"Medita de dia e de noite" |
Davi declarou que o justo "medita de dia e de noite" (Sal. 1:2). Entretanto, a meditação acha-se associada às religiões orientais, tais como o budismo e o hinduísmo, que são contrários ao cristianismo. Os cristãos devem então praticar a meditação?
Com certeza há uma resposta para esta pergunta, e a resposta é sim. Porém há uma grande diferença entre a meditação cristã e a meditação mística encontrada em muitas religiões orientais, popularmente conhecidas como religiões da "Nova Era". As diferenças ficam evidenciadas no seguinte contraste:
NO CRISTIANISMO RELIGIÕES OCIDENTAIS
Objeto Há um objeto (Deus) Nada (esvaziamento)
Propósito Cultuar a Deus Unir-se a um "deus"
Meio Revelação Divina Intuição humana
Esfera Por meio da razão Além da razão
Poder Pela Graça de Deus Pelo esforço humano
Experiência Realidade Objetiva Puramente subjetiva
Estado Imediato Concentração Relaxamento
Deus Pessoal Impessoal
Jesus Salvador pessoal Um simples sábio
Meditar na Bíblia é ponderar, estudar, considerar, pensar sobre a Palavra revelada de Deus aos homens. O conselho de meditar foi dado a homens como Josué (Jos. 1:8), e também a todos os homens que temem ao Senhor (Sal. 1:2). Os homens de Deus que se ocupavam em meditar na Palavra de Deus, o faziam de várias formas, em horários e lugares diferentes:
- Meditavam no templo Salmo 27:4
- Meditavam quando estavam a sós Salmo 39:3
- Meditavam na vigília da noite Salmo 63:6, Salmo 119;148
- Meditavam para não pecar contra o Senhor e respeitar os seus caminhos Salmo 119:11,15,48,78
- Meditavam para ter entendimento Salmo 119:99
- Meditavam para ser exemplo e aprender a pureza I Tim. 4:12-15
Quando meditamos na Palavra de Deus, entendemos também que tudo o que foi criado somente pôde existir porque há um Ser Criador por trás de toda a criação, e este Ser é Deus que se manifesta por meio daquilo que criou (Salmo 19), e usa a sua Palavra para refrigerar a alma sequiosa do homem e lhe dar sabedoria e entendimento.
uma mistura de Yoga e outras práticas orientais |
Atualmente existem livros que ensinam a meditação "zen cristã", uma mistura de Yoga ou outras práticas orientais que são estranhas ao cristianismo, essa prática não corresponde aos ensinos da Palavra de Deus e tem seduzido a muitos. Há aqueles que aceitam tal prática, porém isso não é costume ou aceitável no meio do povo de Deus, pois caminha em direção oposta ao que nos propõe as Sagradas Escrituras. Para os crentes em Jesus Cristo basta o que Ele nos ensinou.
Fontes de pesquisas:
Manual Popular de Dúvidas, Enigmas e "Contradições" da Bíblia de
Norman Geisler - Thomas Howe
Bíblia de Estudo Vida Nova - SBB - 12ª ed.
Pequena Enciclopédia Bíblica - Oralndo Boyer
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente à vontade. Opine, concorde, discorde (é um direito seu), apenas seja coerente com a postagem. Evite comentar anonimamente, caso contrário, poderemos optar por não publicar seu comentário. Se tiver um Blog, deixe o seu endereço para retribuirmos. Os comentários podem não refletir nossa opinião, pois os mesmos são de responsabilidade dos leitores do Blog. Obrigado por deixar o seu comentário.