CONTATO

E-MAIL PARA CONTATO:
oucaapalavradosenhor@oucaapalavradosenhor.com

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Você conhece algum preguiçoso?

"A Bíblia condena o preguiçoso?"

"Ó preguiçoso, até quando ficarás deitado?"
A preguiça é um mal social. O preguiçoso é um desajustado na sociedade. O desamor ao trabalho só se justifica por doença grave que tire da pessoa o desejo de trabalhar. Fora desse caso é reprovável. Jesus disse: "Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também" (Jo 5:17). A Bíblia contém vinte referências a respeito do preguiçoso e da preguiça, e sempre se refere a isso censurando, condenando, aconselhando. É no livro de Provérbios que encontramos: "Vai ter com aformiga, ó preguiçoso, olha para os seus caminhos e sé sábio" (Prov. 6:6); "ó preguiçoso, até quanto ficarás deitado? quando te levantarás do teu sono?" (Prov. 6:9); "A alma do preguiçoso deseja e coisa nenhuma alcança" (Prov. 13:4); "O caminho do preguiçoso é como a sebe de espinhos" (Prov.15:19); "O desejo do preguiçoso o mata, porque as suas mãos recusam-se a trabalhar" (Prov. 21:25). O preguiçoso tem as suas desculpas: "Diz o preguiçoso: um leão está lá fora; serei morto no meio da rua" (Pv 22:13).

O preguiçoso presume que tudo vai sair bem no fim, e com seus argumentos consegue convencer muitos a seguir o seu exemplo. O seu sono, seja físico ou espiritual, será interrompido pela pobreza e pela necessidade, pois é indisciplinado sempre tendo desculpas para não trabalhar: Não sai para fora de casa com medo de encontrar algum obstáculo ou ser morto no meio do caminho (22:13). Quando solteiro, morava em uma república para estudar e trabalhar e, lá tínhamos dois colegas que não gostavam de fazer nada para ajudar: um tinha um apelido "carinhoso" que o dono do local pôs nele, jiboia, só gostava de comer e dormir enroladinho; já o outro comia água com açúcar para não ter que fazer comida no dia dele, e sempre tinham suas desculpas (repetidas) para não fazer algo.

Também na obra de Deus a preguiça causa muitos males. A igreja de um pastor preguiçoso estaciona. A vida do crente que, por preguiça, não ora, não lê a Palavra de Deus, é sem frutos. Paulo, o apóstolo de maior destaque, afirma: "Mas pela graça de Deus sou o que sou, e sua graça para comigo não foi vã, antes trabalhei muito mais do que todos eles" (I Co 15:10). Jesus muitas vezes chamou seus discípulos a trabalhar. Essa ordem chega até nós. Trabalhemos, pois, lançando fora a preguiça!

Fonte:
A Bíblia Responde. 2ª Ed. Rio de Janeiro: CPAD, 1983
DAVIDSON, F. O Novo Comentário da Bíblia. 3ª Ed. São Paulo: Ed. Vida Nova, 1990

Pressão evangélica faz Renato Aragão desistir de filme, afirma jornalista

A polêmica e a falta de apoio da Sony Pictures fizeram com que o projeto do filme fosse adiado

Pressão evangélica faz Renato Aragão desistir de
filme, afirma jornalista
O jornalista Lauro Jardim, do Radar On-line, escreveu nesta quinta-feira (30) em sua coluna no site da revista Veja, que Renato Aragão desistiu de prosseguir com o projeto do filme “O Segundo Filho de Deus”, filme que gerou muita polêmica entre os evangélicos.

A polêmica aconteceu pelos pequenos detalhes do longa que foram divulgados dizendo que o ator seria um segundo filho de Deus que iria cumprir a missão que Jesus não teria conseguido.

Renato Aragão chegou a dizer que o roteiro do filme não tinha como objetivo afetar a fé das pessoas de forma negativa, já que ele é católico, e que seu personagem seria um atrapalhado, assim como fora em seus outros filmes.

SBB conta a história da Bíblia no Brasil Império

A edição especial traz detalhes da difusão do Livro Sagrado antes da programação da República

SBB conta a história da Bíblia no Brasil Império
Trazida ao Brasil pela família real portuguesa em 1808 a Bíblia Sagrada passou a ser difundida em um período onde apenas um em cada dez brasileiros sabia ler. Para mostrar como a mensagem era difundida nessa época a Sociedade Bíblica do Brasil está lançando o livro “A Bíblia no Brasil Império”.

O livro de autoria de Luiz Antonio Giraldi, membro da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil, traz em riquezas de detalhes da época quando a distribuição das Sagradas Escrituras tinha poucas possibilidades de acontecer.

Diversos obstáculos precisavam ser atravessados para que a Palavra de Deus fosse difundida no período que durou até 1889, quando aconteceu a proclamação da República, entre eles a falta de estradas e meios de transportes que pudessem ser usados para levar a Bíblia para todo o país.

A edição especial é voltada para estudantes e professores de Teologia e leitores interessados em história do Brasil, com essa obra será possível entender como apesar de todas as circunstâncias como o Livro Sagrado conseguiu ser difundido.

Para tal feito foi de extrema importância o trabalho de duas sociedades bíblicas, a Sociedade Bíblica Britânica e Estrangeira e a Sociedade Bíblica Americana que trabalharam muito, chegando a bater de porta em porta para preparar o caminho para os futuros missionários.

Fonte: Gospel Prime

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

‘Igrejas deixem as diferenças de lado’, clama autor cristão que propõe 'Nova Reforma Protestante'

“Eu quero uma Igreja – Uma Nova Reforma Protestante” - Parte 2

O autor de “Eu quero uma igreja – Uma Nova Reforma Protestante” clama aos cristãos que deixem as diferenças entre eles e entre denominações de lado. Em seu livro ele fala de um modelo de igreja interdenominacional, alegando que Jesus viveu as diferenças quando entrou e pregou nas sinagogas dos fariseus.

                                              (Foto: Arquivo Pessoal)
Ádryan Krysnamurt Edin da Luz, autor do livro "Eu
quero uma igreja - Reforma Protestante". 
“Jesus também superou com amor os samaritanos que odiavam os judeus”.

Ádryan Krysnamurt Edin da Luz, líder do movimento Eu quero uma Igreja que reúne cristãos de várias denominações e lugares do mundo a cultuar em unidade online, explica isso na ótica do amor e da comunhão.

“A ideia de que vamos partilhar de um mesmo céu e de um só Deus por toda eternidade, deixa claro que, questões como: ‘Eu não vou lá, porque sou isso ou aquilo!’, e, ‘só minha igreja está certa’, ora, a grande maioria se diz certa, então caro leitor, você deve convir comigo que alguém tá certo e alguém tá errado!”

Mas, o mais importante é “devemos obedecer a Palavra de Deus e respeitar nossos irmãos, nossas diferenças, sabendo que só há um Justo Juiz.”

O autor observa, entretanto que, a unidade de que ele fala se trata dos que “obedecem a Palavra de Deus e foram convertidos”, e não da unificação de todas as religiões, pois isso é, segundo ele, “para o Anticristo e sua falsa paz”.

Põe e tua casa em ordem

"Qual o significado de 2 Reis 20:1, quando Isaías diz a Ezequias: 'Põe em ordem a tua casa, porque morrerás e não viverás'?

"Põe a tua casa em ordem"
"O fato está registrado também em 2 Cr 32:24 e Isaías 38:1, afirmando-se que o rei sofria de uma chaga exposta que a medicina da época não poderia curar, possivelmente, um câncer. O mal já estaria tão adiantado, que Deus, na sua infinita misericórdia, achou por bem adverti-lo da brevidade de seus  dias. Deus provavelmente deixou Ezequias sozinho para que, por esta prova e sua fraqueza nela, pudesse reconhecer o que havia no seu coração; dando a entender que ele não era tão perfeito na graça como acreditava ser. É bom que conheçamos a nós mesmos e a nossa fraqueza, para que no futuro não venhamos nos orgulhar ou confiar em nós mesmos, e que sempre vivamos confiantes na graça de Deus. Não conhecemos a corrupção que há em nosso coração nem a conheceremos se Deus não a expuser.

Ezequias pecou ao se enaltecer. Todos temos a necessidade de entendermos as nossas necessidades e obrigações para com Deus, para que nunca pensemos com altivez a nosso próprio respeito, antes devemos rogar a Deus que nos mantenha sempre humildes, pois todo o louvor pertence a Deus. Ezequias era um rei empreendedor, trabalhador, que pensava no bem do seu povo e na prosperidade do reino, conforme se vê em 2 Crônicas 32:27-30. Os seus muitos negócios talvez tivessem agravado a sua enfermidade e o levassem a abandonar os seus projetos e propósitos, sua dedicação, de modo que a sua casa estava em desordem, isto é, ninguém fora nomeado para continuar a sua obra. Há certos lares assim.

