CONTATO

E-MAIL PARA CONTATO:
oucaapalavradosenhor@oucaapalavradosenhor.com

terça-feira, 15 de novembro de 2011

A Apostasia de nossos dias

Quando aceitei a Cristo há alguns anos, sempre ouvia falar da palavra "apostasia", e junto com tal palavra surgia a dúvida e a estranheza !!! Meu Deus, o que vem a ser apostasia? Que nome mais estranho!

Com o tempo, a cada culto, mais e mais ouvia falar sobre isso e o seu sentido foi melhor entendido, porém sempre imaginei que a apostasia aconteceria de forma bastante acentuada e que as pessoas deixariam literalmente de ir às igrejas e conseqüentemente, deixariam ao Senhor.

Se a apostasia viesse acontecer somente dessa forma, as igrejas estariam totalmente vazias, mas não é isso que podemos ver hoje, as igrejas em sua maioria estão cheias, algumas inchadas pelo tão grande número de pessoas que adentram para ouvir os belos sermões que lá são pronunciados.

Mas sabe o que eu tenho visto, uma apostasia diferente da que eu imaginava, ao contrário do que pensei, as pessoas não estão deixando de ir às igrejas e aos cultos para se apostatarem, elas estão se apostatando dentro das igrejas, literalmente. Os ensinos em sua maioria estão voltados para o prazer e a satisfação dos homens, agradar a Deus está em segundo plano, a Babilônia do sincretismo está em alta, as "superstições evangélicas" nunca estiveram tão em alta quanto agora, as igrejas convidam as pessoas para virem como estão, porém não se importam se continuam vivendo da mesma forma de antes, quando estavam no mundo de pecado.

Afinal de contas, o que importa é a quantidade não a qualidade. Meu Deus! O que está acontecendo? Está acontecendo aquilo que o Espírito Santo disse em I Tm 4:1:"Mas o Espírito expressamente diz que em tempos posteriores alguns apostatarão da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios"; apostasia é negar e abandonar a fé, e infelizmente isso tem começado dentro das igrejas hoje, as pessoas tem abandonado e negado a fé em troca de uma vida na igreja, porém fora de uma vida de relacionamento pessoal com Deus.

O povo de Israel, quando tinha um líder valente, corajoso e intrépido para com eles e diante de Deus, sempre procurava andar nos caminhos do Senhor, porém, como é visto nos livros de Juízes, Samuel e Reis na falta desses líderes, abandonavam ao Senhor e sua Lei (Js 24:31). O Senhor tem ainda desejo de levantar muitos homens de Deus que sejam como Moisés, Josué e Samuel, entre outros, para com muita ousadia ensinar o seu povo a se desviar dos ensinos de apostasia que tem assediado o seu povo.

Israel, sobretudo nos reinados de Davi e Salomão prosperou muito, porém com a morte de Salomão, experimentou o declínio tanto em termos de prosperidade territorial como espiritual, culminando na divisão dos reinos do norte e do sul sob os governos de Roboão e Jeroboão e atingindo um período de apostasia que levou à destruição do norte de Israel e terminou com o período de exílio em 586 a.C..

Ainda que em nossos dias e em nossa cultura não vemos pessoas sendo levadas cativas por outros impérios, vemos muitas pessoas "cativas espiritualmente" e que sem ter Jesus como seu libertador, vivem algemadas às cadeias do pecado, seja ele qual for. Muitos estão dentro das igrejas praticando adultério, idolatrias, roubando, são profanos não tendo consideração pelas coisas de Deus, ignoram a Palavra de Deus e seus testemunhos para viver uma vida cheia de prazeres, se embriagam e acham tudo isso normal ou aceitável, porém não é. Os sinais de apostasia sempre são visíveis quando o homem quer tomar seu próprio rumo nas questões espirituais sem nunca buscar a orientação de Deus, e tais exemplos são bem claros na narrativa bíblica.

