CONTATO

E-MAIL PARA CONTATO:
oucaapalavradosenhor@oucaapalavradosenhor.com

sábado, 17 de novembro de 2012

A Bíblia ensina que o mundo é quadrado?

Recentemente, vi um vídeo que me chamou à atenção, por ser no mínimo, curioso e, ao mesmo tempo estranho à Palavra de Deus. Um certo pregador de Goiás, mais precisamente da cidade de Goianésia, afirmou, usando a sua Bíblia que a terra é quadrada. O vídeo foi postado no YouTube há mais de um ano (até esta data), e tem algumas dezenas de comentários que "dão risadas" do referido pastor. No vídeo, não há referências a denominação a qual ele pertence, mas fica claro que desconhece o contexto da mensagem que tentou transmitir. Com certeza, não queremos ridicularizar ninguém com este artigo, mas fazer um alerta aos nossos queridos leitores para jamais afirmarmos qualquer coisa descontextualizada da Palavra de Deus para não cometermos o mesmo erro. Texto fora do contexto vira pretexto para o erro.

Com base em uma pequena pesquisa, podemos mostrar que em lugar algum a Bíblia faz afirmação de que a terra é quadrada. Quando vemos fatos como este, o que escutamos são pessoas acreditando que a Bíblia está cheia de erros, enquanto na verdade o que existe são equívocos dos leitores mais desatentos.



Aparentemente, o texto ao qual ele faz referência é Marcos 13:10 e Mateus 24:14, os quais por sua vez não fazem referência aos quatro cantos da terra e sim que "...importa que o evangelho seja primeiramente pregado entre todas as nações." e "...este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim." Também em Apocalipse 7:1, o apóstolo João faz referência aos "quatro cantos da terra", dando mais uma vez a impressão de que esta poderia ser quadrada como afirma o homem do vídeo. O que diz, porém, a ciência, e a Bíblia por sua vez desse fato curioso. A ciência moderna afirma que a terra é redonda. E a Bíblia não ensina em parte alguma que a terra é quadrada, antes de mais nada, a Bíblia faz uso de uma figura de linguagem que significa "de toda parte do globo terrestre" ou "do mundo inteiro". Jeremias, o profeta, também usa uma expressão semelhante quando diz: "dos quatro ângulos do céu" (Jr 49:36).

O que vemos aqui, é que a referência aos quatro cantos da terra é uma forma resumida, porém concisa de se referir às quatro direções: "norte, sul, leste e oeste". Neste sentido, a expressão corresponde à frase: "os quatro ventos...do céu" (Jer. 49:36). Agora, quando a Bíblia faz referência à forma da terra, ela é miraculosamente certeira ao afirmar que esta é redonda. Miraculosamente porquê? Simplesmente, ou sobrenaturalmente por que foi por inspiração que Deus revelou ao profeta Isaías que ele á redonda. No passado, muitos povos acreditaram que outras formas para terra, além da quadrada, tais como que a terra teria a forma de um baú, plana ou ainda se parecia com um ovo com asas e voava.


O profeta Isaías falou de forma clara que o Senhor "...está assentado sobre o círculo da terra" (Isaías 40:22 - ACeRF), ou ainda: "É ele o que está sentado sobre a redondeza da terra" (saías 40:22 - SBB), neste caso podemos ler uma referência à forma da terra, arredondada, não quadrada. Yuri Gagarin foi o primeiro homem a viajar pelo espaço, em 12 de Abril de 1961, morreu jovem, aos 34 anos, mas teve tempo, ainda no espaço de afirmar que "a terra era azul" e testificar que é esférica. E ainda, para acrescentar, Jó faz referência ao mundo como que suspenso no espaço, dizendo que Deus "estende o norte sobre o vazio e faz pairar a terra sobre o nada" (Jó 26:7). Hoje, estas afirmações bíblicas parecem até não surpreender muito, mas na época em que foram escritos, há milhares de anos a.C. quando não haviam espaçonaves, telescópios ou satélites, esses fatos nos dão uma dimensão da revelação de Deus aos seus servos e profetas do A.T.

Fontes:
GEISLER, Norman; HOWE, Thomas. Manual Popular de Dúvidas, Enigmas e "Contradições" da Bíblia. 1ª Ed. São Paulo: Mundo Cristão, 1999.
Wikipedia - Yuri Gagarin
Wikipedia - Terra
Os direitos doVídeo são do YouTube

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente à vontade. Opine, concorde, discorde (é um direito seu), apenas seja coerente com a postagem. Evite comentar anonimamente, caso contrário, poderemos optar por não publicar seu comentário. Se tiver um Blog, deixe o seu endereço para retribuirmos. Os comentários podem não refletir nossa opinião, pois os mesmos são de responsabilidade dos leitores do Blog. Obrigado por deixar o seu comentário.

Volte sempre

Romanos 14:9

SIGA-NOS NO TWITTER

O nosso endereço no Twitter é:
oucaapalavrads
Será um prazer ter vc conosco.

OUÇA A PALAVRA DO SENHOR.

Pesquisar este blog

Esta foi a sua vida

SEJA BEM VINDO AO OUÇA A PALAVRA DO SENHOR

ESPERAMOS PODER CONTRIBUIR PARA O CRESCIMENTO DE SUA FÉ.