O chefe de família mete-se em muitos negócios, muitas despesas e, quando acontece uma enfermidade ou um desenlace, a família fica desamparada: 2 Rs 4:1. Igualmente, algumas igrejas estão em mãos de dirigentes que trabalham sozinhos e ninguém toma conhecimento dos muitos negócios em que eles se arriscam. Por isso o trabalho não progride, não se estabiliza. Quando ele é removido, ou se afasta, ou morre, o seu sucessor terá problemas para reorganizar as coisas na igreja. Ezequias, entretanto, humilhou-se, orou ao Senhor e foi atendido. Deus concedeu-lhe mais quinze anos de vida e ele pôde assim concretizar os seus empreendimentos.

Bibliografia:
A Bíblia Responde. 2ª Ed. Rio de Janeiro: CPAD, 1983
HENRY, Matthew. Comentário Bíblico do Antigo Testamento, vol. 1 Gênesis a Neemias: 1ª Ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2010.

Sarah Sheeva escreve em “línguas estranhas” no Twitter

A pastora já comentou em outros posts que muitos não entendem seu senso de humor.

Sarah Sheeva escreve em “línguas estranhas” no
Twitter
Famosa nas redes sociais, a pastora Sarah Sheeva tem um jeito diferente de falar sobre a fé cristã, sempre com muito humor ela transmite diversas mensagens ao longo do dia.

Nesta quarta-feira (29), a criadora do Culto das Princesas falou sobre ter liberdade através do Espírito de Deus, chegando a escrever em “línguas estranhas” em um dos tuites.

“Quem está sempre cheio do Espírito Santo, está sempre pronto pra tudo! Por isso encha-se dEle: chacataramaralarabassharalabacantaramalarabah”, disse.

Há quem condene esse tipo de atitude, por achar que a pessoa está zombando do Espírito ou por achar que há um fingimento a respeito do dom de línguas. Mas Sarah Sheeva está ciente do que muitas pessoas pensam sobre isso, tanto que a dias atrás ela comentou que há cristãos que se incomodam com seu senso de humor.

Renato Aragão esclarece polêmica sobre seu próximo filme; “fé e ficção são áreas distintas”

Ele não nega a criação de roteiro sobre ser o segundo filho de Deus, mas afirma que o assunto do mesmo foi deturpado.

Renato Aragão esclarece polêmica sobre seu
próximo filme; “fé e ficção são áreas distintas”
O ator Renato Aragão veio a público, através de seu blog, para esclarecer a polêmica que se formou a respeito de seu próximo filme “O Segundo Filho de Deus”, título este que já foi alterado.

No texto o comediante lamenta a repercussão que o fato tomou, lembrando a todos que é “católico e temente a Deus”, portanto não abriria mão de sua fé em Jesus, o único Filho de Deus. Porém ele deixa claro que há diferença entre a fé e a ficção.

“Gostaria, entretanto de relembrar que fé e ficção são áreas completamente distintas, mas que sempre despertaram polêmicas, desde Milton, em ‘Paraíso Perdido’ até José Saramago em seu ‘Evangelho Segundo Jesus Cristo’”.

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

“Não devemos ingerir bebidas alcoólicas”, alerta Silas Malafaia

O pastor assembleiano escreveu em seu blog todos os motivos pelos quais não é lícito consumir essas bebidas.

“Não devemos ingerir bebidas alcoólicas”, alerta
 Silas Malafaia
Em sua coluna no site Verdade Gospel, o pastor Silas Malafaia abordou um assunto bastante polêmico para os evangélicos brasileiros: o consumo de bebidas alcoólicas.

Na visão do líder da Assembleia de Deus Vitória em Cristo o cristão não pode ingerir esse tipo de bebida. Para justificar sua opinião, Malafaia lembra o que Deus disse a Arão, para advertir ao povo que o vinho e a bebida forte não deveriam ser consumidos.

“Fomos separados para Deus. Como reis e sacerdotes do Altíssimo, não devemos ingerir bebidas alcoólicas para não dar lugar à nossa carne e ao pecado. Além disso, em Provérbios 20.1, é dito que o vinho é escarnecedor, e a bebida forte, alvoroçadora; e todo aquele que por eles é vencido não é sábio”, escreve Malafaia.

Pastor nigeriano condena a ação do governo para barrar os ataques do Boko Haram

O líder religioso propõe usar autoridades islâmicas que tenha influencia junto aos extremistas para clamar pela paz no país

Pastor nigeriano condena a ação do governo para
 barrar os ataques do Boko Haram
O presidente nacional da Associação Cristã da Nigéria (CAN, sigla em inglês), pastor Ayo Oritsejafor, participou de uma entrevista coletiva na semana passada para falar sobre os constantes ataques que o grupo de extremistas islâmicos, Boko Haram, tem feito em seu país.

Para o líder cristão não poderá haver diálogo com os terroristas enquanto inocentes continuarem morrendo. “Antes que possamos falar em diálogo, tem de haver regras. Pessoas estão morrendo todos os dias, como resultado dos ataques do Boko Haram; mas o governo federal está optando por diálogo somente, isso é muito intrigante para mim”.

Filme de Renato Aragão sobre o “segundo filho de Deus” gera polêmica nas redes sociais

Evangélicos protestam contra enredo do novo filme de Didi.

Filme de Renato Aragão sobre o “segundo filho de
 Deus” gera polêmica nas redes sociais
Nos últimos dias, as redes sociais, em especial o Facebook, mostraram um movimento dos evangélicos contra a nova produção de Renato Aragão. O enredo do 49º filme de sua carreira contará a história de um “segundo filho de Deus” enviado a Terra para concluir a missão que Jesus não terminou.

Orçado em 8,1 milhões de reais, o longa será dirigido por Paulo Aragão, seu filho. Embora se considere católico, Renato já disse acreditar em reencarnação em seu primeiro romance, “Amizade Sem Fim”, tinha temática espírita. Ele conta a história de um jovem milionário que fez voto de pobreza e durante uma regressão hipnótica ele descobre que em uma de suas vidas passadas, teve uma conexão de amizade com Jesus Cristo.

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Você já parou para pensar na perfeição do Deus Criador?

"O firmamento anuncia as obras de suas mãos"
Fico imaginando que Charles Darwin ficaria estarrecido ao saber que sua teoria não é aceita por nós cristãos, independente de qual seja a "descoberta" científica da vez para tentar manter de pé seu pedestal meio-manco, isso para não dizer totalmente manco. A Teoria da Evolução ficou um pouco abalada pela descoberta do DNA. Todos nós surgimos como uma única célula, menor que um ponto final (.), e se pensarmos nos escritos bíblicos, veremos que cada ser vivo foi criado por Deus segundo a sua própria espécie, ou seja, cada ser vivente reproduz a sua própria espécie sem precisar de evolução (Gên. 1:21;24;25). Segundo a própria ciência, as instruções para o desenvolvimento do corpo estão codificadas no DNA, em uma linguagem que apenas certas moléculas de proteína conseguem entender.

E lá se vai ela, seguindo instruções, e aquela minúscula célula (e as outras que serão geradas por ela) irá produzir trilhões de células vivas, utilizando a matéria bruta. Essas células por fim, irão se organizar de maneira precisa para que, no fim do processo, possam funcionar como um corpo humano. E é certo que o próprio DNA não gera (ou sequer consegue ler) as informações nele contidas. O que isso vem a significar? Que há a existência de uma Inteligência inegável (diga-se Deus Criador) capaz de criar o projeto para a geração do corpo humano. E, para a surpresa de muitos, entendemos e cremos de fato, que o "manual de instruções" foi criado e desenvolvido por Deus, e não foi o fruto de uma sucessão de saltos evolucionários que aconteceram por acaso ao longo de bilhões de anos.

Que pena que algo tão irracional tenha sido imposto para nossas crianças em salas de aula à contragosto dos que creem na Palavra de Deus! Vemos portanto, que os que impõe esta regra são inseguros, pois não permitem que uma segunda alternativa seja apresentada com o medo de que essa outra e verdadeira alternativa, a Criação, seja ensinada. A Evolução é fruto de rebeldia, não de inteligência, é fruto de esquecimento, do esquecimento do Deus Vivo.