Um dos exemplos de apostasia que podemos citar é o da civilização do pós-dilúvio, do qual escapou apenas Noé e sua família, assim que Noé saiu da Arca, levantou um altar para o Senhor e fez o que era da vontade de Deus (Gen. 8:20); a civilização porém, construiu uma enorme torre e procurou "fazer célebre o seu próprio nome" e aparentemente queriam enfrentar o próprio Deus, contrariando assim a sua ordem (Gen. 11:4-9). O remédio para tantos males e soberbas humanos é o Filho de Deus encarnado, é a entrega total à sua Palavra, ao seu Senhorio, pois somente assim o homem pecador poderá se livrar de viver uma vida apóstata. Existem repetidas vezes sinais de apostasia nas narrativas bíblicas, um bom exemplo é quando o povo decidia servir "outros deuses" (Deut. 13:13); também quando deixavam de servir apenas ao Senhor e fazer menção do Seu Nome e nada mais (Sof. 1:4-6); é inevitável que aconteça, porém está escrito que não devemos nos deixar enganar (II Tess. 2:3); muitos tem se entregado às fábulas, hoje se permite praticar yoga nas igrejas - afinal de contas ajuda a relaxar, inclusive na fé -, as chamadas meditações transcendentais, "cristãos" escrevem livros fabulosos como o famoso "Ponte para Terabítia" e tudo isso é aceito sem que se faça uma comparação com o que dizem as Escrituras sobre o assunto, e o pior, enganam a muitos e os leva a abandonar a fé no Deus Verdadeiro (II Tm. 4:3-4), tudo por que não suportam a sã doutrina da Palavra de Deus.

Nas Escrituras, podemos ler sobre a apostasia dos anjos (Jd. 6); do povo de Israel (Jz. 2:11-15); de Saul (I Sam. 15:11); de Jeroboão (I Reis 12:28-32); do pior de todos os reis de Israel, Acabe (I Reis 16:30-33); de Acazias (I Reis 22:52-53); de Jeorão (II Cron. 21:6-10); de Manassés, o qual sacrificou o seu filho ao "deus" Moloque (II Cron. 33:1-9), todas essas histórias são lamentáveis, bastaram apenas deixar de buscar orientação na Palavra de Deus para praticarem todos esses males.

Quando afirmamos que é possível estar em um igreja ou congregação e ainda assim ser um apóstata, alguns não acreditam, porém isto também está claro nas Escrituras, mais precisamente no livro de Atos quando Estêvão em seu discurso diz que Moisés ao receber as Palavras de Vida e tendo-as dado ao povo, este (o povo) recusou e "em seus corações voltaram para o Egito" (Atos 7:37-39). E é isto que muitos estão fazendo dentro das igrejas, estão lá, porém em seus corações estão voltando para o "Egito-mundo" e fazendo as mesmas obras. A princípio, Deus tirou o seu povo do Egito para separá-lo do mesmo para o seu serviço; agora é necessário tirar o "mundo-Egito" do meio do seu povo para que o povo cresça sem "ervas daninhas" que prejudiquem o seu crescimento espiritual.

Também na época do rei Josias vemos um claro exemplo de como se comportava o povo até que fosse feita uma reforma pelo rei. O povo estava desviado de Deus, a casa de Deus estava em ruínas, o Livro da Lei estava perdido na casa do Senhor, e este foi lido diante do rei que rasgou as suas vestes e entendeu que a ira que estava sobre eles era por que não faziam o que estava escrito na Palavra de Deus (II Cron. 34:1-27), o povo fazia o mal por que os sacerdotes não ensinavam a Lei de Deus ao povo; e como poderiam ensinar a Lei se esta estava perdida e esquecida? E o que se ensinava ao povo? Com certeza não era a Palavra que se encontrava perdida na casa do Senhor, que estava em ruínas. O evangelho que muitos pregam hoje é o das riquezas e da felicidade, simplesmente por que esqueceram a Palavra do Senhor em algum lugar nas 'ruínas de seus corações'.

