CONTATO

E-MAIL PARA CONTATO:
oucaapalavradosenhor@oucaapalavradosenhor.com

sexta-feira, 13 de abril de 2012

O poço de água suja

Cheio de água suja
Estávamos eu e minha esposa viajando em uma estrada, ela dirigia, eu contemplava todo o trajeto, e ficava observando o percurso da viagem. Em determinado momento, eu disse para ela: 'Tenha bastante cuidado, existem muitas pessoas na estrada, tome muito cuidado para não machucar ou atropelar ninguém'.

E assim fomos dando continuidade à viagem. Ao observar a estrada que percorríamos, observei que era muito longa, o trajeto era muito perigoso, pois a estrada havia sido construída entre grandes barreiras de terra em suas laterais, as quais poderiam desmoronar a qualquer momento sobre algum transeunte, o terreno era muito acidentado e cheio de altos e baixos, perigos estavam por todos os lados.

De repente, ao longe, avistamos em uma parte bastante baixa do percurso várias pessoas se movimentando e correndo de uma parte a outra, carros de bombeiros, curiosos, e um pai desesperado por causa de seu filho. Então paramos para ver o que estava acontecendo e nos deparamos com uma cena muito triste, um pai chorava desesperadamente por seu filhinho que havia caído em um buraco estreito e cheio de água suja e corria o risco de morrer, ele estava coberto por completo por aquela água suja, mas ainda estava vivo, pois o corpo de bombeiros estava lá para tentar ajudar a manter o pequenino vivo que gritava o tempo todo desesperado por sua pequena e tão preciosa vida. Ele havia caído porque, ao brincar nas proximidades, deixou sua linha de pipa cair no poço e, ao tentar retirar a linha, lá caiu.
O trajeto era muito perigoso
Os bombeiros estavam tentando a todo o custo evitar a morte do menino indefeso, e como estava coberto por água suja e dentro daquele buraco estreito, foram jogadas máscaras que cobriam toda a região da cabeça do menino e que tinham uma mangueira transparente tipo sanfona para que o ar fosse levado até o garoto, com a finalidade de mantê-lo vivo, mas para que o ar fosse suprido, deveriam ser trocadas constantemente, pois não conseguia se satisfazer com uma única máscara de ar. Ver tudo aquilo foi desesperador, então pensei se eu poderia fazer algo para ajudar a acabar com o sofrimento do menino e a dor do pai, para isso, corri e trouxe uma máscara melhor do que a que estavam usando e quando me aproximei do lugar, um dos bombeiros pegou a bendita máscara e me disse: "Graças a Deus, essa era a que estávamos precisando". Então falei comigo mesmo: "Preciso fazer algo por essa criança, mas o que eu poderia fazer, se muitos estavam tentando e não conseguiam?"

A única coisa que poderia fazer naquele instante era pedir ao Mestre da vida que trouxesse uma solução, então comecei a clamar ao Senhor de toda a Terra, levei a minha mão até o buraco e, milagrosamente pude pegar a mão do garoto, e tirá-lo de lá. Ele, como que nascido de novo, pode ter uma segunda chance, para o seu bem e para a alegria de seu pai.

Talvez você deva estar se perguntado: Onde aconteceu tudo isso que não ouvi falar em nenhum noticiário, nem em jornais ou na mídia eletrônica?!? Seria uma história real, ou uma fantasia? Não, apenas uma ilustração da real situação do homem sem Deus.

É que essa é a realidade de todos nós, que viajamos pela estrada da existência humana com segurança quando estamos com Jesus e que precisamos ter cuidado com as pessoas que andam sem Ele pelo caminho. Lembre-se que a estrada era muito longa, e em trajetos assim, precisamos de segurança e fé em um Salvador com salvação eterna (Is. 45:17; Heb. 5:9; II Tim. 2:10), muita fé para caminharmos, pois também há muitos perigos a enfrentar, as lutas da vida, as barreiras que geralmente atingem a muitos e os fazem desistir de viver, pois o caminho é cheio de altos e baixos, por isso, precisamos de segurança na "estrada", e isso, é o que o Senhor pode proporcionar para aqueles que n'Ele confiam (Sal. 125:1; Naum 1:7; Sal. 9:10).

Veja que no intuito de ajudar pessoas, os homens tem sempre boas intenções, mas todo esforço é em vão quando se trata de almas, neste caso os homens correm de uma parte a outra e continuamos a ouvir os gritos de desespero de pais que estão perdendo seus filhos para as drogas, para o álcool, para a prostituição, para as práticas de furtos e roubos, e todos são como um buraco estreito e cheio de água suja. Mas eles ainda podem estar vivos; porém podem morrer a qualquer instante, pois estão desesperados por suas pequenas e tão preciosas vidas.

Pequenas e tão preciosas vidas
Somos como o menino indefeso, a água suja é o pecado que nos separa de Deus (Is. 59:2) e mata o homem (Rom. 6:23), ele é como as máscaras que precisavam ser trocadas constantemente, um pecado gera outro e nunca conseguimos nos satisfazer com um só. A única máscara de ar que poderá nos fazer respirar longe do pecado nos purificando dele é o sangue de Jesus derramado por nós na cruz do Calvário para nos perdoar (I Jo. 1:7; Ap. 1:5). O sangue de Jesus é imprescindível para nos lavar dessa água suja do poço, que era estreito e sendo assim, difícil de sair. O fato de muitos tentarem viver livres do pecado e não conseguirem é que tentam sozinhos, e isso é impossível, sem Jesus Cristo não podemos fazer coisa alguma no que diz respeito ao pecado (Jo. 8:36), só Ele pode nos libertar do poço de água suja.