"quando abraço minha esposa e filhos"
A Criação é algo tão óbvio que revela o próprio Criador: "Os céus declaram a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos (Salmos 19:1). Mas quando penso na criação do Todo-Poderoso, vejo a perfeição de Deus nas pequenas coisas como:

  • quando abraço minha esposa ou meus filhos e vejo o quanto nossos corpos perfeitamente projetados pelo Criador se encaixam, ombro com ombro;
  • quando me assento ou me levanto;
  • em um simples aperto de mãos, nossas mãos tão bem projetadas!;
  • quando uso minhas mãos para escrever, e elas me servem tão bem;
  • quando uso meus lábios ou o meu corpo para expressar algum tipo de sentimento;
  • quando paro para ouvir alguém com esse par de ouvidos tão bem projetados, não ao acaso, pois o acaso não poderia tê-los projetados com a forma e funcionalidade que tem;
  • quando penso, uso minha mente, meu coração para amar. Nada disso poderia ter surgido pelo acaso da evolução. A não ser que queiram mudar o nome do Criador!;
  • tudo que o meu corpo faz, produz e toda a sua funcionalidade são frutos da criação de Deus.
"homem de Piltdown"
A ciência tem esquadrinhado nosso planeta em busca de provas que comprovem esta rebelião aos ditos de Deus, porém sem sucesso, e por não ter sucesso, procuram fabricar algo que justifique seus pensamentos. Há um caso pouco conhecido do público em geral, que é o caso do Homem de Piltdown, caso que posteriormente foi comprovado como uma fralde. Onde um fragmento de um crânio e uma mandíbula foi encontrado em uma pequena mina em Piltdown Commom (Inglaterra), o crânio pertencia a um exemplar de homem moderno e a mandíbula inferior pertencia a um símio (orangotango) com dentes limados para simular um desgaste. Além de não trazer benefícios para a nossa história, é vergonhoso!

Não dá para engolir essa história de seleção natural, uma vez que a Evolução é matematicamente impossível, e, de qualquer forma, eu prefiro ficar com o que Deus diz em sua Palavra que é bendita e eterna: "No princípio criou Deus os céus e a terra" ( Gênesis 1:1); "Sabei que o SENHOR é Deus; foi ele que nos fez,...somos povo seu e ovelhas do seu pasto." (Salmos 100:3). Uma célula, a menor unidade viva, chega a ter 100.000 moléculas, e 10.000 reações químicas interrrelacionadas simultâneas. Por isso, as células não podem ter surgido por acaso! O próprio Richard Dawkins (evolucionista) admite que cada célula contém, no seu núcleo, um banco de dados digitalmente codificado que é maior...do que a soma de todos os 30 volumes da Enciclopédia Britânica.

É, portanto, impossível que o acaso crie algo com tanta informação como a que contém uma célula! Somente no corpo humano, há trilhões, milhares de tipos diferentes, que operam em relacionamentos totalmente complexos e suavemente equilibrados! Esta probabilidade tão pequena torna a Evolução matematicamente impossível. Deus é totalmente perfeito, não pode mentir e está acima de qualquer conhecimento humano, tendo formado o homem, a terra e os céus (Tiago 1:17; Tito 1:2; Prov. 3:20; Sal. 104:24; Sal. 119:73; Prov. 3:19).

Por inúmeras vezes, pude perceber o quanto o nosso Deus é perfeito, somente Ele, com seu conhecimento e sabedoria poderia ter criado seres tão estruturados como os seres humanos (pena que estes se desvencilharam do Criador que é Bendito!). Quando nos ajoelhamos diante d'Ele, tudo coopera para tal ação; quando nos deitamos, também vemos que ele pensou em tudo de antemão para que o nosso sono fosse excelente!; quando nos alimentamos, temos tudo dentro deste corpo complexo que funciona segundo a ordem do Criador. De fato, me faltam palavras para expressar tamanha grandeza! O pouco que posso fazer é agradecer a esse Criador Perfeito que me fez para adorá-Lo e crer no Seu Filho Eterno e Salvador. Bendito seja o nome d'Ele para todo o sempre.

"Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém." (Rom. 11:36)

Fontes Bibliográficas:
HUNT, Dave. Um apelo à Razão: Criação ou Evolução? 1ª Ed. Porto Alegre: Editora Actual Edições, 2004.
Fotos: GettyImages / GoogleImages

“Chuva de Bíblias” no céu da Coreia do Norte

Projeto missionário utiliza estratégia pouco convencional

“Chuva de Bíblias” no céu da Coreia do Norte
No dia 19 de julho, uma equipe de missionários se reuniu perto de Paju, Coreia do Sul, para lançar 30 balões de gás carregados de Novos Testamentos, folhetos com versículos bíblicos e outras mensagens cristãs para a Coreia do Norte. Tendo analisado as condições favoráveis do clima e um vento que soprava forte na direção desejada, os balões foram diretamente para o norte alcançando aquele país isolado.

“O evangelho é a boa notícia que irá salvar os galhos secos na Coreia do Norte, como uma chuva de boas-vindas”, exclamou um dos missionários durante uma oração feita antes do lançamento. A equipe responsável pelo envio era composta de missionários, voluntários, estudantes universitários e cristãos que têm parentes vivendo na Coreia do Norte.

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Os cristãos primitivos praticaram o comunismo?


ATOS 2:44-45

"A venda de propriedades e a entrega
do dinheiro era apena parcial"
PROBLEMA: Alguns concluíram que os cristãos primitivos estavam praticando uma forma de comunismo, porque eles "vendiam as suas propriedades e bens, distribuindo o produto entre todos"e "tinham tudo em comum". Entretanto, até mesmo os Dez Mandamentos pressupõem o direito à propriedade privada, proibindo o "roubo" e até mesmo a "cobiça" do que pertence a outra pessoa (Êx 20:15,17).

SOLUÇÃO: Há várias razões para se acreditar que essa passagem não está ensinando uma permanente forma de comunismo ou socialismo cristão. Primeiro, essa passagem não é prescritiva, ela é simplesmente descritiva. Em parte alguma ela estabelece essas coisas como sendo normativas. Ela tão-somente descreve o que os crentes estavam fazendo. Segundo, até onde o texto indica, aquele procedimento era apenas temporário, e não permanente.

Aparentemente eles estavam juntos em Jerusalém, já que foi lá que o Espírito Santo desceu e a primeira grande conversão a Cristo ocorreu. A necessidade de viverem juntos longe de casa ocasionam tais medidas na comunidade. Terceiro, as medidas para a comunidade eram voluntárias. Não há indicação no texto de que seriam compulsórias. Aparentemente era apenas uma conveniência temporária e voluntária para o progresso do Evangelho naqueles primeiros e cruciais dias da Igreja cristã.

Quarto, a venda de propriedades e a entrega do dinheiro era apenas parcial. No texto está implícito que eram vendidas apenas as terras e outras propriedades excedentes, e não suas próprias residências. Por fim, todos eles acabaram deixando Jerusalém, para onde tinham ido por causa da festa de Pentecostes (At 2:1), e voltaram para suas casas, que se espalhavam por todo o mundo (cf. At 2:5-13).

Fonte de Pesquisada:
GEISLER, Norman; HOWE, Thomas. Manual Popular de Dúvidas, Enigmas e "Contradições" da Bíblia. 1ª Ed. São Paulo: Mundo Cristão, 1999.

Explosão evangélica: Cruzada com Pastor Silas Malafaia reúne mais de 300 mil, 6 mil se convertem

A Cruzada evangelística Vida Vitoriosa com Pastor Silas Malafaia reuniu neste sábado mais de 300 mil evangélicos, na praia da Ponta Negra, em Manaus, segundo a polícia militar.

                          (Foto: Divulgação/Verdade Gospel)
Cruzada Vida Vitoriosa em Manaus, 25 de agosto de
 2012.
 
O evento, que teve o Pastor Silas Malafaia ministrando a palavra, testemunhou a conversão de mais de seis mil pessoas que entregaram suas vidas a cristo, informou o site da igreja Vitória em Cristo.

Silas ministrou uma palavra intitulada “Deus está no controle”. Adilson Tavares, foi um dos que foram tocados pela palavra e entregou sua vida a Cristo, indo à frente do palco para receber oração.

Já no início, os habitantes de Manaus já começavam a chegar e preparar o seu lugar próximo ao palco de 800 m².

sábado, 25 de agosto de 2012

Como é uma cristã virtuosa? Seis mil se reúnem para saber no 2º Congresso de Mulheres do Diante do Trono

Cerca de seis mil mulheres se reuniram para aprender como deve ser uma mulher virtuosa com Ana Paula Valadão, líder de louvor do Diante do Trono, no 2º Congresso de Mulheres do Diante do Trono da Igreja Batista da Lagoinha.

                             (Foto: http://www.lagoinha.com/)
2º Congresso de Mulheres do Diante do Trono reúne 
cerca de seis mil mulheres na primeira noite do 
evento, 23 de agosto de 2012.
A “Mulher Virtuosa” foi o tema da primeira noite do Congresso que foi ministrado pela cantora do grupo de Louvor Diante do Trono, que foi recentemente nomeado ao Prêmio Grammy Latino.

