Como no estudo anterior, voltamos a apresentar mais "Fatos sobre os Anjos" extraídos do livro "Os Fatos Sobre os Anjos" de John Ankerberg e John Weldon, e nesta última parte, serão abordados temas como 'o poder dos anjos maus', 'o perigo do contato com tais seres', 'os enganos', 'o ocultismo por trás de algumas práticas, entre outros'. Esperamos que tudo isso possa esclarecer ainda mais os fatos acerca desses seres que, apesar de fazer parte da existência da igreja de Cristo, tem sido mal interpretados e elevados a posições extra-bíblicas que contrariam em muito os escritos bíblicos. Todos os textos foram retirados do livro já citado, para ler todo o conteúdo do livro sugerimos que você adquira através do endereço www.chamada.com.br.
SEGUNDA PARTE
Encontros Contemporâneos com
Anjos:
os Anjos Populares
9. Qual é, para nós hoje, o significado do fato de que Satanás e seus demônios foram um dia anjos santos que caíram de sua gloriosa posição celeste?
11. O que anjos malignos fazem hoje em dia, como são contatados, e como afetam nossas vidas?
Anjos:
os Anjos Populares
9. Qual é, para nós hoje, o significado do fato de que Satanás e seus demônios foram um dia anjos santos que caíram de sua gloriosa posição celeste?
A verdade bíblica de que alguns anjos são agora malignos significa que o discernimento espiritual, longe de ser um luxo, hoje em dia é uma necessidade. Numa época tão marcada pelo reavivamento mundial do ocultismo, ninguém deveria tentar fenômenos tipo "contatar anjos", ou "incorporar anjos", ou o desenvolvimento de uma "consciência angelical", e coisas assim. Todas essas coisas não passam de ardis manipulados por anjos caídos malignos (demônios), com o fim de camuflar seus verdadeiros propósitos.
Como é que sabemos que os anjos populares não são quem eles reivindicam ser? Porque os anjos que se mantiveram fiéis a Deus são santos e piedosos na maneira de se portarem; as entidades por detrás das revelações angelicais modernas não têm nada de santas nem de piedosas. Os anjos piedosos glorificam a Deus e não trazem revelações contrárias às Escrituras como fazem os anjos populares. Os anjos bíblicos agem caracteristicamente "nos bastidores". Os anjos populares estão mais que dispostos a agirem abertamente e a se comunicarem na forma espírita. O fim das ações dos anjos piedosos sempre trará glória a Deus; quanto aos anjos malignos, o resultado sempre será engano espiritual.26
Em suma, os anjos bons realizam seu trabalho e aí desaparecem. Eles jamais se demoram no local, como acontece na tradição ocultista dos espíritos-guias, e nunca dão recados que sejam frontalmente contra a doutrina e a ética bíblicas.
10. Quem são, precisamente, os anjos maus, quais são alguns conceitos falsos acerca deles, e que poderes possuem?
De acordo com a Bíblia, os anjos malignos são espíritos moralmente corruptos, que estão rebelados contra Deus (Salmo 106.37; João 8.44; 2 Pedro 2.4; Tiago 2.19; Judas 6). A rebelião deles foi instituída debaixo da liderança de Satanás (Judas 6; 1 João 3.8; Mateus 12,24,25; 25.41; Ezequiel 28.12-17) e resultou na expulsão deles do céu (Lucas 10.18; conferir com Apocalipse 12.7-9). Como resultado disso, eles se tornaram criaturas destrutivas e egocêntricas, que buscam frustrar os propósitos de Deus e de Cristo (Deuteronômio 32.17; Salmo 106.37; Apocalipse 2.10; 1 Pedro 5.8; Efésios 6.11; Mateus 13.39; Lucas 22.31; 1 Tessalonicenses 2.18; 1 Timóteo 4.1; Marcos 3.11; 4.15).
Uma das preocupações principais dos demônios é enganar as pessoas através de religiões falsas e/ou falsos milagres e, com isso, conseguir cegá-las para a verdade espiritual (2 Coríntios 4.4; Atos 26.18; 2 Coríntios 11.14; 2 Tessalonicenses 2.9,10; Apocalipse 16.14; 20.10).
Os demônios estão afixados eternamente em seu comportamento, conhecem seu destino eterno e não têm oportunidade de redenção. Assim sendo, serão lançados para sempre no lago de fogo (Mateus 25.41; Apocalipse 20.2,3,7-10). Esse parece ser o motivo pelo qual eles reagiram a Jesus com medo e escárnio, dizendo: "Que tenho eu contigo, Jesus, Filho do Deus Altíssimo?" (Marcos 5.7; conferir com Lucas 4.41) e "Que temos nós contigo, ó Filho de Deus? vieste aqui atormentar-nos antes de tempo?" (Mateus 8.29).
Os demônios não são espíritos de seres humanos falecidos ou de uma raça pré-adâmica, como querem alguns, pois os espíritos de seres humanos mortos não estão livres para vagar (Lucas 16.19-31; 2 Pedro 2.9). Não são, tampouco, meras personificações do mal ou das forças naturais (tais como os "deuses" da natureza), como querem os céticos. Os demônios também não são a designação supersticiosa de doenças naturais específicas, tais como a epilepsia ou a doença mental. As Escrituras fazem uma distinção bastante clara entre essas doenças e a possessão demoníaca, embora seja possível que ambas possam se fazer presentes ou que uma possessão demoníaca possa incluir doença mental.27
Se fôssemos catalogar os poderes e habilidades dos anjos que a Bíblia alista, ganharíamos um vislumbre das capacitações que possuem, e assim também discerniríamos as habilidades dos demônios como sendo de anjos corrompidos. Precisamos, entretanto, jamais nos esquecer de que os demônios, em última análise, são criaturas refreadas pelo poder e pelo propósito soberanos de Deus. Quando necessário, o crente possui poder sobre eles (1 João 4.4; Tiago 4.7) porque o próprio Cristo obteve vitória sobre Satanás na cruz (Hebreus 2.14; Colossenses 2.15; João 12.31). Jesus provou ter poder completo sobre os demônios (Mateus 12.28; Marcos 1.34), com freqüência os expulsou de pessoas (Mateus 8.31; 15.22-28), e ordenou a Seus discípulos que fizessem o mesmo (Marcos 6.13; Mateus 10.1; Lucas 10.17).
11. O que anjos malignos fazem hoje em dia, como são contatados, e como afetam nossas vidas?
A listagem relativa ao poderio demoníaco que a Bíblia relata é surpreendentemente relacionada ao que os demônios fazem nos dias de hoje. Por exemplo, como documentamos detalhadamente em The Corning Dark-ness (As Trevas Que Se Aproximam) e em outros livros, os anjos malignos (demônios) imitam os bons anjos e expressam grande preocupação com o bem-estar das pessoas; eles também proporcionam visões e revelações falsas através de sonhos ou através de canalização, psicografia, etc. Eles conseguem possuir as pessoas, realizar vários tipos de milagres, gerar insanidade, ou cometer homicídios. São capazes de causar vários tipos de indisposições físicas, doenças ou tormentos. Eles podem prever o futuro, incentivar práticas ocultistas, e manipular a mente humana incutindo nela pensamentos, idéias ou imagens. Eles conseguem influenciar a natureza. Eles buscam ser adorados, procuram perverter os caminhos de Deus, e podem assumir qualquer forma física que desejarem, seja de adulto ou de criança, de animal ou de criatura mitológica. Em suma, no fim das contas, eles destroem a vida das pessoas.
Os métodos usados pelos anjos malignos para estabelecer contato com as pessoas são aqueles encontrados especificamente no mundo do ocultismo - através de estados alterados de consciência, de capacidades psíquicas, de métodos de adivinhação, das drogas, dos rituais de magia, e assemelhados. Em suma, eles só precisam do desejo e do compromisso de uma pessoa que se proponha a, pessoalmente, estabelecer contato com os anjos ou espíritos, convidando-os para adentrarem sua vida. Veja, por exemplo: "Tudo que, por vezes, é necessário para se estabelecer comunicação é o pensamento a respeito de um anjo ou o desejo de contatar com um... Escolha um anjo para com ele se harmonizar. Tenha papel e lápis no caso de vir uma mensagem que você queira anotar."28 Ou: "Marque um encontro de oração com os anjos. Convide seu anjo da guarda, ou quaisquer anjos de que você goste para se juntarem a você. Ore da maneira como preferir e preste atenção a quaisquer imagens, palavras ou idéias que surgirem em você."29
O método mais recomendado para se estabelecer contato é provavelmente a meditação. Nesse caso, a pessoa busca entrar num estado de consciência "vazio", unitivo ou não cognitivo.30 É assim que ensina o autor de Messengers of Light: The Angel 's Guide to Spiritual Growth (Mensageiros da Luz: O Guia Angelical para o Crescimento Espiritual): "Há uma variedade de maneiras de abordar a meditação, tais como focar a atenção num mantra, em imagens, em objetos físicos, ou simplesmente em prestar atenção à respiração de outra pessoa... Quem sabe você prefira usar o nome anjo como forma de mantra... Talvez as mensagens não cheguem a você na forma de palavras; é freqüente os anjos falarem a você através de sentimentos ou imagens... a centralização [atenção concentrada; "alinhamento" ocultista] é uma forma de sincronizar a nossa energia... [que nos põe em contato] com o nosso ser mais elevado e com os anjos que nos guiam."31
Oração e a criação de um "altar para anjos" são dois outros métodos populares de se estabelecer contato.32 Por exemplo: "Os anjos adoram luz de velas. A luz de velas ilumina e purifica a atmosfera e atrai anjos. Depois de ter feito seu próprio altar ou santuário, acenda uma vela e permaneça quieto diante dela. 'Curta' a beleza e peça aos anjos que se aproximem de você."33
Por serem relativamente fáceis de se contatar por aqueles que resolvem fazê-lo, os anjos malignos tocam nas vidas das pessoas por meio de uma variedade praticamente inumerável de maneiras nos dias de hoje. Antes, entretanto, de entrarmos naquilo que é específico, é vital que atentemos para um fato bastante simples, porém crucial:
12. Os anjos populares negam os ensinamentos bíblicos fundamentais? Poderiam os anjos santos negar os ensinamentos de Cristo?
Os anjos piedosos jamais negariam os ensinamentos de Jesus Cristo e da Bíblia. Por outro lado, os anjos populares fazem isso rotineiramente. Pensemos em alguns exemplos: "Deus é a totalidade de nossa experiência de vida"34; "Deus é vida. Você e Deus partilham a mesma cama, o mesmo carro, o mesmo copo d'água. Você e Deus são um."3536
Os anjos populares ensinam as crenças pagãs, da Nova Era, incluindo o hinduísmo, as práticas ocultistas, o panteísmo (tudo é Deus, Deus é tudo), o universalismo, e a concepção de que Cristo habita dentro das pessoas, a despeito da fé que tenham ou não na Pessoa dEle.37
Por outro lado, esses "anjos" cometem erros simples de fato tanto na área teológica como não teológica.38 Repare nas seguintes afirmativas vindas de Angel Wisdom (Sabedoria dos Anjos): "Os anjos não julgam"; "Nosso verdadeiro ser é angelical"; "Todas as religiões... adoram o mesmo Deus"; "Nossas almas permanecem num estado puro de inocência"; e "Pense na possibilidade de tudo ser, no final das contas, verdadeiro [leia 1 João 2.21]."39
Na medida em que as pessoas se envolvem com anjos nos dias de hoje, elas deveriam reconhecer que os anjos bons jamais mentem. O restante de nossa abordagem acabará provando que os anjos populares não são quem eles reivindicam ser.
13. Os anjos populares estão ativos nas seitas? Quais são algumas abordagens cristãs falsas acerca de anjos?
A maioria das pessoas se surpreenderia ao saber que literalmente muitas das seitas modernas e das novas religiões foram instituídas e/ou são nutridas por meio de contato "angelical". Vejamos alguns exemplos. Como deixamos muito bem documentado no livro Everything You Ever Wanted to Know About Mormonism (Tudo Que Você Sempre Quis Saber Acerca do Mormonismo), não há qualquer outra seita mais anticristã que a mórmon (Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias). E, apesar disso, teria sido o "anjo Moroni" que conduziu o fundador do mormonismo, Joseph Smith, às alegadas "tábuas de ouro" das quais o Livro de Mórmon foi traduzido ocultamente.40 A história do mormonismo é repleta de orientação, direção e revelação angelical.
Assim como documentamos em The Facts on Jehovah 's Witnesses (Os Fatos Sobre as Testemunhas de Jeová), os "anjos" desempenharam um papel essencial na religião das Testemunhas de Jeová e até mesmo na terrivelmente tendenciosa tradução da sua Bíblia, a Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas.
