Mapa do Estado de Vermont, EUA. |
As seitas com suas doutrinas extra-bíblicas, tem conseguido adeptos em várias partes do mundo, não sendo diferente em nosso país, o Brasil. Muitas delas são antigas, outras são mais recentes, porém não deixam de trazer um certo prejuízo, tanto psicológico como espiritual para seus seguidores. Como se sabe, seita é um fruto da carne (Gál. 5:20 Trad. A.C.R.F.), e como fruto da carne deverá ser combatido e rejeitado. Seita dentro do ponto de vista cristão, é constituída de indivíduos ou grupos que se afastam dos ensinos da Palavra de Deus, como está escrito em II Tim. 2:18 "...os quais se desviaram da verdade...e perverteram a fé de alguns." Precisamos estar atentos em todo o tempo, pois muitos irmãos já foram desvirtuados por seitas heréticas e desviaram-se da verdade por desconhecerem que as tais pregam inverdades.
Como já falamos, as seitas em geral, não tem Jesus Cristo ocupando o centro de todas as atenções; tem outras fontes doutrinárias além da Palavra de Deus (Bíblia); costumam dizer que são os únicos certos; em muitas, a vida de seus fundadores diz tudo, em geral tem uma conduta de vida contrária aos princípios da sã doutrina; algumas usam a Bíblia, porém exaltam com a mesma ou maior autoridade os escritos e ensinos internos de seus mentores, etc...isso só para recordarmos. Então passaremos a falar de algumas mais e outras menos conhecidas e seus ensinos com o objetivo de levar vidas para o Evangelho de Cristo e firmar aqueles que já estão n'Ele.
Você já foi enganado?
Me lembro bem de um episódio que aconteceu comigo quando criança: Duas pessoas me abordaram e me disseram que se eu preenchesse alguns folhetos com endereço de onde estavam atendendo, me pagariam certa quantia em dinheiro, fiz tudo conforme me pediram, mas na hora de receber me ameaçaram, e eu fiquei "a ver navios", literalmente enganado e com medo. Como era muito criança, se aproveitaram de minha ingenuidade e fragilidade. Eram pretensos "conhecedores do futuro". É semelhante ao caso de vendedores bem treinados que batem à porta de nossa casa e nos convencem a comprar algo que não é o que afirmam ser. Há enganos em todas as áreas da vida, e na religiosa também sempre haverá aqueles que se aproveitam para ganhar um dinheirinho fácil de quem quer resolver problemas facilmente. Mas a Bíblia nos adverte severamente contra acreditar em qualquer coisa: "Amados, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo" (I João 4:1). Então qual seria a diferença entre uma seita e a verdadeira fé bíblica em Jesus? Para responder esta pergunta deveríamos fazer pelo menos três perguntas?
1. Quem é Jesus para eles?
Em geral as seitas negam a pessoa do Senhor Jesus, apresentando-O como um "cristo cósmico" ou negam a sua soberania divina. Nas seitas não é Jesus que está no centro, mas a pessoa do seu "guia", "profeta", "apóstolo" ou "guru". Porém o que lemos na Bíblia a respeito de Jesus é que Ele é o Único Deus Verdadeiro. Ele se tornou homem para morrer na cruz por todos os homens. Ele ressuscitou corporalmente e vive por toda a eternidade (I Jo. 5:20; Col. 2:9; Marc. 10:45; I Cor. 15:3). Quando Jesus nos é apresentado por uma seita como não sendo aquilo que a Bíblia nos fala a seu respeito, deveremos ficar atentos.
2. O que é a Bíblia para eles?
Muitas das seitas, se não todas, usam partes da Bíblia para que possam ter confiabilidade e sustentar seus sofismas, além da Bíblia (modificada) usam suas doutrinas especiais, "novas revelações" e "visões", que colocam no mesmo nível de autoridade que a Palavra de Deus ou em alguns casos dizem ser superiores àquilo que Deus disse. A Bíblia é legítima em tudo que diz e ensina, foi inspirada por Deus, nos revelando absolutamente tudo o que precisamos saber a respeito de Deus, Jesus o nosso Redentor e o seu plano de salvação (II Tim. 3:16). É bom que tenhamos em mente que nunca, jamais poderemos ir além daquilo que Deus nos deixou para nosso crescimento e aprimoramento espiritual, não podemos ultrapassar o que está escrito, pois o homem que faz isso é soberbo e confia em si mesmo (I Cor. 4:6; Apoc. 22:18-19).