Ana Paula Valadão ressaltou a necessidade de ser firmes na Palavra, pois as mulheres são influenciadas por outros padrões do mundo, citando Filipenses 2: 16 (“Retendo a palavra da vida, para que no dia de Cristo possa gloriar-me de não ter corrido nem trabalhado em vão.”)

“Deus está trazendo um novo tempo para nossa nação. Devemos ser mulheres firmadas nos propósitos de Deus”, disse ela.

Muçulmano se converte na Igreja Universal

Ele estava disposto a entrar para um grupo terrorista quando encontrou uma Bíblia no meio do deserto

Muçulmano se converte na Igreja Universal
Em seu blog, o bispo Edir Macedo narrou a história de um jovem que se converteu depois de passar pelo mundo dos crimes e das drogas, uma história que se diferencia das demais já conhecidas por ser tratar de um homem muçulmano que encontrou uma Bíblia no caminho que o levaria para um grupo de terroristas.

O nome do personagem não foi revelado por questões de segurança, o blog do líder da Igreja Universal do Reino de Deus deixou apenas as iniciais A.L., já que ele nasceu e viveu durante muitos anos na Argélia, país de confissão muçulmana.

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Como obter a vida eterna?

A vida eterna

"Pôs no coração do homem o anseio 
pela eternidade"
Não dá para negar, é desejo do ser humano viver para sempre, isso não é uma ideia sem lógica, em Eclesiastes 3:11 lemos: "Ele (Deus) fez tudo apropriado a seu tempo. Também pôs no coração do homem o anseio pela eternidade; mesmo assim este não consegue compreender inteiramente o que Deus fez (NVI). Não há problema algum em desejar ter a vida eterna, Deus enviou seu Filho ao mundo justamente para que pudéssemos ter vida em seu Filho (Jo. 4:14; Jo. 6:47; Jo. 11:25-26), o único problema do homem é buscar essa vida eterna por meios estranhos ao que a Bíblia nos revela, seja por meio de boas ações, justiça própria, ciência, entre outros.

Herdar a vida que Deus prometeu é algo possível para toda criatura que se achegar a Deus por meio de seu Filho Jesus. Se em seu coração ainda existem dúvidas de como fazer para conhecer a verdadeira vida, faço para você um convite para refletir sobre uma das perguntas mais frequentes do ser humano com relação a salvação: "O que devo fazer para herdar a vida eterna?".

"A resposta está na Bíblia"
Primeiramente, a resposta para esta e toda pergunta semelhante a esta, se encontra na Bíblia, não é uma resposta produzida por homens, mas pela boca de Deus, sendo assim, a temos como digna de confiança, uma vez que nos é dito que Deus não pode mentir (Tito 1:2). As Escrituras Sagradas ensinam que todas as pessoas pecaram, quando diz: "todos pecaram" (Rom. 3:23), isso inclui eu e você, sem distinção. Ainda que sejamos boas pessoas, façamos caridade, ajudemos os necessitados, tenhamos a nossa religião e inclusive acreditemos em Deus, temos que entender que "todos pecaram". O homem está sujeito à condenação por aquilo que ele é, um pecador, desde cedo.

Aos olhos de outro ser humano nós até podemos ser uma pessoa boa, mas aos olhos de Deus não há ninguém justo por natureza. Por esta razão, todos os homens se encontram na situação de estarem separados de Deus (Rom. 3:23). Está escrito: "não há justo, nem um sequer..." (Rom. 3:10). Sendo assim, precisamos reconhecer que somos pecadores e buscar nos reconciliarmos com Deus.

Ao contrário do que muitos pensam, jamais alguém conseguiu salvar a si mesmo, nenhum ser humano pode ou poderá comprar a sua salvação, ou até mesmo adquiri-la com méritos próprios, ou por meio de sacrifícios, etc. Se a salvação dependesse das obras boas dos homens, não haveria a necessidade de Jesus ter sido crucificado no Calvário. Jesus é o único caminho para a salvação (Jo. 14:6), foi assim que Deus planejou, nós podemos até mesmo rejeitar as verdades de Deus, hoje em dia isso é muito comum, mas não significa que teremos o direito de herdar a vida eterna se agirmos fora dos padrões estabelecidos por Deus.

Reconhecer que não podemos salvar a nós mesmos é uma questão de humildade, submissão e fé na Palavra de Deus que diz: "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie" (Ef. 2:8-9). Não vem de obras, e não mesmo, mas é por meio da Graça de Deus, o Deus Vivo e Salvador. Aleluia!

"Deus já nos preparou o caminho certo
para a vida"
O Deus Vivo e Salvador, já nos preparou o caminho certo para a vida, e este caminho tem um nome, JESUS. Jesus é a única providência de Deus que existe para que sejamos salvos, foi Ele mesmo que disse: "Eu Sou o Caminho..." As religiões deste mundo são muitos caminhos feitos por homens para tentar chegar até Deus e que acabam por não chegar, pois não apresentam o caminho certo, procurando caminhos alternativos e que exaltam a criatura no lugar do criador. Mas nós temos um caminho verdadeiro para nos achegarmos a Deus, e este caminho é JESUS: "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." (João 3:16); e ainda: "Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim." (João 14:6). Estas são verdades imutáveis.

Já vi muitos dizerem que todos somos filhos de Deus, porém não é isso que encontramos na Bíblia, pois lemos que somos criaturas, o que é diferente. Os filhos são somente aqueles que recebem Jesus, confessam e creem no seu nome, estes sim, são filhos de Deus: "Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome..." (Jo. 1:12). "Aquele que me confessar diante dos homens eu o confessarei diante do meu Pai que está no céu, porém aquele que me negar diante dos homens, também Eu o negarei diante do meu Pai" (Mat. 10:32-33). Por isso, reconhecer que precisamos receber Jesus é de suma importância para a vida eterna.

A promessa da vida eterna foi feita pelo Deus que não pode mentir, por isso, entender que somos pecadores e que precisamos nos arrepender dos nossos pecados, que não podemos nos salvar, que o caminho já foi preparado por Deus e que precisamos d'Ele é estar de rumo ao caminho que Ele mesmo nos preparou. Busque a Deus! falamos isso no amor de Jesus. Receba e confesse Jesus em sua vida, mas faça de forma espontânea, sincera, para que Deus possa habitar em você e guardá-lo até o grande dia que você estiver face a face com Ele: "Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação." (Rom. 10:9-10).

"não tem avatar, não tem elixir, não tem
poção mágica, mas tem Jesus"
A vida eterna é prometida pelo Pai para todos os que recebem a Cristo, não tem avatar, não tem elixir, não tem poção mágica, mas tem Jesus, o testemunho verdadeiro para aquele que quiser ter a verdadeira vida: "Nós aceitamos o testemunho dos homens, mas o testemunho de Deus tem maior valor, pois é o testemunho de Deus, que ele dá acerca de seu Filho. Quem crê no Filho de Deus tem em si mesmo esse testemunho. Quem não crê em Deus o faz mentiroso, porque não crê no testemunho que Deus dá acerca de seu Filho. E este é o testemunho: Deus nos deu a vida eterna, e essa vida está em seu Filho. Quem tem o Filho, tem a vida; quem não tem o Filho de Deus, não tem a vida. Escrevi-lhes estas coisas, a vocês que crêem no nome do Filho de Deus, para que vocês saibam que têm a vida eterna." (I Jo. 5:9-13). Agora sim, depois de fazer aquilo que a Bíblia ensina, procure congregar em uma igreja onde o Evangelho é pregado integralmente, estude a Bíblia e conheça a Deus mais intimamente. Deus abençoe a sua vida.

www.oucaapalavradosenhor.com

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Israelenses revoltam-se com perfil falso de Deus no Facebook

Perfil do Facebook "Yahweh" causou revolta nos judeus

Israelenses revoltam-se com perfil falso de Deus no
 Facebook
Israelenses crentes na Bíblia ficaram indignados esta semana quando a mídia local relatou que há um novo perfil falso de Deus no Facebook. O perfil foi criado em hebraico, sob o nome Yahweh [Jeová], usando as quatro letras do nome sagrado em hebraico, também conhecido como “o tetragrama”.

Passando-se pelo Todo-Poderoso, o criador da página posta mensagens zombando do judaísmo e de seus adeptos. “Vou ver se consigo quebrar meu recorde pessoal, de 5.772 anos atrás, e criar o mundo em apenas cinco dias”, dizia uma das atualizações da página.

O que vem a ser mistério da iniquidade?

