CONTATO

E-MAIL PARA CONTATO:
oucaapalavradosenhor@oucaapalavradosenhor.com

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

O Único Deus Verdadeiro (1ª parte)

“Ouve, Israel, o SENHOR nosso Deus é o único SENHOR.” Deuteronômio 6:4

As Escrituras nos testemunham que há apenas um Deus verdadeiro, e a crença em um único Deus é chamada de Monoteísmo [Grego: mono, um + theos, Deus]. Quando alguma nação ou povo, tribo, etc. professa fé em mais de um deus chamamos esta manifestação de politeísmo [Grego: poly, muitos]. A fé cristã é exclusivamente monoteísta. Em Deuteronômio 6:4 encontramos uma das mais importantes declarações de todas as Escrituras a respeito desse tema: “Ouve, Israel, o SENHOR nosso Deus é o único SENHOR.”

Mas é muito importante para nós salientar ou entender que a palavra um no original hebraico neste texto é a palavra echad, que geralmente se refere a uma unidade de mais de uma pessoa. Para isso podemos citar alguns exemplos como podemos ver em Gênesis 2:24 e Esdras 3:1, onde podemos ler: “…serão ambos (i.e. o homem e a mulher) uma só carne,”e em Esdras, “…ajuntou-se o povo, como um só homem.”

Desta forma, podemos entender que Deus, o Único Deus verdadeiro existe como uma Trindade: O Pai, O Filho e O Espírito Santo.

Acerca de Deus podemos afirmar que não há outros 'deuses' além do Deus das Escrituras, isto se mostra bem claro no que lemos em Deuteronômio 4:39: "Por isso hoje saberás, e refletirás no teu coração, que só o SENHOR é Deus, em cima no céu e em baixo na terra; nenhum outro há." O profeta Isaías também reforça a crença em um Único Deus verdadeiro não dando margem para outros 'deuses': "Vós sois as minhas testemunhas, diz o SENHOR, e meu servo, a quem escolhi; para que o saibais, e me creiais, e entendais que eu sou o mesmo, e que antes de mim deus nenhum se formou, e depois de mim nenhum haverá." (Isaías 43:10). O cristianismo autêntico e verdadeiro enfatiza o fato de ser monoteísta, e professa a sua fé no Deus Criador de todas as coisas: "Porque assim diz o SENHOR que tem criado os céus, o Deus que formou a terra, e a fez; ele a confirmou, não a criou vazia, mas a formou para que fosse habitada: Eu sou o SENHOR e não há outro." (Isaías 45:18)

Nós seres humanos precisamos viver à Luz da Palavra de Deus sabendo que Ele é o Único Deus Verdadeiro, o qual nos ensina a não termos outros deuses diante d'Ele, a não praticarmos a idolatria ou nos prostrarmos em adoração diante de qualquer coisa criada, pois sendo Ele apenas o Deus Único, somente ele é digno de nossa adoração (Êx. 20:3-6; Luc. 12:28-30).

A Trindade

Este é, ao meu ver, um dos maiores mistérios da divindade. Como poderia uma mente tão limitada como a do homem entender um Deus tão grande em poder e glória?!? A palavra Trindade não consta na Bíblia, isso é algo óbvio, mas podemos entendê-la à Luz das Escrituras. A palavra Trindade é de origem latina trinitas, que quer dizer três em um. Podemos entender que o Deus da Bíblia, o Deus Único e Verdadeiro existe como uma Trindade: O Pai, O Filho e O Espírito Santo. Três Pessoas distintas que são distinguíveis um do outro e Eles dividem ainda a mesma natureza divina ou essência e se relacionam entre si em uma comunhão ininterrupta. Um dos pais da igreja primitiva, Tertuliano, foi quem empregou a palavra Trindade pela primeira vez, para descrever o que aprendemos na Bíblia sobre a natureza trina de Deus.

Como cristãos, disse Tertuliano, admitimos que a Trindade é um grande mistério que está além da compreensão humana, mas mesmo assim não podemos negar a Trindade porque é um ensinamento das Escrituras. A mesma Bíblia que declara que Deus é Um, também se refere a ele como três Pessoas distintas:
  1. Em I Cor. 8:6 e Jo. 6:27, lemos que o Pai é o Único Deus;
  2. Em Jo. 1:1, Jo. 1:18 e Jo. 20:28 vemos que o Filho também é Deus;
  3. Em Tito 2:13 Jesus é descrito como nosso grande Deus e Salvador;
  4. Em Atos 5:3-4 lemos claramente que o Espírito Santo é Deus- no verso 3 lemos que Ananias mentiu ao Espírito Santo, logo depois no verso 4 Pedro afirma que Ananias mentiu para Deus;
  5. Em I Cor. 3:16 lemos que o crente é templo de Deus e em I Cor. 6:19 o crente é chamado de templo do Espírito Santo;
  6. Em Rom. 8:9 vemos que o Espírito Santo é mencionado como o Espírito, ou seja, Pessoa real, distinta do Pai e do Filho; o Espírito de Deus, o Pai e o Espírito Santo são um; o Espírito de Cristo, o Filho e o Espírito São um.
Em Mateus 28:19b encontra-se a declaração do batismo cristão como foi ordenado pelo Senhor Jesus: "batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo". Notemos que nome está no singular e mesmo assim é atribuído a três diferentes pessoas. O verso não diz nos nomes do Pai, Filho, e Espírito, mas no único Nome , porque os Três são Um. Ao longo das Escrituras percebemos que essa visão trinitária está presente ao longo das Escrituras (II Cor. 13:13).

