CONTATO

E-MAIL PARA CONTATO:
oucaapalavradosenhor@oucaapalavradosenhor.com

quinta-feira, 28 de março de 2013

Conselhos de Jesus (Lucas 21:34)

"E olhai por vós, não aconteça que os vossos corações se carreguem de glutonaria, de embriaguez, e dos cuidados da vida, e venha sobre vós de improviso aquele dia."
(Lucas 21:34)


Nesta passagem de Lucas, Jesus Cristo, nos dá um panorama de acontecimentos que ainda estavam para acontecer depois daqueles dias, após ser interrogado pelos discípulos, depois que uma viúva pobre entregou sua oferta ao Senhor (Luc. 21:1-4). Jesus em seguida responde as indagações de seus discípulos por meio de QUATRO PONTOS relacionados ao futuro de Israel:

1. Descrição da era (Luc. 21:8-19)

Falsos messias, insurreições locais e internacionais, perseguições religiosas e que tais coisas aumentariam quando a vinda de Cristo estivesse mais próxima. Ilusões religiosas seriam um prato cheio para enganar pessoas, (Luc. 21:8), se possível o povo de Deus. O inimigo de Deus é um falsificador de primeira, que há séculos vem enganando pessoas para que se desviem de Deus, enganando e cegando (II Cor. 4:1-6; 11:1-4). Podemos ver isso na história de Israel que por várias ocasiões deixou de servir a Deus por causa da sedução de falsos profetas que os liderou para cair em pecados. Isso sem falar na própria igreja que já tem sofrido por causa de falsos mestres e profetas (II Ped. 2). A maioria dos homens tem preocupação com o futuro e grandes acontecimentos globais ameaçadores, e os charlatões se aproveitam disso para enganar e ludibriar pessoas. Em todas as épocas aparecem pessoas que afirmam ser Cristo ou saber quando Ele voltará. Tais pretensos “homens-mestres” usam as Escrituras para tentar confirmar suas previsões, apesar do Senhor Jesus ter deixado claro que ninguém sabe quando Ele voltará (Mat. 24:36-44).

1.a Tragédias por toda a terra (Luc. 21:9-11)

Tais acontecimentos tem ocorrido ao longo da história do mundo, todavia, aumentarão.

1.b Perseguição religiosa (Luc. 21:12-15)

Esta acontecerá a nível oficial e pessoal (Luc. 21:12-15). Não podemos deixar de notar que perseguição sempre existiu, mas no fim dos tempos será muito mais grave, pois muitos irmãos terão que dar a vida por Cristo.

2. A Destruição do Templo (Luc. 21:20-24)


3. A Volta de Cristo (Luc. 21:25-28)


4. E as Responsabilidades dos que afirmam crer. E é sobre isso que queremos falar. (Luc. 21:29-38).

Eventos escatológicos à parte, queremos deixar as palavras de Jesus para a nossa geração que tem vivido de forma desordenada e alheia à vida de Deus, não tendo esperança, e sem Deus no mundo. Jesus Cristo veio para dar esperança para os sem esperança, abrigo para os sem abrigo, vida para aqueles que aguardam a morte nas ruas. Jovens movidos pelo desejo de conhecer o mundo e seus “manjares que são deliciosos à vista”, porém terríveis por dentro. Conheço o testemunho de um jovem que sempre ora por seus familiares às madrugadas, e em uma de suas empreitadas nas madrugadas, presenciou *Júlia, uma pessoa dentre aquelas que orava por sua salvação chegando embriagada em casa às altas horas da madrugada e teve que ser levantada do chão por seus amigos para que pudesse acabar de entrar em casa. Não teve força nem mesmo para abrir a porta de sua casa. Quando lhe foi pregada a Palavra de Deus, rejeitou por que acreditava ter Deus naquelas circunstâncias, confundindo o conhecer a história de Jesus Cristo com obedecer suas palavras. Mas quais são as Palavras de Jesus para qualquer um de nós nesta passagem de Lucas 21:34?

“Tenham cuidado, para que os seus corações não fiquem carregados de libertinagem, bebedeira e ansiedades da vida, e aquele dia venha sobre vocês inesperadamente.”
(Lucas 21:34-NVI)

