CONTATO

E-MAIL PARA CONTATO:
oucaapalavradosenhor@oucaapalavradosenhor.com

segunda-feira, 19 de março de 2012

O ministério de Cristo, um ministério diversificado

Para aqueles que são apaixonados pela leitura ávida da Palavra de Deus, entender que o Senhor Jesus teve um ministério marcado pela diversidade é algo bastante claro, pois não foram poucas suas realizações ou um único tipo de milagre operado por Ele. Todas as suas realizações foram notáveis, sua vida foi notável, sua Pessoa, extraordinária. Em tudo o que fez e realizou, o fez para que pudéssemos crer que Ele é o Cristo de Deus e para que, crendo, tivéssemos vida em seu nome (Jo. 20:30-31). Suas obras foram bem realizadas a ponto de dar voz aos mudos e audição aos surdos (Marc. 7:37), e nenhuma única vez impôs as mãos sobre algum enfermo que este não viesse a ser curado, jamais falou algo que não pudesse cumprir, sua palavra sempre foi respeitada, pois era fiel a ela.

Quando a caminho para a casa de Jairo, um dos principais da sinagoga, para curar-lhe a filhinha que estava a beira da morte, muitos trouxeram más notícias da pequenina ao pai desesperado, mas qual foi a palavra de Jesus? "Não temas, crê somente" (Marc. 5:36), e ao continuarmos no texto, vemos que as pessoas em grande pranto passaram a rir de Jesus quando este disse que ela apenas dormia (v.39), Ele porém não deu atenção às zombarias e cumpriu a missão de curar a menina, e o final da história foi o assombro daqueles que antes zombaram d'Ele ao ver a menina viva (v.42). No evangelho de João, encontramos a afirmativa da diversidade do ministério de Jesus: "Jesus, pois, operou também em presença de seus discípulos muitos outros sinais, que não estão escritos neste livro" (Jo. 20:30). Quando a Palavra de Deus afirma algo, devemos dar crédito, porque é a Palavra de Deus e este não pode mentir (Tito 1:2). Os sinais operados por Jesus e que estão registrados na Bíblia são de fato suficientes para que nós como filhos de Deus possamos crer que "Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo 'tenhamos' vida em seu nome" (Jo. 20:31).


Jesus operou libertação na vida de pessoas com os mais diversificados tipos de enfermidades


Como em nossos dias, nos dias do ministério de Jesus, havia muitos tipos de deficiências físicas como também enfermidades, o que era transformado após um encontro com Jesus, que a todos curava (Luc. 4:40). Afirma-se que depois do ministério de Jesus, nas regiões por onde Ele passou, raro era encontrar pessoas com enfermidades. Vejamos a diversidade de enfermidades que o Senhor Jesus curou:

Cura de um paralítico
  1. Paralíticos. Não foram poucos os acometidos de paralisia que foram curados através do ministério do Senhor Jesus (Marc. 2:10-12; Jo. 5:10).
  2. Coxos, mudos, cegos, aleijados. Todos recebiam a libertação (Mat. 15:30-31), não havia truques. Recentemente ouvi falar de algo que com certeza deixou o Senhor "entristecido". Foi realizada uma "cruzada" onde foram contratados vários "atores" que se fingiram de paralíticos em cadeiras de rodas espalhados por várias partes do local da suposta "cruzada", e quando começaram a orar pelas curas os tais se levantavam das cadeiras fingindo terem sido curados. Quando indagados do porque da atitude, afirmaram que quando os enfermos de verdade vissem tal fato, recobrariam fé e a teriam fé de forma tal que receberiam sua cura com mais facilidade. Isso é um ultraje ao Evangelho da Verdade que não permite falsidades e muito menos a ajuda de mentiras e truques humanos para que Deus possa realizar sua obra. Infelizmente, muitos tem usado de mentiras para enganar o povo, isso não é o Evangelho de Jesus, Jesus é a própria Verdade e está cheio dela (Jo. 1:14), Ele não permite ninguém usar de falsas ações para o benefício do seu Reino. Os que tais coisas fazem, só fazem para si mesmos, não para o Senhor.
  3. Todas as realizações do Senhor eram conhecidas. Cada vez que o Senhor era visto realizando a obra de Deus e os seus sinais, o povo ficava mais e mais admirado a ponto de afirmarem: "(Jesus) Tudo faz bem: Faz ouvir os surdos e falar os mudos" (Marc. 7:31-37). O inverso disso vemos hoje, escândalos após escândalos, os obreiros de hoje são cada vez menos admirados, muitos estão envolvidos em diversos extravios (Ecles. 7:29). Eu penso que há muito precisamos de uma boa Reforma na igreja, onde os obreiros serão apenas aqueles que viverem de fato conforme II Tim. 2:15: "Procure apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar, que maneja corretamente a palavra da verdade". Manejar corretamente a Palavra de Verdade em prol do Reino de Deus e sua vontade, nunca, jamais em benefício próprio.
  4. Esse Jesus do qual estou falando não mudou, e nunca mudará. "Jesus é o mesmo ontem, hoje, e eternamente" (Heb. 13:8). Ele ainda opera maravilhas e faz milagres, quem mudou, e muito, foram os que fazem uso da Palavra de Deus, que em muitos casos (não são todos) são ..."falsos apóstolos, obreiros enganosos, fingindo-se apóstolos de Cristo..." e enganam a muitos (II Cor. 11:13). Deus só precisa de homens com corações puros e dispostos a pregar o verdadeiro Evangelho. Ainda há esperança para os enfermos. Espero que o Senhor ainda encontre alguns de nós para realizar a sua obra.
Só Jesus Cristo pode libertar os que sofrem

