CONTATO

E-MAIL PARA CONTATO:
oucaapalavradosenhor@oucaapalavradosenhor.com

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Cristo é misericordioso ou cheio de ira?

"Jesus foi misericordioso para com o arrependido
e cheio de ira para com o que não se arrependeu"
Apocalipse 6:16

PROBLEMA: Por todos os evangelistas Cristo, é apresentado como misericordioso, curando os enfermos, abençoando os pobres, confortando os sofredores e perdoando os pecadores (Lc 9:56;19:10). Mas o livro do Apocalipse fala da "ira do Cordeiro" (6:16) e do juízo de Cristo sobre o mundo todo (Ap 19:11-15).

SOLUÇÃO: Muitas vezes as diferenças entre essas passagens são devidas à sua referência a épocas diferentes na obra de Jesus sobre a terra, ou seja, à sua primeira vinda e à sua segunda vinda. A primeira foi basicamente uma missão de misericórdia. A segunda, entretanto, de início será uma missão de ira. Ele, que morreu como um Cordeiro (Jo 1:29), também retornará como um Leão (Ap 5:5). Durante a sua primeira vinda, Jesus foi uma cana quebrada (Is 42:3), mas na sua segunda vinda ele reinará com uma vara de ferro (SI 2:9).

No tempo da Ira do Cordeiro, todos os seres humanos, grandes e pequenos ficarão aterrorizados perante a visão de Deus sentado em seu trono e invocarão as montanhas para caírem sobre eles a fim de não ter de enfrentar o julgamento do Cordeiro. este quadro tão vívido não tinha a intenção de amedrontar os que creem, pois, para eles, o Cordeiro é um Amável Salvador. Para para aqueles reis, governantes generais e demais pessoas poderosas que haviam previamente mostrado não temer a Deus e, arrogantemente, ostentavam a sua descrença, descobrirão que estavam errados e, nesse dia, enfrentarão a ira divina. Ninguém que tenha rejeitado a Deus poderá suportar ao dia da sua ira, mas aqueles que pertencem a Cristo receberão recompensas em lugar de castigo.

Os grandes do mundo que se gloriam no seu próprio poder, perceberão que tal poder não passa de ilusão passageira. Até mesmo os fracos que manipulam o poder e tentam conseguir poder em escala menor serão revelados pelo que são. Apenas aqueles que se restringem a louvar, a honrar, a gloriar e a reconhecer o poder de Deus e do Cordeiro (5:13) se salvarão da ira de Deus e do Cordeiro.

Em outras ocasiões, as diferentes atitudes e ações de Jesus foram simplesmente devidas ao fato de que foram dirigidas a diferentes pessoas, ou em diversas condições. Por exemplo, mesmo durante a sua primeira vinda, Jesus irou-se com os hipócritas (Mt 23) e ficou indignado com aqueles que comercializavam na casa de Deus (Jo 2). Ele amaldiçoou a figueira, que simbolizava a infrutífera nação de Israel que rejeitou o seu Messias (Mt 21:19). Em todo o tempo, Jesus foi misericordioso para com o arrependido e cheio de ira para com o que não se arrependeu.

Bibliografia:
GEISLER, Norman; HOWE, Thomas. Manual Popular de Dúvidas, Enigmas e "Contradições" da Bíblia. 1ª Ed. São Paulo: Mundo Cristão, 1999.
Bíblia de Estudo do Apocalipse.

STERN, David H. Comentário Judaico do Novo Testamento: Ed. Belo Horizonte: Editora Atos, 2008.

2 comentários:

  1. Essa aparente ambiguidade de Cristo deve despertar em nós duas atitutes:
    a primeira, GRATIDÃO por ter Ele, em sua misericórdia, nos amado e salvado das trevas deste mundo.
    A segunda,URGÊNCIA NO CURMPRIMENTO do IDE, ante a certeza de que, sem a salvação de Cristo, nossos parentes, amigos e vizinhos serão presa fácil da ira do CORDEIRO E SE PERDERÃO ETERNAMENTE.
    gRAÇA E pAZ.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e paz Pr. Dannilo,
      Boa palavra pr. realmente não há como não enxergarmos a misericórdia e o tempo de juízo que virá, o qual muitos ignorando, vivem de forma dissoluta e não se preocupam com o tempo em que o Senhor irá julgar os ímpios e adúlteros, as pessoas pensam em um Deus apenas misericordioso e se esquecem que Ele também é Justo e haverá de julgar os homens segundo a reta justiça. "E, como aconteceu nos dias de Noé, assim será também nos dias do Filho do homem. Comiam, bebiam, casavam, e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e veio o dilúvio, e os consumiu a todos. (Lucas 17:26-27)
      Deus abençoe sua vida e muito obrigado pela sua visita.

      Excluir

Comente à vontade. Opine, concorde, discorde (é um direito seu), apenas seja coerente com a postagem. Evite comentar anonimamente, caso contrário, poderemos optar por não publicar seu comentário. Se tiver um Blog, deixe o seu endereço para retribuirmos. Os comentários podem não refletir nossa opinião, pois os mesmos são de responsabilidade dos leitores do Blog. Obrigado por deixar o seu comentário.

Volte sempre

Romanos 14:9

SIGA-NOS NO TWITTER

O nosso endereço no Twitter é:
oucaapalavrads
Será um prazer ter vc conosco.

OUÇA A PALAVRA DO SENHOR.

Pesquisar este blog

Esta foi a sua vida

SEJA BEM VINDO AO OUÇA A PALAVRA DO SENHOR

ESPERAMOS PODER CONTRIBUIR PARA O CRESCIMENTO DE SUA FÉ.