"O 'mistério da iniquidade'?

"O mistério da iniquidade será manifesto
pelo homem do pecado"
"A expressão "mistério da iniqüidade", usada por Paulo em 2 Tessalonicenses 2, relaciona-se diretamente com a pessoa de Satanás e de seu Anticristo. Trata-se das manifestações de Satanás na época que precede a vinda do Senhor Jesus. De certa forma, atualmente Satanás ainda tenta ocultar sua verdadeira face, mas, após o arrebatamento da Igreja, revelar-se-á em sua plenitude a natureza iníqua de suas obras e o agente principal dessa manifestação será o Anticristo, que é chamado de "homem do pecado", o revelador da iniquidade.

O mistério da iniquidade será manifesto pelo homem do pecado (anthropos tes anomias. gr, lit. "o homem da ilegalidade" ou "o homem da perversidade") que é aquele que fará a oposição à Lei de Deus em particular, será alguém que desprezará totalmente esta Lei, sendo muito perverso. A Lei do Senhor é a maneira como Deus ordena o universo, e este referido homem não quer saber de nada disso. Este personagem apocalíptico é verdadeiramente anti-leis e arrogante, totalmente maligno. O profeta Isaías fala de uma pessoa que se auto-exalta (Is. 14:13-14); Daniel, o profeta fala do "pequeno chifre" e da "abominação da desolação" (Dan. 7, 9, 11-12).

Bibliografia:
A Bíblia Responde. 2ª Ed. Rio de Janeiro: CPAD, 1983

STERN, David H. Comentário Judaico do Novo Testamento: Ed. Belo Horizonte: Editora Atos, 2008
Foto: GoogleImage

Nick Vujicic, evangelista sem braços e pernas, anuncia que será pai: 'Deus é muito bom'

Nick Vujici, cristão e evangelista famoso por não ter braços e pernas, anunciou recentemente que será pai, em sua página do Facebook. Sua esposa, com quem se casou em fevereiro deste ano, está em sua 13° semana de gravidez.

                                           (Foto: Life Without Limbs)
Nick Vujicic, um palestrante motivacional e cristão
evangélico, sem braços ou pernas, fala para uma 
multidão no país sul-americano, em 2009.
"Minha esposa e eu estamos esperando!!! Estamos na 13° semana de gravidez!! Deus é muito bom!!" escreveu ele na página da rede social.

O autor de “Vida Sem Membros” se casou com Kanae Miyahara, em uma cerimônia romântica na Califórnia e passaram a sua lua de mel no Havaí. Ele tem o seu anel de casamento em seu pescoço.

Vujici nasceu com uma síndrome de tetra-amelia, uma desordem rara caracterizada pela ausência dos quatro membros (braços e pernas).

Apesar da deficiência, Nick se tornou um exemplo de superação e sua fé e confiança em Deus já inspiraram a muitos.

Variação do DNA humano se aproxima da linha temporal bíblica

Nova pesquisa mostra que a variação genética dos humanos começou há cinco mil anos

Um estudo publicado na revista Science pode comprovar a verdade Bíblica do Dilúvio e da diversificação acelerada dos seres humanos depois desse episódio. Isso porque a pesquisa mostra que a variação do genoma humano começou há aproximadamente 5 mil anos atrás.

Os cientistas já sabiam que cada pessoa é distinta da outra, com exceção dos gêmeos idênticos, mas o que eles quiseram descobrir com essa nova pesquisa era quando essa distinção começou. Para isso foram analisadas as sequenciais do DNA de 15.585 regiões genéticas codificadas de proteínas do genoma humano.

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Os demônios podem realizar milagres?

APOCALIPSE 16:14

PROBLEMA: A Bíblia às vezes emprega as mesmas palavras (sinais, prodígios, poder) tanto para descrever o poder de demônios como para descrever os milagres de Deus (Ap 16:14; 2 Ts 2:9). Entretanto, um milagre é um ato sobrenatural de Deus, e somente ele pode realizar tais. O diabo é um ser criado e tem apenas um poder limitado.

SOLUÇÃO: Embora Satanás tenha grandes poderes espirituais, há uma gigantesca diferença entre o poder do diabo e o poder de Deus. Primeiro, Deus é infinito em poder (Onipotente); o diabo (e os demônios) é imitador e finito. Segundo, somente Deus pode criar a vida (Gn 1:1, 2 ; Dt 32:39); o diabo não pode (cf. Êx 8:19). Apenas Deus pode ressuscitar um morto (Jo 10:18; Ap 1:18); o diabo não pode, embora ele dá "fôlego" (animação) à imagem de idolatria do Anticristo (Ap 13:15).

O diabo tem grande poder para enganar as pessoas (Ap 12:9), para oprimir aqueles que se rendem a ele e até mesmo para fazer morada em seus corpos (At 16:16). Ele é um grande mágico e um super cientista, e com o seu vasto conhecimento de Deus, do homem e do universo, ele tem como fazer "prodígios de mentira" (2 Ts 2:9; cf. Ap 13:13-14).

Os verdadeiros milagres, porém, só podem ser realizados por Deus. O diabo pode fazer o que é sobrenormal (ou seja, é limitado por Deus, só pode fazer o que tem permissão, apesar de ser limitado, ele usa tudo o que tem para fazer o mal e gerar medo), mas não o que é sobrenatural. Somente Deus pode controlar totalmente as leis naturais que ele mesmo estabeleceu, embora numa ocasião Deus tenha dado a Satanás o poder de trazer um furacão sobre a família de Jó (Jó 1:19). Além disso, todo o poder que o diabo possui é cuidadosamente limitado e monitorado (cf. Jó 1:10-12).

As limitações das ações demoníacas também podem ser notadas em Apocalipse 9:14-15: "...A qual dizia ao sexto anjo, que tinha a trombeta: Solta os quatro anjos, que estão presos junto ao grande rio Eufrates. E foram soltos os quatro anjos, que estavam preparados para a hora, e dia, e mês, e ano, a fim de matarem a terça parte dos homens. Aqui vemos que a palavra 'anjos' se refere aos anjos caídos, leia-se demônios, que apesar de serem cruéis, não tem o poder se libertar para fazer sua obra maligna na terra, estão presos por Deus, e serão soltos apenas em um determinado para fazer apenas o que lhes for permitido fazer. Até este momento (v.15) metade das pessoas do mundo estarão mortas, não fosse Deus colocar limites, ninguém sobraria.

Outra passagem que também podemos citar a respeito da limitação e do engano dos sinais demoníacos, foi o caso da manifestação dos 'milagres' realizados na corte de Faraó, quando os magos deste realizaram sinais semelhantes aos que Moisés e Arão realizaram pelo poder de Deus. Os magos de Faraó imitaram os dois primeiros sinais por meio de suas artes mágicas, ou ciências ocultas (Êx. 7:21-22; 8:6-7); já a partir do terceiro sinal (Êx. 8:17-19) nada puderam fazer e foram envergonhados. Assim acontecerá em um futuro próximo com os servos do diabo, serão terrivelmente envergonhados diante do verdadeiro poder que a Deus pertence. Além dos egípcios, os magos de Faraó também foram atingidos pela sexta praga, e não puderam permanecer diante de Moisés, desaparecendo da narrativa e nunca mais aparecem como conselheiros de Faraó depois deste episódio (Êx. 9:8-11).

Assim, um dia, toda obra do maligno desaparecerá para nunca mais enganar e escravizar vidas. Desde o tempo de Moisés, até o nosso tempo, muitas pessoas chamam Deus e sua obra de mentira, como o fez Faraó dizendo "não deem ouvidos a palavras mentirosas" (Êx. 5:9b), porém para àqueles que conhecem a Deus intimamente, há a certeza de que o verdadeiro poder e obra pertencem ao Deus Vivo. Precisamos nos lembrar que os sinais operados pelo maligno são segundo a eficácia de Satanás, com poder, sinais e prodígios da mentira, com todo o engano da injustiça para os que perecem, logo esses sinais são para enganar com mentiras os que perecem, àqueles que rejeitaram a verdade de Deus (II Tess. 2:8-10).

Cristo, por sua vitória sobre o diabo, tendo vencido a ele e a todas as suas hostes na cruz (Hb 2:14-15; Cl 2:15), deu o poder ao seu povo para ser vitorioso sobre as forças demoníacas (Ef 4:4-11). Assim, João informou aos crentes: "maior é aquele que está em vós do que aquele que está no mundo" (1 Jo 4:4).