3. Como posso encontrar a Deus? Como posso herdar a vida eterna?
Outra pergunta muito oportuna seria esta, pois as seitas em geram, afirmam que a salvação está vinculada a ser um membro de sua organização. Os membros devem praticar meditações ou normas de conduta, todas estranhas às Escrituras. Mas não é isso que a Bíblia ensina, somos salvos e recebemos a vida eterna da parte de Deus através da fé pessoal em Jesus Cristo e por sua Graça (Jo. 3:16; Jo. 14:6; I Tim. 2:5; At. 4:12). Nós sempre poderemos fazer escolhas diferentes das que estão na Palavra de Deus, porém não significa que seremos aceitos no Reino de Deus, pois, andar contrário ao que Ele nos ensinou em sua Palavra é errar o Caminho (Jo. 14:6). Por isso, cuidado, muito cuidado para não ser atraído por enganos sutis que satisfazem só a carne!!! Devemos estar com nossos olhos atentos para não cairmos nas armadilhas das seitas. Qual a atitude a tomar, o que fazer em vista de todas essas coisas? Buscar a informação na fonte certa, a Bíblia; conhecer Jesus Cristo como diz a Escritura (Jo. 7:38) e confiar em sua suficiência para nos salvar; entender que Ele nos amou e quer tirar toda treva (Mat. 4:16), pois Ele é a Luz do Mundo (Jo. 8:12). Seja sincero e reconheça que é pecador de forma espontânea e convide-O para entrar em seu coração.
Mormonismo
A história desta seita tem início em 1805 com o nascimento de seu fundador, Joseph Smith, aos 23 de dezembro do referido ano. Sua cidade natal é Sharon no Condado de Windsor, Estado de Vermont, EUA. Era filho de Joseph Smith e Lucy Mack Smith. Conta-se que foi criado em meio à superstição, ignorância e pobreza. Por causa das rispidez da família, os vizinhos não se aproximavam muito, sua mãe, conta-se, era cheia de visões. A seita é uma seita missionária, seus membros evitam o álcool, cigarros, chá, café e coca-cola. Tem empresas, e se apresentam com cartões postais de sua igreja em Salt Lake City, em Utah, EUA, e no verso os podemos ler os treze pontos de suas regras de fé, escritos por Smith. Joseph Smith afirma ter recebido algumas visões, tendo recebido a primeira quando tinha cerca de 10 anos, mais ou menos.
A primeira visão de Joseph Smith
Smith teria recebido sua primeira visão quando ainda muito jovem na cidade de Palmyra, atual Wayne, no Estado de New York. Sentiu-se bastante frustrado com os igrejas de então, e foi a partir daí diz ter recebido sua primeira visão, onde afirma que "o pai e o filho" lhe teriam aparecido revelando a ele que todas as igrejas eram falsas. Deus teria dito a ele as seguintes palavras: "Eles se chegam a mim com os seus lábios, mas os seus corações estão longe de mim; eles ensinam mandamentos dos homens como doutrina, tendo aparência de santidade, mas negando o meu poder" (O testemunho do profeta Joseph Smith, p. 4).
"o pai e o filho" lhe apareceram |
A segunda visão de Joseph Smith
Mais uma vez teria recebido uma visão, só que desta vez não teria sido o "pai e o filho", mas um suposto "anjo" chamado Moroni, que revelou a Smith ter vivido cerca de 1.400 anos antes na mesma região em que estava o "profeta". Segundo Moroni, seu pai que era chamado de Mórmon, era um profeta e havia gravado toda a história de seu povo em placas de ouro, mas antes de ser totalmente exterminado por seus inimigos, Moroni teria enterrado as placas perto do monte onde hoje se localiza Palmyra. Moroni então indica o local exato onde estavam a placas e empresta pedras as quais chamou de "Urim e Tumim" para que Smith pudesse traduzir as placas. Após estar de posse das placas e das lentes, Smith, por trás de uma cortina dita os dizeres das placas a um amigo que as escreve em seu idioma, para em seguida devolver as placas e as lentes para Moroni. Após sua tradução, o livro foi publicado em 1829, com o nome de O Livro de Mórmon.