Nós podemos mudar o rumo de nossa história se aceitarmos a Cristo como Senhor e Salvador, podemos alegrar aquele pai que chorava pelo seu tão amado filho se prontamente entregarmos nossas vidas para Cristo e confessarmos os nossos pecados a Ele, pois assim Ele é "...Fiel e Justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça" (I Jo. 1:9).

Talvez você deve estar se perguntando: "como os socorristas tentaram tanto e não conseguiram ajudar o menino mesmo com tantos aparelhos para isso e o homem que passava por acaso com sua esposa pôde fazer?". O problema é que naquele caso, o do pecado, não há armas ou aparelhos humanos capazes de dar jeito, só Jesus Cristo pode, mesmo o homem de Deus não fez nada por si só, o que ele fez foi clamar a Deus, que por sua vez, realizou o que o homem não pôde.

Jesus morreu por nós
Veja que Jesus morreu por nós, e sua morte, não foi apenas uma morte de um homem justo qualquer, mas foi um sacrifício como *oblação pelos nossos pecados, que Deus prontamente aceitou e propôs como propiciação pelas nossas ofensas (Rom. 3:25). A morte do Senhor Jesus por nós foi um fato histórico e genuíno e que fez parte dos planos de Deus para nos livrar da morte eterna. A morte física de Jesus aconteceu "segundo as Escrituras" (I Cor. 15:3), isso significa que estava prevista no AT, tanto na Lei, nos Salmos e nos Profetas; isso explica que a paixão e morte do Senhor são o cumprimento das Escrituras (Luc. 24:26-27). Os Evangelhos apontam a morte do Senhor como cumprimento das Escrituras dos profetas (Mat. 27:35; Marc. 15:24; Luc. 23:34). O sacrifício de Jesus é a conclusão lógica dos ensinos do Antigo Testamento.

A Bíblia ensina que "todos pecaram e destituídos estão da Glória de Deus" (Rom. 3:23), e que o homem é completamente incapaz de salvar-se a si mesmo, assim como os socorristas não puderam salvar o menino (Is. 64:6). Lembra? Não podemos herdar a vida pela nossa própria força, justiça ou bondade. Por isso, Deus providenciou a salvação de maneira que a paz e a justiça se encontrassem (Sal. 85:10). O sacrifício de Jesus satisfez toda a justiça que a lei e os profetas exigiam. O AT nos anuncia a vinda de Jesus com sua paixão e morte juntamente com a importância do sangue, no sacrifício, apontando para o Calvário: "...é o sangue que fará expiação..." (Lev. 17:11), fato confirmado no NT "...sem derramamento de sangue não há remissão" (Heb. 9:22). Expiação significa reconciliar uma relação, restaurar esta relação que foi quebrada. Na cruz fomos reconciliados com Deus, libertos da água suja do pecado (II Cor. 5:19; Ef. 2:23-26).
Sem derramamento de sangue não há remissão

Muitos ainda duvidam da existência de Cristo, para os que creem, bastam as Escrituras; mas para os que não creem, podemos citar o historiador Flávio Josefo que diz o seguinte a respeito de Jesus: "Os que O haviam amado durante a sua vida não O abandonaram depois da morte...Ele apareceu ressuscitado e vivo ao terceiro dia, como os santos profetas haviam predito.." (Antiguidades Livro 18).

Outro historiador, Tácito, o romano, afirma: "Cristo, foi executado no reinado de Tibério pelo procurador Pôncio Pilatos" (Anais XV.44.2,3).

Luciano de Samosata, era satirista grego e um ferrenho zombador dos cristãos, escreveu por volta do ano 170: "Os cristãos, como todos sabem, adoram um homem até hoje - o distinto personagem que iniciou seus novos rituais -  foi crucificado por causa disso" (Mcdowell, 1995, p.60). Que Ele existiu e morreu e ressuscitou bíblica e historicamente é fato incontestável, mas uma verdade fica, que a cruz de Cristo sempre foi escândalo para os que não creem e perecem (I Cor. 1:23).

Todo homem, precisa e sempre precisará de Cristo, quer aceite essa verdade ou não (os que a aceitam irão para a vida, os que a rejeitam se perderão eternamente), Ele se tornou o nosso sacrifício e morreu em nosso lugar para abrir caminho para o céu. ele sempre será aquele que poderá tirar os filhos dos poços de águas sujas e entregá-los aos seus pais e, assim como Ele pôde tirar o menino do poço, Ele pode nos tirar da perdição eterna nos dando salvação eterna (Heb. 5:9; Is. 45:17).

Fontes de Pesquisas:
Cristologia: A doutrina de Jesus Cristo
Dicionário da Bíblia de almeida, 2ª ed.
www.dicio.com.br
*Oblação, oferta feita a Deus (Is. 66:3)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente à vontade. Opine, concorde, discorde (é um direito seu), apenas seja coerente com a postagem. Evite comentar anonimamente, caso contrário, poderemos optar por não publicar seu comentário. Se tiver um Blog, deixe o seu endereço para retribuirmos. Os comentários podem não refletir nossa opinião, pois os mesmos são de responsabilidade dos leitores do Blog. Obrigado por deixar o seu comentário.

Volte sempre

Romanos 14:9

SIGA-NOS NO TWITTER

O nosso endereço no Twitter é:
oucaapalavrads
Será um prazer ter vc conosco.

OUÇA A PALAVRA DO SENHOR.

Pesquisar este blog

Esta foi a sua vida

SEJA BEM VINDO AO OUÇA A PALAVRA DO SENHOR

ESPERAMOS PODER CONTRIBUIR PARA O CRESCIMENTO DE SUA FÉ.