CONTATO

E-MAIL PARA CONTATO:
oucaapalavradosenhor@oucaapalavradosenhor.com

sábado, 19 de novembro de 2011

Cristo, herdeiro do trono de Davi

Davi foi o segundo rei do reino unido de Israel. Ele reinou entre 1.010 a 970 a.C. Foi um rei muito corajoso e guerreiro, tomou Jerusalém e a tornou a capital religiosa do reino, consolidou o reino e com sua espada e coragem sempre na dependência de Deus, derrotou todos os inimigos em redor. Davi impôs respeito e silêncio a todos os inimigos do povo de Deus. Quando Salomão seu filho recebeu o reino de suas mãos, todas as fronteiras estavam consolidadas e bem definidas, por sua sabedoria estabeleceu um reino cheio de diplomacia e de boa vizinhança por meio de parentesco com os seus vizinhos e estabeleceu segurança ao povo. No entanto, o reino todo ficou conhecido como "o trono de Davi", por ter sido fundado por ele.

Apesar de ter sido um guerreiro, Davi sempre se preocupou em buscar a Deus, tanto que levou a Arca para Jerusalém (II Sam. 6); organizou os termos para os serviços de adoração (I Cron. 15-16); ajuntou materiais para a construção do Templo (I Cron. 22); e por fim foi um dos antepassados de Jesus Cristo (Mt. 1:1).

A Aliança e a Promessas de Deus a Davi.

Davi foi um homem de muitas qualidades, dentre as quais podemos citar o seu zelo pela casa de Deus. Davi se mostrou bastante empenhado por construir uma casa para colocar a Arca do Senhor, o interesse e o desprendimento que ele demonstrou pelos negócios do reino de Deus, foram a base dessa aliança. O salmo 132 registra Davi confessando que não daria descanso a si mesmo enquanto não edificasse uma casa para o Senhor, é claro que, mesmo tendo toda essa disposição como sabemos, não foi Davi quem edificou a casa, e sim Salomão (II Sam. 7:1-17). Porém Deus lhe promete um reino estável .

Deus sempre trabalhou com homens que tiveram compromisso com Ele e com sua soberana vontade, e a Davi Ele promete estabelecer um reinado eterno, baseado na fidelidade. Pois diz a Davi: "...a tua casa e o teu reino serão firmados para sempre diante de mim; o teu trono será estabelecido para sempre" (II Sam. 7:16). Jesus Cristo, sendo da linhagem de Davi, segundo a carne, na qualidade de Rei eterno, perpetuou o trono de Davi, em cumprimento de forma literal à profecia do profeta Natã proferida a Davi.

O trono de Jesus Cristo, foi declarado eterno também por meio de uma revelação angelical, onde o anjo Gabriel fala da parte do Senhor Deus as seguintes palavras: "Este será grande, e será chamado Filho do Altíssimo. O Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai. Ele reinará eternamente sobre a casa de Jacó, e o seu reinado não terá fim" (Luc. 1:32). Glória a Deus!!! Jesus Cristo é Eterno, e seu reino também o será.
       
Jesus Cristo vem de uma linhagem abençoada.

Após o juízo do Dilúvio que veio sobre a terra, Noé abençoa a descendência de Sem, que foi um dos seus filhos, que com ele entrou na arca (Gn. 9:26). Sem foi ancestral de Héber (Gn. 10:21), e este nome seria aquele que teria dado origem ao à palavra "hebreu", que significa "o homem vindo do outro lado". Abraão é assim chamado por que atravessou o rio (Gen. 14:13), vindo da outra banda, o que ocorreu quando atravessou a Mesopotâmia (Jos. 24:2). Abraão era descendente de Héber, e pelo seu constante deslocamento de um lugar para outro foi chamado hebreu.

Com o objetivo de cumprir o seu plano, Deus faz algo que poderíamos chamar de "seleção". Deus seleciona um determinado homem, da descendência de Abraão, para receber uma bênção, neste caso, Jacó, que passou a se chamar Israel. Este gera filhos que formam as doze tribos de Israel e, novamente Deus faz uma seleção: Separa para si a tribo de Judá e a de Benjamim. Daquela primeira, escolhe um pastor de ovelhas, dizendo: "Achei a Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração, que fará toda a minha vontade" (At. 13:22). É desta linhagem, da linhagem de Davi, que vem o Salvador do mundo, o Messias, que é Jesus, o Cristo de Deus (Jo. 20:31).

Em muitas passagens bíblicas, Jesus é chamado de Filho de Davi, durante seu ministério na terra Jesus por várias vezes é assim chamado:
  1. Uma mulher de cananéia O chama assim (Mt. 15:22);
  2. Quando entrou triunfante em Jerusalém a multidão O chamou assim (Mt. 21:9);
  3. O apóstolo Paulo afirma que Jesus é segundo a carne da descendência de Davi (Rom. 1:2-3);
  4. Até os fariseus sabiam que o Cristo era da linhagem de Davi (Mt. 22:42);
  5. Um cego nas imediações de Jericó O chamou assim (Luc. 18:38-39);

Há, no entanto, muita complexidade neste assunto no que se refere aos aspectos futuros do reinado de Cristo, o que exige bastante conhecimento de muitas profecias e suas interpretações, o que não cabe a nós até o momento arriscarmos qualquer opinião sem que antes meditemos bastante sobre o assunto para que possamos ter base sólida. O que podemos afirmar é que Ele reina e seu reinado será como o anjo Gabriel afirmou, eterno (Luc. 1:32). E se quisermos compartilhar de uma vida sem fim ao lado desse Rei eterno, é melhor termos Ele governo nossas vidas como soberano, o que Ele de fato é. A Ele a honra e a glória pelos séculos eternos. Amém.

Bibliografia:
Buclkland, Dicionário Bíblico Universal.
Pequena Enciclopédia Bíblica.
Rei dos reis.
          

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente à vontade. Opine, concorde, discorde (é um direito seu), apenas seja coerente com a postagem. Evite comentar anonimamente, caso contrário, poderemos optar por não publicar seu comentário. Se tiver um Blog, deixe o seu endereço para retribuirmos. Os comentários podem não refletir nossa opinião, pois os mesmos são de responsabilidade dos leitores do Blog. Obrigado por deixar o seu comentário.

Volte sempre

Romanos 14:9

SIGA-NOS NO TWITTER

O nosso endereço no Twitter é:
oucaapalavrads
Será um prazer ter vc conosco.

OUÇA A PALAVRA DO SENHOR.

Pesquisar este blog

Esta foi a sua vida

SEJA BEM VINDO AO OUÇA A PALAVRA DO SENHOR

ESPERAMOS PODER CONTRIBUIR PARA O CRESCIMENTO DE SUA FÉ.