A fundação da igreja Mórmon
Como sempre, pseudo-profetas encontram aqueles que os aceitam, não foi diferente com Joseph Smith, que logo tratou de fundar a "Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias". Desde então seu princípio doutrinário era estabelecer que sua "igreja" era a única verdadeira e que fora dela não havia outro meio de salvação para o homem.
Joseph Smith, fundador do Mormonismo |
Pelo que se sabe, foi a partir de uma série de "revelações" que as doutrinas do mormonismo foram se desenvolvendo através dos anos até chegar ao politeísmo existente na igreja hoje. Para ele e seus seguidores deveria haver a fundação de uma "teocracia" e teria o assessoramento de doze apóstolos. Para firmar suas pretensões lançou-se candidato à presidência dos Estados Unidos. Smith sofreu inúmeras perseguições, o que o levou a sair sem rumo de um lado para outro da América, procurando um lugar para estabelecer o "reino de deus". Por fim, foi recebido em Illinois, lugar onde construiu a cidade de Nauvoo (a bela em hebraico), local onde foi preso posteriormente acusado de grosseria, imoralidade e falsificação. Após sua prisão, algumas pessoas enfurecidas entraram na cadeia e mataram a tiros Smith e seu irmão, Hyrum.
A divisão da igreja de Mórmon
Com a morte de Smith, a igreja se dividiu. A primeira divisão segui um dos fiéis discípulos de Smith, Brigham Young. Brigham e seus seguidores foram duramente perseguidos, até que em 1847 chegaram ao Estado de Utah, fundaram a sede de sua igreja no local onde hoje é a cidade de Salt Lake City, local considerado o quartel-general da seita. A grande maioria dos adeptos da igreja de Mórmon ficou sob a liderança de um filho de Joseph Smith que preferiu permanecer no Estado de Missouri. Lá reorganizaram sua e estabeleceram sua sede em Independence, Missouri. Com o nome de "Igreja Reorganizada de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias", esta igreja tem prosperado e permanece ainda hoje, porém menor que a de Utah. Também existem várias divisões posteriores a morte de Smith, das quais merecem atenção a "Igreja de Cristo do Lote do Templo", em Bloomington, Illinois. Para os seus "profetas" que tiveram "revelações" a Sião, lugar onde Cristo regressará à terra está em Bloomington, e não em Israel; eles acreditam que Cristo fará o seu Templo no "Lote" da área onde está a sede da referida igreja.
O livro de Mórmon
Os adeptos do mormonismo acreditam que o livro de Mórmon é a palavra de Deus. Será? Com certeza a resposta para esta pergunta é: NÃO!!! Vejamos o que diz o apóstolo Paulo acerca de ouvir outro Evangelho que não o já anunciado: "Estou admirado de que tão depressa estejais desertando daquele que vos chamou na graça de Cristo, para outro evangelho,o qual não é outro; senão que há alguns que vos perturbam e querem perverter o evangelho de Cristo. Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos pregasse outro evangelho além do que já vos pregamos, seja anátema" (Gál. 1:6-8).
Então, que é o livro de Mórmon?
