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segunda-feira, 23 de abril de 2012

Os Dois Malfeitores

'Senhor, lembra-te de mim...'
"Como explicar Mateus 27:44 e Marcos 15:32, onde se diz que os dois malfeitores crucificados com Jesus O injuriavam, e blasfemavam contra Ele, com Lucas 23:39-40, que afirma ser um só o blasfemador, e o outro não, antes censurava seu companheiro em defesa do Senhor, a quem fez o célebre pedido: 'Senhor, lembra-te de mim, quando entrares no teu reino'?"

Não há dificuldade em conciliar estas passagens. Os evangelhos não foram escritos ao mesmo tempo, nem no mesmo local, nem destinados às mesmas pessoas: Mateus, por exemplo, apresenta Jesus como Messias, e foi endereçado primeiramente aos judeus; Marcos apresenta o Senhor como Maravilhoso, e destinou-se aos gentios; Lucas mostra o Mestre como Filho do Homem, e teve endereço pessoal a Teófilo; João mostra o Salvador como Filho de Deus, e é o Evangelho Teológico destinado a todos os crentes. Mateus e João foram apóstolos e tiveram a oportunidade de ver e ouvir melhor tudo o que se passou com Jesus, pois conviveram com Ele por mais de três anos; Lucas e Marcos não foram apóstolos. Para escrever seu evangelho, Lucas só o fez depois de haver-se "informado minuciosamente de tudo desde o princípio", 1:3.

De Marcos, se diz que foi informado do que conhecera pelo apóstolo Pedro, talvez por não possuir conhecimento e instrução suficiente do que ocorrera. É uma verdade conhecida que duas ou mais pessoas, ao presenciarem o mesmo fato, divergem ao descrevê-lo, mas essa divergência, quando não comprometida, é benéfica, pois completa a descrição.

De fato, os Evangelhos foram escritos sem prévia combinação entre seus escritores. Desse modo, um descreve um fato que outro não narra. Mateus e Marcos deram ênfase a que os dois ladrões que estavam sendo crucificados com Jesus blasfemavam e zombavam. E isso foi verdade, porque ambos estavam revoltados, pois julgavam que a crucificação de Jesus apressara a própria crucificação deles. Lucas por sua vez, relata o sucedido, ou seja, a conversão de um dos dois malfeitores, enquanto o outro continuou com o coração endurecido e fechado para a grandiosidade da obra que presenciava. A descrição dessa minúcia que completou o ocorrido no Calvário foi citado pelo médico amado, Lucas, visto que se informara "minuciosamente de tudo".

A ênfase está em que este comentário em nada contraria a inspiração divina das Escrituras. Na inspiração Deus usou também a ação dos escritores bíblicos. Um prova irrefutável disso são as próprias palavras de Lucas já citadas: "Havendo-me já informado minuciosamente de tudo desde o princípio". Deus usou ainda a ideia do escritor, a sua instrução, os seus conhecimentos, etc. Pedro, o pescador, não poderia jamais ser usado para descrever a sublimidade do Evangelho e sua eficácia, como o foi Paulo, o apóstolo. Mas Deus pela inspiração, fez com que a ação, o pensamento, a instrução do escritor bíblico fossem adaptados a revelar unicamente o plano divino, ao escoimá-lo* de qualquer sombra de erro.

Fonte de pesquisa:
A Bíblia Responde, CPAD, 2ª ed. Pág. 24
*Escoimar, isentar de culpa, estar livre de erros ou defeitos (Fonte: Dicio)

2 comentários:

  1. Amém,bem esclarecedora esse artigo, precisamos sim, estar atento a esses detalhes. Jesus nos ensinou há examinar as escrituras pois ela é uma fonte inesgotável que nos proporciona sabedoria. Abraço boa semana e obrigado pela honrosa contribuição no meu blog/site.

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    Respostas
    1. Graça e paz pr Ivan. Quanta honra sua presença em nosso espaço!
      Muito obrigado pela sua contribuição e comentário, isso sempre nos enriquece. Há também aqueles que nomeiam os dois malfeitores como Dimas e Gestas baseados em um evangelho 'apócrifo' e espúrio de Nicodemos, porém, isso para nós é irrelevante, pois o que realmente importa é a veracidade dos fatos descritos na Bíblia, nossa fonte maior e fidedigna. Grande abraço

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