Bibliografia:
GEISLER, Norman; HOWE, Thomas. Manual Popular de Dúvidas, Enigmas e "Contradições" da Bíblia. 1ª Ed. São Paulo: Mundo Cristão, 1999.
Bíblia de Estudos do Apocalipse, pgs. 1817-1825

Menina cristã com deficiência é presa por 'blasfêmia' no Paquistão

O órgão de direitos humanos do Paquistão condenou fortemente na segunda-feira a prisão de uma menina de 11 anos de idade, cristã, com síndrome de Down, que foi acusada de "blasfêmia". As tensões obrigaram cerca de 600 cristãos a fugir da área.

                                                           (Foto: Reuters)
Protestantes seguram placas exigindo a libertação
de Asia Bibi, uma mulher cristã paquistanesa,
condenada à morte por blasfêmia, em Lahore. 21 de
novembro, 2010.
A menina, identificada como Rifta Masih da área rural de Mehrabadi em Islamabad, foi acusada de queimar um Qaeda Noorani, um livreto usado para estudar o básico do Alcorão Sagrado, quinta-feira passada. Também foi alegado que ela teria jogado o livro no lixo depois de colocá-lo em um saco plástico.

Após a acusação, que parece ser falsa, uma multidão exigiu a prisão da menina e ameaçou queimar casas pertencentes a cristãos.


Jocum muda estratégia de evangelismo na cidade de Aparecida do Norte

Quatrocentos voluntários estarão participando de uma ação voltada para a promoção humana, apresentando o verdadeiro Salvador de uma forma diferenciada

Jocum muda estratégia de evangelismo na cidade
 de Aparecida do Norte
A Jocum (Jovem Com Uma Missão) tem trabalhado nos últimos 20 anos com ações de evangelismo na cidade de Aparecida do Norte, interior de São Paulo, uma região onde o turismo religioso atrai fiéis católicos de todas as partes do país.

Ao longo desse tempo o grupo de missionários tem percebido algumas mudanças no público que visita a cidade e por isso passou a mudar as estratégias de evangelismo para torná-las mais eficazes.

O que o grupo notou foi que agora não é só a data do dia 12 de outubro que atrai milhares de pessoas para cidade. Ao longo de todo o ano os turistas aparecem e por isso a Jocum está enviando 2.000 pessoas, dividas em grupos, para falar de Jesus para esses visitantes.

Projeto estimula cristãos a exigirem mais “arte bíblica” no cinema e na TV

AS1 entende que o público cristão pode estimular mais projetos com valores cristãos

Projeto estimula cristãos a exigirem mais “arte
 bíblica” no cinema e na TV
 Uma nova organização deseja encorajar os cristãos a usarem a sua “influência e poder de compra coletivo” para influenciar a produção de filmes, música e programas de televisão. ”O objetivo do AS1 é levar a Igreja de volta ao seu papel histórico de promotor das artes”, disse Jonathan Bock, fundador da AS1.

Bock disse em uma entrevista recente que há necessidade de os cristãos voltarem a ter “relação” com a comunidade artística. Ao invés da pintura e escultura dos séculos anteriores, a arte de hoje envolve o mundo do entretenimento, principalmente a produção de música, filmes e televisão, ele disse.

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Religiosos pedem que governo tire do ar Bob Esponja e Os Simpsons

Séries animadas seriam um “incentivo para as drogas, a pornografia e a homossexualidade”

Religiosos pedem que governo tire do ar Bob
 Esponja e Os Simpsons
O grupo religioso Comissão Nacional Sobre Assuntos para Defesa da Moral Ucraniana divulgou na semana passada um estudo polêmico. Eles estão querendo proibir no país a veiculação dos desenhos da Disney e outras séries populares.

Os personagens infantis de animação estariam causando uma influência negativa sobre as crianças ucranianas. A Comissão analisou algumas das principais séries infantis que estão nas TVs do país para detectar as que representam “uma ameaça real para as crianças”.

O relatório foi publicado em um site católico...e divulgado em diversos jornais do país.

Não há lugar para Israel em um novo Oriente Médio, diz Ahmadinejad

O aiatolá chegou a dizer que em breve o Estado hebreu irá desaparecer do mapa

Não há lugar para Israel em um novo Oriente
 Médio, diz Ahmadinejad
Durante seu discurso no Dia de Jerusalém, celebrado na última sexta-feira (17), o presidente iraniano Mahmoud Ahmadinejad fez críticas severas a Israel, chegando a dizer que a “a existência do regime sionista é um insulto a toda a Humanidade”.

Os iranianos que assistiam ao discurso que acontecia na Universidade de Teerã gritavam “morte à América, morte a Israel” enquanto o presidente continuava seu discurso prometendo um Novo Oriente Médio sem a existência do Estado hebreu.

“Você quer um novo Oriente Médio? Nós também, mas no novo Oriente Médio… não haverá nenhum vestígio da presença americana e dos sionistas”, disse Ahmadinejad.

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Pequena Sereia recebe implante de silicone nos seios em um anúncio de uma clínica na Venezuela

A Pequena Sereia Ariel, personagem de desenhos infantis da Disney aparece em anúncio de cirurgia plástica que afirma que os sonhos podem se tornar realidade com a ajuda de um bisturi e silicone.

"pequena seria recebe implantes de silicone"
Uma agência de publicidade (ZEA BBDO) resolveu usar a imagem da Pequena Sereia e de outros personagens da Disney para promover uma clínica de cirurgia plástica na Venezuela, a clínica Dampere. No anúncio, Ariel aparece fugindo da malvada Ursula indo direto para a mesa de cirurgia ao fundo, onde recebe um par de pernas e implantes de silicone nos seios.

Após a cirurgia, Ariel é mostrada calçando sapatos altos de cor preta e aparentemente tem os lábios mais grossos, além dos seios e pernas com nova aparência. O assunto gerou protestos pois, para muitos, a ideia estaria promovendo a necessidade de uma cirurgia plástica para que as mulheres pudessem realizar os seus sonhos. Sem falar que o anúncio também estaria influenciando garotas mais jovens a recorrer a plástica porque olham para as princesas da Disney como exemplo.

Cerca de 100 milhões de cristãos do mundo sofrem perseguição

"Um com eles" é o tema da campanha atual de Portas Abertas

Cerca de 100 milhões de cristãos do mundo sofrem
perseguição
Setenta por cento da população mundial sofre de algum tipo de perseguição religiosa, de acordo com um estudo divulgado pelo Fórum de Pesquisa Pew sobre Religião e Vida Pública. A estatística tem sido enfatizada pela Missão Portas Abertas, que espera usar isso para despertar as pessoas em suas campanhas de ajuda aos cristãos perseguidos.

“Um com eles é o nome da campanha que lançamos para afirmar e reforçar o conceito que somos um com o corpo de Cristo em todo o mundo. Para aqueles que vivem no continente americano, isso significa demonstrar solidariedade com os nossos irmãos e irmãs que sofrem em todo o mundo”, disse Carl Moeller, presidente do grupo de vigilância dos direitos humanos de Portas Abertas EUA.

domingo, 19 de agosto de 2012

Carlos (Charles) Spurgeon

O príncipe dos pregadores
(1834-1892)

"Carlos Spurgeon"
No período da Inquisição, na Espanha, sob o reinado do imperador Carlos V, um número elevadíssimo de crentes foram queimados em praça pública ou enterrados vivos. O filho de Carlos V, Filipe II, em 1567, levou a perseguição aos Países Baixos, declarando que ainda que lhe custasse mil vezes a sua própria vida, limparia todo o seu domínio do "protestantismo". Antes da sua morte gabava-se ter mandado ao carrasco, pelo menos, 18.000 "hereges".

Ao começar esse reinado de terror nos Países Baixos, muitos milhares de crentes fugiram para a Inglaterra. Entre os que escaparam do "Concilio de Sangue", encontrava-se a família Spurgeon. Na Inglaterra, o povo de Deus, contudo, não estava livre de toda a perseguição "passando a maior parte do tempo sentado, por se achar fraco demais para se deitar". Os bisavôs de Carlos eram crentes fervorosos, criando os filhos na admoestação do Senhor. Seu avô paterno, depois de quase cinqüenta anos de pastorado no mesmo lugar, podia dizer: "Não passei nem uma hora triste com a minha igreja depois que assumi o cargo de pastor!" O pai de Carlos, Tiago Spurgeon, era o amado pastor de Stambourne.

Carlos, quando ainda criança, interessava-se pela leitura de "O Peregrino", pela história dos mártires e por diversas obras de teologia. É impossível calcular a influência dessas obras sobre a sua vida.

Que era precoce nas coisas espirituais, vê-se no seguinte acontecimento: Apesar de ser uma criança de apenas cinco anos de idade, sentiu profundamente o cuidado do avô, por causa do procedimento de um dos
membros da igreja, chamado "Velho Roads". Certo dia, Carlos, a criança, encontrando Roads em companhia de outros fumando e bebendo cerveja, dirigiu-se a ele, dizendo: "Que fazes aqui, Elias?" O "Velho Roads" arrependido, contou, então, ao seu pastor, como a princípio se irou com a criança, mas por fim ficou quebrantado. Desde aquele dia, o "Velho Roads" andou sempre perto do Salvador.

