterá” (Sal 139:7-9).
  • O Espírito Santo é Onisciente: Pois conhece até mesmo as profundezas de Deus, ou seja, o que há de mais profundo em Deus. “Mas Deus no-lo revelou pelo Espírito; porque o Espírito a todas as coisas perscruta, até mesmo as profundezas de Deus. Porque qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o seu próprio espírito, que nele está? Assim, também as coisas de Deus, ninguém as conhece, senão o Espírito de Deus. Ora, nós não temos recebido o espírito do mundo, e sim o Espírito que vem de Deus, para que conheçamos o que por Deus nos foi dado gratuitamente. Disto também falamos, não em palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas ensinadas pelo Espírito, conferindo coisas espirituais com espirituais” (I Co 2:10-13).
Deus abençoe a sua vida e faça de você uma pessoa cheia de Espírito Santo.

www.oucaapalavradosenhor.com

Bibligorafia:
PEREIRA, Ronaldo Batista. Pneumatologia: A doutrina do Espírito Santo. IBS . Rio de Janeiro.
ROSENTHAL, Stanley. A Tri-Unidade de Deus no Velho Testamento: São Paulo: Editora Fiel.
HORTON, Stanley M. Teologia Sistemática: Uma perspectiva Pentecostal. 1ª Ed. Rio de Janeiro: CPAD, 1996.
GRUDEM, Wayne. Teologia Sistemática: Autal e Exasutiva. Nova Ed. São Paulo: Vida Nova, 2011.
[1] Teologia Sistemática Wayne Grudem, cap. 30 O Espírito Santo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente à vontade. Opine, concorde, discorde (é um direito seu), apenas seja coerente com a postagem. Evite comentar anonimamente, caso contrário, poderemos optar por não publicar seu comentário. Se tiver um Blog, deixe o seu endereço para retribuirmos. Os comentários podem não refletir nossa opinião, pois os mesmos são de responsabilidade dos leitores do Blog. Obrigado por deixar o seu comentário.

Volte sempre

Romanos 14:9

SIGA-NOS NO TWITTER

O nosso endereço no Twitter é:
oucaapalavrads
Será um prazer ter vc conosco.

OUÇA A PALAVRA DO SENHOR.

Pesquisar este blog

Esta foi a sua vida

SEJA BEM VINDO AO OUÇA A PALAVRA DO SENHOR

ESPERAMOS PODER CONTRIBUIR PARA O CRESCIMENTO DE SUA FÉ.