CONTATO

E-MAIL PARA CONTATO:
oucaapalavradosenhor@oucaapalavradosenhor.com

terça-feira, 12 de março de 2013

Se os demônios creem em Deus, por que então não são eles salvos?

"Tu crês que há um só Deus; fazes bem. Também os demônios o creem, e estremecem."
(Tiago 2:19)

De acordo com a Bíblia, tudo o que se precisa para alcançar a salvação é crer "no Senhor Jesus Cristo" (At 16:31), pois Ele veio "para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna" (Jo 3:16). Paulo diz que a salvação vem "ao que não trabalha, porém crê naquele que justifica o ímpio" (Rm 4:5). 

Sendo assim, por que então os demônios não são salvos, já que a Bíblia admite que "até os demônios creem" (Tg 2:19)?

Os demônios não são salvos porque eles não exercem a fé salvadora. Esse é precisamente o argumento de Tiago, a saber, que não é qualquer tipo de fé que salva uma pessoa. Somente o tipo de fé que produz boas obras pode salvar (Tg 2:17). Conquanto sejamos salvos só pela fé, a fé que salva não pode permanecer só. Ela está sempre acompanhada de boas obras. Não somos salvos pelas obras (Ef 2:8-9), mas somos salvos para as boas obras (Ef 2:10). Segue-se então, que a pessoa que não produz boas obras, presumivelmente não tem fé.

Diariamente, nas manhãs e nas tardes diárias, os judeus piedosos recitavam o Shema, cujas palavras inicias são: "Ouve, ó Israel, Jeová nosso Deus, Jeová é um", (Deut. 6:4). Assim confessavam um monoteísmo como artigo fundamental do credo, mas apenas assentir neste credo sem daí resultar em obras que condiziam que está fé transformadora de vidas e continuando a viver de maneira rebelde, não levava ninguém acima do plano dos demônios que também eram rebeldes. Portanto, vemos que a crença dos demônios não tem valor; porém, eles estremecem quando pensam em enfrentar o Deus único em juízo.

A diferença entre a fé que salva e a fé não-salvadora é que a primeira é apenas a crença de que Deus existe. A segunda é a fé em Deus. Nenhuma pessoa é salva por crer que Deus existe, que Cristo morreu pelos pecados que ela tenha praticado e que ressuscitou. A pessoa tem de crer n'Ele (i.e., confiar nele). De igual forma, ninguém pode ir até o último andar de um edifício pelo elevador se simplesmente crer que o elevador pode levá-lo até lá. Tem-se de "crer no elevador" neste sentido (ou seja, confiar nele) a ponto de entrar dentro dele e deixar-se levar por ele até chegar lá. A fé deve ser vivida, algo que os demônios não podem fazer. Que os demônios reconheciam a verdade sobre Deus e tremiam ante o seu Nome e seu portento era conhecido amplamente.

Os demônios não creem em Deus (não confiam em Deus) para sua salvação; eles simplesmente creem que Deus existe, mas continuam em sua rebelião contra ele (Jd 6; Ap 12:4). Os demônios, ao contrário dos seres humanos, já conhecem a realidade do mundo espiritual. O diabo já está julgado, e consequentemente os demônios também o estão (Jo. 16:11), e aguardam apenas o recebimento de sua sentença, sabendo o fim que lhes aguarda.

Se este artigo ajudou você, deixe o seu comentário, ou então, ajude-nos a enriquecê-lo ainda mais.

www.oucaapalavradosenhor.com

Bibliografia:
GEISLER, Norman; HOWE, Thomas. Manual Popular de Dúvidas, Enigmas e "Contradições" da Bíblia. 1ª Ed. São Paulo: Mundo Cristão, 1999.
DAVIDSON, F. O Novo Comentário da Bíblia. 3ª Ed. São Paulo: Ed. Vida Nova, 1990.
STERN, David H. Comentário Judaico do Novo Testamento: 2ª Ed. Belo Horizonte: Editora Atos, 2008.
KEENER, Craig S. Comentário Bíblico Atos. Novo Testamento: 1ª ed. Belo Horizonte: Editora Atos, 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente à vontade. Opine, concorde, discorde (é um direito seu), apenas seja coerente com a postagem. Evite comentar anonimamente, caso contrário, poderemos optar por não publicar seu comentário. Se tiver um Blog, deixe o seu endereço para retribuirmos. Os comentários podem não refletir nossa opinião, pois os mesmos são de responsabilidade dos leitores do Blog. Obrigado por deixar o seu comentário.

Volte sempre

Romanos 14:9

SIGA-NOS NO TWITTER

O nosso endereço no Twitter é:
oucaapalavrads
Será um prazer ter vc conosco.

OUÇA A PALAVRA DO SENHOR.

Pesquisar este blog

Esta foi a sua vida

SEJA BEM VINDO AO OUÇA A PALAVRA DO SENHOR

ESPERAMOS PODER CONTRIBUIR PARA O CRESCIMENTO DE SUA FÉ.