A primeira edição para deste livro em português surgiu em 1938, é composto por 15 livros, divididos em capítulos e versículos, tal como a Bíblia. Assim estão dispostos os seus livros:
Nome do livro Capítulos Versículos
1ª Livro de Nefi 22 618
2ª Livro de Nefi 33 779
Livro de Jacó 07 203
Livro de Enos 01 27
Livro de Jarom 01 15
Livro de Omni 01 30
As palavras de Mórmon 01 18
Livro de Mosiah 29 786
Livro de Alma 63 1943
Livro de Helamã 16 497
3ª Livro de Nefi 30 765
4ª Livro de Nefi 01 49
Livro de Mórmon 09 227
Livro de Éter 15 433
Livro de Moroni 10 167
Ao todo são 239 capítulos, 6553 versículos. Existem capítulos inteiros da Bíblia Sagrada como podemos atestar em 1ª Nefi 20 que corresponde a Isaías 48; 2ª Nefi 12 e 24 correspondem a Isaías 2 e 14; 3ª Nefi 12 e 14 correspondem a Mateus 5 e 7; Moroni 10:7-20 é igual a I Cor. 12:12. Apesar do Livro de Mórmon contar várias partes da Bíblia, ele a condena como um livro mutilado e cheio de erros, engano este que satanás usa para escravizar os homens. Isto está em 1ª Nefi13:28-29 e em 2ª Nefi 29:3-6.
Provas de que o Livro de Mórmon é incoerente com a Bíblia
Muitas são as provas que esta é uma obra de homens e não a Palavra de Deus:
- A maioria dos estudiosos do mormonismo atesta que o conteúdo do livro, em grande parte, foi tomado de um romance de Salomão Spaulding, um pastor presbiteriano aposentado, que escreveu uma história fictícia dos primeiros habitantes da América.
- As descobertas de arqueologia e os estudos de história provam veementemente que os primeiros habitantes da região indicada no Livro de Mórmon eram muito diferentes da descrição que ele dá quanto aos costumes, nomes, caráter e línguas.
- O livro de Mórmon contém mais ou menos 10.000 citações diretas da versão da Bíblia inglesa "King James", publicada pela primeira vez em 1611.
- A pretensão do livro é ser a tradução de placas de ouro que foram enterradas desde o ano 420 até 1823, contudo cita com precisão capítulos inteiros de uma Bíblia publicada em 1611. Não dá pra entender, literalmente!
- A linguagem utilizada na escrita do livro é considerada pobre, mas quando faz citações da Bíblia na versão King James (caso do profeta Isaías), demonstra grande erudição de linguagem, mostrando que os textos foram literalmente copiados da Bíblia em questão.
- O livro coloca falas de Cristo na boca de personagens que viveram vários séculos antes de Cristo; ou poe na boca do Senhor Jesus palavras incultas que Ele jamais teria dito.
- Quando alguém pedia provas das tais placas de ouro, Joseph Smith sempre se recusava a mostrá-las a qualquer que lhe pedisse provas de suas existências. Segundo ele, somente três pessoas poderiam ser suas testemunhas: Oliver Cowdery, David Whitner e Martins Harris.
- Cowdery, Whitner e Harris são citados em "O testemunho do profeta Joseph Smith" como os três homens que viram as placas de ouro a partir das quais Smith teria traduzido o Livro de Mórmon. Mas há um grande problema que o próprio Smith não contava com ele, o fato dele (Smith) chamar os três de "ladrões e mentirosos, demasiadamente maus para serem mencionados" (Smith, History of the Church, vol. IV, p. 461). Quem daria créditos a testemunhas mentirosas e de má fama como estas ? (segundo o próprio Smith).
- O volume do conteúdo do Livro de Mórmon era muito grande, já as pedras descritas por Joseph Smith pequenas demais para guardar todo o conteúdo, por isso, para conter tudo que descreveu deveria ter escrita microscópica ou miraculosa.
- E por fim, tantos erros gramaticais e de conteúdo tornam a obra do Livro de Mórmon obra de homem e não Palavra de Deus.
Igreja de Salt Lake City |
O profeta Joseph Smith
Como qualquer movimento religioso, todo seguimento costuma ter o caráter de seu líder ou fundador (vejamos o caso do Cristianismo, o caráter de Cristo deve estar impresso em seus seguidores, pois seu caráter foi incomensurável, lindo, perfeito), no caso de Smith, ao lermos a história de sua vida fica mais fácil entender o mormonismo. Joseph Smith foi um falso profeta ou não? Como poderíamos responder a esta pergunta? Com certeza, à Luz da Bíblia.
Como saber se alguém é um falso profeta?