Quando Carlos era ainda pequeno, foi por Deus convencido do pecado. Durante alguns anos sentia-se uma criatura sem esperança e sem conforto; visitava um lugar de culto após outro, sem conseguir saber como
podia livrar-se do pecado. Então, quando tinha quinze anos de idade, aumentou nele o desejo de ser salvo. E aumentou de tal forma, que passou seis meses agonizando em oração. Nesse tempo assistiu a um culto numa igreja; nesse dia, o pregador não fora ao culto, por causa duma grande tempestade de neve. Na falta do pastor, um sapateiro se levantou para pregar às poucas pessoas presentes, e leu este texto: "Olhai para mim e sede salvos, todos os confins da terra" (Isaías 45.22).

"Na tribuna pregando"
O sapateiro, inexperiente na arte de pregar, podia apenas repetir a passagem e dizer: "Olhai! Não vos é necessário levantar um pé, nem um dedo. Não vos é necessário estudar no colégio para saber olhar; nem contribuir com mil libras. Olhai para mim, não para vós mesmos. Não há conforto em vós. Olhai para mim, suando grandes gotas de sangue. Olhai para mim, pendurado na cruz. Olhai para mim, morto e sepultado. Olhai para mim, ressuscitado. Olhai para mim, à direita de Deus". Em seguida, fitando os olhos em Carlos, disse: "Moço, tu pareces ser miserável. Serás infeliz na vida e na morte se não obedeceres". Então gritou ainda mais: "Moço, olha para Jesus! Olha agora!" O rapaz olhou e continuou a olhar, até que por fim, um gozo indizível entrou na sua alma.

O recém-salvo, ao contemplar o constante zelo do Maligno, foi tomado pela aspiração de fazer todo divino, para frustrar a obra do inimigo do bem. Spurgeon aproveitava todas as oportunidades para distribuir folhetos. Entregava-se de todo o coração a ensinar na Escola Dominical, onde alcançou, de início, o amor
dos alunos e, por intermédio desses a presença dos pais na escola. Com a idade de dezesseis anos começou a pregar. Acerca desse fato ele disse: "Quantas vezes me foi concedido o privilégio de pregar na cozinha duma casa de agricultor, ou num celeiro!"

Alguns meses depois de pregar seu primeiro sermão, foi chamado a pastorear a igreja em Waterbeach. Ao fim de dois anos, essa igreja de quarenta membros, passou a ter cem.

O jovem pregador desejava educar-se e o diretor duma escola superior, que estava de visita à cidade, marcou uma hora para tratar com ele acerca desse assunto. A criada, porém, que recebeu Carlos, por descuido, não chamou o professor e este saiu sem saber que o moço o esperava. Depois, Carlos, já na rua, um tanto triste, ouviu uma voz dizer-lhe: "Buscas grandes coisas para ti? Não as busques!"

Foi então , ali mesmo que abandonou a idéia de estudar nesse colégio, convencido de que Deus o dirigia para outras coisas. Não se deve concluir, contudo, que Carlos Spurgeon resolveu não se educar. Depois disso, ele aproveitava todos os momentos livres para estudar. Diz-se que alcançou fama de ser um dos homens mais instruídos de seu tempo. 

Spurgeon havia pregado em Waterbeach apenas durante dois anos quando foi chamado a pregar na Park Street Chapei, em Londres. O local era inconveniente para cultos, e o templo, que tinha assentos para mil e duzentos ouvintes, era demasiado grande para os auditórios. Contudo, "havia ali um grupo de fiéis que nunca cessaram de rogar a Deus um glorioso avivamento". Este fato é assim registrado nas palavras do próprio
Spurgeon: "No início, eu pregava somente a um punhado de ouvintes. Contudo, não me esqueço da insistência das suas orações. Às vezes parecia que rogavam até verem realmente presente o Anjo do Concerto (Cristo), querendo abençoá-los. Mais que uma vez nos admiramos com a solenidade das orações até alcançarmos quietude, enquanto o poder do Senhor nos sobrevinha... Assim desceu a bênção, a casa se encheu de ouvintes e foram salvas dezenas de almas!"

Sob o ministério desse moço de dezenove anos, a concorrência aumentou em poucos meses a ponto de o prédio não mais comportar as multidões; centenas de ouvintes permaneciam na rua para aproveitar as
migalhas que caíam do banquete que havia dentro da casa. Foi resolvido a reformar a New Park Street Chapei e durante a obra, realizavam-se os cultos em Exeter Hall, prédio que tinha assentos assentos para quatro mil e quinhentos ouvintes. Aí, em menos que dois meses, os auditórios eram tão grandes, que as ruas, durante os cultos, se tornavam intransitáveis.

Quando voltaram para a Chapei, o problema, em vez de ser resolvido, era maior; três mil pessoas ocupavam o espaço preparado para mil e quinhentas! O dinheiro gasto, que alcançou uma elevada quantia,
fora desperdiçado! Tornou-se necessário voltar para o Exeter Hall. Mas nem o Exeter Hall comportava mais os auditórios e a igreja tomou uma atitude espetacular - alugou o Surrey Music Hall, o prédio mais amplo, imponente e magnífico de Londres, construído para diversões públicas. 

As notícias, de que os cultos passaram do Exeter Hall para Surrey Music Hall, eletrificaram toda a cidade de Londres. O culto inaugural foi anunciado para a noite de 19 de outubro de 1856. Na tarde do dia marcado, milhares de pessoas para lá se dirigiram para achar assento. Quando, por fim, o culto começou, o prédio no qual cabiam 12.000 pessoas, estava superlotado e havia mais 10.000 fora que não puderam
entrar. No primeiro culto em Surrey Music Hall, notaram-se vestígios da perseguição que Spurgeon tinha de encarar. Ele estava orando, e depois da leitura das Escrituras, os inimigos da obra de Deus se levantaram,
gritando: 'Fogo! Fogo!" Apesar de todos os esforços de Spurgeon e de outros crentes, a grande massa de gente alvoroçou-se e movimentou-se em pânico, de tal modo que sete pessoas morreram e vinte e oito ficaram gravemente feridas.

Depois que tudo serenou, acharam-se espalhados em toda a parte do prédio, roupas de homens e senhoras; chapéus, mangas de vestidos, sapatos, pernas de calças, mangas e paletós, xales, etc., objetos esses que os milhares de pessoas aflitas deixaram, na luta para escapar do prédio. Spurgeon comportou-se com a maior calma durante todo o tempo da indescritível catástrofe, mas depois passou dias prostrado, sofrendo em
conseqüência do tremendo choque. As notícias sobre as trágicas ocorrências durante o primeiro culto
em Surrey Music Hall, em vez de prejudicarem a obra, concorreram para aumentar o interesse pelos cultos.

De um dia para outro Spurgeon, o herói do Sul de Londres, tornou-se um vulto de projeção mundial. Aceitou convites para pregar em cidades da Inglaterra, Escócia, Irlanda , Gales, Holanda e França. Pregava ao ar livre e nos maiores edifícios, em média oito a doze vezes por semana. Nesse tempo, quando ainda moço, revelou como conseguia entender, nas Escrituras, os textos difíceis, isto é, simplesmente pedia a
Deus: - "Ó Senhor, mostra-me o sentido deste trecho!" E acrescentou: "É maravilhoso como o texto, duro como a pederneira, emite faíscas quando batido com o aço da oração." Quando mais velho, disse: "Orar acerca das Escrituras, é como pisar uvas no lagar, trilhar trigo na eira, ou extrair ouro do minério."

"Metropolitan Tabernacle hoje"
Acerca da vida familiar, Susana, a esposa de Spurgeon, assim escreveu: "Fazíamos culto doméstico, quer hospedados em um rancho nas serras, quer num suntuoso quarto de hotel na cidade. E a bendita presença
de Cristo, que muitos crentes dizem impossível alcançar, era para ele a atmosfera natural; ele vivia e respirava nele (em Deus). Antes de iniciar a construção do famoso templo em Londres, o Metropolitan Tabernacle, Spurgeon, com alguns dos seus membros, se ajoelharam no terreno entre as pilhas de materiais e rogaram a Deus que não permitisse que trabalhador algum morresse ou ficasse ferido durante a execução das obras de construção. Deus respondeu maravilhosamente, não deixando acontecer qualquer acidente durante o tempo da construção do imponente edifício que media oitenta metros de comprimento, vinte e oito de largura e vinte de altura.

