"Ele vai levar a sua igreja, igreja gloriosa, sem mácula, mas
santa e irrepreensível"
|
Esta é uma pergunta que talvez a maioria dos cristãos já tenha tido a curiosidade de fazer no início da caminhada cristã. Quando alguém se converte genuinamente ao Senhor, o desejo dessa pessoa é servir a Deus em um lugar que de fato esteja dentro dos moldes bíblicos. Mas será que podemos dizer que esta igreja ou aquela é que é a verdadeira igreja do Senhor? Ou será que igreja do Senhor vai além dos templos?
É muito comum vermos pessoas "ultra-denominacionalistas" dizerem que a sua igreja é a certa e que fora desta igreja não há salvação, neste caso, nosso conselho é: 'abra o olho'. A salvação está no Senhor Jesus. Igrejas com este tipo de conceito não se enquadram nos moldes bíblicos. Mas vale salientar que deve usar a Bíblia como regra de fé.
"Ele vai levar a sua Igreja (Mt 16:18), "igreja gloriosa, sem mácula, mas santa e irrepreensível" (Ef 5:27), esta sim, é a igreja do Senhor, que se reúne para adorá-Lo e o reconhece como Supremo Legislador. A igreja pode existir independente de ter uma forma visível, porque ela é tanto visível como invisível. A igreja do Senhor se compõe de todos os que estão realmente unidos a Cristo, e formam o corpo de Cristo independente de raça, cor, condição financeira (I Cor. 1:2; 12:12-13 e 27-28; Col. 1:24; I Ped. 2:9-10). Os que se sentem vinculados genuinamente a essa Igreja, estejam certos e seguros de que subirão com Cristo, respeitando as palavras de Cristo em Mateus 24:13.
"Seus membros são conhecidos por Deus" |
A verdadeira igreja do Senhor, é templo do Espírito Santo e é composta de membros conhecidos por Deus, ainda que não possam ser conhecidos com exatidão por vista humana. Esses membros são verdadeiros seguidores de Cristo que se reúnem para adorar ao Deus verdadeiro, aprender, ensinar, evangelizar e ajudar uns aos outros (Rom. 16:16). Podemos dizer também que a igreja é composta pela totalidade de pessoas salvas em todos os tempos (Ef. 1:22-23), que aceitaram o sacrifício vicário de Cristo e tem a Palavra de Deus como sua única regra de fé e conduta (Ef. 5:30-33).
A igreja pode ser entendida como igreja Universal e igreja Local. "A igreja Universal, é mística (espiritual), composta de todos os crentes em todos os tempos e de todos os lugares, os quais aceitaram Cristo como cabeça" (Hb 12:22; E f 3:10; 5:23,24,27,29,32; Cl 1:18,24; I Tm 3:15).
"A igreja Local é uma reunião de pessoas regeneradas e biblicamente batizadas, que em um determinado lugar, voluntariamente se reúnem, de acordo com os ensinos de Cristo, a fim de assegurar o pleno estabelecimento de seu Reino neles próprios e no mundo" (At 16:5; Rm 16:4; I Co 7:17; II Co 1:1; Cl 4:15; I Ts 1:1). Existem ainda outros termos para designar a igreja como também símbolos para representar a mesma, ordenanças, etc., mas disso, possivelmente falaremos em uma próxima oportunidade.
Bibliografia:
A Bíblia Responde. 2ª Ed. Rio
de Janeiro: CPAD, 1983.
DAVIS, John D. Dicionário da
Bíblia de John Davis: 3ª Ed. São Paulo: Hagnos, 2005.
KASCHEL, Werner; ZIMMER, Rudi. Dicionário da Bíblia de Almeida: 2ª Ed. São Paulo: SBB, 1999.ANDRADE, Claudionor C. Dicionário Teológico: Um Suplemento Biográfico dos Grandes Teólogos e Pensadores. 9ª Ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2000.
CAMPOS, Geraldo M. Teologia em Perguntas e Respostas.
Os direitos das imagens pertencem ao GoogleImages
Os direitos das imagens pertencem ao GoogleImages
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente à vontade. Opine, concorde, discorde (é um direito seu), apenas seja coerente com a postagem. Evite comentar anonimamente, caso contrário, poderemos optar por não publicar seu comentário. Se tiver um Blog, deixe o seu endereço para retribuirmos. Os comentários podem não refletir nossa opinião, pois os mesmos são de responsabilidade dos leitores do Blog. Obrigado por deixar o seu comentário.