Emanuel Swedenborg, o famoso médium do século XVII, vivia contatando anjos e acabou dando início a uma difundida seita anticristã, "A Igreja da Nova Jerusalém", por vezes conhecida como a Nova Igreja ou Fé Swedenborguiana. Os anjos de Swedenborg estavam constantemente com ele, cochichando, ensinando, imprimindo pensamentos e idéias na mente dele.41
A antroposofia (uma combinação de teosofia e cristianismo gnóstico) é outra ilustração de uma seita extremamente anticristã que teve início com a ajuda de anjos. Rudolph Steiner, seu fundador, foi profundamente influenciado por Swedenborg. Steiner consultava os mortos e outros espíritos, incluindo anjos, a quem ele descreveu detalhadamente em seus escritos e preleções. Ele ensinou que cada pessoa possui um anjo da guarda através de suas muitas encarnações na terra.42
José Silva é o fundador de uma religião que já conta com oito milhões de seguidores, chamada Método Silva de Controle Mental (MSCM). O objetivo é permitir que as pessoas façam contato com seus "conselheiros interiores" para obterem informações e orientação. O MSCM teve início quando Silva contatou um "anjo", durante uma "projeção astral", que passou a lhe dar os princípios do movimento.43
Poderíamos citar outros exemplos, incluindo a Irmandade da Auto-Realização, fundada por Paramahansa Yo-ganda, e também a Escola Concórdia de Cristianismo, fundada por Charles e Myrtle Fillmore.44 Mas é evidente que os anjos que ajudaram a fundar ou influenciaram esse tipo de sistema religioso tão anticristão não podem ter sido anjos bons porque as revelações que fizeram são as mais anti-bíblicas possíveis. Qualquer leitura mais atenta da literatura de tais grupos, especialmente da literatura teológica, haverá de comprovar isso. Ainda assim, todos esses movimentos ou reivindicam ser cristãos ou reivindicam não ser antagônicos à fé cristã. E por isso mesmo, eles têm confundido alguns cristãos que aceitaram suas práticas.
Mas há várias outras maneiras pelas quais espíritos enganadores se infiltraram na Igreja. O incrível aumento de livros advogando o contato angelical começou há muitos anos com o livro do falecido reverendo Roland Buck, intitulado Angels on Assignment (Anjos Comissionados). Caracteristicamente, entretanto, esse texto teve muito pouco a ver com os santos anjos. O conteúdo do livro e um minucioso exame do que estava por trás do mesmo, incluindo-se o fato de que as afirmativas originais dos "anjos" foram modificadas para parecerem consistentes com o ensinamento bíblico, demonstram que Buck não havia participado de uma revelação angelical piedosa, mas sim de uma fraude espírita. A despeito da sinceridade de Buck e de seus editores Charles e Francis Hunter ao publicarem o livro, os ensinamentos "angelicais", como sempre, acabaram por revelar sua verdadeira natureza.45
Uma edição do The Christian Parapsychologist (O Parapsicólogo Cristão) [um periódico que visa integrar cristianismo e ocultismo] foi dedicada especificamente ao assunto "anjos". Ela trouxe cinco artigos - um escrito por um médium, outro escrito por um swedenborguiano, outro por um místico naturalista, outro por um antroposofista, e um escrito por um junguiano. No artigo "Some Thoughts About Angels" ("Alguns Pensamentos Acerca de Anjos"), J. Dover Wellman, vigário da Igreja Emanuel e autor de A Priest's Psychic Diary (O Diário Mediúnico de um Padre), afirma o que citamos a seguir. Assim como no mormonismo e no swendenborguianismo, ele virtualmente agrega todos os espíritos na categoria de seres humanos mortos e incentiva vários métodos ocultistas de contato com "anjos":
Creio que as entidades espirituais estão em toda a nossa volta... Nessa questão da nossa consciência da presença de anjos, a iniciativa está sempre com eles como seres superiores... Jesus Cristo foi, creio eu, um desses seres angelicais pré-existentes... o objetivo da habitação dele na terra foi de nos informar de nossa própria potencialidade como seres que precisam ser restaurados à 'angelida-de'...
Quando o estado de transe libera nosso espírito-alma de nosso corpo-alma, agimos como um espírito puro. Nossas percepções extra-sensoriais funcionam mais eficientemente, trazendo à tona aquilo que, de outra sorte, estaria oculto... Nessa altura estaremos, por nós mesmos, atingindo o nível de vida dos anjos... Nessa condição... nosso comungar com eles será acentuado e a influência deles sobre nós sobremaneira incrementada.46
Os outros autores da mesma edição de O Parapsicólogo Cristão concordam. Brian Kingslake é ministro da Nova Igreja, que se baseia nas revelações espíritas concedidas a Emanuel Swedenborg. Ele é o autor do livro intitulado Swedenborg Explores the Spiritual Dimension (Swedenborg Explora a Dimensão Espiritual). Em seu artigo A Heaven of Angels from the Human Race (Um Céu de Anjos da Raça Humana), ele aceita o ensinamento comumente mediúnico e swedenborguiano de que "todos os milhões de espíritos que habitam o mundo espiritual - tanto anjos como diabos - são seres humanos que um dia habitaram nesta terra, ou em uma outra terra do universo material." Ele prossegue dizendo que o suposto objetivo de Deus é "formar um céu de anjos a partir da raça humana."47
Dorothy Maclean é uma líder do movimento da Nova Era e co-fundadora da comunidade espírita Findhorn, da Escócia, assim como autora de vários livros acerca de como contatar anjos e outros espíritos. No artigo "Angels Today" ("Anjos Hoje"), ela relata sua experiência pessoal com anjos: "Eu descobri que não podia efetuar o contato com os anjos até eu mesma me encontrar num estado de consciência semelhante ao deles... Para eles, nós somos possuidores de potencial divino magnífico... Fomos deuses a partir de nossa composição... eles esperam nossa escolha de permitir que nossas vidas sejam guiadas por nossas intuições, por nossa consciência angelical, para que cooperemos com eles."48
No artigo "The Hierarchies Regained" ("As Hierarquias Readquiridas"), a estudante antroposófica Evelyn Capel, ministra da comunidade de Rudolph Steiner chamada Comunidade Cristã, e autora de The Tenth Hierarchy (A Décima Hierarquia), continua a encorajar a interação entre "anjos" e seres humanos em bases ocultistas.49
Por fim, no artigo "Angels and Archetypes" ("Anjos e Arquétipos"), Christopher Bryant, um padre da Sociedade de São João Evangelista e um profundo estudioso do psicólogo ocultista Carl Jung, diz: "É provável que, mesmo sem saber, nos beneficiemos do ministério dos anjos que executam seu trabalho nos níveis inconscientes da mente que estão em contato com o mundo mediúnico."50
Há muitos outros exemplos. O falecido e popular pregador William Branham (fundador da seita "Tabernáculo da Fé", cuja sede brasileira se encontra em Goiânia - N. R.) dizia falar em nome de Deus, mas durante toda sua vida foi guiado por espíritos mentirosos (seus "anjos"), que sussurravam a ele e, aparentemente, "curavam" muitas pessoas anualmente de forma ocultista. A despeito da enorme influência que exerceu sobre o pente-costalismo, ele foi um falso profeta que negou a verdadeira natureza de Deus. Ele disse certa feita, por exemplo, que o "trinitarianismo [crença na Trindade] é coisa do diabo! Eu o digo [com a autoridade de] ASSIM DIZ O SENHOR."51
O Rev. Edward W. Oldring é o autor de / Work with Angels (Eu Trabalho com os Anjos), e de / Walk and Talk with Angels (Eu Caminho e Falo com os Anjos). Os "anjos" apareceram supostamente a ele para assisti-lo na "preparação de muitas pessoas [cristãs]... para trabalharem com os anjos de Deus... e para... cooperarem com... os anjos."52 Por isso, ele ensina que "há um espiritualismo [contato com espíritos] que é ordenado por Deus... É parte do plano de Deus."53 Entretanto, os anjos que falam com ele fornecem interpretações declaradamente falsas da Bíblia e, portanto, não poderiam ser anjos piedosos.54
Vejamos uma ilustração final. G. Don Gilmore é pastor da Igreja Congregacional Plymouth em Spokane, no estado de Washington, e apresentador do programa diário de rádio "Perspective on Living" ("Perspectiva de Vida"). Ele é o autor do livro Angels, Angels Everywhere (Anjos, Anjos Por Toda Parte), a respeito de contatos "angelicais". O livro dele é uma ilustração não apenas do potencial de disfarce do espiritismo, mas também da normalização e internalização ou "psicologização" da experiência espírita. "Contatos angelicais", para Gilmore, englobam uma vasta gama de fenômenos. Incluem, por exemplo, o conceito ocultista de "formas de pensamento" - manifestações espirituais tidas como sendo elaboradas mentalmente a partir de energia mediúnica. E por isso:
Eu creio que anjos são formas, imagens e expressões através das quais as essências e as forças energéticas de Deus podem ser transmitidas e que, já que existe uma infinidade dessas formas, o maior serviço que alguém pode prestar às hostes angelicais é jamais limitar conscientemente as maneiras dos anjos aparecerem a nós.55
Fica óbvio, a essa altura, que as portas estão escancaradas a virtualmente toda sorte de fenômenos sobrenaturais ocultistas. Toda manifestação religiosa/espírita reclama, nos dias de hoje, estar ligada à força "divina" ou às "forças energéticas de Deus." Aliás, Gilmore reivindica que "a energia de Deus" está por trás não apenas das manifestações angelicais tradicionais em várias religiões do mundo, mas de muitas outras coisas também.
Uma das principais preocupações de Gilmore é o desenvolvimento daquilo que ele denomina "consciência angelical". Isso é, basicamente, um eufemismo para o desenvolvimento mediúnico, "consciência mais elevada", e/ou possessão espírita.56 58 Dessa forma, "consciência angelical" quer dizer simplesmente um estado alterado de consciência e/ou uma abertura para o reino mediúnico, que é então vista como envolvimento com energias e poderes divinos. Desenvolve-se "consciência angelical", por exemplo, por meio de visualização criativa, o que supostamente abre portas para "os fluxos móveis de energia ilimitada."59-60
Já que as "formas energéticas" essenciais de Deus estão, alegadamente, por toda parte, afirma-se que é responsabilidade do cristão estabelecer contato com elas para haver crescimento espiritual. De modo semelhante a muitas formas de ocultismo, Gilmore sugere que podemos, na realidade, "evocar" anjos através dos poderes de nossa própria consciência, tal qual os magos ocultistas procuram evocar espíritos ou demônios através do círculo de poder em seus rituais.61 Citando o famoso ocultista Dion Fortune, Gilmore também interpreta o contato angelical como um comungar com "nosso ser mais elevado":
Será que a melhor e mais elevada forma angelical não é externa, mas sim o nosso melhor e mais verdadeiro ser? Dion Fortune uma vez escreveu... 'O Santo Anjo da Guarda, lembrem-se, é o nosso próprio eu elevado.' ...Some-se ao Ser Externo, o Ser Um, o corpo interior - instinto, gênio, sexto sentido, percepção extra-sensorial, poder mediúnico, conhecimento interior - e aí você, quem sabe, tenha mais formas angelicais para utilizar em seu trabalho criativo.62
Gilmore diz aos seus leitores que o contato pessoal com os anjos é fácil: "Você ficaria surpreso ao perceber quão freqüentemente faz contato com a essência energética de formas angelicais."63 Ele também incentiva as afirmações mentais positivas para facilitar o processo de consciência e contato angelical, como, por exemplo: "Deus e os auxiliares de Deus jamais estão distantes... A Luz de Deus me envolve... O Poder de Deus me protege... Onde quer que eu esteja, Deus está!"64
Concluindo, o contato "angelical" de Gilmore abrange uma gama variada de formas de desenvolvimento mediúnico, espiritismo e manifestações ocultistas. Por isso mesmo, dificilmente envolveria contato com anjos piedosos, ou o fazer a vontade de Deus, que proíbe taxativamente o envolvimento com o ocultismo (Deuteronô-mio 18.9-12).
