"De Sião virá o Libertador e desviará de Jacó a impiedades" |
Não podemos analisar um texto bíblico sem primeiro estudar o contexto, nem tampouco interpretar a parte de um versículo pelo todo. Lendo o capítulo 11, versículos 1-32 de Romanos, entendemos estar o apóstolo exortando os gentios, ao se presumirem salvos e os judeus condenados. Paulo descreve não ter Deus nunca rejeitado o povo de Israel, pois sendo ele próprio da tribo de Benjamim, era um apóstolo de Cristo.
Entendemos, no entanto, estar Israel sob um profundo sono, para que, vendo, não vissem, nem ouvissem ouvindo. Tal fato aconteceu e acontece, para que, por meio desse endurecimento, viesse a salvação dos gentios. O apóstolo reconhece que, na verdade, alguns dos ramos (Israel) foram quebrados, a fim de que fôssemos, como zambujeiros, enxertados em lugar deles e feitos participantes da raiz e da seiva da oliveira.
Não devemos nos gloriar contra os ramos, pois não somos nós quem sustentamos a raiz, mas a raiz que nos sustenta. Se, contra a natureza (pois somos ramos dos zambujeiros), fomos enxertados na boa oliveira, quanto mais Israel (oliveira natural) será reenxertado em sua própria oliveira. Este profundo sono, no qual se encontra (em parte) imerso Israel, perdurará até que os gentios entrem em sua plenitude. Então, "todo o Israel será salvo, como está escrito: De Sião virá o Libertador, e desviará a Jacó as impiedades", Rm 11:26.
Isto não significa dizer que todo o Israel será salvo, pois teríamos de incluir nesta afirmação o próprio Judas Iscariotes, o traidor. O texto explica que Israel será salvo, na Grande Tribulação, quando invocar o Messias prometido e quando Jesus se manifestar com a sua Igreja (inclusive muitos judeus), para estabelecer o Milênio. A fim de comprovar a nossa afirmação, observemos o emprego da palavra grega "houtos" (assim, desta forma) em sentido temporal. Todo Israel é expressão que aparece repetidamente na literatura judaica, onde não significa necessariamente todos os judeus, sem uma única exceção, mas Israel como um todo. Em Romanos 9:27, Paulo faz alusão a uma profecia de Isaías, referente à salvação nacional de Israel: "Ainda que o número dos filhos de Israel seja como a areia do mar, o remanescente é que será salvo."
Zacarias, acerca do assunto diz: "E acontecerá em toda a terra, diz o Senhor, que as duas partes serão extirpadas e expirarão; mas aterceira parte restará nela. E farei passar esta terceira parte pelo fogo, e a purificarei, como se purifica a prata, e a provarei, como se prova o ouro. Ela invocará o meu nome, e eu a ouvirei; direi: É meu povo; e ela dirá: O Senhor é meu Deus", Zc 13.8,9.
Fonte Bibliográfica:
A Bíblia Responde. 2ª Ed. Rio de Janeiro: CPAD, 1983
Conheça o mais novo agregador gospel, ArcaLinks.
ResponderExcluirAgora você pode enviar seus conteúdos via email e sem a necessidade de aprovação. É na hora!
Acesse o http://www.arcalinks.blogspot.com.br e seja colaborador.