Podemos, a partir dos estudos das Escrituras, ver que o Pai, o Filho e o Espírito Santo são de uma mesma essência divina e vivem em perfeita igualdade e unidade. Ao mesmo tempo, percebemos três pessoas distintas, e não simplesmente uma pessoa que se revela de maneiras distintas em momentos diferentes como afirmam algumas seitas. Vejamos:
  • Em Marcos 1:9-11 o filho é batizado (vs.9,10), o Espírito desce (v.10) e o Pai fala dos céus (v.11);
  • Em João 1416-17 vemos o Filho orando ao Pai (v.16), o Pai dá o Consolador ou o Espírito Santo (v.16-17), o Espírito vive com o no cristão (v.17).
Estes textos nos mostram com muita clareza que o Pai, o Filho e o Espírito Santo são três Pessoas distintas. Agora, é bom salientarmos que Deus não é três pessoas independentes ou três deuses diferentes, ou que tem três rostos diferentes ou ainda se revela em três formas diferentes. O Deus Único existe simultaneamente como três pessoas distintas e iguais que são um em sua natureza e essência divina, e que vivem em perfeita igualdade e unidade. Estamos falando de algo tão perfeito e tão grande que de fato transcendo nosso entendimento.

A função do Pai, do Filho e do Espírito Santo

Mesmo que o Pai, o Filho e o Espírito Santo são iguais e existem em perfeita unidade, realizam funções distintas, os versículos seguintes nos ensinarão algumas verdades sobre o assunto:
  1. O Pai é o Deus invisível que nenhum homem jamais viu (Jo. 1:18);
  2. O Filho é o Deus que se fez carne e a perfeita revelação do Pai (Jo. 1:1,14,18; 14:9);
  3. O Espírito é Deus vivendo em nós, nos que creem, os cristãos (Rom. 8:9; Jo. 14:16-17,23).
Por fim, podemos afirmar até aqui que:
  1. Deus é Um e não existem três Deuses diferentes na Trindade, isso é chamado de Triteísmo, não cremos assim, pois é uma heresia;
  2. Deus subsiste em três Pessoas, um só Deus, mas que se manifesta distintamente: Pai, Filho e Espírito Santo;
  3. As Pessoas da Trindade são reais e distintas. A Trindade não é composta de uma pessoa que veste três máscaras diferentes ou que se manifesta em três formas diferentes - isso se chama Modalismo e foi uma heresia fortemente combatida pela igreja primitiva.
  4. As Pessoas da Trindade são perfeitamente iguais. Pai. Filho e Espírito são um;
  5. As Pessoas da Trindade podem se manifestar de maneiras diferentes e podem exercer funções diferentes. Nenhum homem jamais viu a Deus Pai; o Filho se fez carne e habitou entre os homens; o Espírito Santo habita com cada crente em Cristo Jesus;
  6. As Escrituras afirmam duas verdade importantes: Deus é Um e Deus é de uma unidade composta por três. Embora não podemos compreender completamente como isso pode ser, nós devemos acreditar e ensinar ambas as verdades com igual convicção. Uma heresia (i.e. falsa doutrina) ocorre quando afirmamos uma verdade e negamos a outra, ou enfatizar uma verdade acima da outra. Nós devemos nos apegar a toda verdade igualmente e evitar todo extremo.
  7. O Mistério da Trindade não é um motivo para sua negação. Alguns dizem que não podem acreditar naquilo que não conseguem entender, ou se alguma coisa não pode ser explicada, não pode ser verdade. Se formos aplicar a mesma lógica na Bíblia inteira, ou até mesmo à nossa própria existência, iria sobrar muito pouco para nós acreditarmos. Mesmo as mais simples verdades das Escrituras e da realidade humana vão além do nosso entendimento. Nós não acreditamos por que podemos entender, mas acreditamos por que é verdade – o testemunho das Sagradas Escrituras.
  8. A maioria das ilustrações usadas para explicar a Trindade são, lamentavelmente, inadequadas. Frequentemente estudantes da Bíblia têm recorrido a várias ilustrações na tentativa de explicar a
  9. Trindade. Infelizmente, essas ilustrações muitas vezes causam mais danos do que fazem bem. Por exemplo, a Trindade é algumas vezes comparada à água que existe em três formas diferentes – líquido, gelo e vapor. Tal ilustração é uma distorção da Trindade já que ela sugere que Deus é uma pessoa que assume três formas diferentes – uma heresia chamada Modalismo. É melhor simplesmente afirmar a unicidade e trindade de Deus sem explanação ou ilustração do que dar uma explicação ou ilustração que é enganosa ou até mesmo herética.
Fonte Bibliográfica:
WASHER, Paul David. O Único Deus Verdadeiro. 3ª Ed. Missouri: Granted Ministries Press, 2004
“Copyright © 2004 por Paul David Washer da Sociedade Missionária HeartCry. Publicado por  GrantedMinistriesPress, uma divisão de GrantedMinistries. Traduzido por Voltemos ao Evangelho - www.voltemosaoevangelho.com”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente à vontade. Opine, concorde, discorde (é um direito seu), apenas seja coerente com a postagem. Evite comentar anonimamente, caso contrário, poderemos optar por não publicar seu comentário. Se tiver um Blog, deixe o seu endereço para retribuirmos. Os comentários podem não refletir nossa opinião, pois os mesmos são de responsabilidade dos leitores do Blog. Obrigado por deixar o seu comentário.

Volte sempre

Romanos 14:9

SIGA-NOS NO TWITTER

O nosso endereço no Twitter é:
oucaapalavrads
Será um prazer ter vc conosco.

OUÇA A PALAVRA DO SENHOR.

Pesquisar este blog

Esta foi a sua vida

SEJA BEM VINDO AO OUÇA A PALAVRA DO SENHOR

ESPERAMOS PODER CONTRIBUIR PARA O CRESCIMENTO DE SUA FÉ.