Há uma outra tradução que diz: "Acautelai-vos por vós mesmos, para que nunca vos suceda que o vosso coração fique sobrecarregado com as consequências da orgia, da embriaguez e das preocupações deste mundo, e para que aquele dia não venha sobre vós repentinamente, como um laço." (Lucas 21:34-ARA)Você já parou para pensar nas inúmeras consequências que a orgia, a embriaguez e as preocupações causam em inúmeros lares?
No caso das orgias:
  1. Casamentos desfeitos
  2. Adultérios
  3. Mortes
  4. Perca de credibilidade, etc...
No caso da embriaguez:
  1. Casamentos desfeitos
  2. Brigas e discórdias
  3. Acidentes automobilísticos com muitas mortes, sendo uma das  principais causas de acidentes no trânsito (Fonte: Revista Época)
  4. Doenças cardiovasculares, tuberculose e pneumonia, hepatite, pancreatite, pelagra
  5. Estimula Assassinatos (Fonte: Revista época), etc...
  6. A perda da vida eterna, (a pior delas) (I Cor. 6:10).
No caso das Ansiedades da Vida:
  1. Leva o homem a desperdiçar todo o seu tempo atrás de riquezas e glórias desse mundo, deixando Deus do lado de fora de sua vida
  2. Muitos com uma grande ansiedade de ficarem ricos, praticam toda espécie de males, e se desviam do caminho da fé (I Tim. 6:10)
  3. A Ansiedade é um dos caminhos para a depressão, e esta em alguns casos conduz ao suicídio (estima-se que 850 mil pessoas cometem suicídios todo ano no mundo. Só no Brasil, estima-se que há mais de 13 milhões de pessoas com essa doença) (Fonte: Psicologia na Net)
Logo em seguida o Senhor nos adverte dizendo para que vigiemos e oremos (v.36) para que possamos estar de pé diante do Filho do homem. São palavras que ao mesmo tempo expressam advertência e amor, um profundo amor que quer que deixemos a prática da injustiça para que possamos entrar na vida que Ele tem para nós em seu Reino eterno. Por certo que não tenho a incumbência de convencer ninguém, pois esta obra pertence ao Espírito de Deus (Jo. 16:8), mas espero ser um instrumento de Deus para despertá-lo de qualquer inércia espiritual e vir para Jesus crendo n’Ele, pois está claro nas Escrituras que não crer em Jesus é pecado (Jo. 16-9).

Quando não atentamos para suas palavras, seja esta sobre a libertinagem, embriaguez ou os desejos da vida, seja sobre quaisquer outras, estamos deixando de lado os melhores conselhos que poderíamos receber. Até hoje não conheço uma única família que tenha pessoas dependentes de qualquer tipo de droga, sejam as chamadas “lícitas” como o álcool ou cigarro; sejam as ilícitas como cocaína, maconha ou quaisquer outras, que não tenham perdido noites de sono ou em casa quando seu ente querido não chega, ou em hospitais e clínicas com internações. Talvez eu possa estar sendo sincero e repugnante para muitos leitores, mas falo em amor, sei do que estou falando. Senti esta experiência na pele, tive que clamar a Deus pela vida de uma pessoa viciada em álcool por cerca de dez anos, até que o Senhor a libertasse. Vi essa pessoa dormir fora de casa, em calçada de praça onde muitos passavam e riam enquanto eu chorava. Hoje, liberta, essa pessoa não se envolve mais com o álcool e sabe dos males que este pode causar a si próprio como também aos familiares.

Guarde o seu coração das consequências desses males, não são minhas essas palavras, mas do Salvador do mundo, Jesus. Não confiem em sua sensualidade, nas tentações da bebida forte, você não precisa disso para provar que é homem ou mulher, pelo contrário, só um verdadeiro homem ou mulher sabe dizer não. O Evangelho de Cristo nos chama ao arrependimento, em muitos de seus sermões vemos Jesus nos chamando para que atendamos este chamado. ATRAVÉS DO ESPÍRITO SANTO, Deus nos regenera dando uma nova vida espiritual dentro de nós, não podemos nos atrever a andarmos sozinhos, precisamos da vida que o Espírito Santo gera em nós. A nossa resposta ao chamado do Evangelho é a conversão (não a homens ou a instituições humanas) sincera de nossos pecados para que possamos colocar nossa confiança em Cristo para a Salvação. Nossa conversão a Cristo significa "ir" espiritualmente para Cristo abandonando o pecado.

Apenas o conhecimento (caso da *Júlia, personagem verdadeira de nome fictício) não pode salvar qualquer ser humano, para tanto, *Júlia sabe da verdade, porém recusa vivê-la. Fé pessoal nas Escrituras envolve muito mais do que um mero conhecimento. Sem dúvida, é necessário ter algum conhecimento de quem é Jesus Cristo e o que Ele fez, porque "como crerão naquele de quem não ouviram falar?" (Rom. 10:14). Não basta ter apenas conhecimento sobre os fatos da vida, morte e ressurreição de Cristo por nós, porque as pessoas podem conhecer os fatos e continuar rebeldes a eles ou não concordar com estes fatos, desacreditando-os. Para tanto, o apóstolo Paulo fala de pessoas que conhecem o justo decreto de Deus que os que praticam o mal são passíveis de morte, porém preferem viver rebeldes a estes decretos (Rom. 1:32).