O próprio Deus nos informa como avaliar algum pretenso profeta, se este fala inspirado por Deus ou se tal fala por si mesmo; se avaliarmos segundo a Palavra de Deus, saberemos se o que foi profetizado veio de um profeta verdadeiro ou se de um falso profeta. Leiamos o que está escrito em Deuteronômio 18:20-22 e 13:1-3:
"O profeta que presumir falar alguma coisa em meu nome, que eu não lhe mandei falar, ou o que falar em nome de outros deuses, esse profeta será morto. Se disseres no teu coração: 'Como conhecerei a palavra que o Senhor não falou?' Sabe que quando esse profeta falar em nome do Senhor, e a palavra dele não se cumprir nem suceder como profetizou, esta é a palavra que o Senhor não disse; com soberba a falou tal profeta: não o tenhas temor dele...quando um profeta ou um sonhador se levantar no meio de ti, e te anunciar um sinal ou prodígio, e suceder que o tal sinal ou prodígio, de que te houver falado, e disser: vamos após outros deuses, que não conheceste, e sirvamo-los, não ouvirás as palavras desse profeta ou sonhador".
Devemos nos ater noas seguintes situações: 1º. se a palavra proferida pelo profeta não se cumprir, é falso profeta; 2º. se a palavra proferida se cumprir, e o tal se valendo disso, conduzir as pessoas a servir outros deuses afastando o povo do Deus verdadeiro, é falso profeta. Amado amigo (a), as cosias de Deus só poderão ser usadas para levar o homem a Deus e para glorificá-Lo, Ele em hipótese alguma irá dividir a sua Glória com alguém (Is. 42:8).
Como saber se alguém é um falso profeta?
O próprio Deus nos informa como avaliar algum pretenso profeta, se este fala inspirado por Deus ou se tal fala por si mesmo; se avaliarmos segundo a Palavra de Deus, saberemos se o que foi profetizado veio de um profeta verdadeiro ou se de um falso profeta. Leiamos o que está escrito em Deuteronômio 18:20-22 e 13:1-3:
"O profeta que presumir falar alguma coisa em meu nome, que eu não lhe mandei falar, ou o que falar em nome de outros deuses, esse profeta será morto. Se disseres no teu coração: 'Como conhecerei a palavra que o Senhor não falou?' Sabe que quando esse profeta falar em nome do Senhor, e a palavra dele não se cumprir nem suceder como profetizou, esta é a palavra que o Senhor não disse; com soberba a falou tal profeta: não o tenhas temor dele...quando um profeta ou um sonhador se levantar no meio de ti, e te anunciar um sinal ou prodígio, e suceder que o tal sinal ou prodígio, de que te houver falado, e disser: vamos após outros deuses, que não conheceste, e sirvamo-los, não ouvirás as palavras desse profeta ou sonhador".
Devemos nos ater noas seguintes situações: 1º. se a palavra proferida pelo profeta não se cumprir, é falso profeta; 2º. se a palavra proferida se cumprir, e o tal se valendo disso, conduzir as pessoas a servir outros deuses afastando o povo do Deus verdadeiro, é falso profeta. Amado amigo (a), as cosias de Deus só poderão ser usadas para levar o homem a Deus e para glorificá-Lo, Ele em hipótese alguma irá dividir a sua Glória com alguém (Is. 42:8).
Profecias não cumpridas
A seguir, iremos apresentar algumas profecias de Joseph Smith que não se cumpriram e por fim não suportaram um exame minucioso da exatidão divina:
- Profecia sobre a Nova Jerusalém e seu Templo. Smith vaticinou que a Nova Jerusalém e o seu templo deveriam ser erguidos no Estado de Missouri, nos Estados Unidos, nesta geração (Doutrinas e Pactos, seção 84:1-5). Para confirmar a pretensa "profecia" de Samith, Orson Pratt, apóstolo do mormonismo, declarou categoricamente: "Os Santos dos Últimos Dias esperam o cumprimento desta profecia durante a geração em existência, em 1832, da mesma forma como o sol nasce e se poe. - Por quê? - Por que Deus não pode mentir. Ele cumprirá todas as suas promessas" (Revista de Discursos, vol. IX, p. 71). Como podemos atestar hoje, nada disso aconteceu.
