Estreou em escala mundial nesta sexta-feira, 18 de novembro de 2011, o filme “Amanhecer – Parte 1” que dá sequência aos filmes da saga Crepúsculo, inspirados nos livros da autora americana Stepheine Meyer que conta a história de um triangulo amoroso entre uma humana, um vampiro e um lobisomem. Não só pelos personagens, mas por todo o enredo da série muitos pastores evangélicos condenam a obra e alertam sobre as más influencias que esse material pode trazer.
Apesar dos adultos tecerem opiniões contrárias à saga, muitos jovens evangélicos acabam tomando conhecimento e tendo contato com as obras, alguns acreditam que não há problemas em consumir esse tipo de entretenimento, outros, porém acreditam que essas histórias trazem má influência para os jovens, como diz Guilherme Andrade, filho de um pastor da Igreja Batista em Minas Gerais.
“Eu acredito que o diabo trabalha para descaracterizar o mal, conformando as pessoas. Vampiros e lobisomens sempre estiveram vinculados com o submundo, com a maldade e etc… E esse filme mostra que o mal não é tão mal assim”, disse o músico de 18 anos.
Guilherme tem uma irmã, Miriã Andrade, de 15 anos. Ela já assistiu a dois filmes da série, mas não é fã da saga e não pretende assistir ao filme que está sendo lançado nos cinemas. Questionada se sente “fora” da moda, já que esses filmes são a grande sensação entre as adolescentes, ela responde que não.
“Eu não me sinto fora de moda não. Não curto aquele filme. Eu só acho o Jacob bonito porque o Edward é muito feio”, declara sorrindo. Miriã tem a média da idade das garotas que lotam os cinemas e consomem todos os materiais que a saga acaba gerando como revistas, pôsteres e etc.
É exatamente a beleza dos personagens e a forma como eles vivem um amor impossível que tem atraído jovens do mundo todo. Alguns acreditam que é apenas uma história de amor, outros porém, assim como Guilherme e Miriã acreditam que o filme faz com que o mal se torne bom.
*"Tornar o mal bom é a função de muitos filmes atualmente; porém fazer o mal se parecer bom e o bom mal é condenado por Deus:"Ai dos que ao mal chamam bem, e ao bem mal; que fazem das trevas luz, e da luz trevas; e fazem do amargo doce, e do doce amargo!" (Isaías 5:20) e infelizmente o objetivo de diabo tem sido alcançado na vida de muitos jovens, que acreditam piamente que está tudo bem e ainda defendem a questão com unhas e dentes. E o problema não está no ver o filme em si, mas na idolatria maquiada que envolve tudo isso".
"Jovens no mundo inteiro estão completamente "apaixonados" pelos personagens e se identificam com eles, falar de qualquer um é briga na certa. Qualquer jovem sabe que em toda história de vampiros ou lobisomens, suas origens estão nas intenções do maligno, nunca existem ao acaso. E isso é sabido pelos escritores dos filmes, porém o que eles tem feito é simplesmente esconder ou omitir falar de suas origens-que é o mal- para mostrar histórias românticas, conquistando assim a simpatia dos adolescentes que por sua vez se identificam com as histórias de amor".
"Mas em outros tempos, no final de cada filme, o desejo dos telespectadores era ver a morte dos 'monstros', agora a expectação é o final feliz dos mesmos".
É necessário falar o que o Espírito Santo nos revelou em I Tm. 4:1 que "...nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios"; e apostatar da fé não quer dizer necessariamente sair da igreja, e sim estar nela e negar os princípios do seu Mestre e Senhor, que é Jesus. Não consigo imaginar Jesus ou qualquer um dos seus discípulos aguardando uma fila de cinema para assistir "Crepúsculo" ou qualquer outro filme que negue a Verdade.
Há quem diga que ir contra esses "megassucessos" é querer ser chato ou ou um religioso ignorante, mas o que acontece é uma falta de compromisso com Deus e sua Palavra. Quem tem Jesus Cristo em sua vida não precisa preenchê-la com mais nada no que se diz respeito ao espiritual. O que combatemos é a adesão de muitos jovens a idolatria relacionada a tais filmes e como aderem a costumes ocultistas neles contidos como se fossem normais.