14. Como é que os anjos populares apoiam o mundo do ocultismo?
Seria impossível sequer suprir um levantamento superficial das maneiras como os anjos populares promovem o mundo do ocultismo. No livro Angel Wis-dom (Sabedoria Angelical), somos encorajados a fazer uso dos mantras e das mandalas; a explorarmos as buscas visionárias xamanistas; a contatarmos o animal de poder de alguém (um espírito-guia que aparece na forma de um animal); e a perseguir a cura mediúnica e a manipulação de chakras.65 No livro Angelic Messenger Cards (Cartas das Mensagens Angelicais), as pessoas são orientadas a buscar contato com os mortos.66 No livro Creating with the Angels (Criando com os Anjos), encontramos o lidar com sonhos: "Hora de sonhar é hora do espírito e oferece uma grande oportunidade para se brincar com os anjos... Permita que os anjos ajudem você a interpretar seus sonhos."67 No livro The Angels Within Us (Os Anjos Dentro de Nós), encontramos anjos conduzindo pessoas a estados de profunda alteração de consciência para estabelecer contato -com elas.68 Esses "anjos" também patrocinam práticas medicinais da Nova Era, assim como práticas medicinais holístico-ocultistas e religiões ocultistas como a teosofia.69 70
Os anjos populares também promovem práticas como a necromancia ou o contato com os mortos para adivinhação, assim como várias formas de magia ocultista.71-72
Os anjos populares freqüentemente estimulam o desenvolvimento de práticas como a psicografia e o ditado de suas mensagens, para que elas sejam publicadas e circulem.73 Karen Goldman, por exemplo, autora dos livros Angel Voices (Vozes de Anjos) e The Angel Book (O Livro de Anjos), crê que "os anjos estão dirigindo e orientando o que ela escreve" (escrito na contra-capa de Angel Voices). Ela se utilizou da "Técnica de LIBERAÇÃO do Método Sedona", do Instituto Sedona, no Arizona, para contatar o "anjo interior" dela, que agora serve de guia para os escritos da autora.74 Sally Sharp, autora de 100 Ways to Attract the Angels (100 Maneiras de Atrair os Anjos), também foi introduzida à psicografia por seus anjos, assim como o foram vários outros autores que escrevem sobre eles.75-76
Rosemary Ellen Guiley, autora de Angels of Mercy (Anjos de Misericórdia) e de muitos outros livros de cunho ocultista e místico, tais como The Encyclopedia of Witches and Witchcraft (A Enciclopédia de Bruxas e Bruxarias) e Harper's Encyclopedia of Mystical and Paranormal Experiences (Enciclopédia Harper de Experiências Místicas e Paranormais), recorda-se que a vida dela tem sido dirigida por presenças invisíveis, que ela crê serem anjos que a nortearam especificamente rumo a essa área:
Durante muitos anos, eu senti a presença de guias em minha vida... Meu senso intuitivo logo de início me disse que eram "anjos", e que é assim que eu deveria sempre chamá-los... Eu sinto a presença de um grupo de anjos que sempre me rodeou, sempre ligados à minha vida pessoal e profissional. A eles se juntam outros anjos que vêm e vão, dependendo das circunstâncias... Quando comecei a escrever Anjos de Misericórdia, eles vieram em dose reforçada. Parecia que eu tinha um pequeno exército que observava por sobre meus ombros, para exercer suas variadas influências... Além de escrever, eu faço bastante conferências, e aí eu sinto a presença de um "anjo palestrante"... Eu sinto a presença dele. Ele é um facilitador que me ajuda a preparar e fazer minhas preleções.77
O nome do "anjo palestrante" é Platão, e ele de fato fala por intermédio dela - assim como acontece com muitos líderes espirituais de proeminência nos dias de hoje, inclusive Ram Dass, o falecido William Branham, e outros. Guiley afirma:
À medida que comecei minha palestra, senti uma clara mudança em minha percepção, como se uma parte do meu ser fora colocada de lado. Além disso, eu sentia o peso de uma presença invisível sobre meus ombros, como se tivesse pousado neles... Falei durante duas horas sem sequer olhar para minhas anotações, e recebi comentários entusiásticos do auditório. "Você talvez não saiba, mas é uma mestra por natureza!"... À medida que o tempo passa, mais e mais tenho estado consciente dessa mudança de percepção que ocorre quando profiro uma palestra. De vez em quando, alguém que é vidente se dirige a mim ao final do evento e me pergunta se eu sei que tenho um anjo ou um ser em pé ao meu lado. "Sim", eu respondo, "é o meu anjo palestrante!"78
O que isso tudo significa é que boa parte - quem sabe até a maior parte - da literatura produzida acerca de anjos populares vem dos próprios anjos populares.
Aliás, qual a parcela do ocultismo não infiltrada por anjos caídos? Astrologia e as demais formas de adivinhação, magia cerimonial, exercício da mediunidade e sessões espíritas, bruxaria e satanismo, desenvolvimento mediúnico, xamanismo - tudo isso está literalmente infestado de anjos caídos e de seus enganos. Como afirma a Harper's Encyclopedia of Mystical and Paranormal Experience (Enciclopédia Harper de Experiências Místicas e Paranormais), "na Nova Era, no ocultismo e nas crenças religiosas, os anjos fizeram uma reaparição cheia de popularidade. Eles são retratados nos aspectos cármicos da astrologia, são incorporados, medita-se neles, e afirma-se que existem no reino dos espíritos. Invoca-se hostes angelicais nos rituais de magia e em vários tipos de magia e bruxaria. A concepção popular afirma que existem anjos benevolentes que são diferentes de demônios."79
Sem dúvida, esse é um dos objetivos primordiais dos demônios que imitam anjos piedosos - confundir as pessoas quanto ao campo de operação deles. Se as pessoas puderem ser convencidas de que o reino do ocultismo é o próprio domínio das manifestações angelicais, elas estarão muito mais inclinadas a experimentá-lo. E, além do mais, se ninguém sabe o que um anjo é de fato, qualquer espírito que reivindicar ser um anjo soará convincente. Por isso mesmo, um número muito grande de pessoas que hoje contatam anjos estão lenta, porém decisivamente, sendo levadas diretamente ao domínio das trevas.80
Tais "anjos" alimentam uma esperança específica de alcançarem as crianças. A autora de The Circle of Angels (O Círculo dos Anjos) foi possuída por um espírito que anunciou a ela, via psicografia: "Eu sou o arcanjo Miguel e juntos vamos salvar as crianças."89 O resultado disso foi a série Little Angel Books (Livros dos Pequenos Anjos) que procuram ajudar as crianças a chamarem pessoalmente os anjos através de meditação ocultista.
15. O que dizer sobre os anjos populares e o fenômeno moderno da canalização?
Canalizar espíritos-guias é hoje uma indústria multibilionária nos Estados Unidos. Mas canalizar anjos não é diferente de incorporar espíritos-guias. Em ambos os casos, a pessoa é possuída por um espírito controlador como se fora um médium. Essa similaridade também fica evidenciada pelo fato de que as mensagens e os fenômenos presentes na incorporação de anjos e a encontrada no exercício da mediunidade são essencialmente as mesmas.82
Considere a naturalidade com que espíritos e anjos incorporados estão ligados à literatura popular: "Todos temos espíritos-guias, anjos que nos levam a níveis superiores de percepção e conhecimento... Nossos guias podem assumir forma física num sonho, durante a meditação, ou a forma de um conselheiro ou mestre espiritual a quem poderemos encontrar inesperadamente... Eu estou aberta a meus guias espirituais, e os saúdo com euforia, respeito, admiração e amor."83
Vamos considerar uma ilustração. A católica Roseann Cervelli afirma estar envolvida na canalização de anjos há mais de uma década em Martinsville, Nova Jérsei, onde reside. Algumas das revelações recebidas durante essas incorporações estão descritas em Voices of Love (Vozes do Amor). E como é que isso tudo começou? Depois de ter sido criada como católica, e de ter desenvolvido "um sentido muito profundo de espiritualidade", ela estudou as revelações em transe do médium Edgar Cayce e os métodos de cura mediúnica, e dedicou-se à "percepção de Cristo". Com o passar do tempo, recebeu a imposição de mãos de um padre católico que se tornou seu mentor espiritual. No momento em que ele lhe impôs as mãos, ela experimentou uma espécie de "abertura" mediúnica: "Depois disso, durante um ano ou mais, eu estudei com o padre e com pessoas que pensavam como ele. Eu haveria de passar por uma experiência mística. Eu haveria de ser "puxada" para um estado de unicidade e de meditação... Essas foram minhas primeiras experiências com as energias espirituais - tremendamente aconchegantes e cheias de amor."84
Com o passar do tempo, ela conheceu um médium que incorporava um espírito chamado "Mateus". Após ouvir os conselhos ocultistas de "Mateus", Cervelli progrediu rumo a uma forma de revelação mediúnica na qual ela recebia energia através de sua própria cabeça. Aí veio a psicografia, o que resultou em Voices ofLove (Vozes de Amor). Depois de "Mateus", foi a vez dela conhecer um outro espírito chamado "Elliot", até que uma nova entidade se apresentou dizendo: "Meu nome é João, e eu vim para te ensinar a respeito do amor a ti mesma." Quando "Mateus", "Elliot" e "João" decidiram ir embora, eles disseram a Roseann que ela seria agora habitada por um grupo de anjos - e assim ela vem incorporando "anjos" desde então.85
Como é que daria para ela perceber a diferença, especialmente levando-se em conta que as revelações foram as mesmas?
Entre as mensagens-padrão que os "anjos" desejam comunicar aos homens, está a informação de que "não estamos separados de Deus. Nós somos Deus... Deus não está apenas dentro de nós, mas ele é nós."86 E óbvio que anjos piedosos jamais haverão de incentivar pessoas a adotarem crenças panteístas que minam a própria essência da fé cristã.
16. O que dizer sobre os anjos populares, Maria, o papa e o catolicismo romano?
Como a maior parte das religiões não-bíblicas, o catolicismo romano também alimenta uma longa tradição de visitação de anjos. Uma "reza ao seu anjo da guarda" católica comum, que a maioria dos católicos devotos aprende, diz: "Anjo de Deus, meu querido guardião, a quem o amor de Deus me confia aqui, esteja sempre comigo durante este dia (esta noite), para iluminar e guardar, para reinar e guiar. Amém."88
Oficialmente, a igreja católica ensina que todo ser humano tem seu anjo da guarda, e ela "incentiva a devoção pessoal a esse anjo da guarda."89
Diga-se de passagem, a igreja católica está se interessando mais e mais pelo assunto. A "Opus Sanctorum Angelorum" ("Obra dos Santos Anjos") da Ordem Católica da Santa Cruz agora é aceita como uma "instituição reconhecida pela igreja". Até mesmo o papa João Paulo II vem expressando interesse pessoal nos anjos.90
Muitos dos livros contemporâneos a respeito de anjos foram escritos por católicos. No "best-seller" Where
Angels Walk (Por Onde Caminham os Anjos), segundo o jornal New York Times, a católica Joan Anderson incentiva o contato com anjos e as orações feitas a anjos. Ela afirma que "a maioria dos católicos crê que todos recebem um anjo da guarda quando nascem, um companheiro de vida especialmente forjado para a personalidade peculiar de cada um. As crianças católicas aprendem uma pequena e confortadora reza para 'iniciar' a conversação com seu anjo e o Dia do Anjo da Guarda é festejado todo dia 2 de outubro."91
Livros como Devotion to the Holy Angels (Devoção aos Santos Anjos), de W. Doyle Gulligan (Lúmen Christi, 1990), e as organizações católicas como a "Opus Sanctorum Angelorum" citada anteriormente (dedicada a explicar e incentivar a devoção aos anjos) provam que os devotos do catolicismo constituem um auditório pronto, suscetível ao fenômeno popular dos anjos.92 A conhecida autora e espírita Terry Lynn Taylor também sustenta que a devoção católica a Maria está ligada ao ressurgimento dos anjos: "Maria, a Mãe de Cristo, é freqüentemente chamada de Rainha dos anjos. Maria está tocando, de forma profunda, a vida daqueles envolvidos com percepção angelical... Por isso... os anjos predominam tanto hoje em dia."93
O resultado, entretanto, é que as revelações feitas por Maria (e por anjos não raramente associados a ela) apoiam, de maneira uniforme, a teologia e os ensinamentos do catolicismo, que são antibíblicos.94 As aparições ocultistas de Maria em Medjugorje, na antiga Iugoslávia, incluem as aparições dos chamados putti, ou anjos-crianças, e a mensagem que eles propagam nega a mensagem de Cristo.95
17. Por que os anjos populares estariam interessados em apoiar o movimento ecológico moderno?
O radicalismo ambiental já se tornou uma preocupação nacional, conseqüência da ação de ativistas e políticos zelosos além da medida, cuja conduta, por vezes desencaminhada, tem gerado mais dano do que bem ao meio ambiente.96
Não é difícil encontrarmos uma profunda preocupação com o meio ambiente na maioria dos escritos espíritas, incluindo-se entre eles o dos "Native Americans" ("Americanos Nativos"), contatadores de OVNIs, canalizadores da Nova Era e de revelações modernas de anjos. O interesse dos espíritas nessa causa, entretanto, é a promoção do panteísmo e da adoração à natureza - não um meio ambiente mais limpo.
