CONTATO

E-MAIL PARA CONTATO:
oucaapalavradosenhor@oucaapalavradosenhor.com

sábado, 1 de setembro de 2012

Qual é a solução para o problema do homem e do seu pecado?

Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo (João 1:29)

"Eis o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo"
O ser humano tem um grande problema, o pecado, e este mal, desde o pecado original, fez com que o homem se afastasse de Deus e evitasse submeter-se ao Criador. O pecado no homem, fez com que este tivesse um grande problema a ser resolvido, que, porém, não poderia ser resolvido pelo próprio homem, mas precisa ser resolvido. Os males e mazelas, atrocidades, tristezas, violências do ser humano são consequências do pecado.

Mas como estamos na "modernidade", o pecado já é coisa do passado, falar em pecado hoje é falar de algo obsoleto, que não existe mais, para a maioria, só os "caretas e atrasados" é que tocam neste assunto. Mas quero afirmar que esta realidade da rebeldia humana é uma verdade, é, da fato, real. A Bíblia é categórica quando trata do assunto, ao afirmar: "todos pecaram e carecem da glória de Deus" (Rom. 3:23); e este pecado de todos, impede a entrada de todos no Reino dos Céus, a não ser que o homem se arrependa dos mesmos e vá para o seu Criador por meio de Jesus Cristo.

Em quase todos os casos, o homem não quer aceitar a sua condição de pecador e se desculpar de seus pecados, mas Deus, que é verdadeiro e amoroso, quer convencer o homem do pecado e salvá-lo.

"Pecado é errar o alvo"
Vamos falar de forma bem simples o que a Bíblia diz que é pecado, para que possamos entender onde quero chegar:
  1. Pecado é a transgressão da Lei, rebeldia contra Deus: "Todo aquele que pratica o pecado transgride a Lei; de fato, o pecado é a transgressão da Lei." (I Jo. 3:4 NVI); "Todo aquele que vive habitualmente no pecado também vive na rebeldia, pois o pecado é rebeldia." (I Jo. 3:4 ARIB). Deus estabeleceu o que é reto e o que é mal, e quando transgredimos o que ele estabeleceu, como Deus soberano que é, somos culpados de quebrar os princípios que Ele estabeleceu. Quando desobedecemos sua Palavra, transgredimos a sua Lei e somos de fato culpados de pecado.
  2. Pecado é iniquidade: "Lava-me completamente da minha iniqüidade, e purifica-me do meu pecado..."Esconde o teu rosto dos meus pecados, e apaga todas as minhas iniqüidades. (Sal. 51:2,9). A iniquidade é a qualidade daquele que vive em transgressão contínua, é o desvio daquilo que é correto, é muito do que podemos ver em nossa atual sociedade, onde os líderes estão transformando o mal em bom, a injustiça em justiça, tentando esconder os seus reais intentos interiores tanto das pessoas como de Deus, revelando assim uma natureza cheia de corrupção e maldade, as quais querem justificar com leis criadas para se auto-beneficiar delas (Marc. 7:21-23).
  3. Pecado é errar o alvo: o real sentido da palavra 'pecado" é errar o alvo (heb. attah; gr hamartios) estabelecido por Deus para o homem, que é viver para a glória de Deus. Deus nos deu um padrão ideal para a nossa vida em sua Palavra, quando falhamos em alcançar tais objetivos, erramos o alvo que Deus espera que acertemos.
  4. Pecado é dar um passo errado: "Ele vos vivificou, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, nos quais outrora andastes, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos de desobediência, entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como também os demais." (Efésios 2:1-3). É andar em caminhos opostos ao que Deus requer de nós, é ser totalmente desobediente contra a autoridade de Deus.
  5. Pecado é ser incrédulo:  "Vede, irmãos, que nunca se ache em qualquer de vós um perverso coração de incredulidade, para se apartar do Deus vivo..." (Heb. 3:12). A Palavra de Deus nos afirma que quem não crê "em Deus o faz mentiroso, porque não crê no testemunho que Deus dá acerca de seu Filho." (I Jo. 5:10). A incredulidade fecha a porta para o céu, porém abre uma outra porta, terrível e de tormentos eternos, a porta do inferno. A incredulidade faz com que os homens rejeitem e zombem do Filho de Deus como Único salvador.
E como está escrito: "...o salário do pecado é a morte" (Rom. 6:23a). Daí a necessidade da salvação, a qual está intrinsecamente ligada a Cristo Jesus, como podemos ler na segunda parte desta passagem de Romanos 6:23b: "...mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor."