- Em uma outra "profecia", Smith afirma que a casa de Nauvoo haveria de permanecer e pertencer à sua família para sempre (Doutrinas e Pactos, Seção 124.56-60). Sabe o que aconteceu após a sua morte? Os mórmons deixaram a cidade e a sua casa não pertence a nenhum de seus familiares.
- Smith afirmou que o texto de 2ª Nefi 3:14 se referia a el, dizendo que seus inimigos seriam confundidos e destruídos por que queriam destruí-lo. Porém ele foi morto a tiros na prisão de Cartthage, em Illinois, no dia 27 de junho de 1844.
- Smith falou que Jesus Cristo devia nascer em "Jerusalém", que é a terra de nossos antepassados (Alma 7:10), porém a Bíblia diz que Jesus nasceria em Belém da Judéia (Miq. 5:2) e a profecia bíblica se cumpriu com fidelidade (Mat. 2:1).
- Em 1835, Smith profetizou o seguinte sobre a vinda do Senhor: "a vinda do Senhor está próxima...até mesmo 56 anos deviam terminar a cena" (History of the Church, vol. II, p. 182).
- Também fez uma curiosa profecia sobre os "habitantes da lua". Segundo ele os habitantes da lua têm o tamanho mais uniforme que os habitantes da Terra, cerca de 1,83cm de altura. Vestem-se muito à moda dos quakers, e seu estilo é muito geral, com quase um só tipo de moda. Tem vida longa, chegando geralmente a quase mil anos" (Revista de Oliver B. Huntinton, vol. II, p. 166). Com certeza ele nem imaginava que com nossa tecnologia hoje é possível saber que na lua não há nenhuma forma de vida como a citada por ele.
Destruindo os sofismas
Ainda que alguns pontos do credo do mormonismo sejam "parecidos" com os do cristianismo, não significa que comungam dos mesmos princípios que os cristãos autênticos que creem na Bíblia. Apesar de haver sinceridade em muitos, a sinceridade não poderá estabelecer a veracidade. Falar que o mormonismo compartilha a mesma fé que o cristão bíblico compartilha não é correto, se compartilhassem os mesmos princípios seriam chamados de cristãos, não mórmons. Vejamos a diferença:
- O "deus e o cristo" revelados no mormonismo não são os mesmos revelados na Bíblia;
- No mormonismo a doutrina do pecado é diferente da mostrada na Bíblia;
- A obra expiatória de Cristo tem significado bem diferente para o mormonismo;
- Ainda que afirmem crer nos "princípios e ordenanças do Evangelho", o mormonismo os faz monopólio próprio;
- Para eles a igreja cristã fracassou, e o mormonismo com toda a sua hierarquia seria a única igreja verdadeira ;
- Para eles a Bíblia é um livro imperfeito, e precisa do complemento do Livro de Mórmon, Doutrinas e Pactos e A Pérola de Grande Preço;
- Creem na revelação progressiva de Deus com o intuito de estabelecer a canonicidade do Livro de Mórmon, como também das "revelações de Joseph Smith;
- Para o mormonismo, na manifestação de Cristo, a América do Norte, e não Israel, será a sede do seu governo milenar;
Outros erros doutrinários:
sobre a Bíblia
- Seria cheia de erros;
- precisa de complementação de outros livros que para eles seriam as obras-padrão da igreja, seus nomes são: O Livro de Mórmon, Doutrinas e Pactos e A Pérola de Grande Valor;
- é possível alcançar a divindade pelas ordenanças do evangelho Mórmon (e isso atrai muita gente).
Sobre Deus
- Veja esta concepção de Deus e comparemos com a Bíblia para ver se podem permanecer de pé: "Agora ouvi, ó habitantes da terra, judeus e gentios, santos e pecadores! Quando nosso pai chegou ao jardim do Éden, entrou nele com um corpo celestial, e trouxe consigo Eva, uma de suas esposas. Ele ajudou a organizar o mundo. Ele é Miguel o Arcanjo, o Ancião de Dias! acerca de quem santos homens tem escrito e falado-ele é o nosso pai e nosso Deus, e o único Deus com quem devemos lidar" (Brigham Young, Revista de Discursos, vol. Lpp. 50-51). Esta doutrina é extremamente anti-bíblica.
