CONTATO

E-MAIL PARA CONTATO:
oucaapalavradosenhor@oucaapalavradosenhor.com

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

O Único Deus Verdadeiro. (2ª Parte)

Deus é Espírito

Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.
Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.
João 4:23-24

"Deus é Espírito"
Deus não é material ou corpóreo (i.e. Ele não possui um corpo físico). Duas das maiores implicações dessa verdade são: (1) Deus não está confinado a nenhuma restrição física tão comum à humanidade, e (2) Deus não é visível e portanto nunca deve ser degradado a imagens feitas por homens. Às vezes, as Escrituras falam de Deus como se Ele possuísse um corpo físico. Existem referências de Seus braços, costas, sopro, ouvidos, olhos, face, pés, dedos, etc. Como explicaremos essas referências à luz da verdade de que Deus é Espírito?

Na Teologia, essas referências são consideradas expressões antropomórficas [Grego: anthropos, homem + morphé, forma]. Em outras palavras, Deus está simplesmente atribuindo a Si mesmo características
humanas com o propósito de comunicar uma verdade sobre si mesmo de uma maneira que o homem possa compreender. Por exemplo, a Bíblia fala das “asas” de Deus, e de Seu povo “se escondendo debaixo das sombras de Suas asas” (Êxodo 19:4; Rute 2:12; Salmos 17:8; 36:7; 57:1; 61:4; 63:7; 91:4). Seria um absurdo interpretar tais versículos literalmente.

Em João 4:24, as Escrituras descrevem Deus como sendo Espírito, por isso devemos adorá-Lo sinceramente. A referência de adorar a Deus “em espírito” tem duas possíveis implicações: (1) Nós devemos adorar a Deus com todo nosso ser, sinceramente e profundamente. (2) Nós devemos adorar a Deus no poder e sob a direção do Espírito Santo. A referência de adorar a Deus “em verdade” também tem duas implicações possíveis: (1) Nós devemos adorar a Deus verdadeiramente, sinceramente, e com integridade. (2) Nós devemos adorar a Deus de acordo com a verdade (i.e. de acordo com a vontade de Deus revelada nas Escrituras).

"Deus é invisível"
Nós devemos evitar associar Deus com um prédio construído por mãos humanas ou atribuir a Ele qualquer limitação humana (Atos 17:24-25). As Escrituras descrevem Deus como "Aquele que é invisível" (Heb. 11:27). Se Deus é invisível, como nós explicamos as passagens das Escrituras onde Ele parece Se revelar em uma forma visível? Para responder, nós primeiramente devemos entender dois princípios de interpretação bíblica. Primeiro, a Bíblia não se contradiz. Segundo, as passagens das Escrituras que são difíceis de interpretar com certeza devem ser interpretadas à luz daquelas passagens cujas interpretações são claras. As Escrituras afirmam claramente que Deus é invisível, portanto as aparições
“visíveis” de Deus nas Escrituras (com exceção à encarnação do Filho de Deus) devem ser interpretadas como “visões” – representações simbólicas da realidade espiritual. Ezequiel nos diz (1:1) que “os céus foram abertos” e ele “viu visões de Deus.” No verso 28, o profeta resume essas visões como “a aparência da glória do Senhor.” Em Daniel 7:9-15, Daniel vê uma visão simbólica de Deus o Pai como o “Ancião de Dias.”

Em Lucas 3:22, João Batista vê uma visão dos céus “se abrindo” e o Espírito Santo descendo com a aparência de uma pomba (o simbolismo é óbvio). Em I Tim. 1:17 Deus é mostrado como "Rei dos séculos, imortal, invisível, ao único Deus sábio, seja honra e glória para todo o sempre. Amém." Sobre O Deus Único e Verdadeiro I Tim. 6:15-16 diz:
  • É imortal e habita na luz inacessível
  • Jamais foi visto por homem algum
  • Digno de honra e poder eternos
De acordo com Deuteronômio 4:11-12 e 15-16, devemos viver à Luz da verdade da invisibilidade de Deus, pois este ao falar ao povo do meio do fogo, permitiu que este apenas ouvisse a voz de palavras, e não figuras ou formas. Deus advertiu ao povo para que o povo se guardasse, por que não viram forma alguma no dia em que o Senhor falou com eles do meio do fogo; fazer o contrário seria entregar suas almas à corrupção da idolatria, em semelhança de qualquer figura de homem ou de mulher. Deus é invisível!

