CONTATO

E-MAIL PARA CONTATO:
oucaapalavradosenhor@oucaapalavradosenhor.com

sábado, 28 de abril de 2012

Templo Manjedoura do Nazareno. Que seita é essa?

Imagem Ilustrativa
A cada dia que passa surgem mais e mais ensinos que divergem dos verdadeiros ensinos bíblicos, sendo que muitos, apesar de ter 'aparência' de verdade, não passam de falsos ensinos que distorcem o que dizem as Escrituras. Sempre que analisamos uma determinada 'seita' e esta é colocada à prova diante da Palavra de Deus, todos ou quase todos os seus ensinos se esfacelam, pois tentam mostrar um outro evangelho, afirmando inclusive, ter recebido tal revelação de algum ser angelical (Gál. 1:6-8). Paulo há muito nos advertiu acerca disso.

E uma dessas seitas, que até então não tem muita influência no Brasil, porém já tem arrebanhado muitos é o "Templo Manjedoura do Nazareno", fundada em 1958, na cidade de Porto Alegre no Rio Grande do Sul, sob a influência de um ex-bancário chamado Eloy Burges Peralta. Peralta conseguiu seus primeiros adeptos nesta região do Sul do Brasil, onde começou a pregar que era uma profeta superior a Jesus Cristo, e após atingir 3.500 adeptos, fechou as "portas do seu aprisco", não aceitando mais fiéis, evitando qualquer tipo de proselitismo, o que é comum na maioria das seitas.
Mapa do Rio Grande do Sul

Para Peralta, a Bíblia, que é a Palavra de Deus, está ultrapassada e por isso teria recebido uma missão divina de resgate da humanidade, por isso passou a dedicar-se completamente a essa obra. No princípio de suas atividades religiosas, Peralta começou a pregar que Jesus Cristo era a salvação do mundo, e que ele seria um enviado de Jesus para curar os que estavam na terra. Porém, mais tarde, com muitos anos de estrada e trabalhos espirituais, libertou-se de Jesus, segundo ele, e tornou-se superior a ele, pois afirmava que o ministério de Jesus durou apenas 3 anos, e o seu já havia durado mais, tornado-o superior.

Em certas ocasiões pregava o dia inteiro, proibia o uso de remédios dizendo que podia curar todas as doenças com água e com uma bênção. Os adeptos de sua seita são terminantemente proibidos de fazer uso de qualquer tipo de medicamentos.

No ano de 1965, o líder da seita afirma ter recebido uma nova revelação de Deus que teria dito a ele para não pregar mais e nem receber novos adeptos na região onde pregava; sua nova tarefa seria ir aos outros Estados do Brasil para salvar as almas que estavam sofrendo. Posteriormente, essa revelação se estendeu ao mundo todo, realizando viagens ao redor do globo por pelo menos três vezes, sempre acompanhado por por uma de suas (pasmem!) 36 esposas, as quais ele afirmava serem "esposas espirituais". Sempre, ao chegar no país objeto de suas viagens, fazia um grande sinal e levantava os braços para que pudesse resgatar as almas que ali já haviam morrido.

No ano de 1977, segundo ele, lhe seria dada uma nova revelação, a qual aparentemente, jamais recebera.

O Templo

Atualmente, a seita possui um templo no bairro de Três Figueiras em Porto Alegre-RS. Possui ônibus para locomoção e pregação em outras localidades e para levar as pessoas para trabalharem na Chácara de Peralta, em Mato Fino.

Principais doutrinas

Deus e Jesus Cristo. Para eles, Deus é um ser superior que criou o universo. Agora, um dos maiores problemas desta seita é a afirmação a seguir: Cristo não passa de um santo de terceira categoria, que teria sido ultrapassado pelo próprio Peralta, que trabalhou muitos anos a mais do que Cristo para resgatar a humanidade. Para ele (Peralta), ele veio à terra para resgatar os vivos e todos os espíritos, considerando-se a si mesmo como rei. O que dizem as Escrituras sobre Jesus Cristo? Ele, Jesus, veio da parte de Deus (Jo. 1:1-3; 17:5), é um ser divino, em muito superior aos homens, perfeito em tudo o que fez; Jesus jamais pecou (Heb. 4:15), só isso já O faria em muito superior a nós mortais; falou com autoridade e poder (Jo. 7:46); realizou inúmeros milagres (Marc.6:56; Jo. 20:30-31); a Bíblia afirma com muita clareza e propriedade que Cristo é Deus e Salvador, ou seja, não há outro salvador (Tito 2:13); seu nascimento foi sobrenatural e virginal (Mat. 1:18-20); Ele mesmo disse ser igual a Deus (Jo. 10:30); ressuscitou dos mortos (Rom. 1:4; I Tess. 4:14-17; Luc. 24:5; Marc. 16:6), coisa que jamais qualquer pretenso salvador o fez; Jesus Cristo foi aprovado por Deus e foi enviado para morrer em nosso lugar, no lugar dos pecadores (Mat. 20:28; Jo. 10:17; I Jo. 2:2; Heb. 10:12); Cristo está nos céus (Heb. 7:24-25); e por fim voltará com muito poder e muita glória (Jo. 14:2-3). Lendo tudo isso, faço uma pergunta. Qual outro seria teu igual Senhor?