Então, sendo sabedores de tudo isso, precisamos crer que Deus já fez por intermédio de seu Filho Jesus tudo o que precisávamos para que pudéssemos ser salvos. Nesta altura, entra o que podemos ler em Hebreus 9:22b: "e sem derramamento de sangue não há remissão" de pecados. Desde o início dos tempos, o meio pelo qual Deus usou como forma de sacrifício para remir pecados foi o cordeiro, o qual há inúmeras referências dentro da doutrina da salvação. No Antigo Testamento, as referências ao cordeiro são tipos de Cristo, enquanto no Novo Testamento falam do próprio Cristo:

"O Senhor aceitou a oferta de Abel"
Abel e sua oferta (Gen. 4:4)

"Abel, por sua vez, trouxe as partes gordas das primeiras crias do seu rebanho. O Senhor aceitou com agrado Abel e sua oferta,..."

O Senhor aceitou a oferta que Abel apresentara a Ele pela fé (Heb. 11:4). Abel ouviu, com certeza, por meio de seus pais, que o meio pelo qual o pecador poderia se achegar até Deus era oferecer uma oferta de sacrifício cruento, e o fez com o melhor de seus rebanhos. Assim Jesus é o melhor que Deus ofereceu por nós.

Abraão e seu filho Isaque: a substituição (Gen. 22:1-14; Heb. 11:17-19)

"iremos...e havendo adorado, 
voltaremos"
Primeiramente, Abraão foi provado por Deus para oferecer o seu único filho Isaque como oferta de holocausto (vs. 1,2); em seguida Abraão agiu conforme o pedido do Senhor, obedecendo-lhe a vontade, saiu logo de madrugada, antes que as dúvidas lhe tomassem a mente, ele se foi (vs3,4); Abraão não deixou em momento algum que sua fé fosse abalada, mesmo tendo tanto tempo para isso, pois somente ao terceiro dia avistou o monte onde deveria oferecer Isaque, e mostrou que sua fé era inabalável, mesmo diante daquele situação, creu que Deus iria restituir o seu filho, pois disse: "iremos... e havendo adorado, voltaremos" , crendo que seu filho lhe seria restituído (vs. 4,5).

Quando o filho indagou pelo cordeiro para o sacrifício, Abraão de pronto respondeu que a provisão seria do próprio Deus (V. 8), fato ocorrido por nós na cruz, quando Deus proveu o seu Filho para morrer por nós. Detalhe, segundo o historiador Flávio Josefo, Isaque tinha cerca de 25 anos de idade no episódio [1], o que nos faz pensar claramente que ele não se opôs ao ato de obediência do pai, que tinha cerca de 125 anos (Gên. 21:5) no ocorrido, sendo então uma vítima voluntária.

A provisão de Deus (Gen. 22:11-14)

Deus jamais falha em suas ações, e não poderia ser diferente no caso de Abraão e Isaque. Ele impediu que Abraão consumasse o sacrifício, ainda que figuradamente o havia praticado e recebido Isaque de volta dentre os mortos (Heb. 11:17-19). Depois, a provisão do Todo-Poderoso com o cordeiro preso a um arbusto (Gen. 22:13-14). Isaque obteve a salvação da morte sendo substituído por um cordeiro. Assim Cristo morreu por nós para nos salvar da condenação do pecado. Abraão profetizou ainda, apontando para o sacrifício perfeito do Cordeiro perfeito que é Jesus, quando afirmou o Senhor proverá, no futuro. Ele falava de um sacrifício que anida seria realizado, perfeito, no futuro, por mim e por você. Aleluia!!!