Recentemente li uma reportagem a respeito de outra série cheia de controvérsias, a de Harry Potter, onde sua autora, a sra. JK Rowlings afirma[1] ser satanista e diz que o "seu mestre lhe dá poder sobre os fracos e riquezas absurdas". Este artigo foi veiculado por um jornal de grande circulação no Canadá segundo o site www.evol.com.br. Diante de uma confissão dessas é difícil aceitar se alguém com essas convicções quer ensinar outra coisa senão sua "crença". Também não podemos deixar de falar que a feitiçaria é expressamente condenada nas Escrituras (Mq. 5:12 / Apoc 22:15 / Deut. 18:10).“Se o diabo viesse se mostrar para as pessoas do jeito que ele é, ninguém gostaria de vê-lo. Mas ai aparece na forma do bonitão lá, o Edward e o Jacob do Crepúsculo, ai todas as menininhas querem ter o ‘capetão’ na parede do quarto”, opina Guilherme.
Permitir ou proibir?
Há relatos de evangélicos nos Estados Unidos alertando sobre a influência que esse filme causa nos jovens despertando o interesse pelo ocultismo. No ano passado o pastor Silas Rahal, da Igreja das Américas em Nova Friburgo (RJ) ,chegou a declarar que os filmes e livros já lançados divulgam o vampirismo entre os jovens.
Para falar sobre os aspectos apresentados nessas obras, o pastor americano Dave Roberts lançou o livro “A Sedução do Crepúsculo” (Editora Mundo Cristão) onde analisa os textos de Stepheine Meyer não só em relação ao ocultismo, mas também acerca da sensualidade, rebelião, mitologia vampiresca e outros aspectos que podem influenciar o jovem. Esse livro serve para alertar pais e jovens acerca da literatura que virou febre mundial e deve ser lida por quem já teve acesso aos materiais já lançados.
Em um artigo postado no site da Igreja Batista do Morumbi, Ana Lucia Bedicks escreve dizendo que melhor do que proibir os jovens de acessar esses conteúdos é permitir e apresentar algumas questões a serem discutidas sobre cenas que passam no filme, como por exemplo, as tentativas de suicídio que Bella comete tentando se aproximar de Edward no filme “Lua Nova”.
O filme que estreou nesta sexta-feira, 18/11, no Brasil é o quarto da série e será dividido em duas partes, sendo que a segunda será lançada apenas em dezembro de 2012. Os três primeiros filmes da franquia somaram mais de US$1,76 bilhões de bilheteria, comprovando ser um sucesso mundial.
Após sua leitura, deixe o seu comentário.
Fontes: gospelprime.com.br
*Comentado.
http://super.abril.com.br/cultura/harry-potter-diabo-oculos-446328.shtml
[1] http://www.evol.com.br/jk-rowling-finalmente-admitiu-ser-satanista
Graça e paz,
ResponderExcluirCom certeza teremos o prazer de compartilhar amizade com aqueles que tem o mesmo objetivo que o nosso, divulgar a Palavra de Deus. Em breve estaremos visitando o seu blog e deixando um comentário. Muito obrigado por deixar o seu.
www.oucaapalavradosenhor.com
Tenho plena convicção que Satanás está sempre escondido e que ele mais quer é que as pessoas não acreditem em sua existência, principalmente os jovens. Essa é a forma dele arrebanhar numero maior de jovens e adultos para destruição. Ele maquia toda sua artimanha e leva a ilusão de romance e amor onde só existe a dor e morte onde a aparência da inocência é um perigo.
ResponderExcluirNão sou a favor de assistir esse tipo de produção, fazendo isso damos ibope ao inimigo. Talvez alguém ache que seja retrógrado pensar assim, precisamos ter um senso critico cristão. Afinal de contas como é que eu iria criticar o filme ou o livro sem ter ao menos algum contato com o material? Pais e filhos devem avaliar juntos tendo consciência cristã do que é bom e ruim para seu crescimento espiritual. Aquilo que não edifica não serve para jovens e adultos cristãos.
“O demônio estuda nossas tendências para o bem e o mal e então oferece tentações.” (Gabriele Amorth). Oremos para não ficarmos cegos pelo inimigo de Deus e não enxergarmos as ciladas de satanás.