Nossa tarefa é manifestar a natureza de Deus e mostrar para as pessoas que o correto é considerarmos tudo aquilo que Ele diz e ensina, pois é para o nosso bem, quando deixamos de ouvir sua Palavra o perigo está muito próximo. Sendo Deus o Legislador Onipotente do Universo (Am. 5:27), só Ele pode regular aquilo que é bom e aceitável para nós, seu poder é inesgotável (Is. 40:26-28). Deus (não falo de um Deus genérico, mas do Criador e Senhor de todas as coisas, Pai de nosso Salvador Jesus Cristo) é também o Governador do Mundo, e age com a finalidade de desenvolver o seu plano que tem em vista desde a eternidade, estando presente em toda a parte para observar os filhos dos homens, cujos corações conhece (Am. 4:13). O seu juízo vem sobre os desobedientes por causa da gravidade de seus pecados e nunca por causa de uma suposta maldade, quando os homens transgridem a retidão precisam ser punidos, e no caso da apostasia se dá da mesma forma, ao abandonar a fé, precisam de castigo. Neste caso o castigo seria de caráter corretivo, para levar ao arrependimento do pecado para a salvação (II Cor. 7:9-10).

A apostasia dentro das igrejas infelizmente é um fato, e precisa de líderes apegados a Verdade e corajosos o suficiente para pregar contra os falsos ensinos e combater o erro. Ensinos contrários à palavra de Deus estão por aí aos montes, e eles entram sorrateiros e silenciosos, e bem devagar conquistam alguns adeptos, principalmente quando tendem a trazer algumas facilidades "cristãs". Denunciar o pecado no meio do povo de Deus é algo muito importante, mas é necessário haver arrependimento e abandono do mesmo para que Deus possa operar em concordância com o seu povo, e Ele só irá concordar conosco se estivermos vivendo de acordo com sua vontade.

Muitas pessoas acreditam que estão em um lugar certo quando vêem muitos milagres, mas é bom lembrarmos que um dos períodos que o povo mais viu milagres foi no período em que Israel estava no deserto, porém lá, adoraram um bezerro de ouro, o qual proclamaram como o "deus" que os havia tirado do Egito (Êx. 32:4), murmuraram por causa de água (Êx. 15:24 / 17:3), se rebelaram contra Moisés no caso de Corá (Núm. 16); se prostituíram com as mulheres moabitas (Núm. 25) e viram muitos milagres, porém se mantiveram endurecidos, por que estavam com seus corações voltados para o Egito (apostatados) por causa da vida antiga que tinham lá. Para o Senhor, o que importa é uma vida de retidão e fé genuínas e não muitos milagres, isso não O impressiona, pois de realização de poder Ele entende tudo.

Precisamos também de muita atenção para que nossa arrogância não nos leve à apostasia, é lamentável casos como o de Salomão, rei próspero, sábio, que teve visões de Deus e que quase no final de sua vida se rendeu a religião apóstata de suas mulheres, com certeza isso foi se amalgamando à sua vida aos poucos, pois foi na sua velhice que teve o coração pervertido por suas mulheres (I Reis 11:4-11), e assim muitos com o tempo de vida cristã também deixam o seu conhecimento ser o "governante" de suas vidas e aceitam tudo como normal e acabam por se tornarem apóstatas. Entendemos pela Palavra de Deus que Salomão estava fora de si quando se tornou um apóstata, e com certeza esta seria uma boa maneira de intendermos que somente quem está fora de si é que procura abandonar o Deus Único e Verdadeiro.

Livros aos montes estão sendo escritos por pseudo-cristãos para enredar o povo dos Caminhos do Senhor, livros escritos por "canalizadores" que recebem supostos "espíritos de anjos" para ensinar o povo a viver bem, os quais na verdade são ensinos de demônios e são prontamente aceitos por muitos. Livros de simpatias e magias brancas para novos convertidos, 'novos evangelhos' concebidos por supostos seres de outros planetas, tudo para enganar e levar o povo de Deus a apostasia. O ensino da Palavra de Deus é o único que pode nos livrar de todas as mentiras do diabo e nos colocar em local seguro e firme (Mt. 7:24-25). A apostasia levou o povo a vaguear pelo deserto (Sl. 95:8-11), e se não nos voltarmos totalmente para o Senhor e o Seu Ungido que é Jesus, também vaguearemos sem destino e direção.