Revelações ligadas ao meio ambiente oriundas de "anjos" ensinam a importância sagrada do meio ambiente e como as pessoas precisam estar mais preocupadas com a Terra como sua "genitora" espiritual. De acordo com essas revelações, as pessoas precisam aprender a enxergar a Terra como divina, e reconhecer que a adoração da criação é vital para uma espiritualidade renovada. E claro que isso tudo aponta para um retorno crescente à adoração pagã da natureza (onde a própria Terra é deificada, tornando-se uma deusa) e para o animismo (onde árvores, plantas, pedras, etc. são vistas como que possuindo espíritos viventes). O fato de que até mesmo o livro escrito pelo vice-presidente dos Estados Unidos, Al Gore, a respeito do meio ambiente, promove uma abordagem pagã é simplesmente um infeliz sinal dos tempos.97
Os "anjos" que falam através de um canalizador de anjos enfatizam: "O nível mais alto de cura de que falamos envolve o relacionamento entre o seu espírito e o espírito da Terra... O planeta Terra possui um propósito de vida, assim como você o tem... Seu desejo de buscar uma permuta mais profunda com a Natureza motiva o espírito dela e ajuda a equilibrar todos os níveis de vida."98
Os anjos populares também endossam o conceito panteísta de Gaia: "O objetivo de seu espírito é facilitar a cooperação entre você e Gaia, a Terra... à medida que você desperta seu amor como um ser planetário... ele acabará sendo, em última análise, o meio de sarar a Terra."99
Exemplos de animismo podem ser vistos nas seguintes revelações angelicais: "As árvores possuem espíritos protetores, e nós podemos aprender muitas coisas quando nos assentamos em silêncio perto de uma árvore e nos comunicamos com a energia dela"'00, e: "Os Espíritos das Águas são os anjos da guarda das fontes naturais de água... todos os Espíritos das Águas nos ensinam acerca de nossos sentimentos íntimos. Podemos nos beneficiar muito, se aprendermos a nos contatar com eles."101
A comunidade espírita de Findhorn, na Escócia, é um exemplo - a partir de sua adoração dos espíritos da natureza (devas) e dos anjos - de como a ênfase que os anjos colocam no ambientalismo conduz a um contato direto com demônios sob o pretexto da harmonia com a Mãe Terra. Como recompensa pelas orações dessas pessoas e da adoração aos espíritos das árvores, plantas, e rios, os anjos prometem cura física, emocional e espiritual a essas pessoas - além da promessa de que a própria Terra haverá de auto-evoluir rumo à perfeição.102
18. Que exemplos nos mostram como os anjos populares distorcem a Bíblia?
A característica mais consistente da maneira dos anjos populares abordarem religião - além de inspirarem religiões falsas, é lógico - é provavelmente a forma como distorcem a Bíblia. Se fossem anjos piedosos - especialmente os anjos que participaram da outorga da lei de Deus, e que O respeitam e honram -, eles não teriam como distorcer a Palavra de Deus. Os demônios, por outro lado, certamente o fariam. No livro Os Anjos Dentro de Nós, por exemplo, as Escrituras são universalmente mal interpretadas a fim de sustentarem o ocultismo, violando as claras proibições bíblicas contra as práticas ocultistas (veja, por exemplo, Deuteronômio 18.9-12). Assim sendo, a interpretação angelical de Mateus 5.14 é torcida de forma a ensinar o panteísmo e a idéia de que nós somos "a força criadora do Universo"; 2 Crônicas 20.17 é uma "mensagem codificada" que "descreve o que acontece quando você assume a energia do anjo"; o Salmo 91.11 é reinterpretado para incentivar o espiritismo; João 15.1-11 é distorcido para significar que devemos viver dentro do eu-Deus dentro de nós, a ocultista "Presença EU SOU".103
Ao ministrarem esses ensinamentos, os anjos, na realidade, dirigem seus contatados a lerem essas passagens na própria Bíblia, e aí dão curso às falsas interpretações para seus ouvintes.104 O líder da Nova Era e canalizador angelical John Randolph Price afirma: "Os anfos são tremendamente práticos ao nos mostrarem nossas falsas crenças" - que, obviamente, incluem as tradicionais interpretações cristãs das passagens bíblicas. Vamos tomar, como exemplo, o maior mandamento dado por Jesus - amar a Deus sobre todas as coisas (Mateus 22.38). Eles nos dizem que o verdadeiro significado disso é: "Comece com o primeiro e maior mandamento, que é amar o Senhor Eu com cada partícula de sentimento que você possui."106
O que é mais irônico, é que as Escrituras são torcidas por esses chamados "anjos" para enganar as pessoas a ponto de aceitarem seu próprio endemoninhamento! Veja, por exemplo, como três passagens bíblicas bastante conhecidas são interpretadas:
Se formos totalmente sinceros e estivermos dispostos a entregar o menor em troca do maior, o Santo Eu haverá de ir suavizando a velha personalidade até repor essa energia inferior Consigo mesmo... Um odre inteiramente novo precisa ser preparado para um novo enchimento. Paulo disse: "Dia após dia morro" (1 Coríntios 15.31) - e é isso que precisamos fazer para assegurar a vitória final. Lembre-se, "se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus" (João 3.3). E "quem perder a vida por [amor do Cristo interior], achá-la-á" (Mateus 16.25).107
No fim das contas, "aceitar a Cristo" significa aceitar o "anjo" interior e permitir que ele o possua.108
A maioria das pessoas pressupõe que se tais seres são declaradamente anjos, eles haveriam de citar naturalmente as Escrituras - não é isso que esperamos de anjos? Além do mais, "poderia um anjo estar ligado a Satanás?"109 É claro que não; quem haveria de esperar que fosse assim?
Ainda assim, considere as seguintes revelações feitas por anjos populares e então confira-as com as Escrituras para provar a você mesmo que esses seres não são anjos santos: "Você pode achar que só existe uma verdade; mas nós, seus anjos, sugerimos que você tenha sua própria verdade, sua própria interpretação da lei divina. Não existe um único caminho que seja certo ou errado"110 (confira com João 14.6; 1 João 2.21); "[É errado] pensar que apenas um caminho é o trajeto até Deus"1" (confira com João 10.1-12; Atos 4.12; 1 Timóteo 2.5,6); "Amor... é 'a capacidade de permitir que todas as outras coisas vivas cresçam na plenitude da expressão do seu ser""12 (confira com 1 Coríntios 13.3-8); "Em Verdade, Eu sou o Espírito de Deus... pois Deus é tudo, e tudo é Deus"113 (confira com Ezequiel 28.2-4).
Considere ainda as seguintes meditações pessoais, fornecidas por anjos populares, que eles desejam que as pessoas assimilem, de forma que façam parte da percepção delas. Pergunte-se quanto dessas afirmações poderiam vir de anjos piedosos: "Tudo que Deus é, EU SOU... EU SOU pureza divina... EU SOU amor perfeito... EU SOU a paz que excede todo entendimento... EU SOU onipotente... EU SOU juízo perfeito... EU SOU a única fonte... EU SOU O QUE SOU... pois EU SOU a alegria do mundo.""4
19. Os anjos populares aparecem nas experiências de quase-morte?
As pesquisas ligadas ao período próximo à morte também indicam a influência moderna de "anjos". Quase 15 milhões de pessoas já passaram por aquilo que se tornou conhecido como "experiência de quase-morte". Trata-se da situação onde o indivíduo estava clinicamente morto, teve a percepção de estar fora de seu próprio corpo, passando por um túnel, vendo uma luz, sendo envolvido pela luz, e tendo algum tipo de contato com um ser de luz, com um morto, ou com anjos. Um dos elementos mais constantemente presentes nessas situações é o aparecimento de um "ser de luz" (freqüentemente tido como sendo um anjo) que guia o moribundo através do limiar da "morte". Aliás, muitas enfermeiras espíritas afirmam ter visto "anjos" aparecendo aos pacientes delas no momento da morte para guiar o espírito dos moribundos na vida pós-morte."5
Os anjos podem até ser uma ocorrência freqüente, ou ainda uma percepção nas situações de "experiência de quase-morte", mas as mensagens que eles deixam não são nem um pouco diferentes daquelas dadas na tradição espírita em geral. Infelizmente, as "experiências de quase-morte" profundas são, caracteristicamente, uma iniciação ao ocultismo, com conseqüências nefastas. No livro The Facts on Life After Death (Os Fatos Sobre a Vida Após a Morte), fornecemos informações que avaliam as "experiências de quase-morte" e esclarecem porque cremos que o "ser de luz" ou os "anjos" não são o que costumeiramente reivindicam ser. Recomendamos esse livro aos leitores que desejarem maiores informações a respeito do assunto (aguarde aviso de lançamento da edição em português nos nossos periódicos - N. R.).
20. Os anjos populares têm alguma ligação com os OVNIs?
O fascínio moderno com os OVNIs (Objetos Voadores Não Identificados) tem crescido rapidamente desde que Kenneth Arnold fez o primeiro relato de haver avistado um deles em 1947. Hoje, o campo conhecido como urologia (derivado de "UFOs - Unidentified Flying Objects" - equivalente em inglês de OVNI - N. T.) é uma indústria em franco desenvolvimento com inúmeras organizações ao redor do globo, com pelo menos uma dúzia de investigações sendo realizadas por órgãos governamentais, e literalmente milhões de aparições - incluindo-se milhares dos pretensos contatos ou sequestros por entidades [tripulantes] de OVNIs. Muitos acham que os OVNIs não passam de embustes, de más interpretações, de alucinações ou de visitas reais de civilizações extraterrestres.
Provavelmente a última conclusão a que se chegaria é a de que os OVNIs são fenômenos angelicais, e ainda menos, que são produto do poder de anjos caídos. Mas é exatamente isso que são. Vez por outra nos últimos 20 anos, o co-autor deste livro, John Weldon, tem pesquisado essa área e já escreveu três livros, incluindo Os Fatos Sobre OVNIs e Outros Fenômenos Sobrenaturais, junto com John Ankerberg, nos quais apresenta evidências surpreendentes e convincentes de que os OVNIs só podem ser explicados recorrendo à demonologia.
21. O que é que os anjos populares ensinam acerca da ética e da nova moralidade?
Vários livros acerca de anjos chegam a dizer que Satanás é "boa gente"! Com um senso de valores tão distorcido, os valores éticos resultantes não constituem surpresa. Por exemplo: "O Anjo da Materialidade e Tentação [ou seja, "o Diabo"] opera conosco... ele é a energia que nos capacita a dizer, com entendimento, 'Eu vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim.""6 Outro livro sobre anjos nos diz que "Lúcifer é quem estava, na verdade, executando a obra de Deus.""7 Em outro texto, somos literalmente encorajados a dar as boas vindas ao Anjo da Morte!:
Para a pessoa comum, o Anjo da Morte é muito temido, mas para os aspirantes, discípulos e iniciados ele é "o que é bem-vindo como o nascer do sol". Faça contato com ele agora e peça que ele o assista no passo final de liberação e aceitação... lembre-se, não existe esse negócio de morte, apenas uma mudança de energia... Na verdade, o que chamamos de morte nada mais é do que a entrada para uma vida mais gloriosa de alegria, realização, paz e liberdade.118
A moralidade oferecida pelos anjos populares é coerente com a que encontramos no ocultismo em geral - uma moralidade auto-gerada, que é atingida através de uma percepção "mais elevada", que permite que se justifique tudo e que se viva como bem se entender. Tais "anjos" incentivam esse tipo de atitude, endossando coisas tipo sexo livre, homossexualismo e lesbianismo, adultério, aborto, divórcio, e praticamente todo tipo de deslize moral. Alguns anjos endossam essa espécie de comportamento em nome de uma compreensão "peculiar" de certos tipos de verdades espirituais: que é preciso ir-se além do bem e do mal para compreender a unidade subjacente da criação, ou que Deus abrange tanto o bem quanto o mal dentro de Seu próprio Ser."9
Fica claro que, se a percepção "mais elevada" ultrapassa as categorias de bem e mal e se o Próprio Deus abrange ambos, será difícil de atribuir um valor ético às coisas. No fim das contas, o egoísmo, o hedonismo e a sensualidade "dão as cartas": "Moralidade... envolve fazer as escolhas que são melhores para você"120 e: "Acima de tudo, os anjos desejam incentivar você a se divertir, a ser selvagem... Os anjos são atraídos por espíritos livres que não têm medo de serem eles mesmos, mesmo que o grosso da sociedade pareça não entender... Nossas imperfeições nos tornam interessantes... Não há problema se cometemos erros ou em sermos 'errados'."'2I
Também somos aconselhados a abandonar crenças religiosas que já possuíamos e as normas que as acompanham, pois são muito limitadoras.122 Aliás, até mesmo o mal praticado deliberadamente é dito ser um meio para iluminação espiritual.123
Será que essas afirmações não soam um tanto não-ortodoxas para serem ensinamentos de anjos? Ainda assim, muitas pessoas acreditam que realmente são ensinamentos de anjos! Mas se são, onde fica Deus nisso tudo?
22. Qual a ligação dos anjos populares com os ensinamentos acerca do amor-próprio e da auto-estima?
Se nos lembrarmos que o pecado do diabo foi o orgulho e o auto-engrandecimento, talvez não nos surpreenda pensar que ele acharia difícil abrir mão do amor-próprio que gerou sua notoriedade. Infelizmente, as pessoas dificilmente compreendem com precisão onde uma filosofia de amor-próprio que espelha a filosofia do próprio diabo pode levá-las. Quem sabe, então, os autores que escrevem sobre anjos e gostam tanto de definir o diabo como "uma personalidade dominada pelo ego" precisem repensar as implicações desse fato.124
Numa era tão egocêntrica, os anjos modernos se encaixam perfeitamente.