A Páscoa, o sacrifício para garantir a libertação (Êx. 12:1-14)

"O cordeiro será sem defeito, macho...e o imolará... tomarão do sangue e o porão em ambas as ombreiras, e na verga da porta...quando eu vir o sangue, passarei por vós" (Vs. 5-7 e 13). Esta ordenança, a da Páscoa, é a mais importante para os judeus, e é a mais mencionada no Noto Testamento. Nesta celebração, o povo deveria escolher um cordeiro sem defeito (vs. 5,6), tipificando a pureza de Cristo (I Ped. 1:19); que deveria ser imolado e assado ao fogo (v. 9), representando o terrível sofrimento do Senhor Jesus lá na cruz; o povo não poderia quebrar nenhum osso do cordeiro (v. 46), o que também aconteceu com Jesus na cruz, pois nenhum de seus ossos foram quebrados (Jo. 19:33-36).

O sangue do cordeiro (Êx. 12:7)
"Este sangue deve ser aplicado 
em nossas vidas"

O sangue deveria ser derramado, mas não somente derramado, tinha que ser aspergido nas ombreiras e vergas de cada porta das casas do povo hebreu, mostrando que este sangue deve também ser aplicado em nossas vidas, e que apenas os méritos daquele que foi morto por nós nos garante a verdadeira libertação (I Ped. 1:2). O sangue de Jesus está sobre a sua vida? Se sua resposta for sim, você é bem-aventurado (a) meu caro (a) leitor (a).

Comer do cordeiro pascal (Êx. 12:8-9)

Agora o compromisso com o Senhor é mais íntimo, o povo de Deus precisava comer do cordeiro (intimidade com Deus), ensino que foi deixado claro pelo Senhor em João 6:53-55: "Jesus, pois, lhes disse: Na verdade, na verdade vos digo que, se não comerdes a carne do Filho do homem, e não beberdes o seu sangue, não tereis vida em vós mesmos.Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. Porque a minha carne verdadeiramente é comida, e o meu sangue verdadeiramente é bebida." Temos que nos alimentar de Cristo, pois todo o nosso sustento vem do Senhor. É por meio d'Ele que nos fortalecemos diariamente, e podemos ter essa comunhão com Ele quando quisermos, por meio do sacrifício (Heb. 10:12).

O sofrimento de Cristo (Is. 53:7b)

"como de um cordeiro imaculado"
"como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca."

Aqui vemos uma profecia messiânica que mostra o sofrimento do Senhor Jesus como cordeiro sendo levado para o matadouro para que pudéssemos ter paz com Deus novamente. Por fim João Batista o chama de Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (Jo. 1:29,36); a Palavra de Deus nos apresenta o Mestre como aquele que redime os crentes pelo seu sangue por amor: "Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais, mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado, O qual, na verdade, em outro tempo foi conhecido, ainda antes da fundação do mundo, mas manifestado nestes últimos tempos por amor de vós..." (I Pedro 1:18-20); e como o Cordeiro que é digno de honra e glória (Apoc. 5:6-9,12).

Jesus, não há palavras para expressar o que Ele representa para nós! O Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, que foi morto pelos nossos pecados para nos fazer um povo exclusivo seu. A Ele a honra e a glória e o louvor pelos séculos dos séculos eternos! Amém! Por isso podemos afirmar sem medo de errar: JESUS é a solução para o problema do homem e do seu pecado.

Bibliografia:
Textos bíblicos: NVI, ARIB
[1]JOSEFO, Flávio. Antiguidades pág. 31
ANDRADE, Claudionor C. Dicionário Teológico: Um Suplemento Biográfico dos Grandes Teólogos e Pensadores. 9ª Ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2000

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente à vontade. Opine, concorde, discorde (é um direito seu), apenas seja coerente com a postagem. Evite comentar anonimamente, caso contrário, poderemos optar por não publicar seu comentário. Se tiver um Blog, deixe o seu endereço para retribuirmos. Os comentários podem não refletir nossa opinião, pois os mesmos são de responsabilidade dos leitores do Blog. Obrigado por deixar o seu comentário.

Volte sempre

Romanos 14:9

SIGA-NOS NO TWITTER

O nosso endereço no Twitter é:
oucaapalavrads
Será um prazer ter vc conosco.

OUÇA A PALAVRA DO SENHOR.

Pesquisar este blog

Esta foi a sua vida

SEJA BEM VINDO AO OUÇA A PALAVRA DO SENHOR

ESPERAMOS PODER CONTRIBUIR PARA O CRESCIMENTO DE SUA FÉ.