CONTATO

E-MAIL PARA CONTATO:
oucaapalavradosenhor@oucaapalavradosenhor.com

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Essa passagem de I Coríntios 3:13-15 dá suporte à doutrina católica do purgatório?

13-A obra de cada um se manifestará; na verdade o dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um.
14-Se a obra que alguém edificou nessa parte permanecer, esse receberá galardão.
15-Se a obra de alguém se queimar, sofrerá detrimento; mas o tal será salvo, todavia como pelo fogo.
I Coríntios 3:13-15.

Os católicos romanos apelam para essa passagem como base da doutrina de uma punição temporária daqueles que não são suficientemente bons para irem diretamente para o céu. Apontam para o fato de que a passagem fala de pessoas que sofrerão "dano" quando suas obras se queimarem com o fogo, mas que acabarão sendo salvas (1 Co 3:15). Será que a Bíblia ensina que há um "inferno temporário" (purgatório), onde as pessoas sofrem por causa de seus pecados, antes de poderem ir ao céu?

"Em parte alguma da Bíblia encontramos o 
ensino da doutrina do purgatório"
Em parte alguma da Bíblia Sagrada encontramos o ensino da doutrina do "purgatório". Essa doutrina é contrária a muitos fatos das Escrituras. O que ficará claro no decorrer de nossa pesquisa.

Primeiro, o inferno é um lugar permanente de "fogo eterno" (Mt 25:41). Ele impõe uma "penalidade de eterna destruição, banidos da face do Senhor" (II Ts 1:9). Jesus declarou ser o inferno um lugar em que nunca "o fogo se apaga" e onde o corpo não "morre", Jesus deixa isso bem claro quando o cita (Mc 9:45-48).

Segundo
, uma vez no inferno, ninguém pode sair dele. Jesus disse que "está posto um grande abismo,... de sorte que os que quiserem passar" de um lado para o outro não têm como fazê-lo (Lc 16:26). Isso é verdadeiro mesmo que eles lastimem estar lá (Lc 16:23, 28). Aqui vemos os diferentes destinos daqueles que foram justificados por Jesus e dos ímpios que o rejeitaram.

Terceiro, a doutrina do "purgatório" é uma afronta à completa e suficiente obra de Cristo na cruz, com a sua morte. Quando Jesus morreu por nossos pecados (I Co 15:3), Ele proclamou: "Está consumado!" (Jo 19:30). Olhando para o que iria acontecer na cruz, Jesus orou ao Pai, dizendo: "eu te glorifiquei na terra, consumando a obra que me confiaste para fazer" (Jo 17:4). O livro de Hebreus nos informa de que "tendo oferecido, para sempre, um único sacrifício pelos pecados, [Jesus] assentou-se à destra de Deus" (Hb 10:12). "Porque, com uma única oferta, aperfeiçoou para sempre quantos estão sendo santificados" (Hb 10:14).

Quarto, o único purgatório por que alguém passou foi o purgatório de Cristo na cruz, quando ele purgou os nossos pecados. O autor de Hebreus declara que "depois de ter feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade, nas alturas" (Hb 1:3).

Quinto, a doutrina do "purgatório" baseia-se no livro apócrifo de II Macabeus (12:46), o qual diz que rezar pelos mortos, para que sejam absolvidos de seus pecados, é um modo de pensar santo e piedoso. Mas esse livro, do segundo século antes de Cristo, não diz ser inspirado, como também não afirma isso nenhum dos demais livros apócrifos. O livro de I Macabeus até mesmo nega a sua inspiração (I Mac 9:27). Os livros apócrifos jamais foram aceitos pelo judaísmo como sendo inspirados. Nem Jesus nem os autores do N.T. jamais os citaram como inspirados. Até mesmo Jerônimo, o católico romano tradutor da importante Bíblia em latim chamada Vulgata, rejeitou II Macabeus juntamente com os demais livros apócrifos. Além disso, II Macabeus não foi oficialmente acrescentado à Bíblia pela Igreja Católica Romana senão em 1546 a.D., cerca de 29 anos depois que Lutero deu início à Reforma, durante a qual ele falou contra o purgatório e contra as orações em favor dos mortos.

Finalmente, mesmo quando II Macabeus foi acrescentado por Roma na Bíblia (junto com os demais livros apócrifos), ela rejeitou outro livro apócrifo, que fala contra orações pelos mortos. O livro de II Esdras (chamado de 4 Esdras pelos católicos), falando do dia da morte, declara: "ninguém jamais orará por outro naquele dia" (II Esdras 7:105). Rejeitando este livro e aceitando Macabeus, a Igreja Católica manifestou arbitrariedade na decisão da escolha de livros que suportassem as doutrinas que ela tinha acrescentado à Bíblia e as tinha como parte de seus ensinos eclesiásticos.