O Senhor Jesus quando estava dando testemunho da Verdade disse: "Eu vim em nome de meu Pai, e não me aceitais; se outro vier em seu próprio nome, a esse aceitareis" (Jo. 5:43), e é isto que está acontecendo em nossos dias, o ser humano não dá ouvidos ao que o Senhor diz para o nosso bem, ignorando-O, mas quando ouvem qualquer pseudo-ensino que gere um pouco de "coceira em seus ouvidos" dão crédito, não importando de onde vem a fonte, ou se é boa ou má (II Tm. 4:3).
O apóstolo Paulo diz em sua carta aos Gálatas que... "ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema" (Gál. 1:8), ou seja, mesmo que tais "espíritos canalizadores" fossem anjos de fato, não poderíamos dar-lhes crédito, e o mesmo com os supostos seres do espaço.

O Senhor quer ser o nosso Deus e fazer de nós seus filhos, quer nos chamar de povo (Rom. 9:25-26), mas para isso é necessário um sincero arrependimento e desprendimento dos nossos maus caminhos e perseverança em seguir ao Senhor, ainda que a maioria teime em fazer o que é mau, nós precisamos ir pelo que o Senhor nos diz, jamais pelo que a maioria e o mundo diz, pois o mundo jaz no maligno (I Jo. 5:19), Deus é Luz e n'Ele não há mentira, por isso temos que depositar n'Ele a nossa confiança.

O grande problema hoje é que as pessoas acham mais fácil aceitar um livro qualquer de "pseudo-auto-ajuda-espiritual" do que ler a Bíblia, então quando descobrem que não conseguiram alcançar seus anseios no ensino deste mundo no que diz respeito às questões espirituais, aí correm para a Palavra de Deus. Mas graças a Deus, Ele é muito Bom e Misericordioso para nos perdoar e aceitar, mesmo quando o procuramos em última análise. Que nós possamos dar ouvidos a voz de Deus e crer no Seu Filho que é o Único Caminho, e a Verdade e a Vida para que não nos percamos nesses mares de enganos que nos conduzem à apostasia dos últimos tempos.

O assunto é muito extenso e aborda com certeza vários tópicos, e como sempre afirmamos, o nosso intuito não é esgotarmos os assuntos abordados em nossos artigos e sim lançarmos um pouco de luz sobre tais assuntos e ajudar nossos irmãos ao redor do mundo a ficarem sempre com o que diz a Palavra de Deus.

Leia sempre a Palavra de Deus e creia nela, isso fará a diferença para nos livrar dos enganos apóstatas

Deus quer restaurar um remanescente fiel à Sua Pessoa, que queira estar com Ele sempre, é o contrário da face clara da apostasia na vida dos homens que se revoltam contra Deus, é uma rebelião de caráter religioso que se levanta contra o próprio Deus. É certo que a apostasia final acontecerá precedendo o dia do Senhor (II Tess. 2:1-12), mas estamos vendo que já existem seguidores no seio da igreja e isso precisa ser combatido antes que contamine outros irmãos. Paz seja com vocês.

Deixe o seu comentário. Você poderá concordar ou discordar, apenas seja educado.

www.oucapalavradosenhor.com
Novo Comentário da Bíblia
Dicionário da Bíblia de Almeida
Pequena Enciclopédia Bíblica

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente à vontade. Opine, concorde, discorde (é um direito seu), apenas seja coerente com a postagem. Evite comentar anonimamente, caso contrário, poderemos optar por não publicar seu comentário. Se tiver um Blog, deixe o seu endereço para retribuirmos. Os comentários podem não refletir nossa opinião, pois os mesmos são de responsabilidade dos leitores do Blog. Obrigado por deixar o seu comentário.

Volte sempre

Romanos 14:9

SIGA-NOS NO TWITTER

O nosso endereço no Twitter é:
oucaapalavrads
Será um prazer ter vc conosco.

OUÇA A PALAVRA DO SENHOR.

Pesquisar este blog

Esta foi a sua vida

SEJA BEM VINDO AO OUÇA A PALAVRA DO SENHOR

ESPERAMOS PODER CONTRIBUIR PARA O CRESCIMENTO DE SUA FÉ.