Um dos ensinamentos mais populares desses anjos é que as pessoas precisam aprender o valor da auto-esti-ma e do amor-próprio:
O amor-próprio haverá de educar e alimentar você... tome a dianteira e assuma os efeitos eternamente maravilhosos do verdadeiro amor-próprio... É só permitir que os sentimentos de amor por você mesmo surjam... Eles estão chegando. Aqueça-se na luz do amor-próprio... Finalmente, você haverá de encontrar-se plenamente na luz dourada, na medida em que progride no caminho do amor-próprio junto com seu guia angelical do sistema energético do amor divino. Agradeça ao seu anjo-guia, depois agradeça a você mesmo...125
Você não precisa pedir permissão para amar a si mesmo... nada menos que isso é suficiente para você ou para Deus... [Reclamar] sua própria bondade... [haverá de] incrementar a bondade na terra.126
A única dificuldade é que toda essa conversa de auto-estima se baseia no conceito falso de que o homem, na sua verdadeira natureza, é divino; ou seja, que "você é Deus", e que "Deus é vida".127
23. Os anjos populares endossam a prática de adivinhação?
Sistemas de adivinhação são tão velhos quanto a humanidade e incluem coisas do tipo oráculos antigos, através dos quais os espíritos ("deuses") falaram, o I Ching, cartas de Taro, runas, tábuas de Ouija, e adivinhação por todos os meios, desde comportamento e entranhas de pássaros até contorno de crânios, leitura de mãos, simples pontos e gravetos.
Nos dias de hoje, os anjos populares entraram no negócio da adivinhação de forma grandiosa. No livro Ask Your Angels (Consulte Seus Anjos), de Alma Daniel, Ti-mothy Wyllie e Andrew Ramer, encontra-se o método denominado de Processo GRACE (GRAÇA). Esse método de adivinhação, também denominado "Oráculo Angelical", é feito através de um baralho de cartas, dividido em três partes. As primeiras cartas são atribuídas a quatro arcanjos, e o apanhar das demais cartas ao acaso põe você em contato com o sonhar criativo ou a resolução do problema feita pelo anjo específico daquela carta. A segunda parte das cartas contém 16 anjos que, quando tirados, "ativam" o anjo associado à carta para ajudar a pessoa a ser bem-sucedida a selecionar as cartas da terceira parte do baralho. Essa terceira parte contém 24 atividades ou situações. Uma vez que uma delas é escolhida, a pessoa deve prosseguir conforme a instrução da carta, sabendo que o anjo que veio da segunda parte do baralho haverá de guiá-la e dirigi-la ao cumprimento.
Outro sistema de adivinhação é chamado de Cartas dos Anjos. Ele inclui um jogo de tábuas chamado "O Jogo da Transformação". Ele foi criado enquanto seus iniciadores viviam na Comunidade da Nova Era de Findhorn, na Escócia. Esse jogo também visa estabelecer contato com anjos, prever o futuro, e desenvolver uma percepção "mais elevada".128
Um terceiro sistema de adivinhação encontra-se no livro Angelic Messengers Cards: A Divination System for Spiritual Discovery (Cartas de Mensagens Angelicais: Um Sistema de Adivinhação para Descoberta Espiritual), que foi desenvolvido em associação com o espíri-to-guia chamado "Mentor". Esse sistema utiliza cartas com imagens de plantas, que os anjos da pessoa em questão utilizam para promover crescimento espiritual: "As cartas atuam como uma 'oração viva' para nos ajudar a resolver problemas, desenvolver confiança interior, nos auto-afirmar, renovar e despertar a energia espiritual do amor... As cartas de mensagens angelicais são uma ferramenta divinamente inspirada para a auto-descoberta... contêm as sementes para a transformação tanto pessoal como planetária."129
O problema na utilização de qualquer tipo de adivinhação é que, nas palavras do especialista em ocultismo W. B. Crow, é "quase sempre perigoso".'30 Esses sistemas são perigosos porque, primeiro, eles ligam as pessoas a demônios; segundo, a informação obtida é constituída freqüentemente de maus conselhos; e, terceiro, a adivinhação traz consigo uma escravidão a um sistema ocultista - leva pessoas a tomarem decisões que, de outra sorte, não tomariam.
24. Será que os anjos populares endossam os movimentos cristãos de "fé”/confissão positiva? Como os anjos populares poderiam se infiltrar indiretamente na Igreja?
Muitos desses livros a respeito de anjos parecem utilizar terminologia voltada a crentes. Um texto ocultista bastante forte incentiva os leitores a "dotar cada anjo com a Vontade de Deus, o Amor de Cristo, e a Ação do Espírito Santo."131 A autora Sophy Burnham pergunta: "Por que é que anjos gostam de disfarces? Parece que eles assumem a forma que a pessoa a ser visitada esteja disposta a aceitar."132
Assim como documentamos em The Facts on the Faith Movement (Os Fatos Sobre o Movimento de Fé) e em The Facts on False Teachings in the Church (Os Fatos Sobre Falsos Ensinamentos na Igreja), os líderes dos movimentos modernos de "fé"/confissão positiva geralmente reivindicam ter recebido seus ensinamentos peculiares através de revelação divina direta - inclusive através da mediação de anjos. Nos livros supra-citados, provamos que tais ensinamentos não são bíblicos, portanto não podem ter vindo de Deus ou de anjos bons.
Se as reivindicações de inspiração sobrenatural feitas por esses mestres forem legítimas, existe apenas uma fonte de revelação que permanece. Quem sabe seja sugestivo o fato de muitos espíritos-guias terem uma série completa de fitas de confissão positiva, que são vendidas por seus médiuns. (As fitas gravadas por "DaBen" e "Orin" incluem títulos como "Creating Money: The Spiritual Law of Prosperity and Abundance" ("Criando Dinheiro: A Lei Espiritual da Prosperidade e Abundância") e "Awakening Your Prosperity Self (Despertando Seu Ser de Prosperidade").133
Os anjos populares também sustentam e endossam ativamente os ensinamentos da confissão positiva. Conforme afirma Terry Lynn Taylor: "Os anjos são o elo perdido na corrente dos programas de... auto-ajuda, auto-de-senvolvimento, e auto-confiança... Os anjos são agentes enviados do céu que estão sempre disponíveis para ajudar a criar o céu em sua vida."134
O objetivo central do livro Creating with the Angels: An Angel-Guided Journey into Creativity (Criando com os Anjos: Uma Jornada Dirigida por Anjos Rumo à Criatividade) é usar anjos para criar sucesso em cada área da vida.135 Como diz um anjo: "Abundância é um estado de mente que conduz à manifestação física de recursos físicos. Mais importante, entretanto, é o fato de que a abundância é um estado de espírito que, de início, desperta a mente para suas possibilidades criativas. Você está sendo conduzido rumo a um pensar, um sentir, um amar, e um participar da vida, tudo de forma abundante, de forma que você se encontrará numa posição para encorajar o holismo de todo tipo, onde quer que o encontre."136
Aliás, os anjos falam com precisamente os mesmos termos e citam exatamente os mesmos versículos que alguns dos mestres cristãos contemporâneos da prosperidade. Em Os Anjos Dentro de Nós, lemos o seguinte:
A Bíblia também diz: "Porque pelas tuas palavras serás justificado, e pelas tuas palavras serás condenado" (Mateus 12.37); "A morte e a vida estão no poder da língua" (Provérbios 18.21); e "Também determinarás algum negócio, e ser-te-á firme" (Jó 22.28). Charles Fillmore, co-fundador da Unidade, escreveu: "Palavras proferidas carregam vibrações através do éter universal"... E Ernest Holmes, fundador da Igreja da Ciência Religiosa escreveu: "A palavra confere forma ao que é informe."137
Considere ainda o seguinte conselho dado pelo "anjo" no mesmo livro ocultista: "Eu prometi a você prosperidade ilimitada... Eu sou o Senhor que te cura, saro todas as tuas enfermidades, restauro tua saúde, e saro tuas feridas. Isso não é algo que ainda virá. Já é realidade. Na verdade, você está curado agora; você está são."138 Por isso, o autor diz a seus leitores: "Faça contato com o anjo e pergunte como você está limitando seu próprio sucesso. Deixe com que ele lhe mostre quaisquer crenças falsas que possam estar bloqueando o fluir, pela perspectiva dele."139
Vamos agora avaliar os ensinamentos de outros livros sobre anjos: "A verdadeira abundância é a capacidade de enxergar a abundância que já é nossa."140 "Eu tiro proveito do poder que me capacita a reconhecer todos os meus desejos e objetivos... Eu tenho o poder de saber o que é melhor."141 "Se crermos que podemos possuir algo... nosso ser mais elevado - as partes de nossa psique que estão se comunicando com os anjos - começará a criar para nós."142 "Eu crio meus próprios milagres."143
Tudo isso é prova cabal de que o movimento cristão contemporâneo da prosperidade alinhou-se com os mesmos ensinamentos ministrados pelo mundo dos espíritos. Pois bem, se sabemos que tais ensinamentos não provêm de anjos, mas de demônios, e se sabemos que os mestres da prosperidade reivindicam receber esses ensinamentos via inspiração sobrenatural, a conclusão surge, por si só, carregada de evidência: mestres que influenciam milhões de crentes talvez se tornem uma verdadeira avenida para a aceitação de demônios mascarados de anjos.
Analise o que vem a seguir, ouça as próprias palavras de alguns desses mestres dos "movimentos de fé", antes de chegar às suas próprias conclusões.
Kenneth Copeland ensina que "quando você usa a Palavra em nome de Jesus [isto é, a confissão positiva], eles [os anjos] estão obrigados a seguir suas ordens."144 Glória Copeland sugere que talvez haja 40.000 anjos designados a cada crente, ou seja, "não há escassez de poderio angelical"145 e "quanto tempo você acha que seria necessário para que eles o tornassem rico?"146 Infelizmente, "para a maioria, os herdeiros da promessa não têm se utilizado do poderio angelical que está à disposição deles."147 Portanto, "suas palavras põem os anjos a trabalhar em seu favor para fazer realizar o que quer que você diga... as palavras de sua boca os amarram ou libertam para que trabalhem para você."148
Charles Capps afirma que Deus revelou as mesmas verdades a ele de forma sobrenatural. No livro Angels (Anjos), ele afirma: "Você precisa dos seres sobrenaturais de Deus trabalhando em seu favor aqui na terra."149 No livro Releasing the Ability of God (Libertando a Capacidade de Deus), ele diz: "O Espírito de Deus disse o seguinte ao meu espírito tão claramente quanto se eu tivesse ouvido com meus próprios ouvidos... Ele disse: 'A Palavra afirma que os anjos são espíritos ministradores. Esses espíritos ministradores ficam ao seu lado diariamente e ouvem as palavras que você profere... mas você é quem diz a eles o que fazer'."150 Portanto, "Os anjos trabalharão para você. Eles haverão de se envolver em cada área de sua vida - seu lar, seus negócios, tudo - mas apenas na medida em que você permitir que eles operem."151
O mestre da prosperidade Kenneth Hagin alega que "o Senhor repentinamente apareceu", diante dele, em 1958, com um anjo que ficava um metro atrás dele. No livro I Believe in Visions (Eu Creio em Visões), ele revela: "Ele [Jesus] disse: 'Este é o seu anjo.' 'Meu anjo', eu perguntei? 'Sim, seu anjo, e se você responder a ele, ele haverá de aparecer a você o quanto Eu quiser; e ele haverá de guiá-lo e dirigi-lo com relação às coisas da vida."152
Jerry Savelle afirma que quando aplicamos os princípios do "movimento da fé", "os anjos entram em cena para garantirem que aquilo que você diz aconteça."153
John Osteen ensina que "quando você se torna uma pessoa que faz aliança com Deus, Deus designa anjos para guardarem você e sua família."154
Robert Tilton afirma: "Quando você assume uma postura positiva quanto a seu sonho, você não apenas libera sua essência, mas libera também os anjos para que trabalhem em seu favor, fazendo com que seu sonho se torne realidade."155
Benny Hinn também aceita o suposto ministério dos anjos "de fé".156
A preocupação em tudo isso é que, ensinando às pessoas que os anjos estão aguardando ansiosos para realizar suas ordens pessoais, tais mestres estão condicionando as pessoas a alimentarem uma expectativa particular a respeito de anjos que não é bíblica. Ensinar as pessoas que os anjos haverão de "guiar e dar direção" e que haverão "de se envolver em cada área de sua vida" e que gerarão muito dinheiro é exatamente o que os in-corporadores de espíritos-guias reivindicam acerca dos espíritos que eles contatam.
Em 1987, Kenneth Copeland profetizou "em nome de Jesus" que "Jesus" prometeu que manifestações angelicais novas e dramáticas haveriam de aumentar na igreja e que muitos "seriam visitados pelo reino dos espíritos". Com relação aos anjos, "Jesus", conforme alega Copeland, teria dito:
Uma época muito especial está às portas. Uma época está chegando em que haverá mais manifestações de anjos que de costume, mais do que houve no passado. Muitos de vocês verão com seus próprios olhos o anjo que foi designado para cuidar e comandar seu ministério e sua vida. Muitos de vocês receberão visitação do mundo dos espíritos.'57
Mas esse mesmo "Jesus" também negou sua própria divindade: "Não fiques perturbado se os outros te acusarem de estares pensando que és Deus... Eles me crucificaram porque eu reivindiquei ser Deus. Mas eu não reivindiquei ser Deus; eu apenas reivindiquei andar com Ele e que Ele estava em mim. Aleluia. E isso que estás fazendo."158 (Confira com 2 Timóteo 2.13).
