CONTATO

E-MAIL PARA CONTATO:
oucaapalavradosenhor@oucaapalavradosenhor.com

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Você é filho de Deus?

Um dos maiores presentes de Deus para mim a para você é fazer de nós Seus filhos, porém, muitos mesmo depois de ter aceitado Jesus como Salvador de suas vidas ainda permanecem na dúvida se realmente são ou não filhos de Deus. A dúvida é comum, no entanto não pode ser a constante em nossa vida, por que "o justo viverá pela fé" (Rom. 1:17), quando esta vier, devemos combatê-la através da Palavra de Deus, eu e você não vivemos pelo que pensamos ou por meio de dúvidas, mas pelo que Deus disse a nosso respeito, Ele disse: "o meu justo viverá pela fé" (Heb. 10:38), então tudo o que precisamos fazer é viver conforme está escrito, pela fé.

Meu amado irmão, não deixe que a dúvida a respeito de sua filiação tenha acesso à sua vida, o Deus que não pode mentir (Tito 1:2) nos deu uma firme promessa dizendo que todos aqueles que receberam Jesus Cristo crendo, receberam de Deus poder de serem feitos filhos de Deus (Jo. 1:12), seja qual for a nossa nacionalidade, isso para o nosso Pai não fará diferença, seremos pela fé em Cristo Jesus chamados de filhos de Deus (Gál. 3:26). Veja que promessa mais maravilhosa Deus nos deu!!! E se somos filhos, também seremos herdeiros das promessas e co-herdeiros com Cristo, Senhor nosso (Rom. 8:17).

É certo que o inimigo de nossas almas, o diabo, não deixará de tentar colocar a dúvida em nossos corações, pois foi assim desde o princípio, e assim será (Gen.3:1), a astúcia e o engano são as armas favoritas do maligno, sua finalidade é gerar a dúvida, e quando o assunto é filiação, ele investe tudo contra nós para que não creiamos que fomos feitos filhos de Deus e que também fomos salvos por Ele.

Um dos alvos da Graça de Deus é a nossa filiação (Rom. 8:14-17), é o fim glorioso da vitória da Graça de Deus. Quando nos tornamos filhos de Deus, passamos a ser guiados pelo Seu Espírito Santo, assim é a vida daqueles que se tornaram filhos de Deus, dirigida pelo Seu Espírito e são pessoas dispostas a se desviar do pecado, por que receberam espírito de adoção, sua vontade é dirigida pelo Espírito Santo, guiando este filho para longe da vida do passado. A relação filial de intimidade agora é uma vida de dependência do Pai, não de nossas próprias vontades, não mais de nossos pensamentos, e aceitando voluntariamente a direção do Espírito Santo intimamente em nossa conversão, somos levados a evitar a antiga vida de escravidão e do medo (Rom. 8:15), se alguém vive a vida longe de Deus realmente tem o que temer; mas se está em Cristo, é nova criatura, tudo é novo e o que é da "velha vida" já passou (II Cor. 5:17), é filho e não há o que temer do passado pecaminoso que foi esquecido pelo nosso Deus e Pai (Heb. 10:17).

Na antiga vida temíamos a maldição da lei e vivíamos debaixo de escravidão, sendo filhos, somos livres em Cristo Jesus (Rom. 6:22/ Rom. 7:6). A partir de nossa adoção como filhos do Todo-Poderoso Deus, passamos a ter o direito aos privilégios nunca imaginados por nós antes, por exemplo:
  • Passamos a ter acesso a presença de Deus, algo impensável antes de nos tornarmos filhos (Ef. 2:15-18);
  • Nos tornamos geração eleita, nação santa, sacerdócio real, propriedade exclusiva de Deus (I Pe. 2:9);
  • Somos guiados pela justiça de Deus (Sal. 5:8);
  • Passamos a ser guiados pelo Espírito de Deus (Gál. 5:18);
  • Passamos a andar na vereda dos mandamentos de Deus (Sal. 119:35);
  • Passamos a andar na vereda verdadeira (Sal. 27:11);
  • Passamos a andar pelas veredas da justiça (Sal. 23:3);
  • Passamos a anda pelo caminho eterno (Sal. 139:24).

Já não estamos vivendo de qualquer forma, por que estamos nos caminhos que os filhos de Deus receberam de Seu Pai para trilhar, sendo assim, Ele que é Bom, nos guiará pelos caminhos da justiça e da verdade, não por caminhos contrários aos que Ele quer que andemos. Ser filho de Deus é uma posição conferida a nós pelo nosso Deus e Pai, não é uma posição qualquer ou natural, porém espiritual, é um ato de Graça da parte de Deus.