Algo notório e que não podemos negar, é que o ministério de Jesus foi marcado pela cura de diversos enfermos e doentes. Isaías, o profeta, profetizou bem sobre o Senhor dizendo: "Verdadeiramente ele (Jesus) tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si" (Isaías 53:4). Em Mateus 8:16-17 vemos a confirmação das palavras do profeta Isaías: "Ao anoitecer foram trazidos a ele muitos endemoninhados, e ele expulsou os espíritos com uma palavra e curou todos os doentes.
E assim se cumpriu o que fora dito pelo profeta Isaías: "Ele tomou sobre si as nossas enfermidades e sobre si levou as nossas doenças" (Mat. 8:16-17). Quais tipos de enfermidades Ele pode curar? Todas, desde que seja para sua glória:
A mulher hemorrágica
  1. Jesus pode curar enfermidades simples. Foi o caso da cura da sogra de Pedro, que na ocasião estava acamada com febre (Mat. 8:14-15). Em muitos casos (não todos) uma febre se resolve com medicação simples; mas é claro que também existem febres que não são tão fáceis de se resolver.
  2. Jesus pode curar enfermidades mais graves. Um desses casos é o conhecido episódio da mulher hemorrágica, sua enfermidade não pôde ser curada por nenhum médico por longos doze anos, e para piorar ainda mais as coisas, havia gastado tudo o que tinha (v.26) com os médicos de sua época. Ela simplesmente manifestou uma fé genuína no Senhor Jesus. Tamanha foi a sua fé, que para ela bastava tocar na orla das vestes do Senhor para que fosse curada, e assim aconteceu (Marc. 5:25-34). Não podemos deixar de observar que mesmo tocando no manto do Senhor, o poder para curar a "pobre mulher" saiu do Senhor (v.30). 
  3. Jesus curou doenças consideradas incuráveis. Na época do ministério do Senhor aqui na terra, a lepra não tinha cura, e assolava as pessoas daquela região, a ponto de haver leprosários para separar os doentes de lepra. O historiador judeu Flávio Josefo em sua obra "A História dos Hebreus" diz o seguinte acerca dos leprosos quando cita a Lei de Moisés: "deveriam (os leprosos) ser separados para sempre dos demais e ser considerados corpos mortos"[1]. Imagine qual não seria a aflição de alguém nesta condição, ter que viver separado para sempre daqueles a quem amavam, dos amigos, eram acusados de ter cometido grande pecado por estar com a doença que era contagiosa, e não bastasse a própria doença em si, ainda eram considerados como mortos. Mas Deus enviou ao mundo um libertador com um nome muito acima de todos os nomes (Fil. 2:9) para libertar os doentes de doenças incuráveis, esse personagem é Jesus que curou muitos leprosos (Luc. 17:11-19).
  4. Jesus curou muitas outras enfermidades. Todos os enfermos que foram levados à presença de Jesus foram curados, nenhum houve que não fosse curado por Ele (Mat. 4:24,40; Mat. 8:16-17; Mat. 12:15). Não houve nenhum problema para o Senhor curar alguém com uma doença simples, como também não há problema para Ele em curar doenças consideradas incuráveis; se a doença for no corpo, ele cura; se for de cunho espiritual somente Ele poderá trazer libertação total. Glória a Deus!!!
Jesus Cristo liberta do poder do diabo