Toda seita tem doutrinas aparentemente verdadeiras, mas quando falam a respeito de Deus e Jesus Cristo, negam a suficiência do Senhor como Salvador Eterno e sua divindade, negam as Escrituras ou partes dela, fazem adaptações ou adições para fortalecer seus ensinos, e sempre afirmam ter recebido uma nova doutrina.

A vida cotidiana cheia de renúncias. Acreditam na tolerância de uns para com os outros; na humildade; no sacrifício. "Se te derem uma bofetada, vira a face e dá o outro lado". Creem na humilhação total e privação para se elevarem; aceitam apenas serviços domésticos e humildes.

Vejamos alguns ensinos da Palavra de Deus sobre os ensinos e de onde eles vem:

1_ Os ensinamentos e o exemplo estão em Jesus Cristo e não em algum líder deste mundo; nosso exemplo a seguir é Jesus Cristo (Heb. 12:1-2; I Jo. 2:3-7);
2_ O sentimento que deve preencher nossos corações é o mesmo sentimento de humildade que houve em Cristo Jesus (Fil. 2:3-11), é diante d'Ele que devemos nos prostrar.
3_ Agora, se prestarmos atenção nesta passagem veremos o quanto somos advertidos em não acreditarmos em qualquer ensino: O apóstolo João nos adverte sobre os opositores de Cristo, que saíram do meio dos salvos e negam que Jesus é o Cristo (I Jo. 2:18-29). Dos tais devemos nos guardar.

O Templo Manjedoura do Nazareno e a reencarnação

Com relação a este assunto, o assunto dos espíritos, Peralta assim afirma: "A Umbanda são uns pobres coitados, são do reino animal. No espiritismo há muita mistificação!" Mas mesmo com essas afirmações, Peralta admite a reencarnação. E segundo ele, o único que pode se comunicar com os espíritos do espaço é ele mesmo, que teria sido em encarnações anteriores Pedro Álvares Cabral e Tiradentes (?!?). Entre os seus fiéis existem diversos estágios: os leigos, os que sabem os preceitos e os eleitos.

A Bíblia é bem clara acerca do destino de nossas almas após a morte.

A Bíblia é bem clara sobre o
destino de nossas almas
1_ Jesus Cristo ensinou sobre a morte, o sofrimento eterno e sobre a vida eterna (Mat. 25:46; Luc. 13:23-30; Jo. 3:16; Jo. 6:47; Jo. 14:3).
2_ O apóstolo Paulo ensinou sobre a morte e a vida eterna (Rom. 6:23; I Cor. 15:55-57; II Tess. 1:8-9).
3_ Está escrito: "...aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo" (Heb. 9:27).

Não há passagens bíblicas afirmando que os que creem devem passar por estágios. Existem sim, crentes espirituais e crentes carnais, segundo o apóstolo Paulo nos ensina, mas estes termos nem de longe se referem a estágios diante de Deus. Seus aspectos estão apenas relacionados à santificação dos crentes (I Cor. 3:1-3; Heb. 5:12-14).

Por fim, gostaríamos de alertar acerca de andar após homens e ensinos que não se valem da Palavra de Deus, e quando fazemos alertas, não estamos em momento algum buscando ofender pessoas, mas mostrar que a Verdade de Deus é aquilo que podemos fazer uso para andarmos pelas veredas da justiça e sermos recebidos nas habitações eternas ao lado do Senhor Jesus. A Bíblia sempre nos alerta acerca dos falsos mestres, dos anticristos, no sentido de estarmos preparados e firmes na doutrina bíblica, quando surgirem (II Tess. 2:1-17; II Ped. 2:1-22 e Judas 12-19). Os falsos mestres são conhecidos pelos seus frutos (Mat. 7:13-16).
A graça do Senhor Jesus esteja com todos os que amam a Verdade.

Fontes de pesquisa:
Religiões, um sinal do fim
Seitas e Heresias, Diversos autores
Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente à vontade. Opine, concorde, discorde (é um direito seu), apenas seja coerente com a postagem. Evite comentar anonimamente, caso contrário, poderemos optar por não publicar seu comentário. Se tiver um Blog, deixe o seu endereço para retribuirmos. Os comentários podem não refletir nossa opinião, pois os mesmos são de responsabilidade dos leitores do Blog. Obrigado por deixar o seu comentário.

Volte sempre

Romanos 14:9

SIGA-NOS NO TWITTER

O nosso endereço no Twitter é:
oucaapalavrads
Será um prazer ter vc conosco.

OUÇA A PALAVRA DO SENHOR.

Pesquisar este blog

Esta foi a sua vida

SEJA BEM VINDO AO OUÇA A PALAVRA DO SENHOR

ESPERAMOS PODER CONTRIBUIR PARA O CRESCIMENTO DE SUA FÉ.