A igreja começou a edificar o tabernáculo com o alvo de liquidar as dívidas de materiais e pagar toda a mão-de-obra antes de findar a construção. Como de costume, pediram a Deus que os ajudasse a realizar
esse desejo, e tudo foi pago antes do dia da inauguração. "O Metropolitan Tabernacle foi acabado em março de 1861. Durante os trinta e um anos que se seguiram, uma média de 5.000 pessoas se congregavam ali todos os domingos, pela manhã e à noite. De três em três meses Spurgeon pedia aos que haviam assistido neste período, que se ausentassem. Eles assim faziam, porém, o tabernáculo era superlotado por
outras pessoas das massas ainda não alcançadas pela mensagem."

Durante certo período, pregou trezentas vezes em doze meses. O maior auditório, no qual pregou, foi no Crystal Palace, Londres, em 7 de outubro de 1857. O número exato de assistentes era de 23.654. Spurgeon esforçou-se tanto nessa ocasião, e o cansaço foi tal, que após o sermão da noite de quarta-feira, dormiu até a manhã de sexta-feira!

Todavia, não se deve julgar que era somente no púlpito que a sua alma ardia pela salvação dos perdidos. Também se ocupava grandemente no evangelismo individual. Nesse sentido citamos aqui o que certo crente
disse a respeito dele: "Tenho visto auditórios de 6.500 pessoas inteiramente levadas pelo fervor de Spurgeon. Mas ao lado de uma criança moribunda, que ele levara a Cristo, achei-a mais sublime do que
quando dominava o interesse da multidão". Parece impossível que tal pregador tivesse tempo para escrever.

Entretanto os livros da sua autoria, constituem uma biblioteca de cento e trinta e cinco tomos. Até hoje não há obra mais rica de jóias espirituais do que a de Spurgeon, de sete volumes sobre os Salmos: "A Tesouraria de Davi". Ele publicou tão grande número de seus sermões, que, mesmo lendo um por dia, nem em dez anos o leitor os poderia ler todos. Muitos foram traduzidos em várias línguas e publicados nos jornais do mundo inteiro. Ele mesmo escrevia grande parte da matéria para seu jornal, "A Espada e a Colher", título este sugerido pela história da construção dos muros de Jerusalém no tempo angustioso de Neemias.

Além de pregar constantemente a grandes auditórios e de escrever tantos livros, esforçou-se em vários outros ramos de atividades. Inspirado pelo exemplo de Jorge Müller, fundou e dirigiu o orfanato de Stockwell. Pediam a Deus e recebiam o necessário para levantar prédio aós prédio e alimentar centenas de crianças desamparadas. Reconhecendo a necessidade de instruir os jovens chamados por Deus a proclamar o Evangelho, e, assim, alcançar muito maior número de perdidos, fundou e dirigiu o Colégio dos Pastores, com a mesma fé em Deus que mostrou na obra de cuidar dos órfãos.

Impressionado pela vasta circulação de literatura viciosa, formou uma junta de vendagem de livros evangélicos. Dezenas de vendedores foram sustentados e milhares de discursos feitos, além de muitas
toneladas de Escrituras e outros livros vendidos de casa em casa. Acerca de tão estupendo êxito na vida de Spurgeon, convém notar o seguinte: Nenhum dos seus antepassados alcançou fama. Sua voz podia pregar às maiores multidões, mas outros pregadores sem fama gozavam também da mesma voz. O Príncipe dos Pregadores era, antes de tudo, O Príncipe de Joelhos. Como Saulo de Tarso, entrou no Reino de Deus,
também agonizando de joelhos. No caso de Spurgeon, essa angústia durou seis meses. Depois (assim aconteceu com Saulo) a oração fervorosa era um hábito na sua vida. Aqueles que assistiam aos cultos no grande Tabernáculo Metropolitano diziam que as orações eram a parte mais sublime dos cultos.

Quando alguém perguntava a Spurgeon a explicação do poder na sua pregação, O Príncipe de Joelhos apontava para a loja que ficava sob o salão do Metropolitan Tabernacle e dizia: "Na sala que está embaixo, há trezentos crentes que sabem orar. Todas as vezes que prego eles se reúnem ali para sustentar-me as mãos, orando e suplicando ininterruptamente. Na sala que está sob os nossos pés é que se encontra a
explicação do mistério dessas bênçãos."

Spurgeon costumava dirigir-se aos alunos no Colégio dos Pastores desta forma: "Permanecei na presença de Deus!... Se o vosso fervor esfriar, não podereis orar bem no púlpito... pior com a família... e ainda pior nos estudos, sozinhos. Se a alma se tornar magra, os ouvintes, sem saberem como ou por quê, acharão que vossas orações públicas têm pouco sabor." Ainda sobre a oração, sua esposa deu este testemunho: "Ele dava muita importância à meia-hora de oração que passava com Deus antes de começar o culto." Certo crente também escreveu a esse respeito: "Sente-se, durante a sua oração pública, que ele é um homem de bastante força para levar nas mãos ungidas as orações duma multidão. Isto é a ideia mais grandiosa, de sacerdote entre Deus e os homens".

Convicto do grande poder da oração, Spurgeon designou o mês de fevereiro, de cada ano, no Grande Tabernáculo, para realizar a convenção anual e fazer súplicas por um avivamento na obra de Deus. Nessas
ocasiões, passavam dias inteiros em jejum e oração, oração que se tornava mais e mais fervorosa. Não só sentiam a gloriosa presença do Espírito Santo nesses cultos, mas era-lhes aumentado o poder com frutos
abundantes.

Na sua autobiografia, desde o começo do seu ministério em Londres, consta que pessoas gravemente enfermas foram curadas em resposta às suas orações. A vida de Spurgeon não era vida egoísta e de interesse próprio. Juntamente com sua esposa, fez os maiores sacrifícios para colocar livros espirituais nas mãos de um grande número de pregadores pobres e ambos contribuíam constantemente para o sustento das viúvas e dos órfãos. Recebiam grandes somas em dinheiro, mas davam tudo para o progresso da obra de Deus.

Não buscava fama nem a honra de fundador de outra denominação, como muitos amigos esperavam. A sua pregação nunca foi feita para sua própria glória, porém tinha como alvo a mensagem da Cruz, para levar os ouvintes a Deus. Considerava seus sermões como se fossem setas e dava todo o seu coração, empregava toda a sua força espiritual em produzir cada um. Pregava confiando no poder do Espírito Santo, empregando o que Deus lhe concedera para "matar" o maior número de ouvintes.

"Carlos Hadon Spurgeon recebia o fogo do Céu, estudando a Bíblia, horas a fio, em comunhão com Deus."
Cristo era o segredo do seu poder. Cristo era o centro de tudo, para ele; sempre e unicamente Cristo. J. P. Fruit disse: "Quando Spurgeon orava, parecia que Jesus estava em pé ao seu lado." As suas últimas palavras, no leito de morte, dirigidas à sua esposa, foram: "Oh! querida, tenho desfrutado um tempo mui glorioso com meu Senhor!" Ela, ao ver, por fim, que seu marido passaria para o outro lado, caiu de joelhos e com lágrimas exclamou: Óh! bendito Senhor Jesus, eu te agradeço o tesouro que me emprestaste no decurso destes anos; agora Senhor, dá-me força e direção durante todo o futuro."

Seis mil pessoas assistiram ao culto de funeral. No caixão estava uma Bíblia aberta, mostrando este texto usado por Deus para convertê-lo: "Olhai para mim, e sede salvos, todos os confins da terra." O cortejo fúnebre passou entre centenas de milhares de pessoas postadas em pé nas calçadas; os homens  descobriam-se à passagem do cortejo e as mulheres choravam.
"Túmulo de Spurgeon"
O túmulo simples do célebre Príncipe dos Pregadores, no cemitério de Norwood, testifica da verdadeira grandeza da sua vida. Ali estão gravadas estas humildes palavras:

Aqui jaz o corpo de CARLOS HADON SPURGEON
esperando o aparecimento do seu
Senhor e Salvador
JESUS CRISTO
Bibliografia:
BOYER, Orlando S. Heróis da Fé: 15ª Ed. Rio de Janeiro: CPAD, 1999

Volte sempre

Romanos 14:9

SIGA-NOS NO TWITTER

O nosso endereço no Twitter é:
oucaapalavrads
Será um prazer ter vc conosco.

OUÇA A PALAVRA DO SENHOR.

Pesquisar este blog

Esta foi a sua vida

SEJA BEM VINDO AO OUÇA A PALAVRA DO SENHOR

ESPERAMOS PODER CONTRIBUIR PARA O CRESCIMENTO DE SUA FÉ.