Se os crentes dão ouvidos a esse tipo de "Jesus" e fazem contato com os "anjos" que ele promete enviar, também não deveriam ficar surpresos com o desfecho disso (conferir com Ezequiel 13.1-9).
25. O que dizer acerca dos anjos populares e outros métodos importantes de engano espiritual?
Cremos que a verdadeira razão pela qual os demônios estão fazendo se passar por anjos piedosos, nos dias de hoje, não é somente o objetivo de engano espiritual -teológica e filosoficamente -, mas porque têm maior facilidade de possuir pessoas através do disfarce de percepção mais elevada ou de contatos angelicais "profundos". E para que isso aconteça, os anjos precisam estabelecer uma confiança implícita com seus contatos humanos. Uma das formas de consegui-lo é aparentando aparecer num contexto e numa natureza diferentes dos espíritos que são tradicionalmente tidos como malignos, ou pelo menos questionáveis, tais como fantasmas, pol-tergeists ou espíritos de mortos que aparecem em sessões espíritas - tidos como espíritos de confusão, espíritos "terrenos". O Book of Angels (Livro dos Anjos), por exemplo, diz que "quando um espírito entra numa sala, você sente calafrios... quando ele toca em você, ou quando seu corpo passa através de você, você sente um frio ártico... Mas os anjos são diferentes, e quem viu um anjo nunca o confunde com um fantasma. Os anjos são notáveis por seu calor e luz... Você é inundado por riso, alegria... Os anjos ajudam, ou trazem mensagens de esperança, mas eles não vagueiam, presos à terra, como os espíritos solitários que estão mortos."159 (O que prova que isso é falso, são os muitos casos recentes de incorporação onde os espíritos agem da maneira positiva acima descrita, e ainda assim sabemos serem demônios pela mensagem que proferem.)
Outro ardil acontece quando os anjos desacreditam, de saída, a interpretação dos crentes. Num cenário desses, os crentes são agentes do "diabo", sendo enredados por idéias falsas e pelas conseqüências de confundirem anjos com demônios. É como enfatiza Rosemary Eilen Guiley: "Se começarmos a desconfiar dos agentes da luz, temendo que sejam demônios disfarçados, aí acabaremos nos paralisando - o que é precisamente aquilo que as trevas desejam. Eles querem que não confiemos em nada e que nos isolemos, tremendo de medo. Medo é a melhor arma de que as trevas dispõem. O temor é um campo fértil para o mal... Os maquinadores das trevas possuem imenso poder, mas, a despeito disso, eles não podem medir forças com o poder maior e impressionante da luz e do amor.16"
Outro embuste é os demônios serem os mais gentis, amáveis, protetores, e cheios de senso de humor possível, de forma a fazer baixar a guarda das pessoas. "Os anjos nos amam sempre"; "Eu sei que os anjos estão cuidando bem da minha alma"; "Os anjos estão, verdadeiramente, por toda parte - seres bondosos que só querem nos ajudar a nos amar"; "Nós, seus mestres angelicais,... [prometemos] que você será sustentado eternamente pelo amor divino"; "Nós, seus mestres angelicais, pedimos que você aceite que... seu melhor interesse a longo prazo está sempre sendo levado em conta."161
Tais enganos só podem ser reflexo verdadeiro do ódio que os demônios nutrem pelos seres humanos.
Finalmente, considere os ensinamentos de anjos que apelam para o ego das pessoas, para aquilo que desejam ouvir, e para o uso de seu instinto místico em lugar do pensamento racional:
Vulnerabilidade não é fraqueza; é força espiritual... Viver o momento é um dos ensinamentos universais mais importantes para melhorar a qualidade de sua vida... A verdade é a aceitação da voz de seu espírito e uma disposição... para honrar a Força que lhe traz vida... A vida é confusa quando você só ouve seu pensamento racional... Nós, seus mestres angelicais, nada esperamos de você senão que você dê ouvidos ao seu coração.162
Ao apelar para a singeleza ou ingenuidade humana, e também aos instintos mais básicos como se constituíssem orientação espiritual da melhor qualidade, como se fossem o próprio céu e iluminação, os demônios são capazes de levar as pessoas ao ponto exato que desejam. Lidaremos com isso respondendo nossa próxima pergunta.
26. Os anjos populares desejam possuir as pessoas?
Seja lá por que razão, os demônios gostam de possuir pessoas. Isso é corroborado pelo fato de que a possessão de espíritos tem sido um fenômeno universal das culturas pagãs através da história. E com o reavivamento moderno do movimento da Nova Era, do ocultismo, das religiões orientais, da canalização, e do agora bastante popular fenômeno dos anjos, a possessão está aumentando na cultura ocidental, que vem sendo paganizada nesse processo.
No The Little Book of Angels (O Pequeno Livro dos Anjos), escrito por Peter L. Wilson, é-nos dito que podemos não apenas adorar os anjos, mas que "existe um outro tipo de rito angelical: um rito no qual eles são invocados e chamados a descerem, ou para dar e receber mensagens, ou para entrarem no corpo do participante do ritual. Em sua manifestação mais simples, isso resulta no fenômeno da possessão."163
Alguns livros sobre anjos chegam a pressupor que os anjos já existem dentro das pessoas, por isso não será tão surpreendente seus defensores descobrirem, um dia, que os anjos estão inesperadamente falando de dentro deles. The Angels Within Us (Os Anjos Dentro de Nós) é um livro que ensina as pessoas como serem possessas por um espírito, sob a alegação de que isso é iluminação espiritual. Ele afirma: "Dentro de seu campo de energia individualizado, o microcosmo chamado você, existem vinte e dois Poderes Casuais, ou anjos, que controlam seu comportamento consciente e governam a manifestação de toda sorte de formas e experiências em sua vida pessoal."164 A essa altura, a possessão é aceita, crendo-se ou não em anjos.
Em alguns livros, a meditação angelical predispõe a pessoa a aceitar o conceito de possessão. Por exemplo: "Eu unirei meu espírito com os anjos", ou: "Temos a gloriosa oportunidade de aprender acerca dos poderes miraculosos da oração e de nos rendermos a uma força superior."165
Assim como é no mundo do ocultismo, vários conceitos energéticos são enfatizados como forma de se racionalizar a possessão feita por espíritos como se fora um contato espiritual com as forças energéticas da Natureza. Por isso mesmo, um livro se utiliza do tema Natureza para mascarar a possessão de uma pessoa: "Você está se fundindo com aqueles na Terra e fora dela que são suas energias-guia, porque você aceita um futuro diferente para a humanidade... Assim, quando você se sentir lá em baixo... fale com a Natureza. A Natureza está ao seu redor, não importa onde você esteja vivendo na Terra. A Natureza é toda sobre fusão, porque funciona como um sistema totalmente entretecido. Você, como a Natureza, está se tornando mais e mais ligado com outros obreiros da luz, na realidade física e não-física."166
Em outras palavras, a fusão com a Natureza se torna a base para a possessão demoníaca, racionalizada como sendo um fundir ou um unir com as energias divinas da Natureza. Ao dizer para as pessoas que "amor é energia",167 fica clara a mensagem de que a possessão por anjos ou sua energia é uma forma de amor: "Muitas culturas fazem a iniciação de seus próprios aprendizes das coisas espirituais, e nós, seus mestres angelicais, também fazemos a iniciação de nossos próprios aprendizes. A iniciação pressupõe que você abandone idéias pré-concebidas acerca do período de treinamento em que você está entrando, e que você aceite o bem maior e a orientação espiritual que coloca você debaixo da proteção e da inspiração do Universo."168
Observe agora as afirmações feitas por anjos ou autores que falam sobre anjos, com respeito às energias divinas nos possuindo: "Autoridade interior é energia espiritual que nasce da união com o Divino."169 "A energia espiritual de sua vida brota do fundo de seu ser e circula pela sua espinha para renovar sua vida. Você está em pleno processo de gerenciar essa intensa energia emergente de forma que você a direcione ao despertamento do Deus interior."170 "Sempre que você permite que o fluir dessa energia criativa - energia angelical - corra por todo o seu ser, você expande essa energia."171
"Quanto mais consciente você fica dessa percepção divina, tanto mais suas energias dinâmicas poderão preencher o plano físico da pessoa que você pensou que era. E quando essa infusão estiver completa, você desperta e compreende que incorporou todos os Poderes de Deus."172 "É o abrir mão de sua personalidade, de substituir a percepção humana pela percepção divina... Existe o murchar de uma percepção e o crescer de outra."173
Analise as palavras de uma pessoa que "se ligou na energia" de um anjo: "Senti uma tremenda onda de energia mover-se por minha espinha e então ouvi as palavras: 'Eu sou a força de Jeová, poderoso na batalha para matar os que contaminam'."174 No mesmo livro, encontramos um estudante motivado a ser possesso por um anjo de morte e renascimento: "Esse anjo representa a força da metamorfose, e sua função é... condicionar nossa percepção para a infusão final da energia do Deus-ser... Esse agente divino [é]... o Mestre da Morte."175
Na maioria das tradições ocultistas, o tema da morte é sinônimo de possessão, porque a velha pessoa morre no processo de transformação/possessão. Aliás, eles se tornam uma nova entidade na qual a velha percepção passa a "ser iluminada" e o espírito possuidor tem controle completo - por vezes permanente, durando a vida toda - da consciência da pessoa. Esse tema é tratado brevemente em nosso livro The Facts On Hinduism in America (Os Fatos Sobre o Hinduísmo na America) e mais a fundo no livro de Tal Brooke, Riders ofthe Cosmic Circuit (Cavaleiros do Circuito Cósmico).116
É óbvio que anjos bíblicos ou piedosos jamais possuem alguém - não há relato bíblico ou testemunho histórico de algum anjo bom haver possuído alguém, em lugar algum. Os demônios, por outro lado, têm uma longa tradição de possuir pessoas - e essa é nossa prova final de que os anjos populares de hoje são realmente coisa diferente do que reivindicam ser.
Conclusão
Vivemos numa era que requer uma atitude cada vez mais crítica quanto a fenômenos espirituais e religiões em geral. Isso inclui muitas práticas e crenças que afirmam ser cristãs. Enquanto não se pode negar o ministério vital e piedoso dos anjos bons, ninguém jamais deveria se esquecer das atividades multiformes dos anjos malignos. Fazer isso é sinônimo de colocar a própria alma em risco.
Para aqueles que têm estado contatando anjos, mas agora reconhecem que se trata de demônios, sugerimos que façam a seguinte oração:
Querido Deus, eu agora renuncio ao meu envolvimento com esses espíritos que erroneamente pensei serem Teus anjos. Peço que me protejas deles. Eu confesso meu pecado de buscar aquilo que Tu proibiste. Eu creio que Jesus Cristo morreu na cruz pelo meu pecado e ressuscitou no terceiro dia, e agora recebo a Jesus Cristo como meu Senhor e Salvador, pedindo que Ele entre em minha vida e a torne agradável ao Senhor. Reconheço que esta é uma decisão solene que Tu consideras com muita seriedade.
Receber a Cristo é um compromisso sério. Por obséquio, entre em contato com uma igreja na sua localidade que honre a Jesus ou escreva para esta editora se desejar maiores informações e esclarecimentos.
APÊNDICE
A febre dos anjos no Brasil
A moda dos anjos também alcançou o Brasil. Como o nosso povo é muito supersticioso, voltado para o misticismo, não é de admirar que também tenha entrado na onda das aparições angelicais.
Como outros assuntos sagrados, a Angelologia teve o seu período de obscurantismo e ignorância no Brasil, mas devido ao crescimento do movimento da Nova Era estão aparecendo muitos livros a respeito, oficinas vendem bonecos representando anjos, e são realizados inúmeros cursos e palestras sobre eles.
No início de 1992, a agência Saldiva & Associados divulgou uma pesquisa realizada com cerca de mil brasileiros de ambos os sexos sobre a credibilidade de diversas instituições e idéias no país. Os resultados mostraram que: 93% acreditam em Deus, 91% em anjos, 64% em santos, 43% em gnomos, 17% em fadas, e 73% já tiveram alguma experiência com anjos. Segundo os testemunhos dos entrevistados, os anjos seriam altos, magros, louros, alados e do sexo masculino.
Recentemente foi criado o chamado "Círculo dos Anjos", um movimento de divulgação e convocação não obrigatória e gratuita, para todos aqueles que estiverem interessados em participar espiritualmente, em sua própria casa, em qualquer horário, gastando pelo menos 10 minutos de tempo para orar e meditar evocando o arcanjo do dia para "o bem da humanidade".