Muitos são os que afirmam não existir o diabo como também seus "vassalos", os demônios, porém eles existem e tem trazido muitos prejuízos a muitas vidas mundo a fora. A Bíblia, que é a Palavra de Deus nos acalma afirmando que Jesus Cristo veio para desfazer as obras do diabo (I Jo. 3:8b), e se a Bíblia faz menção a estes seres, é porque eles existem e estão por aí enganando as pessoas, escravizando-as nas mais diversas áreas da maldade. Só há uma forma de viver livre do diabo, é estar em Jesus.

A mulher encurvada
  1. Jesus Cristo foi o único capaz de libertar os possessos de espíritos malignos. Uma das formas da manifestação do poder do maligno é a possessão, ação esta que possibilita aos demônios fazerem habitação em uma pessoa, gerando grande sofrimento. Tal pessoa perde completamente o controle de sua vida e age conforme a determinação dos demônios. Mas Deus nos deixou uma fonte inesgotável de misericórdia para libertação de pessoas enganadas pelo diabo, e esta Fonte é o Senhor Jesus Cristo de Nazaré, Ele pode libertar de fato as pessoas possessas (Mat. 17:14-18; Marc. 5:1-20).
  2. Jesus liberta os cativos. Havia em uma das sinagogas dos judeus uma mulher que há dezoito anos sofria de uma enfermidade que a mantinha encurvada impedindo-a de se levantar, doença ocasionada por um espírito maligno (v.11) e o Senhor Jesus disse que "satanás a manteve presa (cativa) por dezoito anos" (v.16), ou seja, dezoito anos presa em uma "cadeia" que nenhuma autoridade na terra poderia libertá-la, a não ser o próprio Senhor que a libertou (Luc. 13:10-17).
  3. Jesus Cristo também liberta os que sofrem de tentações. Ser tentado não é pecado, o ceder às tentações, sim. Jesus rogou por Pedro e este foi livre das tentações do diabo (Luc. 22:31-32). Ele pode nos socorrer sempre nas horas de tentação (Heb. 2:18), pois Cristo mesmo foi provado e aprovado em tudo.
Jesus Cristo nos liberta do poder da morte

Nunca se viu tantas mortes como nos dias de hoje, com o aumento das *armas de destruição em massa as mortes tem aumentado gradativamente, pois basta um "click" e muita gente morre em poucas horas. Os governos mundiais tem travado guerras cada vez mais violentas e covardes, tirando a vida de pessoas indefesas por motivos egoístas, muitos falam em reduzir as mortes, mas só investem em armamentos pesados, uma grande falácia paradoxal. Já os intentos de Cristo são inversos aos dos homens, Ele usa o seu poder e autoridade para libertar o homem da morte, seja física ou espiritualmente. Ele mesmo disse: "O ladrão vem apenas para furtar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente" (Jo. 10:10).
Ressurreição de Lázaro
  1. Por causa de Jesus a morte não pôde reter Lázaro no túmulo. Este já estava morto há quatro dias, e Jesus ao chegar ao local do túmulo disse: "Lázaro, venha para fora" (Jo. 11:43). Logo em seguida à voz do Senhor, Lázaro saiu para fora do túmulo... "com as mãos e os pés envolvidos em faixas de linho, e o rosto envolto num pano. Disse-lhes Jesus: "Tirem as faixas dele e deixem-no ir" (Jo. 11:44). Jesus, nesta ocasião libertou seu amado amigo do poder da morte.
  2. Por causa de Jesus, o filho da viúva da cidade de Naim, ressuscitou. Que situação mais difícil para aquela mulher! A esta altura já não tinha marido, e agora perdera seu único filho. Imagine a tristeza daquela pobre viúva chorando ao lado do esquife onde estava o corpo do seu único filho morto! Jesus, para alegria daquela mulher, primeiro a consola dizendo: "não chore" (v.13). Depois lhe dá um bom motivo para ela não chorar aproximando-se do caixão e dizendo: "Jovem, eu lhe digo, levante-se!" (Luc. 7:14), o desfecho não poderia ser melhor, o menino se levanta e é entregue à sua mãe (Luc. 7:11-15). Estes são apenas alguns exemplos de que Jesus quer nos dar a vida e nunca a morte.
Jesus Cristo nos liberta dos falsos ensinos

