CONTATO

E-MAIL PARA CONTATO:
oucaapalavradosenhor@oucaapalavradosenhor.com

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

O Arrebatamento

Um dos assuntos mais difíceis de falar e que mexe com o íntimo de muitos cristãos é o Arrebatamento, pois é, de certo modo, muito complexo falar a respeito do Arrebatamento com poucas palavras, mas é claro que, como o nosso objetivo é ajudar e informar, tentaremos falar de forma clara e simples (dentro de nosso parco conhecimento) sobre um dos fatos mais importantes e esperados por aqueles que fazem parte da Igreja de Jesus na terra. Gostaríamos de salientar que não pretendemos abordar todos os aspectos que envolvem o Arrebatamento neste pequeno artigo, e sim esclarecer alguns pontos.

O arrebatamento é um evento iminente e muito importante para a Igreja. Desde os tempos dos apóstolos eles falavam sobre a brevidade da vinda do Senhor Jesus. Em I Tess. 4:14-17, o apóstolo Paulo fala de pelo menos 5 personagens que estarão envolvidos neste acontecimento: O Senhor Jesus; Deus, o Pai; os que dormem em Cristo; os fiéis que estiverem vivos naquele instante e que serão arrebatados; a presença dos anjos ou do arcanjo, a trombeta e as nuvens. Vejamos o que alguns bons dicionários bíblicos falam sobro o Arrebatamento: Reunião, nas nuvens, de todos os salvos, tanto dos que tiveram morrido como dos que estiverem vivos por ocasião da segunda vinda de Cristo (I Tess. 4:17). [Dic. da Bíblia de Almeida, 2ª ed. SBB]; Tirar com violência. [Peq. Encic. Bíblica, Orlando Boyer]. Na Igreja primitiva não houve dúvidas sobre a iminente volta do Senhor Jesus, inclusive parece que o próprio apóstolo Paulo esperou este grande dia acontecer durante sua vida (I Cor. 15:51 / I Tes. 4:15), e por causa deste dia, toda a Igreja era advertida a estar pronta para este fato (I Cor. 1:7-8 / 7:29-31 / Fil. 1:9-10).

No versículo 17 de I Tess. 4 a palavra "arrebatados" vem do grego "harpazo" (dominar pela força, capturar), e aparece pelo menos outras catorze vezes no texto grego. No que diz respeito a Igreja, é o Espírito Santo levando alguém de um lugar para o outro, como podemos ver em (At. 8:39, Episódio de Filipe e o eunuco / II Cor. 12:2-4, o apóstolo Paulo quando arrebatado ao terceiro céu / I Tess. 4:17, o Arrebatamento da Igreja), em cada um desses episódios os seus protagonistas foram arrebatados de um lugar para outro. Filipe foi levado do deserto para Azoto, uma cidade costeira; Paulo foi arrebatado até o terceiro céu; e na última referência, a Igreja foi tirada da terra para se encontrar com Jesus nos ares.

Está bastante explícito o fato de que todo servo deve ser vigilante, paciente e fiel (Mc. 13:33-37 / Luc. 12:35-36 /  Mc. 18:8), e poderá acontecer a qualquer momento (Lc. 12:45-46), como não sabemos a hora em que o nosso Senhor virá, isso implica vigilância.

Muitos não acreditam no Arrebatamento como sendo uma trasladação literal, porém o cumprimento desta promessa será a literal trasladação da Igreja Gloriosa de Jesus Cristo da terra para se encontrar com o Senhor nos ares (I Tess. 4:17), Ele descerá do céu e virá entre nuvens para buscar a sua Igreja, e os santos que dormiram no Senhor e que se encontravam no Paraíso estarão com Ele neste evento sem precedentes na história humana e da Igreja (pausa para glorificar o Senhor), então os que estavam com Ele receberão corpos ressurretos, e os que forem arrebatados serão transformados e juntos irão ao encontro de Jesus Cristo. Os corpos de ambos serão imortais e incorruptíveis (I Cor. 15:51-54).

O Arrebatamento surpreenderá o mundo, dado o fato que muitos desacreditam e até zombam do mesmo afirmando não existir como uma verdade aceitável. Porém é verdadeiro e será repentino e simultâneo. Ao que parece, quando a trombeta soar, esse ressoar será apenas para a Igreja, por ser o seu chamamento, e não se destinará  ao povo em geral, sendo este Arrebatamento como o ladrão de noite (I Tess. 5:2-4). "O ladrão" vem sem avisar e leva o que mais lhe agrada ou o que for de maior valor, e antes que alguém o veja vai embora, para somente então, ser percebida a falta do que foi levado. Com certeza será um dia de muita angústia para os que ficarem e perderem os seus entes queridos neste acontecimento, muitos procurarão desesperadamente os seus amados e não encontrarão, simplesmente por que estes estarão para sempre com o Senhor.