- Creem em uma tríade, ou seja, três deuses.
Sobre Jesus
- É muito difícil falar desses assuntos, porque são claramente anti-bíblicos. "Ele (Jesus) não foi gerado pelo Espírito Santo..." (Revista de Discursos, 1-50);
- "Jesus Cristo foi polígamo: Maria e Marta, as irmãs de Lázaro, eram suas esposas pluralistas, e Maria Madalena era outra. Também a festa nupcial de Caná da Galiléia, onde Jesus transformou água em vinho, realizou-se por ocasião de um dos seus casamentos" (Brigham Young, Wife nº 19,384).
- Jesus não é Deus, é irmão de Lúcifer e dos homens.
Sobre a igreja
"É evidente que a igreja foi literalmente expulsa da Terra; nos primeiros dez séculos que seguiram logo após o ministério de Cristo, a autoridade do sacerdote foi perdida entre os homens, e nenhum poder humano poderia restaurá-la. Mas o Senhor, em sua misericórdia, providenciou o restabelecimento de sua igreja nos últimos dias, e pela última vez...Foi já demonstrado que essa restauração foi efetuada pelo Senhor através do "profeta" Joseph Smith" (Meditação e Expiação, pp. 170, 171, 178).
Sobre o casamento
"O matrimônio, na teologia mórmon, é um contrato sagrado, ordenado divinamente. Sob a autoridade do sacerdote, um homem e uma mulher são casados não somente para essa vida como maridos e esposas legais, mas também para a eternidade" (Quem são os Mórmons?, p. 13).
O que diz a Bíblia sobre essas doutrinas?
O maior árbitro da fé cristã é a Palavra de Deus, jamais "visões" de homens, não importando quem eles sejam. À Luz da Palavra de Deus qualquer ensino que ao ser provado contradisser o que está escrito na Bíblia, não deverá ser aceito. A Bíblia é um livro que fala por si mesmo, pois é a Palavra do Senhor que é eterna (Sal. 119:89; I Ped. 1:25); é inspirada por Deus (II Tim. 3:16; Jer. 36:2); é poderosa (Rom. 1:16; Ef. 6:17); digna de confiança (Mat. 5:18; I Reis 8:56; Luc. 21:33); é pura (Sal. 19:8); é santa, justa e boa (Rom. 7:12); é perfeita (Sal. 19:7; Rom. 12:2); é verdadeira (Sal. 119:142). Conforme todos os estudiosos da Bíblia e as descobertas arqueológicas, esta permanece inalterada em seu conteúdo literário e doutrinário.
Deus em sua Palavra
- Deus e Adão são pessoas distintas, enquanto o primeiro é o Criador (Gen. 1:26), o segundo é criatura (Gen. 1:27);
- Deus não é homem (Num. 23:19);
- Deus é Espírito (Jo. 4:24);
- Deus é Imutável (Mal. 3:6);
- Deus é Eterno (Sal. 102:26-27).
Jesus em sua Palavra
- Foi gerado por obra e graça do Espírito Santo (Luc. 1:35);
- Dizer que Jesus era casado e que as bodas de Caná da Galiléia foi a festa do seu próprio casamento, demonstra desconhecimento quanto às verdades e interpretação contidas em João 2:2, e o que é pior, constitui-se num ultraje a Pessoa de Cristo, nosso Salvador Bendito.
A Igreja na Palavra
- A Igreja foi estabelecida por Jesus (Mat. 16:18;
- A Igreja está fundamentada em Jesus (Mat. 16:16-18);
- A Igreja é vitoriosa sobre o poder do inferno pelo poder de Jesus (Apoc. Mat. 16:18);
- A Igreja será salva da Tribulação pelo poder de Jesus (Apoc. 3:10);
- A Igreja será glorificada por Jesus (Ef. 5:25-27). A Igreja de Cristo tem sofrido muitas perseguições, rejeições pelos arrogantes e poderosos no decorrer dos séculos, porém tem sido sustentada e tem triunfado por causa do poder de Cristo.
