CONTATO

E-MAIL PARA CONTATO:
oucaapalavradosenhor@oucaapalavradosenhor.com

quinta-feira, 14 de março de 2013

Festa dos Tabernáculos: Esta festa não vinha sendo celebrada desde o tempo de Josué, ou foi ela celebrada mais tarde por Zorobabel?

"E toda a congregação dos que voltaram do cativeiro fizeram cabanas, e habitaram nas cabanas, porque nunca fizeram assim os filhos de Israel, desde os dias de Josué, filho de Num, até àquele dia; e houve mui grande alegria."
(Neemias 8:17)

Esta festa, a dos Tabernáculos, acontecia no sétimo mês (v.14), e era observada desde o dia 15 até o dia 22 do mesmo mês. (Para mais detalhes sobre a Festa dos Tabernáculos clique aqui). Foi estabelecida para durar 7 dias no mês de tisri (aproximadamente outubro), e lembrava o povo de que seus pais viveram em tendas no deserto.

De acordo com esta passagem, a Festa dos Tabernáculos não vinha sendo celebrada "desde os dias de Josué, filho de Num, até àquele dia". Entretanto, Esdras 3:4 declara que Zorobabel e os israelitas "celebraram a Festa dos Tabernáculos" depois de terem retornado do cativeiro na Babilônia.

A passagem de Neemias quer dizer que não tinha havido nada comparável à celebração daquele dia, desde os dias de Josué. Não significa que a festa não tenha sido celebrada por ninguém, desde os dias de Josué. A celebração descrita em Neemias foi excepcional sob muitos aspectos.

Primeiro, foi comemorada por "toda a congregação" (Ne 8:17).

Segundo, foi celebrada com "mui grande alegria" (v.17).

Terceiro, foi celebrada com uma leitura ininterrupta das Escrituras durante uma semana (v.18).

Quarto, eles a celebraram exatamente como Moisés havia prescrito, com o sacerdócio restaurado e com o templo (8:18; cf. 12:1ss). Sem dúvida o povo observava a Festa (Ed. 3:4), mas não sistematicamente com tal cerimônia. Portanto, podemos concluir que nada igual acontecera, desde os dias de Josué.

Bibliografia:
GEISLER, Norman; HOWE, Thomas. Manual Popular de Dúvidas, Enigmas e "Contradições" da Bíblia. 1ª Ed. São Paulo: Mundo Cristão, 1999.
DAVIDSON, F. O Novo Comentário da Bíblia. 3ª Ed. São Paulo: Ed. Vida Nova, 1990.
VINE, W.F.; UNGER, Merril F.; JR, William White. Dicionário Vine: O Significado Exegético e Expositivo das Palavras do Antigo Testamento e do Novo Testamento. 1ª Ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2002.

Um comentário:

  1. Olá vim informar que tive que excluir minha antiga conta google que estava com "Lilian Bhartory"
    Mais já estou seguindo Você com minha Nova Conta.."Ingrid Mimos".
    Nada mudou sou o nome de seguidora,mais achei bom avisar..Obrigada pela compreensão..Beijos

    ResponderExcluir

Comente à vontade. Opine, concorde, discorde (é um direito seu), apenas seja coerente com a postagem. Evite comentar anonimamente, caso contrário, poderemos optar por não publicar seu comentário. Se tiver um Blog, deixe o seu endereço para retribuirmos. Os comentários podem não refletir nossa opinião, pois os mesmos são de responsabilidade dos leitores do Blog. Obrigado por deixar o seu comentário.

Volte sempre

Romanos 14:9

SIGA-NOS NO TWITTER

O nosso endereço no Twitter é:
oucaapalavrads
Será um prazer ter vc conosco.

OUÇA A PALAVRA DO SENHOR.

Pesquisar este blog

Esta foi a sua vida

SEJA BEM VINDO AO OUÇA A PALAVRA DO SENHOR

ESPERAMOS PODER CONTRIBUIR PARA O CRESCIMENTO DE SUA FÉ.