Concluindo, em I Coríntios, Paulo não está falando de purgatório, mas do "tribunal de Cristo", perante o qual todos os crentes comparecerão para receber sua recompensa "segundo o bem ou o mal que tiver fé to por meio do corpo" (II Co 5:10), somente os crentes em Jesus é que fazem parte do corpo de Cristo aqui citado, e o corpo de Cristo, a igreja está destinada ao céu, não ao "purgatório". Toda nossa "obra" vai ser "revelada pelo fogo" e "se permanecer a obra de alguém,... esse receberá galardão (1 Co 3:13-14). Sendo que a salvação do inferno é pela graça, não por obras (Rm 4:5; Ef 2:8-9; Tt 3:5-7), está claro que essa passagem está falando da "obra" e do "galardão" do crente, por servir a Cristo, e não de um possível purgatório onde o cristão (em vez de Cristo) tivesse de sofrer pelos pecados que praticou. Outro detalhe que nos chama atenção é que o texto não fala a respeito de salvação ou perdição, e sim de galardão, desta forma, não poderia tratar muito menos de um suposto "purgatório".

"A passagem em questão fala do tribunal de Cristo, que é para os crentes"
A passagem em questão fala do "tribunal de Cristo" que é para os crentes, não para os perdidos ou quase perdidos que não poderiam ir direto para o céu necessitando de "purgar pecados". Embora todo aquele que confia em Jesus esteja livre do julgamento final dos incrédulos (Apoc. 20:11-15), suas recompensas dependerão das obras que realizaram como crentes que vivem em favor do Reino de Deus (Mat. 16:27; Luc. 14:13-14; Rom. 14:10-11; Ef. 2:10; II Tim. 4:8,14).

Nos três primeiros capítulos de I Coríntios, o apóstolo Paulo está falando sobre a sabedoria, e os coríntios estavam tentando edificar a sua igreja por meio de sabedoria humana, que era próprio dos gregos (I Cor. 1:22), enquanto deveria depender da sabedoria da Palavra de Deus. Os ministros da Palavra de Deus devem construir e edificar suas vidas sondando as profundezas das Escrituras e buscar os seus tesouros - ouro, prata e pedras preciosas - e usar essas verdades para edificar vidas. O povo de Corinto sabia de fato quais eram as substâncias que suportariam a prova de fogo, e eles entenderam muito bem que o apóstolo não se referia ao "purgatório", que aliás, não é citado nem de longe por Paulo.

Bibliografia:
GEISLER, Norman; HOWE, Thomas. Manual Popular de Dúvidas, Enigmas e "Contradições" da Bíblia. 1ª Ed. São Paulo: Mundo Cristão, 1999.
WIERSBE, Warren W. Comentário Bíblico Expositivo: Novo Testamento I. 1ª Ed. São Paulo: Geográfica, 2006.
STERN, David H. Comentário Judaico do Novo Testamento: Ed. Belo Horizonte: Editora Atos, 2008.
KEENER, Craig S. Comentário Bíblico Atos. Novo Testamento: 1ª ed. Belo Horizonte: Editora Atos, 2004.

3 comentários:

  1. VÃOS ESTUDAR NA PATRÍSTICA CAMBADA DE HEREGES

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Edmilson, espero que esteja tudo bem com você...
      Antes de você chamar alguém de herege, primeiro apresente sua contra argumentação teológica coerente com o seu pensamento, caso não tenha base bíblica e se sentiu ofendido apenas por que o texto entrou em conflito com o seu pensamento, então não se ofenda. Onde estão as suas bases bíblicas para contra-argumentar? se a Bíblia não ensina sobre o 'purgatório', não há motivos para você acreditar nele. Nós apresentamos bases bíblicas, por isso falamos. Se você tiver base bíblica para provar que 'purgatório' existe, estaremos prontos para ouvi-lo, caso contrário, não xingue ninguém de herege só por que algo que te ensinaram não é uma verdade. Mostre-nos, por favor, onde você leu sobre o 'purgatório' e apresente-nos os argumentos bíblicos. Você precisa ler as Escrituras para que você tenha sua opinião sobre isso, e não venha se amoldar a uma doutrina anti-bíblica. Por favor, leia a Bíblia e ore pedindo a Deus para falar com você sobre o assunto. Nosso intuito é abrir os olhos de quem ainda não conhece a Palavra de Deus em todo o seu conteúdo. Estarei disposto a falar com você com educação. Paz.

      Excluir
    2. Maria Rita Gimenez Leal31 de outubro de 2015 às 10:12

      Estudo esclarecedor e fiel a santa palavra de Deus! Obrigada por compartilhar!

      Excluir

Comente à vontade. Opine, concorde, discorde (é um direito seu), apenas seja coerente com a postagem. Evite comentar anonimamente, caso contrário, poderemos optar por não publicar seu comentário. Se tiver um Blog, deixe o seu endereço para retribuirmos. Os comentários podem não refletir nossa opinião, pois os mesmos são de responsabilidade dos leitores do Blog. Obrigado por deixar o seu comentário.

Volte sempre

Romanos 14:9

SIGA-NOS NO TWITTER

O nosso endereço no Twitter é:
oucaapalavrads
Será um prazer ter vc conosco.

OUÇA A PALAVRA DO SENHOR.

Pesquisar este blog

Esta foi a sua vida

SEJA BEM VINDO AO OUÇA A PALAVRA DO SENHOR

ESPERAMOS PODER CONTRIBUIR PARA O CRESCIMENTO DE SUA FÉ.