Deus é imaterial (i.e. espírito) e invisível. Como então podemos conhecer esse Deus? De acordo com os seguintes versículos, como Deus Se revelou (i.e. Se fez conhecido) aos homens?

a. De acordo com as palavras de Jesus em João 6:46, algum homem já viu o Pai? Quem já viu o Pai?
"Não que alguém tenha visto o Pai, senão aquele que é vindo de Deus (Jesus); só ele tem visto o Pai."
b. Se ninguém viu Deus o Pai com exceção do Filho, como o Pai Se fez conhecido aos homens? Como podemos entender quem Deus é? Quem pode explicar tais coisas para nós? O que João 1:18 nos ensina?

Deus se revelou aos homens por meio de Jesus, quando vemos as obras que Cristo realizou podemos conhecer quem é Deus e entender sua vontade.
c. De acordo com os seguintes versículos, por que Jesus é o único qualificado a nos mostrar Deus o Pai?
Col. 1:15 e João 14:9. Jesus Cristo é o único qualificado para nos mostrar o Pai por que Ele é a imagem do Deus invisível e também foi Ele mesmo quem disse: "Quem me vê a mim vê o Pai".

Deus é Pessoal

Uma das mais importantes verdades das Escrituras é que Deus não é uma força impessoal se movendo no universo impensadamente, nem mesmo um poder caprichoso, friamente manipulando Sua criação com um propósito egoísta. As Escrituras nos ensinam que Deus é um ser pessoal que está consciente de Sua própria existência, que possui tanto intelecto como vontade, e que é capaz de entrar em um relacionamento pessoal com o homem.

Deus é Consciente de Sua Própria Existência

Pode parecer desnecessário dizer que Deus tem consciência de Sua própria existência, mas essa é uma das mais fundamentais características de uma “pessoa”. Existem várias religiões fora do Cristianismo que o conceito de “deus” é ou uma força impessoal (Budismo, Taoismo, etc.), ou uma essência que habita dentro de tudo (Panteísmo [Grego: pan, tudo + theos, deus]). O Deus das Escrituras é uma pessoa real, que está ciente de Sua própria existência como distinta de todos os outros seres e coisas.

É claramente revelado nas Escrituras que Deus é consciente de Sua própria existência. Deus se refere a Si mesmo em Êxodo 3:14 como "EU SOU O QUE SOU", sendo essa declaração uma poderosa afirmação de que Deus reconhece Sua própria existência como uma pessoa. Ele sabe que Ele é – e Ele declara, “EU SOU”.

As Escrituras não somente nos ensinam que Deus é ciente de sua própria existência, mas que Ele é consciente de Sua singularidade (i.e. Ele é distinto de todas outras pessoas e coisas). De acordo com
as Escrituras, o que Deus declara sobre Sua própria existência singular, independente de qualquer um ou de qualquer coisa?

a. Não há outro Deus além Dele (Isaías 45:21).
b. Não há ninguém além dele (Isaías 45:21).
c. Não há ninguém a quem podemos comparar a Deus (Isaías 40:25).
d. Não há ninguém que seja igual a Ele (Isaías 40:25).

Deus Possui Um Intelecto

O intelecto é considerado uma das características primárias da pessoalidade. A palavra vem do Latim intellegere [inter, entre ou no meio + legere, selecionar ou escolher] e se refere à habilidade de raciocinar,
perceber, ou entender. De acordo com as Escrituras, Deus possui um intelecto que vai muito além da compreensão humana. Nada está além de Seu conhecimento ou entendimento.

Nos Salmos aprendemos que as obras do Senhor são tão grandes e que o seu  intelecto está acima da sabedoria do homem, a ponto deste não poder entendê-los (Salmo 92:5-6). A sabedoria de Deus é tão grande que faz do Senhor aquele que pode ensinar e que jamais precisa ser ensinado, pois todas as coisas estão descobertas para Ele, tudo pertence a Ele (Rom. 11:33-36). Cada uma dessas declarações prova que Deus é uma pessoa que é distinta e independente de todas as outras pessoas e coisas.