Assim vive a *Júlia, assim vivem a maioria dos seres humanos, sabem o caminho certo, porém se recusam a trilhá-lo. Me recordo de um episódio ocorrido com uma pessoa conhecida que, ao viajar, sabia o caminho que deveria seguir até o seu destino, porém preferiu seguir outro que acreditava ser mais curto, resultado, errou, atrasou e teve que corrigir o trajeto para acertar o caminho. Poderia ter seguido o caminho que sabia ser o certo, mas fez como a maioria das pessoas fazem com respeito as coisas espirituais, sabem o que é certo, mas preferem errar seguindo o caminho errado. Conhecer apenas, não é o suficiente. Conhecer e aprovar os fatos também não. Lembremos de Nicodemos, sabia que Jesus tinha vindo de Deus, concordando assim com a verdade (Jo. 3:2), mas ainda não tinha uma fé salvadora, foi necessário que Jesus o persuadisse para tal.

Ainda podemos citar outro personagem das Escrituras que conhecia os fatos sobre Jesus e tinha simpatia por Ele, mas não tinha uma fé salvadora, este foi o rei Agripa. O apóstolo Paulo quando esteve diante deste, percebeu que tinha muito conhecimento das Escrituras do A.T., por isso disse: "ó rei Agripa, você acredita nos profetas? Eu sei que sim! " (Atos 26:27), porém não tinha uma fé salvadora. Este rei mesmo declarou tal verdade ao dizer: "Um pouco mais e me convenceria a tornar-me um cristão" (Atos 26:28). VEJA QUERIDO, Deus quer que tenhamos conhecimento, mas não apenas conhecimento; Deus quer que aprovemos, mas que não somente aprovemos, Ele quer que além do conhecimento dos fatos e a aprovação deles, a fim de sermos salvos, venhamos decidir a depender de Jesus Cristo totalmente para a salvação. Precisamos deixar de ser meros observadores dos fatos para fazermos parte deles e produzirmos frutos que venham condizer com uma nova vida em Deus, recebendo perdão dos pecados anteriormente cometidos e por fim a vida eterna.

Não podemos estar a salvos se estivermos firmados nos meios carnais. Se a morte chegar e o dia do juízo nos alcançar, só Jesus poderá nos livrar. Quando o Senhor diz “vigiai” isso não quer dizer que devemos ficar parados a espera de sinais, antes significa estarmos despertados, alertas, para não sermos pegos despreparados.

Tomemos cuidado para que, quando chegar o nosso dia, não sejamos encontrados desprevenidos, despidos da roupagem espiritual que só o Senhor pode nos dar (Apoc. 3:18), pois Ele poderá chegar em uma hora que não esperamos. Por isso, vigiem, orem ao Senhor Jesus para que sejam capazes de permanecer de pé diante do Filho do homem (v.36). Para esse fim, já usei as palavras de Jesus e repito no amor do Senhor Jesus: “Tenham cuidado, para que os seus corações não fiquem carregados de libertinagem, bebedeira e ansiedades da vida, e aquele dia venha sobre vocês inesperadamente.”
(Lucas 21:34-NVI). Que a graça do Senhor alcance seu coração para uma nova vida em Cristo Jesus. Amém!

*Júlia: o nome foi mudado para preservar a identidade

www.oucaapalavradosenhor.com

Bibliografia:

http://www.brasilescola.com
http://www.tuasaude.com
http://www.psicologiananet.com.br/depressao-a-doenca-silenciosa-que-pode-matar/1781/
DAVIDSON, F. O Novo Comentário da Bíblia. 3ª Ed. São Paulo: Ed. Vida Nova, 1990.
HENRY, Mattew. Comentário Bíblico de Mattew Henry: 4ª Ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2004.
WIERSBE, Warren W. Comentário Bíblico Expositivo: Novo Testamento I. 1ª Ed. São Paulo: Geográfica, 2006.
KEENER, Craig S. Comentário Bíblico Atos. Novo Testamento: 1ª ed. Belo Horizonte: Editora Atos, 2004.
GRUDEM, Wayne. Teologia Sistemática: Autal e Exasutiva. Nova Ed. São Paulo: Vida Nova, 2011.

2 comentários:

  1. Olá! Estou passando para desejar uma feliz Páscoa. Que o amor de Cristo, demonstrado por nós na cruz, esteja sempre em seu coração. Que isso seja motivo suficiente para trazer um sorriso constante aos seus lábios. Um abraço e que Deus te abençoe hoje e sempre!
    sandyadorartes.blogspot.com

    ResponderExcluir

Comente à vontade. Opine, concorde, discorde (é um direito seu), apenas seja coerente com a postagem. Evite comentar anonimamente, caso contrário, poderemos optar por não publicar seu comentário. Se tiver um Blog, deixe o seu endereço para retribuirmos. Os comentários podem não refletir nossa opinião, pois os mesmos são de responsabilidade dos leitores do Blog. Obrigado por deixar o seu comentário.

Volte sempre

Romanos 14:9

SIGA-NOS NO TWITTER

O nosso endereço no Twitter é:
oucaapalavrads
Será um prazer ter vc conosco.

OUÇA A PALAVRA DO SENHOR.

Pesquisar este blog

Esta foi a sua vida

SEJA BEM VINDO AO OUÇA A PALAVRA DO SENHOR

ESPERAMOS PODER CONTRIBUIR PARA O CRESCIMENTO DE SUA FÉ.