Não há nas Escrituras Sagradas qualquer menção de uma paternidade universal, ou seja, que todos os homens são filhos de Deus, e sim nos é mostrada uma filiação cristã, onde temos uma relação com Deus como nosso Pai em Jesus Cristo e mediante o Espírito Santo. Essa condição é real e temos o direito de dizer Aba, Pai (Rom. 8:15), em termos mais técnicos, é o mesmo que dizer: "Papaizinho". Meu irmão, Deus é nosso Pai em Cristo Jesus, nós podemos ter esta certeza, chorar aos pés d'Ele, rir com Ele, viver com Ele. Aquele que tiveram a experiência da adoção, herdam juntamente com Cristo, se de fato participam de seus sofrimentos, a fim de participar de sua glória (II Tm. 2:11-13).

A vida de cada cristão é semelhante a vida de Cristo, pois sofremos (Rom. 8:17), e isso quer dizer que com Cristo também levamos nossa cruz (Lc. 9:23), e esse sofrimento não nos abate, e sim, nos fortalece n'Ele (Rom. 8:18). E quem é filho tem esperança para o futuro e não está sozinho neste jornada, tem o Espírito Santo testificando com o seu espírito que é filho de Deus (Rom. 8:16), testificar é dar testemunho, é fazer uma palavra se tornar válida e confiável, e é isso que o Espírito de Deus faz em nós, torna a nossa confiança na filiação confiável, digna de nosso crédito.

O Espírito Santo é testemunha da plena realização da nossa adoção como filhos, Ele nos assiste me nossas fraquezas (Rom. 8:26), por isso somos fortalecidos e encorajados a confiar na promessa da filiação. O nosso fim não é uma utopia, pois quem está interessado em nossa vitória como filhos é o nosso Pai, que é Deus, Ele irá nos sustentar nos momentos mais difíceis. Temos muitas fraquezas e debilidades às quais somente o Senhor poderá nos ajudar por meio do auxílio do seu Espírito que nós habita (caso sejamos filhos). A filiação que o homem recebeu de Deus, em virtude de ter sido criado à imagem de Deus (Gen. 1:26), necessita de uma renovação de vida por causa da queda, e tal renovação foi realizada em Cristo Jesus, e segundo "O Novo Comentário da Bíblia": A filiação se verifica através da regeneração e da adoção: Enquanto o novo nascimento altera a nossa natureza (pecaminosa), a adoção altera nossa relação com Deus (intimidade de filho com o Pai). Sabemos que tudo isso somente é possível por meio de Jesus Cristo, ou seja, por sua obra redentora (Ef. 1:5).

A Redenção Ef. 1:7-12.

Nós que cremos que somos filhos de Deus, sabemos que em Jesus há uma grande Redenção, a Redenção descrita na palavra de Deus é uma sublime conquista que encontra sua principal ilustração histórica no Êxodo do Egito, episódio que conta a história do povo hebreu como nação. Esta história mostra todo o cuidado de nosso Deus e Pai em proteger, guiar e libertar o seu tão amado povo. A Redenção operada por Cristo também criou um novo povo, e foi ao preço de sua morte, do seu sangue derramado que fomos redimidos (Ef. 1:7), e se fomos redimidos isso implica que antes havia um estado de escravidão: no A.T. houve a escravidão pelas mãos dos egípcios; no N.T. vemos que todos os homens sem distinção são cativos do pecado e de satanás.

A Redenção significa libertação do cativeiro , e foi isso que o Senhor Jesus fez na cruz do Calvário para nos dar libertação e perdão de nossas ofensas (Heb. 912). Deus passa então a nos revelar, quando nos tornamos filhos, aquilo que era incompreensível para o nosso entendimento humano sobre sua vontade (v. 9). Jesus executou os propósitos do Pai, quando o tempo era oportuno, no tempo do Evangelho. Cada homem, cada mulher sobre a face da terra tem um lugar no propósito de Deus, que realiza tudo segundo a sua soberana vontade (v. 11), o desenrolar da história humana não está nas mãos dos "poderosos" da terra e sim nas mãos de Deus.