O intelecto e o entendimento de Deus está acima de todo pensamento do homem que é tido por vão, além disso são todos conhecidos por Deus. Os pensamentos do Todo-Poderoso são diferentes e superiores aos pensamentos dos homens, os quais quando comparados aos pensamentos de Deus não passam de loucura (Sal. 94:11; I Cor. 3:20; Is. 55:8-9; I Cor. 1:20,25).

O conhecimento e entendimento de Deus está muito além da compreensão do homem finito. De acordo com os seguintes versículos, como o homem pode vir a entender (ao menos, em parte) as coisas infinitas de Deus?
a. Através do Filho de Deus (João 1:18).
"Deus nunca foi visto por alguém. O Filho unigênito, que está no seio do Pai, esse o revelou."

b. Através do Espírito de Deus (I Coríntios 2:11-12).
"Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus.
Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus."

c. Através da Palavra de Deus (Salmo 119:97-100).
"Tenho visto fim a toda a perfeição, mas o teu mandamento é amplíssimo. Oh! quanto amo a tua lei! É a minha meditação em todo o dia.
Tu, pelos teus mandamentos, me fazes mais sábio do que os meus inimigos; pois estão sempre comigo.
Tenho mais entendimento do que todos os meus mestres, porque os teus testemunhos são a minha meditação.
Entendo mais do que os antigos; porque guardo os teus preceitos"

Em Deuteronômio 29:29, as Escrituras declaram: “As coisas encobertas pertencem ao SENHOR nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem a nós…” De acordo com Salmo 131:1-3, devemos viver (i.e. essa deve ser nossa atitude) à luz do conhecimento infinito de Deus com humildade não nos ocupando com as coisas que não podemos entender, precisamos apenas descansar e esperar no Senhor.

Fonte:
WASHER, Paul David. O Único Deus Verdadeiro: 3ª Ed. Missouri: Granted Ministries Press, 2004.
“Copyright © 2004 por Paul David Washer da Sociedade Missionária HeartCry. Publicado por GrantedMinistriesPress, uma divisão de GrantedMinistries. Traduzido por Voltemos ao Evangelho - www.voltemosaoevangelho.com”.

2 comentários:

  1. Muitos querem Deus mas não querem o verdadeiro Deus, preferem acreditar em deuses de barros ou de quadro. Ouça a Palavra do Senhor lá no blog novo tem um post novo, se você quiser dá uma passadinha lá é só clicar no link abaixo, tenha um ótimo feriado, fique com Deus beijos.
    http://www.lucimarvirtual.blogspot.com.br/2012/11/caverna-da-flauta-reed-guilin.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Lucimar, pena que muitos tem perdido a verdadeira vida, simplesmente por que preferem acreditar em fábulas do que no Deus único e verdadeiro. Esperamos poder alcançar muitas vidas com este artigo e que sejam convencidas pelo poder do Espírito Santo. Com certeza retribuiremos sua visita, muito obrigado e que o Deus verdadeiro te abençoe.

      Excluir

Comente à vontade. Opine, concorde, discorde (é um direito seu), apenas seja coerente com a postagem. Evite comentar anonimamente, caso contrário, poderemos optar por não publicar seu comentário. Se tiver um Blog, deixe o seu endereço para retribuirmos. Os comentários podem não refletir nossa opinião, pois os mesmos são de responsabilidade dos leitores do Blog. Obrigado por deixar o seu comentário.

Volte sempre

Romanos 14:9

SIGA-NOS NO TWITTER

O nosso endereço no Twitter é:
oucaapalavrads
Será um prazer ter vc conosco.

OUÇA A PALAVRA DO SENHOR.

Pesquisar este blog

Esta foi a sua vida

SEJA BEM VINDO AO OUÇA A PALAVRA DO SENHOR

ESPERAMOS PODER CONTRIBUIR PARA O CRESCIMENTO DE SUA FÉ.