CONTATO

E-MAIL PARA CONTATO:
oucaapalavradosenhor@oucaapalavradosenhor.com

segunda-feira, 16 de abril de 2012

É verdade que o nome de Deus não aparece no livro de Ester? E se não aparece, porque está no cânon bíblico?

Podemos perceber a
presença de Deus
Embora os rabinos de Jamnia, por volta do ano de 90 a.D., tenham debatido quanto à permanência ou não do livro de Ester com os demais livros inspirados das Escrituras, ele foi admitido entre os livros do cânon hebraico por um longo tempo. Contudo, o livro de Ester é o único em toda a Bíblia em que o nome de Deus não é mencionado, sequer uma vez. Como pode ele então fazer parte da Palavra de Deus?

Muito embora o nome de Deus esteja ausente, é evidente que a mão de Deus se faz presente. O livro todo excede em menções à providência de Deus para com as situações humanas. De tal forma Deus dirigiu a vida das pessoas envolvidas na narração, que ele colocou a pessoa certa precisa e exatamente no lugar e no  momento certo. Como Mordecai observou: "e quem  sabe se para tal conjuntura como esta é que foste elevada a rainha?" (Et. 4:14).

Além disso, o nome de Deus é encontrado no livro de Ester na forma de um acróstico. Em quatro pontos cruciais da história (1:20; 5:4; 5:13; 7:7), duas vezes  para a frente e duas vezes em sentido inverso, o nome de Deus (YHWH) está presente. O judeu devoto certamente reconheceria isto, ao passo que os persas não. Pode ter sido desta forma que Deus tenha preservado o seu nome sagrado da perversão pagã.

Mesmo à parte de qualquer menção explícita do nome de Deus, a mão dele dirigindo as situações dos homens é por demais evidente em toda a narrativa. Contudo, o agir com toda a liberdade moral por parte de cada participante é perfeitamente preservado.

Embora possa, Deus não precisa invadir os processos normais das coisas do dia-a-dia para realizar a sua vontade. A sua providência entremeia-se delicadamente com os atos e com as decisões das pessoas, de forma que Ele realiza toda a sua vontade com uma divina perfeição e precisão, não violando a liberdade de escolha humana.

O livro de Ester, como nenhum outro, revela a invisível providência sobrenatural de Deus na direção de toda a sua criação, de acordo com o bom propósito da sua vontade. Mesmo com a explícita ausência do nome de Deus, Ester nos faz lembrar que Deus está sempre presente e no controle da situação.

Também podemos perceber a presença de Deus quando os judeus jejuaram e se humilharam com pano de saco e cinzas (Est. 4:3; 9:31), e neste caso, eles jejuaram para Deus.

Fonte de pesquisas: Manual Popular de Dúvidas, Enigmas e "Contradições" da Bíblia

2 comentários:

  1. Não importa se o nome de Deus não está no livro de Ester, o que importa mesmo é que Ele esteja em você, Deus não precisa está em livros mais em nós, muito bom post já compartilhei no facebook.
    Ouça a palavra do Senhor Gostaria de convidar você pra fazer parte do "agenda dos blogs" esse blog é da minha irmã Magda, o blog tem a finalidade de divulgar os blogs dos amigos, lá o seu blog vai ser visto por várias pessoas, você vai fazer várias amizades com outros blogs, esse espaço é pra ajudar os amigos a conhecerem outros blogs amigos, é um espaço bem legal venha fazer parte você também, eu já faço parte vamos nos encontrar lá também, caso você queira fazer parte é muito simples, basta seguir algumas regrinhas que é bem fácil e clicar no link: http://www.agendadosblogs.blogspot.com e depois clicar no link (faça parte você também) lá tem o formulário no qual você vai preencher os seus dados e colocar as caracteristicas do seu blog, pronto você já fará parte do agenda dos blogs, te espero lá beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lucimar, que a paz do Senhor esteja em sua vida, nós agradecemos a sua participação.
      Na verdade o nome de Deus (YHWH) aparece no livro de Ester em forma de acróstico (em linguagem simples, como se fossem palavras cruzadas escondidas no texto original honrando o nome do autor, neste caso YHWH), somente os conhecedores da língua original a qual o texto foi escrito eram capazes de encontrar o nome YHWH, o que provavelmente não era o caso dos persas, que desconheciam esse tipo de composição textual muito peculiar na Bíblia, o que aliás, está presente em outros livros também. Grande abraço.

      Excluir

Comente à vontade. Opine, concorde, discorde (é um direito seu), apenas seja coerente com a postagem. Evite comentar anonimamente, caso contrário, poderemos optar por não publicar seu comentário. Se tiver um Blog, deixe o seu endereço para retribuirmos. Os comentários podem não refletir nossa opinião, pois os mesmos são de responsabilidade dos leitores do Blog. Obrigado por deixar o seu comentário.

Volte sempre

Romanos 14:9

SIGA-NOS NO TWITTER

O nosso endereço no Twitter é:
oucaapalavrads
Será um prazer ter vc conosco.

OUÇA A PALAVRA DO SENHOR.

Pesquisar este blog

Esta foi a sua vida

SEJA BEM VINDO AO OUÇA A PALAVRA DO SENHOR

ESPERAMOS PODER CONTRIBUIR PARA O CRESCIMENTO DE SUA FÉ.