CONTATO

E-MAIL PARA CONTATO:
oucaapalavradosenhor@oucaapalavradosenhor.com

quarta-feira, 4 de abril de 2012

A Reencarnação é bíblica?

Sem pai, sem mãe
Hebreus 7:3 diz: "Sem pai, sem mãe, sem genealogia, não tendo princípio de dias nem fim de vida, mas sendo feito semelhante ao Filho de Deus, permanece sacerdote para sempre."
Esse versículo poderia apoiar a reencarnação?

A epístola aos Hebreus nos diz que Melquisedeque "não teve princípio de dias, nem fim de existência, entretanto, feito semelhante ao Filho de Deus...permanece sacerdote para sempre" (Heb. 7:3). Como Jesus assumiu esse sacerdócio (7:21), alguns que aceitam a reencarnação usam a passagem citada para provar que ele é uma reencarnação de Melquisedeque. Biblicamente, será que eles tem razão?

Com certeza não, pois isso é um mal uso da passagem, o que está claro por diversas razões. Em primeiro lugar, ela diz apenas que Melquisedeque foi "feito semelhante" a Jesus, e não diz que Jesus era Melquisedeque (Heb. 7:3). Em segundo lugar, diz apenas que Cristo foi um sacerdote "segundo a ordem de Melquisedeque" (Heb. 7:17), e não que Ele era Melquisedeque.

Finalmente o fato de que Melquisedeque tenha sido misterioso em seu nascimento e morte, sem genealogia (Heb. 7:3), não prova a reencarnação - isso foi usado apenas como uma analogia ao eterno Messias, Jesus Cristo.

Novamente, vemos em Tiago, um outro texto que os adeptos da reencarnação se apoiam para se referir à reencarnação, que é a expressão "curso da natureza". Esse texto poderia se referir à reencarnação? Será que estariam certos? Vejamos.

Tiago refere-se nessa passagem ao "curso da natureza" (R-IBB, SBTB, EC), que alguns entendem como se referindo a uma "roda viva". Há quem considere ser essa uma referência à reencarnação, por crer que a vida anda em ciclos de nascimento, morte e renascimento (em outro corpo). Será correta esta forma de interpretar essa passagem?

Tiago não está falando de reencarnação. Isso fica evidente por várias razões. Primeiro, o contexto está falando do poder e da persuasão existentes na língua humana e de todos os seus amplos efeitos. Segundo, o "curso da natureza" refere-se ao desenrolar da vida em geral, não que a alma das pessoas seja reciclada. Terceiro, Tiago afirmou haver perdão de pecados (cf. 5:20) e oração de petição (5:15-17), e essas duas coisas são contrárias à doutrina do carma, que está por trás da reencarnação e que afirma que o que for semeado nesta vida será colhido na próxima vida (sem exceções).
Vindo depois o juízo...

Desde o seu início, a Bíblia jamais usou a palavra reencarnação e nem tampouco o verbo reencarnar. Muito pelo contrário, a Bíblia afirma categoricamente que: "E, como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo depois o juízo..." (Heb. 9:27). Uma passagem que retrata bem o caso é a do rico e Lázaro, na qual ambos morreram, e Lázaro foi para o seio de Abraão e o rico para o Hades. Não reencarnaram posteriormente (Luc. 16:22-29). Outro exemplo é o do ladrão na cruz, onde Jesus disse a ele: "Hoje mesmo estarás comigo no Paraíso". Jesus, nosso Salvador e Senhor da vida, não disse que o ladrão precisava reencarnar para ser alguém melhor em outra vida, evoluir ou chegar a certo grau de perfeição, para que pudesse entrar no Paraíso (está no texto, é só lermos). Mediante a fé e um genuíno arrependimento, aquele ladrão foi salvo (Luc. 23:40-43).

A salvação do homem não depende da reencarnação como ensina essa doutrina, pois a salvação é pela Graça de Deus mediante a fé humana (Ef. 2:8; Rom. 5:1). O verdadeiro ensino futuro que a Bíblia ensina sobre nós é que seremos (os que creem) transformados e receberemos corpos glorificados para estarmos para sempre com o Senhor, e nunca reencarnados (I Cor. 15:51-52; I Tess. 4:16-17).

Finalmente, mesmo que houvesse alguma questão quanto a como e se o versículo deveria ser interpretado, uma passagem não muito clara sempre deve ser entendida à luz de uma que seja clara. E por fim, a Bíblia claramente se opõe à reencarnação (veja Heb. 9:27; Jo. 9:2).

Fonte de pesquisas: Manual Popular de Dúvidas, Enigmas e "Contradições" da Bíblia
Religiões - Um Sinal do Fim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente à vontade. Opine, concorde, discorde (é um direito seu), apenas seja coerente com a postagem. Evite comentar anonimamente, caso contrário, poderemos optar por não publicar seu comentário. Se tiver um Blog, deixe o seu endereço para retribuirmos. Os comentários podem não refletir nossa opinião, pois os mesmos são de responsabilidade dos leitores do Blog. Obrigado por deixar o seu comentário.

Volte sempre

Romanos 14:9

SIGA-NOS NO TWITTER

O nosso endereço no Twitter é:
oucaapalavrads
Será um prazer ter vc conosco.

OUÇA A PALAVRA DO SENHOR.

Pesquisar este blog

Esta foi a sua vida

SEJA BEM VINDO AO OUÇA A PALAVRA DO SENHOR

ESPERAMOS PODER CONTRIBUIR PARA O CRESCIMENTO DE SUA FÉ.