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segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Entregue a Satanás

"Como podemos entender a expressão 'Entregue a Satanás' em I Cor. 5:5?"

"Não é punitiva, mas corretiva"
Esta frase parece ter-se originado das fórmulas judaicas de excomunhão, porque a pessoa banida da assembleia teocrática era considerada privada da proteção de Deus e entregue ao poder de Satanás. Era a exclusão dos faltosos da comunhão com a igreja, da participação de suas bênçãos, seus privilégios, sua proteção. Era a devolução do infiel ao reino das trevas onde Satanás cruelmente reina: Ef. 2:12; Col. 1:13; I Jo. 5:19. A sentença incluía, provavelmente, sofrimento e doença física. A exclusão tem a finalidade de produzir arrependimento. Não é punitiva, mas corretiva.

Paulo espera que o sofrimento daí resultante (I Cor. 11:30) leve o transgressor (que teve relações sexuais com a mulher do próprio pai 5:1) ao arrependimento e desta forma à salvação. Para os mestres judeus, o sofrimento somado ao arrependimento expiaria o pecado, neste caso, levaria ao arrependimento para a salvação. Seria o mesmo que dizer: "Entreguem esse homem ao adversário, para que sua velha natureza seja destruída." 'Não descobrirás a nudez da mulher de teu; é nudez de teu pai.' (Lev. 18:8). Há aqueles que pensam que a prescrição paulina foi muito dura para o transgressor, porém devemos notar que não era algo permanente quando havia arrependimento, tendo pelo menos dois propósitos positivos:


  1. Primeiro: para que o espírito do transgressor fosse salvo no dia do Senhor (mesmo que ele escapasse através do fogo, 3:15). Privar o pecador da comunhão com os outros fiéis (v.11) e expô-lo às aflições causadas por Satanás por causa de seu pecado - com a permissão de Deus - tem como objetivo trazê-lo à razão, para que ele se arrependa. Quando o malfeitor se arrepende, desistindo de seu comportamento imoral, deve ser aceito novamente, como se pode ver em II Cor. 2:5-10. Nessa passagem os crentes são instados a dar-lhe boas-vindas, recebendo-o em sua companhia, a fim de não desencorajá-lo além da medida.
  2. Segundo: proteger os membros da comunidade cristã para que não sejam atraídos para o pecado. Uma vez que os transgressores são punidos, os outros membros também aprender a temer.

Fontes pesquisadas:

A Bíblia Responde. 2ª Ed. Rio de Janeiro: CPAD, 1983
KEENER, Craig S. Comentário Bíblico Atos. Novo Testamento: 1ª ed. Belo Horizonte: Editora Atos, 2004.

STERN, David H. Comentário Judaico do Novo Testamento: Ed. Belo Horizonte: Editora Atos, 2008

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