"Qual o significado de 2 Reis 20:1, quando Isaías diz a Ezequias: 'Põe em ordem a tua casa, porque morrerás e não viverás'?
"Põe a tua casa em ordem" |
"O fato está registrado também em 2 Cr 32:24 e Isaías 38:1, afirmando-se que o rei sofria de uma chaga exposta que a medicina da época não poderia curar, possivelmente, um câncer. O mal já estaria tão adiantado, que Deus, na sua infinita misericórdia, achou por bem adverti-lo da brevidade de seus dias. Deus provavelmente deixou Ezequias sozinho para que, por esta prova e sua fraqueza nela, pudesse reconhecer o que havia no seu coração; dando a entender que ele não era tão perfeito na graça como acreditava ser. É bom que conheçamos a nós mesmos e a nossa fraqueza, para que no futuro não venhamos nos orgulhar ou confiar em nós mesmos, e que sempre vivamos confiantes na graça de Deus. Não conhecemos a corrupção que há em nosso coração nem a conheceremos se Deus não a expuser.
Ezequias pecou ao se enaltecer. Todos temos a necessidade de entendermos as nossas necessidades e obrigações para com Deus, para que nunca pensemos com altivez a nosso próprio respeito, antes devemos rogar a Deus que nos mantenha sempre humildes, pois todo o louvor pertence a Deus. Ezequias era um rei empreendedor, trabalhador, que pensava no bem do seu povo e na prosperidade do reino, conforme se vê em 2 Crônicas 32:27-30. Os seus muitos negócios talvez tivessem agravado a sua enfermidade e o levassem a abandonar os seus projetos e propósitos, sua dedicação, de modo que a sua casa estava em desordem, isto é, ninguém fora nomeado para continuar a sua obra. Há certos lares assim.
O chefe de família mete-se em muitos negócios, muitas despesas e, quando acontece uma enfermidade ou um desenlace, a família fica desamparada: 2 Rs 4:1. Igualmente, algumas igrejas estão em mãos de dirigentes que trabalham sozinhos e ninguém toma conhecimento dos muitos negócios em que eles se arriscam. Por isso o trabalho não progride, não se estabiliza. Quando ele é removido, ou se afasta, ou morre, o seu sucessor terá problemas para reorganizar as coisas na igreja. Ezequias, entretanto, humilhou-se, orou ao Senhor e foi atendido. Deus concedeu-lhe mais quinze anos de vida e ele pôde assim concretizar os seus empreendimentos.
Bibliografia:
A Bíblia Responde. 2ª Ed. Rio de Janeiro: CPAD, 1983
HENRY, Matthew. Comentário
Bíblico do Antigo Testamento, vol. 1 Gênesis a Neemias: 1ª Ed. Rio de
Janeiro: CPAD, 2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente à vontade. Opine, concorde, discorde (é um direito seu), apenas seja coerente com a postagem. Evite comentar anonimamente, caso contrário, poderemos optar por não publicar seu comentário. Se tiver um Blog, deixe o seu endereço para retribuirmos. Os comentários podem não refletir nossa opinião, pois os mesmos são de responsabilidade dos leitores do Blog. Obrigado por deixar o seu comentário.