Pessoas desaparecerão em todas as partes do mundo e isso gerará grandes transtornos, e entendemos que, por ocasião de fusos horários uns estarão trabalhando, outros dormindo, outros no campo, outros descansando (Lc. 17:34-36), em alguns lugares será dia, em outros noite, simplesmente. Infelizmente, satanás irá criar inúmeras mentiras para enganar os que ficarem, como é o caso de falsas teorias que adeptos de inúmeras seitas estão espalhando por aí afirmando que estes que foram arrebatados teriam sido levados por "discos voadores" -leia os artigos sobre esse assunto em nosso blog-, e por serem pessoas que impediam o progresso da humanidade, tiveram que ser levados da terra.

Um elemento que servirá de sinal para o Arrebatamento será o som da trombeta: "Porquanto o Senhor mesmo... ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus...", após este acontecimento os nossos corpos estarão livres do pecado, não sendo mais possível pecar, e o amor triunfará,que glória!!! Enquanto vivermos no corpo carnal precisamos buscar a constante Graça de Deus para sermos cheios de sua presença, para que venhamos nos desviar de uma vida pecaminosa que nos privará deste momento tão sublime que é o Arrebatamento, precisamos buscar andar em Espírito (Gl. 5:16), na contramão do mundo, pois este vai de mal a pior e anda em caminhos opostos à vontade de Deus.

Por estarmos "morando" neste corpo carnal, estamos sempre sujeitos às corrupções da vida: pecado, doenças, a morte e todo tipo de corrupção. Mas quando formos arrebatados e... isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade, e que isto que é mortal se revista da imortalidade. E, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória. (I Coríntios 15:53-54), já não estaremos mais sujeitos às corrupções da vida ou a morte.

Uma pergunta feita por muitos é: O Arrebatamento será antes ou depois da Grande Tribulação ?

Com muita certeza, antes da Grande Tribulação. Por motivos óbvios e bíblicos, podemos ver na história de Noé, uma alegoria desse acontecimento: Em Gn. 7:1 Deus fala para Noé entrar na Arca com toda a sua família, e em Gn. 7:4 Deus avisa a Noé que o dilúvio viria dentro de 7 (sete) dias, ou seja, Deus salva Noé antes do dilúvio, e não no meio ou no fim dele, o dilúvio só veio depois que Noé entrou na Arca (Gn. 7:7 e 10). Também é isto que podemos deduzir do que está escrito em Apoc. 3:10, ...eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo... (Apoc. 3:10), Ele quer nos salvar da hora da -não na hora- da provação. Detalhe, segundo o pr. messiânico Meno Kalisher (judeu), no Hebraico o versículo 1 está assim no original: "Disse o Senhor a Noé: Venha, você e toda a sua casa e entra na Arca", e quando Deus fala dessa maneira é por que Ele estava dentro da Arca convidando Noé e sua família para entrar na Arca, para que Noé entrasse nela e pudesse estar com Ele. Sabe porquê ? Por que em Deus não há "dilúvio" que possa te destruir, estar n'Ele significa que não há juízo para mim e para você, os que cremos.

Na presença de Deus não há condenação, se você está em Cristo boa notícia para você:"...nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus..." (Rom. 8:1). Meu irmão, somente depois que o justo Noé entrou é que as águas do dilúvio vieram, está lá, tudinho lá (Gn. 7:10). Então, se você ainda não tem JESUS em sua vida, eu te digo, vá para JESUS, a vida está n'Ele, a morte está lá fora, fora da Arca.

Em contrapartida, Deus executará juízo na Grande Tribulação, onde os homens ímpios e incrédulos sofrerão por causa de suas impiedades. Veja o que diz Apoc. 6;15-17:
E os reis da terra, e os grandes, e os ricos, e os tribunos, e os poderosos, e todo o servo, e todo o livre, se esconderam nas cavernas e nas rochas das montanhas; E diziam aos montes e aos rochedos: Caí sobre nós, e escondei-nos do rosto daquele que está assentado sobre o trono, e da ira do Cordeiro; Porque é vindo o grande dia da sua ira; e quem poderá subsistir?

A Igreja será prontamente preservada deste dia da ira de Deus, por que a ira de Deus sobre aqueles que aceitaram a Jesus foi executada na Cruz do Calvário, onde Jesus a recebeu em nosso lugar. Estamos livres da ira conforme lemos em I Tess. 5:9-10.

Quais pessoas serão arrebatadas ?

A salvação é uma situação presente e constante na vida daquele que crê no Senhor, portanto não é uma esperança futura. Para afirmar com veracidade citamos o que o Senhor disse no Ev. de João 3:36;
Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece. Esta ira só incide sobre aqueles que não creem. Se você estiver em comunhão com Cristo, você estará salvo e seguro n'Ele, por que foi comprado pelo precioso sangue do Cordeiro de Deus (I Pe. 1:18-19). Aqueles que tem a Cristo como Único Senhor e Salvador, foram selados pelo seu precioso Espírito Santo para o dia da Redenção (Ef. 4:30), redenção de nossa carne quando se der a ocasião de nossa transformação no Arrebatamento.