Se alguma pessoa é redimida por Deus e salva desta era, se tornando filho, deverá entender que todo filho não vive como quer, mas como o seu pai ensina, e às vezes é necessário que nosso pai nos repreenda por nossos erros, e em alguns casos nos açoite; em nosso relacionamento com o nosso Pai celestial não é diferente, se andarmos segundo nossa vontade e errarmos, seremos repreendidos e disciplinados (Prov. 3:12), por isso, se você já aceitou a oferta de Deus em se tornar filho d'Ele através de sua fé em Jesus e está sendo disciplinado, não fique triste, isso é um bom sinal de que você é filho, pois quem é filho não fica sem a disciplina do pai, e nós também não ficamos sem a disciplina do nosso Deus e Pai (Heb. 12:8), pois é assim que se dá conosco. Errar não vai ser algo impossível para os filhos de Deus, por isso Ele irá usar a "vara da correção" em nós quando for necessário.


O Relacionamento.

Ser filho de Deus implica ter relacionamento com Ele, é viver na contramão do que fazem os homens sem Deus, que "adotam deuses estranhos" para si e vivem alienados de Deus, vivendo como estranhos para com o Deus Único e Verdadeiro. Quando pensamos em Israel no A.T., Deus escolheu e adotou-o como filho e povo de uma forma muito particular. Já no N.T., a adoção com referência a Israel é usada apenas uma vez e está em Rom. 9:4; em outras ocasiões este termo está intimamente ligado àqueles que Deus para junto de si para manter um relacionamento com Ele de salvação permanente.

Jesus, antes de morrer e ressuscitar, disse que não deixaria os seus discípulos órfãos e que voltaria para eles (Jo. 14:18), e voltando faria neles morada (Jo. 14:23). Jesus é o Filho de Deus, nosso irmão mais velho, e fazendo de nós sua morada, nos coloca na condição de filhos. Ele faz morada em nós através do Seu Espírito o qual Deus enviou para fazer morada em nossos corações, abrindo para nós a possibilidade de clamarmos pelo Espírito de Cristo: Aba, Pai (Gál. 4:5-7).

Quem pertence a Cristo é descendente de Abraão (Gál. 3:29), seja judeu ou gentio, fazemos parte de uma mesma família que é composta por filhos de Deus, pessoas que podem ter relacionamento com Deus, o Pai. Deus tem inúmeras promessas para nós, e como fez de Seu Filho Jesus Cristo Senhor sobre tudo, os crentes em Cristo serão co-herdeiros na glória de Deus. Você poderá em Cristo acesso a presença de Deus todos os dias e o quanto desejar. Por isso precisamos sempre estar cônscios de que somos filhos de Deus pela fé em seu Filho Jesus, nunca duvidando por que aquele que "duvida é semelhante a onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte" (Tg. 1:6).

Talvez você ainda não seja filho de Deus por um simples motivo, não confessou a Jesus Cristo como seu Único e Suficiente Salvador, eu te convido para fazer esta oração: Senhor Jesus, eu sou um pecador que precisa de arrependimento, reconheço que somente o Senhor pode me salvar e me livrar da ira que há de vir sobre os desobedientes e incrédulos, por isso, eu te peço perdão pelos meus pecados e te peço para que faças morada em meu coração pelo teu Maravilhoso Espírito Santo, por que quero ser filho de Deus e compartilhar contigo a Verdadeira vida que o Senhor pode me dar. Amém.

Se você fez esta oração, procure uma igreja onde o Evangelho é pregado em sua totalidade e aprenda sempre mais sobre esse Jesus, o Filho do Deus Vivo (Mt. 16:16).
       
Bibliografia:
O Novo Comentário da Bíblia.
Manual Bíblico Vida Nova.
www.bibliaonline.com.br
www.oucaapalavradosenhor.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente à vontade. Opine, concorde, discorde (é um direito seu), apenas seja coerente com a postagem. Evite comentar anonimamente, caso contrário, poderemos optar por não publicar seu comentário. Se tiver um Blog, deixe o seu endereço para retribuirmos. Os comentários podem não refletir nossa opinião, pois os mesmos são de responsabilidade dos leitores do Blog. Obrigado por deixar o seu comentário.

Volte sempre

Romanos 14:9

SIGA-NOS NO TWITTER

O nosso endereço no Twitter é:
oucaapalavrads
Será um prazer ter vc conosco.

OUÇA A PALAVRA DO SENHOR.

Pesquisar este blog

Esta foi a sua vida

SEJA BEM VINDO AO OUÇA A PALAVRA DO SENHOR

ESPERAMOS PODER CONTRIBUIR PARA O CRESCIMENTO DE SUA FÉ.