O casamento na Palavra
Aqueles que forem ressuscitados, serão como anjos, não se casam nem se dão em casamento (Mat. 22:30), mas o mórmons insistem em dizer que os casados serão maridos e mulheres para a eternidade.
Por isso amados, para que evitemos erros tão grosseiros, termino com as sábias palavras de Jesus Cristo, a Fiel Testemunha: "E Jesus, respondendo, disse-lhes: Porventura não errais vós em razão de não saberdes as Escrituras nem o poder de Deus?"
Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. (Ef. 6:11)
E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade. (Ef. 4:24).
Para mais informações sobre esta seita, acesse:
Fontes pesquisadas:
Religiões: um sinal do fim. Santana, pr. Maurício
Seitas e heresias. Oliveira, Raimundo
Seitas e heresias. Diversos autores
www.wikipedia.org.br
eu adorei a postagem, muito bem embasado, completo, um resumo de tudo.muito dinâmico o desenrolar do assunto. dou graças a DEUS por este site que muito nos enriquece.e fico grato tbm por sua participação constante em meu blog e seus comentários que muito me alegra.fica c/ DEUS. http://prjoseiadrn.blogspot.com/
ResponderExcluirGraça e paz pr. José, quanta honra ter comentários como os seus em nosso espaço!
ExcluirMuito obrigado por deixar seu comentário. Saber que os assuntos abordados em nosso blog estão trazendo tanto conhecimento com apoio nas Escrituras como também enriquecendo nossos leitores é algo muito gratificante para nós, pois isso nos motiva cada vez mais a trabalhar para propagar a Palavra de Deus. Que Ele possa nos dar disposição e graça para este trabalho tão nobre. Deus o abençoe pr. José.
Felicitações amigo...lendo isso aqui pude entender mais sobre MATEUS 23:24 (Guias cegos!). Você se mostrou ser mais um desses. Eu conheço muito bem o mormonismo, posso afirmar pra qualquer um aqui, NÃO ACREDITEM NESSA BABOSEIRA. Constatei verdades eu admito, mas misturadas com mentiras (e quem é o pai da mentira?).. Enfim você fala demais e demonstra grande conhecimento para que um leigo caia no seu papo, mas apenas um leigo. Quem realmente quer saber a verdade a buscará na fonte! abraços.
ResponderExcluirOlá, ‘Anônimo’, já é assim que você se identificou...
ExcluirGeralmente quando cremos ou acreditamos em alguma coisa costumamos dar prova de nossa fé, mas parece que não é o seu caso, não comentou mostrando o nome e o rosto porque de fato, não acredita naquilo que falou.
Se você ler todo o artigo verá que não são palavras infundadas, primeiro porque foram buscadas fontes bíblicas as quais não coadunam com o que ensina o ‘mormonismo’; segundo, outras fontes de pesquisas foram usadas, as quais foram pesquisadas por homens de reconhecido caráter, caso que parece ser diferente do “profeta” Smith.
Quando você fala de ‘guias cegos’ fala até com certa força, porém, não se esqueça de que, quando nos chama de ‘guias cegos’ primeiro é necessário lembrar que nós deixamos bem claro que nossa fé está única e exclusivamente firmada na Palavra de Deus e que não aceitamos, de forma alguma, mentiras extra-bíblicas, caso das invenções de Smith.
Detalhe, todas as vezes que mostramos os erros da seita em questão, mostramos suas discrepâncias com a Palavra de Deus, e, se falamos dos erros mostramos todos eles. E no seu caso quando fala que foram mostradas mentiras no texto, onde estão? Primeiro falamos que há erros nos ensinos da seita e erros heréticos, inclusive. Mas você fala de ‘mentiras misturas com verdades’ e não as apontou no texto! Isso sim é querer enganar pessoas, deixando sempre lacunas, e, nesse caso, é onde os leigos são enganados. E para terminar, a Fonte que as pessoas devem buscar para sair de qualquer erro, é a Palavra de Deus, que ao contrário do que disse Smith, não carece de acréscimos.
Abraços. Leia a Bíblia, pois somente ela tem o verdadeiro alimento para nossa alma. Deus abençoe.