Como homens, sempre seremos sujeitos a falhas, e sabendo disso precisamos sempre buscar a orientação de Deus para as mais diversas áreas de nossas vidas, principalmente nas questões espirituais, para que não sejamos enganados pelo diabo. Havia na época de Jesus (assim como na nossa) muitas seitas, as quais tentavam trazer ensinamentos obscuros sobre as coisas espirituais, dentre estas seitas podemos destacar a dos saduceus e dos fariseus (há aqueles que afirmam não serem seitas religiosas, porém a Bíblia assim os chama, At. 5:17 ACRF;At. 15:5; At. 26:5; o próprio Flávio Josefo assim os chama, pois estivera entre os fariseus,pág. 667, A Hist. dos Heb. 520 ), que tinham ensinos confusos:
Jesus Cristo nos liberta

  1. Os saduceus tinham falsos ensinos sobre a ressurreição dos mortos. Os saduceus eram adeptos de uma seita que negava a ressurreição dos mortos. Para apoiar seus ensinos, usaram o conceito falso do casamento após a morte (Mat. 22:23-33), e com isso mostraram total desconhecimento ou compreensão das Escrituras (v. 29). Mas Jesus lhes deu uma boa resposta: "Pois na ressurreição nem os homens casam, nem as mulheres são dadas em casamento porém são como os anjos no céu" (Mat. 22:30 ARIB). Assim o Senhor, usando a Palavra, desbancou os erros doutrinários dos saduceus.
  2. Os fariseus e os escribas também tinham seus desvios doutrinários. Dentre os partidos religiosos da época de Jesus, esses dois grupos eram os mais respeitados, ninguém dentre o povo se atrevia a discutir com eles. Eles apresentavam uma aparência de santidade (v.25 e 27-28), ensinavam a Lei com muita eloquência, mas nada faziam do que ensinavam ou mandavam os outros fazerem (Mat. 23:2-4). O que mais caracterizava os tais era a hipocrisia (Mat. 23:13-33) e a falta de amor (v. 23), falta de entendimento espiritual (vs.16-19), etc. Jesus mostrou quem eles realmente eram e condenou toda a hipocrisia deles (Mat. 23:2-33).
Por fim, sabemos que o Senhor Jesus, teve um ministério diversificado tanto nas curas como também soube ensinar bem, pois combateu todo tipo de ensinos contrários à Palavra de Deus e seus opositores. É claro que o Novo Testamento não registra todas as coisas que o Senhor Jesus fez e ensinou uma a uma, se assim o fosse, como foi registrado no Evangelho de João, não haveria espaço no mundo para tudo que fez (Jo. 21:25). E com isso vemos que muito mais diversificado foi o seu ministério do que podemos imaginar, pois existem muitas coisas que por não terem sido registradas, desconhecemos. O que foi registrado já nos é suficiente para que creiamos no seu ministério que foi tão importante para nossas vidas e para todo o mundo.
Salvação só em Jesus.

Fontes pesquisadas:
Rei dos reis
Traduções usadas: Ed. Almeida Revisada Imprensa Bíblica; Almeida Corrigida e Revisada Fiel
[1] A História dos Hebreus. Josefo, Flávio. CPAD. 8ª Ed.
*www.wikipedia.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente à vontade. Opine, concorde, discorde (é um direito seu), apenas seja coerente com a postagem. Evite comentar anonimamente, caso contrário, poderemos optar por não publicar seu comentário. Se tiver um Blog, deixe o seu endereço para retribuirmos. Os comentários podem não refletir nossa opinião, pois os mesmos são de responsabilidade dos leitores do Blog. Obrigado por deixar o seu comentário.

Volte sempre

Romanos 14:9

SIGA-NOS NO TWITTER

O nosso endereço no Twitter é:
oucaapalavrads
Será um prazer ter vc conosco.

OUÇA A PALAVRA DO SENHOR.

Pesquisar este blog

Esta foi a sua vida

SEJA BEM VINDO AO OUÇA A PALAVRA DO SENHOR

ESPERAMOS PODER CONTRIBUIR PARA O CRESCIMENTO DE SUA FÉ.