"Sob o domínio dos anjos"
A revista IstoÉ, n° 1353, de 6 de setembro de 1995, trouxe como matéria de capa o seguinte tema: "Anjos -Não Estamos Sós". Em 6 páginas inteiras, o artigo "Sob o domínio dos anjos" mostra como o culto a esses seres celestiais tem extrapolado o modismo e arrebatado uma legião de pessoas que acreditam ouvir suas vozes e trabalhar sob sua inspiração. Citamos alguns trechos:
Com um fabuloso poder de sedução, [os anjos] arrebanham um exército de pessoas que pregam, escutam suas vozes, conversam e até invocam o poder de curar através deles. São os interlocutores dos anjos, que garantem falar a sua língua e transmitir o que os chamados mensageiros divinos querem dizer... A economista paulista Adriana Feres é uma dessas pessoas. Católica de formação,...[ela] garante que se comunica com esses seres alados há pelo menos 20 anos. Em aramaico. "Nunca tinha ouvido a antiga língua dos hebreus, até que o anjo veio e soprou a vida de uma mulher que encontrei na rua", conta. "Entendi o que ele me dizia pelas emoções."... Atualmente, Adriana auxilia pessoas com problemas de saúde, emocionais e familiares. E são muitos os atendidos pelo anjo da economista. Até agora, ela contabiliza mais de 2,5 mil pessoas assistidas...
Livros e mais livros sobre anjos
É incrível a quantidade de livros sobre anjos nas livrarias seculares: hoje já há mais de 50 títulos, conforme o Catálogo Brasileiro de Publicações (CBP) da Livraria Nobel. Isso sem contar as editoras alternativas, que não constam das listas do CBP.
No dia 19 de setembro de 1995, a Editora Três lançou a publicação Anjos, tudo que você queria saber. Ao todo são 20 fascículos, de 20 páginas cada um, com todas as informações sobre esses seres. Cada fascículo é acompanhado por uma fita cassete com músicas da Nova Era e um texto de meditação.
Continuamos citando do artigo "Sob o domínio dos anjos":
[Em 1992] a empresária Mónica Buonfiglio lançava seu livro Anjos Cabalísticos. Foi um enorme sucesso de vendas. Até hoje, o título figura na lista dos dez mais vendidos na categoria de não ficção e só há quatro meses saiu do primeiro lugar. "Vendo três mil exemplares por dia", afirma. Tamanho êxito a impulsionou a escrever outros dois livros: A magia dos anjos cabalísticos e Tarot dos anjos. Mesmo sem fazer parte da turma que diz ver ou ouvir seres celestiais, a empresária parece abençoada por eles. Sua empresa, a Oficina Cultural Esotérica, tomou impulso jamais imaginado e agora conta 12 franquias espalhadas pelo País.
(IstoÉ, 6/9/95)
Paulo Coelho e os anjos
No livro As Valkírias de Paulo Coelho, publicado em 1992, o autor conta que, em 1988, ele e sua mulher passaram 40 dias no deserto do Mojave, no sudoeste dos Estados Unidos, em busca do seu anjo da guarda. O autor narra a experiência de conversar com um jovem mago, Took, que lhe dá conselhos diversos e ambíguos sobre anjos e também advertências práticas sobre como evitar os perigos do deserto. Eles encontram as "Valkírias", um bando de oito mulheres que vive no deserto do Mojave em motocicletas, sempre vestidas de couro preto. Eles viajam pela região com as motoqueiras, que lhes ensinam a maneira secreta de encontrar o anjo da guarda. Tal "encontro" não passa de mais uma das visões fantásticas de Paulo Coelho com anjos caídos.
Anjos e OVNIs
No que se refere à relação entre anjos e OVNIs, convém mencionar o depoimento de Marta Anderson, ex-miss Espírito Santo e ex-atriz da TV Globo, que relata a experiência de ter viajado numa nave espacial que, segundo sua descrição, seria a Nova Jerusalém que vai resgatar todos os salvos. Ela diz na página 20 do seu depoimento:
Estava hospedada na residência de alguns irmãos crentes, estudando a Bíblia em meu quarto, e, praticamente como se entrando em outra realidade, vi-me dentro de um colossal engenho, singrando pelo Universo. De pé naquela suntuosidade, vi, à minha frente, um corredor reto e comprido, que ao final dobrava-se num ângulo reto, indicando que, portanto, o local era quadrado. À esquerda, a lateral era algo como vidro transparente, de onde se podia ver o céu. Parecia-me muito maior do que as outras vezes. Às minhas costas estava um ser ou anjo, como um rapaz, porém maior do que os humanos normais. Tinha cabelos louros anelados e roupa como um vestido longo, franzido nos ombros e mangas de cor azul. Estava próximo de mim como um guarda. Toda a parede, à direita, e o teto eram como de metal fosco prateado. Sei que havia andares, talvez centenas, à direita havia portas, como de elevadores muito modernos, em toda a extensão. Senti o ímpeto de entrar pela porta que estava ao nosso lado, pois sei que havia uma cabine em cada uma. A ordem que vinha à minha mente era para entrar e trocar a roupa. Enquanto me voltava em direção à porta mais próxima, o tal anjo guardião falou-me por trás: "Agora volte e escreva!"
No meu entender, fui levada ao futuro, assim como João no Apocalipse, só que fui para viver apenas uma cena. Penso que era a cidade da Nova Jerusalém.
A descrição de tais experiências pode parecer bonita e muito impressionante, mas há inúmeras razões para se concluir que os "anjos-tripulantes" de OVNIs são, na verdade, demônios disfarçados.
Os anjos e sua influência na Igreja brasileira
O livro Este Mundo Tenebroso, apesar do autor afirmar claramente que todo o seu conteúdo não passa de ficção, tem despertado dentro das igrejas um interesse muito grande por seres angelicais, a ponto de pessoas nas igrejas estarem invocando os anjos mencionados no livro para socorrê-las.
A Bíblia já nos adverte com relação a essa paranóia angelical: "Mas, ainda que nós, ou mesmo um anjo vindo do céu vos pregue evangelho que vá além do que vos temos pregado, seja anátema. Assim como já dissemos, e agora repito, se alguém vos prega evangelho que vá além daquele que recebestes, seja anátema" (Gl 1.8-9). É exatamente isso que temos visto hoje no Brasil: pessoas dando crédito a um outro evangelho revelado por experiências angelicais.
Realmente a crença nos anjos populares tomou conta do Brasil em muitos níveis e segmentos da sociedade, mas o apóstolo Paulo não deixa nenhuma dúvida de que tais entidades são demônios: "Ora, o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios" (1 Tm 4.1)...
Sobre os Autores
John Ankerberg é produtor e apresentador do "The John Ankerberg Show", transmitido em rede nacional nos EUA e premiado pela sua qualidade, alcançando uma audiência de cerca de 185 milhões de pessoas, e podendo ser visto semanalmente em todos os cinqüenta estados americanos. O programa oferece oportunidade para discussão e debate sobre diversos tópicos, reunindo líderes cristãos e não-cristãos e autoridades seculares de renome.
O Dr. Ankerberg recebeu quatro diplomas. Ele é Bacharel (B. A.) pela Universidade de Illinois, M. A. ("Master of Arts") e M. Div. ("Mestre em Divindade") com honrarias acadêmicas pelo Trinity Seminary, onde se especializou em História do Pensamento Cristão, e recebeu também o diploma de Doutor em Ministério pelo Luther Rice Seminary em Atlanta, Geórgia.
John Weldon diplomou-se com honra em Sociologia pela Califórnia State University, San Diego, Califórnia, e possui mestrado em Apologética Cristã pela Simon Greenleaf School of Law (summa cum laude); M. Div. e D. Min. do Luther Rice Seminary (magna cum laude, em estudos bíblicos e teologia das seitas americanas, respectivamente) e um terceiro mestrado expedido em conjunto pela William Carey International University, de Pasadena, Califórnia, e Pacific College of Graduate Studies, de Mel-bourne, Austrália. Diplomou-se também Doutor (Ph. D.) em Religiões Comparativas, com ênfase em religiões orientais, pela última instituição.
O Dr. Ankerberg e o Dr. Weldon escrevem juntos há mais de quatro anos. Eles publicaram mais de trinta livros, com vendas superiores a setecentos e cinqüenta mil exemplares.
CONTRACAPA
A série "Os Fatos Sobre" é uma fonte de recursos extremamente valiosa para a compreensão e o testemunho eficaz do cristão num mundo cada vez mais voltado ao paganismo. Recomendo muito a sua leitura. _ Dave Hunt
A fascinação pelos anjos explodiu! Milhões de pessoas reivindicam ter tido encontros dramáticos com esses seres. Quem são, porém, os anjos? Deveriam os cristãos procurar contatá-los? Neste livro você encontrará respostas às suas perguntas:
• O que exatamente a Bíblia ensina sobre os anjos?
• Qual é a razão da existência deles?
• Como é que seus equivalentes demoníacos enganam as pessoas?
• Será que o interesse atual nesses seres está ligado ao movimento de canalização da Nova Era?
• De que formas especificas os anjos podem ajudar o povo de Deus?
Descubra a verdade fascinante sobre os anjos em Os Fatos Sobre os Anjos.
John Ankerberg é apresentador do premiado programa The John Ankerberg Show" em rede nacional nos EUA. Ele é orador internacional e diplomou-se em teologia, história da igreja e pensamento cristão.
John Weldon é autor e co-autor de 30 livros sobre seitas, ocultismo e questões sociais. Formou-se em sociologia, apologética .
Fonte: Os Fatos Sobre os Anjos-John Ankerberg e John Weldon
1. Em Marilyn Carlson Webber e William D. Webber, A Rustle of Angels: Stories about Angels in Real-Life and Scripture (Grand Rapids, Ml: Zondervan, 1994), p. 19.
2. Angels II: Beyond the Light, NBC, 30 de outubro de 1994, apresentadora Stefanie Powers.
3. Ibid.
4. Artigo de capa, Time, 27 de dezembro de 1993, p. 58.
5. Cf., John Ankerberg e John Weldon, The Facts on Islam (Eu gene, OR: Harvest House, 1992).
6. Billy Graham, Angels: God's Secret Agents (Dallas, TX: Word, 1975), p. 17.
7. Cf., M. Cameron Gray, ed., Angels and Awakenings: Stories of the Miraculous by Great Modern Writers (NY: Doubleday, 1994), pp. xv. xvi.
8. Veja John Ankerberg e John Weldon, Os Fatos Sobre Cria ção e Evolução (Porto Alegre, RS: Obra Missionária Chama da da Meia-Noite, 1995).
9. Timothy Jones, Celebration of Angels (Nashville: Nelson, 1994), p. xii.
10. Time, 27 de dezembro de 1993, p. 56; David Briggs, "Hea venly messengers Offer Comfort in Difficult Times", Chattanooga New Free Press, 19 de setembro de 1992, p. B 5.
11. Time, 27 de dezembro de 1993, p. 58.
12. Terry Lynn Taylor e Mary Beth Crain, Angel Wisdom: 365 Meditations and Insights from the Heavens (NY: Harper Col lins, 1994), 3 e 23 de fevereiro; 18 de maio; 16 de novembro; e passim.
13. Cf., A. C. Gaebelein, What the Bible Says about Angels (Grand Rapids, Ml: Baker, 1987), pp. 29-35.
14. Gaebelein, What the Bible Says, cap. 3; C. Fred Dickason, Angels: Elect and Evil (Chicago, IL: Moody Press, 1975), cap. 6; John Ankerberg e John Weldon, Os Fatos Sobre Je sus, o Messias (Porto Alegre, RS: Obra Missionária Chama da da Meia-Noite, 1995).
15. Jones, Celebration, pp. 3-16, 54-61.
16. Webber e Webber, A Rustle, p. 16.
17. Jones, Celebration, pp. 3-4.
18. Ibid., pp. 15-17.
19. Joan Wester Anderson, Where Angels Walk (NY: Valentine, 1992), pp. 26-27, 34, 46, 94-95, 121-124, 215-218, e passim.
20. Ibid., pp. 23-27.
21. Taylor e Crain, Angel Wisdom, Introdução e 14 de fevereiro.
22. Sanaya Roman e Duane Packer, Opening to Channel: How to Connect with Your Guide, (Tiburon, CA: H. J. Kramer, Inc., 1987), p. 43.
23. Meredith L. Young-Sowers, Angelic Messenger Cards: A Di vination System for Spiritual Discovery (Walpole, NH: Still-point, 1993), pp. 209-210.
24. Terry Lynn Taylor, Answers from the Angels (Tiburon, CA: H. J. Kramer, 1993), p. 3.
25. Rosemary Ellen Guiley, Angels of Mercy (NY: Pocket Books, 1994), p. xv.
26. Webber e Webber, A Rustle, p. 180.
27. Veja Mateus 4.24; Marcos 1.32,34; Lucas 7.21 ;9.1 e Kurt Koch, Occult Bondage and Deliverance (Grand Rapids, Ml: Kregel, 1970).
28. Taylor e Crain, Angel Wisdom, 4 de Janeiro.
29. Ibid., 6 de fevereiro.
30. Ibid., 7 de outubro; Terry Lynn Taylor, Messengers of Light: The Angels' Guide to Spiritual Growth (Tiburon, CA: H. J. Kramer, 1990), p. 27.