A nossa salvação é garantida pela fé em Jesus (Ef. 2:8), ninguém alcança a salvação por meios próprios. Se nós vivermos em Cristo, seremos participantes deste evento, pois faz parte das promessas para aqueles que fazem parte do corpo espiritual do Senhor. Quem viveu ou vive no Senhor participará do Arrebatamento.

Quais pessoas não serão arrebatadas?

Na Palavra de Deus vemos uma série de classes de práticas que poderão privar o homem do Arrebatamento e também da salvação eterna. "Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus". (I Cor. 6:10)
"Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus". (Gál. 5:21)

"Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus?" (I Cor. 6:9) "Ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira". (Apoc. 22:15) Só para citar algumas das práticas que o dono do céu disse que impedirá aos homens de lá entrar.

Falar sobre o Arrebatamento gera constrangimento e medo na vida de algumas pessoas, por que gostariam de não ouvir sobre ele por medo de ficar de fora, mas falar dele deve servir de consolo para nós como está escrito em I Tess. 4:18: "Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras". É importante que nos despojemos de todo o medo e da covardia acerca da volta de Jesus, quem deve ter medo desse dia são os incrédulos, por que é sobre eles que virá a ira de Deus (Jo. 3:36). Devemos olhar firmemente para o Autor e Consumador de nossa fé que é Jesus e não para nós mesmos (Heb. 12:1-2). Se vivermos com medo é por que estamos pensando apenas no castigo e não no prêmio da vitória.

Os filhos de Deus devem viver de modo digno da vocação a que foram chamados (Ef. 4:1 / I Tess. 2:12), fomos chamados para sermos de Jesus Cristo (Rom. 1:6), não para sermos do mundo para a condenação.

O que devemos fazer para nos prepararmos para este dia?

Devemos andar na presença do Senhor com vestes brancas, lavadas pelo sangue precioso de Jesus (Apoc. 3:4), buscar uma vida reta que esteja conforme a Palavra de Deus. Jesus nos disse que a Palavra nos santifica (Jo. 17:17), por isso devemos meditar sempre no que diz a Palavra. Se estamos sujos o que devemos fazer? Tomar um bom banho, nos lavar com água limpa e esta água limpa é a Palavra de Deus (Ef. 5:26), se algo que fazemos uso estiver sujo, não fazemos uso enquanto não o lavamos, se assim fazemos acerca das coisas naturais, quanto mais das espirituais. Minha filha mais nova quando deixava o seu bico (chupeta) cair no chão sempre vinha com ele na mão e mais do que rápido me entregava pedindo para lavá-lo antes de retorná-lo à boca, agora se uma criança não não faz uso do que está sujo, quanto mais nosso Pai celestial. Para andar conforme a Palavra de Deus somente será possível quando nos tornarmos filhos de Deus recebendo a Cristo Jesus em nossas vidas (Jo. 1:12), pois assim como o filho vive conforme aprende do pai, nós também viveremos conforme a Palavra do nosso Deus e Senhor nos ensina.

Não podemos negligenciar o que a Palavra diz sobre oração, jejuns, a leitura constante da Palavra para não cairmos nos enganos e ciladas do diabo. Ler a Bíblia é fundamental, ainda que não sintamos fisicamente seu efeito purificador, o nosso homem interior é lavado pela Palavra que deve habitar em nós (Col. 3:16). Deixaremos para trás tudo que é natural, mas a Palavra estará em nós e a levaremos conosco. Portanto, podemos concluir que o que devemos fazer para não errarmos o caminho é fazermos como o salmista que diz: "Com que purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra. Com todo o meu coração te busquei; não me deixes desviar dos teus mandamentos. Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti". Salmos 119:9-11.  Desta forma estaremos seguindo pelas veredas da justiça e não erraremos.

Graça e paz.

Bibliografia:
Novo Comentário da Bíblia.
Pequena Enciclopédia Bíblica.
Dicionário Bíblico Universal.
Dicionário da Bíblia de Almeida.
www.chamada.com.br
www.oucaapalavradosenhor.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente à vontade. Opine, concorde, discorde (é um direito seu), apenas seja coerente com a postagem. Evite comentar anonimamente, caso contrário, poderemos optar por não publicar seu comentário. Se tiver um Blog, deixe o seu endereço para retribuirmos. Os comentários podem não refletir nossa opinião, pois os mesmos são de responsabilidade dos leitores do Blog. Obrigado por deixar o seu comentário.

Volte sempre

Romanos 14:9

SIGA-NOS NO TWITTER

O nosso endereço no Twitter é:
oucaapalavrads
Será um prazer ter vc conosco.

OUÇA A PALAVRA DO SENHOR.

Pesquisar este blog

Esta foi a sua vida

SEJA BEM VINDO AO OUÇA A PALAVRA DO SENHOR

ESPERAMOS PODER CONTRIBUIR PARA O CRESCIMENTO DE SUA FÉ.