31. Taylor, Messengers of Light, pp. 107-109.
32. Ibid., pp. 110-112.
33. Ibid., p. 111.
34. Young-Sowers, Angelic Messenger Cards, p. 58.
35. Ibid., p. 118.
36. Taylor e Crain, Angel Wisdom, 10 de março.
37. E.g., Taylor, Messengers of Light, pp. 63,139.
38. Ibid., p. 59; Taylor e Crain, Angel Wisdom, 1s de Janeiro; 13 de abril.
39. Taylor e Crain, Angel Wisdom, 1fi de janeiro; 12-13, 28 de abril; 5 de setembro.
40. Veja "Breve Análise do Livro de Mórmon" e "Origem do Livro de Mórmon" no início de cada O Livro de Mórmon.
41. Samuel M. Warren, comp. A Compendium of the Theological Writings of Emanuel Swedenborg (NY: Swedenborg Founda tion, 1977), índice de referências a anjos, p. 749.
42. C. f., Rudolph Steiner, Rudolph Steiner, an Autobiography (Blauvelt, NY: Rudoplh Steiner Publications, 1977); Rudoph Steiner, From Jesus to Christ (London: Rudolph Steiner Press, 1973); Rudolph Steiner, Cristianity and Occult Myste ries of Antiquity (Blauvelt, NY: Steinerbooks, 1977), pp. 163-164, 168-172, e suas conferências sobre necromancia.
43. Transmitido a John Weldon por José Silva.
44. Angels II: Beyond the Light.
45. Charles e Francis Hunter (editores de Roland Buck), Angels on Assignment (Houston, TX: Hunter Books, 1979), pp. 22-24, 29, 52, 77, 81, 116-130, 142; James Bjornstad, "Angels on Assignment" em Institute of Contemporary Christianity Newsletter (Box A, Oakland, NJ 07436), janeiro/fevereiro de 1980, pp. 2-3; "Angels on Assignment" por Leah Grossman e Walter Martin, Christian Research Institute Fact Sheet, 1979 (Box 500, San Juan Capistrano, CA 92693), pp. 1-2,10-12.
46. J. Dover Wellman, et al., The Christian Parapsychologist, vol. 5, nB 7, pp. 220-221.
47. Ibid., p. 225.
48. Ibid., pp. 229-232.
49. Ibid., p. 232-236.
50. Ibid., p. 240.
51. William Branham, Footnotes on the Sands of Time: The Au tobiography of William Marrian Branham (Jeffersonville, IN: Spoken Word Publishers, 1976), p. 606.
52. Edward W. Oldring, / Work with Angels (Vancouver, B. C: Note of Joy Books, 1979), pp. 14-15.
53. Ibid., pp. 126-127.
54. Ibid., pp. 65, 68.
55. G. Don Gilmore, Angels, Angels Everywhere (NY: Pilgrim Press, 1981), p. xi; cf., pp. 164-82.
56. Taylor e Crain, Angel Wisdom, Introdução e 20 de outubro.
57. Veja John Weldon e Zola Levitt, Psychic Healing (Dallas, TX: Zola Levitt Ministries, 1993).
58. Terry Lynn Taylor, Creating with the Angels: An Angel-Gui ded Journey into Creativity (Tiburon, CA: H. J. Kramer, 1993), pp. 153-154.
59. Gilmore, Angels, Angels Everywhere, p. 165.
60. Ibid., pp. 171-172.
61. Ibid, p. 173.
62. Ibid., pp. 173, 175-176.
63. Ibid., p. 182.
64. Ibid.
65. Taylor e Crain, Angel Wisdom, 18, 28 de junho; 8, 22 de ju lho.; 20 de outubro.
66. Young-Sowers, Angelic Messenger Cards, p. 31.
67. Taylor, Creating with the Angels, pp. 39, 41.
68. John Randolph Price, The Angels Within Us: A Spiritual Gui de to the Twenty-two Angels that Govern Our Lives (NY: Fawcett, 1993), p. 16.
69. Angels II: Beyond the Light.
70. Jeoffrey Hodson, Clairvoyant Investigations (Wheaton, IL: Theosophical, 1984), p. 2.
71. E. g., Don Fearheiley, Angels Among Us (NY: Avon, 1993), p. 94; Price, Angels Within Us, pp. 10-17, 32-33; Taylor, Messengers of Light, pp. 80-81,111-112.
72. Taylor, Messengers of Light, p. 81.
73. Young-Sowers, Angelic Messenger Cards, pp. 14, 25; Phil Phillips, Angels, Angels, Angels (Landcaster, PA: Starburst,
1994) , p. 122.
74. Karen Goldman, The Angel Book (NY: Simon & Schuster, 1992), p. 5; Karen Goldman, Angel Voices (NY: Simon & Schuster, 1993), p. 6.
75. Angels II: Beyond the Light.
76. Young-Sowers, Angelic Messenger Cards, p. 18.
77. Guiley, Angels of Mercy, pp. xi-xiv; cf., p. 90.
78. Ibid., pp. 97-98.
79. Ibid., p. 21.
80. C. f., Price, The Angels Within Us; Taylor e Crain, Angel Wis dom; e Guiley, Angels of Mercy.
81. Angels II: Beyond the Light.
82. Young-Sowers, Angelic Messenger Cards, p. 22, enfase acrescentada.
83. Taylor e Crain, Angel Wisdom, 9 de dez.
84. Em Guiley, Angels of Mercy, pp. 98-99.
85. Ibid., pp. 98-102.
86. Ibid., p. 105.
87. Veja John Ankerberg e John Weldon, Protestants and Catho lics: Do They Now Agree (Eugene, OR; Harvest House,
1995) .
88. Redemptionist Fathers, Handbook for Today's Catholic (Li guori, MO: Liguori Publications, 1978), p. 59.
89. Robert C. Broderick, ed., The Catholic Encyclopedia (NY: Nelson, 1987), p. 37.
90. Robert J. Fox, "Work of the Holy Angels Recognized by Church - Given New Norms", Fatima Family Messenger, ou-tubro-dezembro de 1992, p.28.
91. Anderson, Where Angels Walk, p. 10.
92. Laeh Garfield e Jack Grant, Companions in Spirit: A Guide to Working with Your Spirit Helpers (Berkeley CA: Celestial Arts), pp. 99-100.
93. Taylor e Crain, Angel Wisdom, 15 de agosto.
94. John Ankerberg e John Weldom, Do Protestants and Catho lics Now Agree (Chattanooga, TN: Ankerberg Theological Institute, 1994).
95. Sophy Burnham, A Book of Angels: Reflections on Angels Past and Present and True Stories of How They Touch Our Lives (NY: Valentine, 1990) p. 48; cf., Ibid., cap. 11.
96. Cf., Jay H. Lehr, ed., Rational Readings on Environmental Concerns (Van Nostrand Reinhold, 1992) e Michael S. Coff-man, Saviors of the Earth? (Northfield, 1991).
97. AI Gore, Earth in the Balance: Ecology and the Human Spirit (Houghton Mifflin, 1992); Cf., Berit Kjos Under the Spell of Mother Earth (Wheaton, IL: Victor, 1992) e "AI Gore's Envi ronmental Spirituality," The Discerner, janeiro-março de 1993.
98. Young-Sowers, Angelic Messenger Cards, p. 162.
99. Ibid., pp, 198, 206.
100. Taylor e Crain, Angel Wisdom, 30 de abril.
101. Ibid., 20 de abril; cf., 18 de fevereiro, 14 de maio, 29 de ju lho, 1s de novembro, e 8 de dezembro.
102. Cf., Paul Hawkin, The Magic of Findhorn: An Eyewitness Ac count (NY: Bantam, 1976).
103. Price, The Angels Within Us, pp. 60, 108, 114, 122-123.
104. Ibid., pp. 60,122.
105. Ibid., p. 62.
106. Ibid., p. 63.
107. Ibid., pp. 189-191, ênfase acrescentada.
108. Ibid., pp 187-191.
109. Ibid., p. 206.
110. Young-Sowers, Angelic Messenger Cards, p. 113.
111. Ibid., p. 135.
112. Ibid., p. 138.
113. Price, The Angels Within Us, p. 145.
114. Ibid., p. 276.
115. Cf., Joy Snell, The Ministry of Angels (NY: Citadel, 1959).
116. Price, The Angels Within Us, p. 215; cf., p. 212.
117. Guiley, Angels of Mercy, p. 221 citando o médium e canali zador de anjos inglês Eddie Burks.
118. Price, The Angels Within Us, pp. 190-191, 185, Cf., p. 212.
119. Young-Sowers, Angelic Messenger Cards, pp. 54,82; cf., John Ankerberg e John Weldon, Os Fatos Sobre o Movimen to da Nova Era (Porto Alegre, RS: Obra Missionária Chama da da Meia-Noite, 1995), com Emmanuel's Book III: What Is an Angel Doing Here? (NY Banta, 1993).
120. Taylor e Crain, Angel Wisdom, 8 de setembro.
121. Taylor, Creating with the Angels, pp. 4-6.
122. Taylor e Crain, Angel Wisdom, 28 de julho; Taylor, Creating with the Angels, p. 37.
123. Guiley, Angels of Mercy, p. 222; cf., as tradições hindu e bu dista de tantrismo.
124. Price, The Angels Within Us, p. 165.
125. Taylor, Creating with the Angels, pp. 152, 156-161.
126. Young-Sowers, Angelic Messenger Cards, pp. 98, 102.
127. Ibid., p. 118; cf., pp. 46, 54, 58.
128. Taylor, Messengers of Light, cap. 14.
129. Young-Sowers, Angelic Messenger Cards, pp. 24-25.
130. W. B. Crow, A History of Magic , Witchcraft and Occultism (North Hollywood, CA: Wilshire Books, 1968), p. 29.
131. Price, The Angels Within Us, p. 31.
132. Burnham, A Book of Angels, p. 110.
133. Sanaya Roman e Duane Packer, Opening to Channel: How to Connect with Your Guide (Tiburon, CA: H.J. Kramer, Inc., 1987), pp. 231-232.
134. Taylor, Messengers of Light, p. xvi.
135. Taylor, Creating with the Angels, pp. vii-xi.
136. Young-Sowers, Angelic Messenger Cards, p. 214.
137. Price, The Angels Within Us, p. 268.
138. Ibid., pp. 263-264.
139. Ibid., p. 286.
140. Taylor e Crain, Angel Wisdom, 8 de fev.
141. Ibid., 11, 21 de Janeiro.
142. Ibid., 22 de maio.
143. Ibid., 14 de setembro.
144. Kenneth Copeland, The Laws of Prosperity (Ft. Worth, TX: Kenneth Copeland Publications, 1974), p. 104.
145. Gloria Copeland, God's Will Is Prosperity (Ft. Worth, TX: Kenneth Copeland Publications, 1978), pp. 84-85.
146. Ibid., p. 86.
147. Ibid., p. 65.
148. Ibid., p. 88.
149. Charles Capps, Angels (England, AZ: Charles Capps Publis hers, 1984), p. 80.
150. Charles Capps, Releasing the Ability of God (England, AZ: Charles Capps Publishers, 1978), pp. 100-101, 105.
151. Capps, Angels, p. 173.
152. Kenneth Hagin, / Believe in Visions (Tulsa, OK: Kenneth Ha-gin Ministries, 1984), p. 93.
153. Jerry Savelle, Energizing Your Faith (Ft. Worth, TX: Jerry Sa-velle Ministries, 1983), p. 45.
154. John Osteen, Unraveling the Mystery of the Blood Covenant (Houston, TX: John Osteen Ministries, 1987), p. 45.
156. Em The Christian Sentinel, vol. 1, n9 1., p. 13.
157. Kenneth Copeland. "Take Time to Pray", Believer's Voice of Victory, vol. 15, n9 2, fevereiro de 1987, p. 9.
158. Ibid.
159. Burnham, A Book of Angels, pp. 17-18.
160. Guiley, Angels of Mercy, p. 217.
161. Respectivamente, Taylor e Crain, Angel Wisdom, 6 de no vembro; Ibid., 24 de outubro.; Ibid., 16 de novembro; Goldman, The Angel Book, p. 50; Young-Sowers, Angelic Mes senger Cards, p. 146; Ibid., p. 218.
162. Young-Sowers, Angelic Messenger Cards, pp. 93, 105, 114, 121, 125, 146.
163. Peter L. Wison, The Little Book of Angels (Rockport, MA: Element, 1993), p. 50.
164. Price, The Angels Within Us, p. 9.
165. Taylor e Crain, Angel Wisdom, 23 de janeiro; 19 de fevereiro.
166. Young-Sowers, Angelic Messenger Cards, p. 178, ênfase acrescentada.
167. Ibid., p. 213.
168. Ibid., p. 142.
169. Ibid., p. 97.
170. Ibid., p. 110.
171. Taylor, Creating with the Angels, p. xv.
172. Price, The Angels Within Us, p. 50.
173. Ibid., p. 187.
174. Ibid., p. 163.
175. Ibid., p. 183.
176. O livro de Brooke está disponível pela SCP, P. O. Box 4308, Berkeley, CA 97404.
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