CONTATO

E-MAIL PARA CONTATO:
oucaapalavradosenhor@oucaapalavradosenhor.com

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Descontos para céu e inferno: agência de turismo oferece pacotes de fim do mundo em 21 de Dezembro

O dia 21 de dezembro de 2012 é uma data que representa o fim de um ciclo no calendário maia e está considerado por alguns como o último dia da humanidade.

Pensando no lado comercial do grande acontecimento, o site de uma agência de turismo na Ucrânia começou a oferecer 'tudo incluído' em pacotes para o paraíso e para o inferno com grandes descontos.

Segundo publicação RT, a loja anuncia promoções onde quem compra o pacote 'Paradise All Inclusive’ poderá desfrutar de um lugar reservado no paraíso, recebe um documento comprovativo do registo no livro da Luz, um bilhete do “vôo” para o céu em primeira classe, um visto e um guia para a glória.

Já o pacote 'Hell All’ garante ao seu titular uma reserva no inferno, um bilhete para uma queda livre em tártaro, um visto, e também um guia contendo um curso de "sobrevivência" no submundo.

Pague seus pecados com desconto antes do mundo acabar

Iniciativa de igreja católica “limpa a alma” por 35 reais

Pague seus pecados com desconto antes do mundo acabar
O temor de que o fim do mundo se aproxima parece ter tomado conta de parte dos habitantes do planeta. Mas algumas iniciativas parecem mostrar que muita gente quer lucrar algo com isso.

Um site russo de compras coletivas está oferecendo “cupons de desconto” para a absolvição de pecados com uma economia de 50%. Membros da Igreja Católica se oferecem para apagar os pecados dos interessados pela módica quantia de 500 rublos (cerca 35 reais).

Irã possui bomba nuclear três vezes maior que as de Hiroshima e Nagasaki

Projeto nuclear não teria fins pacíficos e revela perigo contra Israel

Irã possui bomba nuclear três vezes maior que as
de Hiroshima e Nagasaki
Após meses de debates sobre a veracidade do programa nuclear existir com fins bélicos, um relatório da agência de notícias Associated Press confirmou que inspetores da Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA) sabem que o Irã está construindo uma grande bomba nuclear.

Os diagramas divulgados no início desta semana mostram os cálculos do “rendimento explosivo nuclear”, indicando que se trata de uma carga de 50 quilotons.

Funcionários da IAEA, que falaram à agência de notícias, confirmaram que a agência teve acesso às plantas e dizem estar frustrados com a forma como as potências ocidentais estão lidando com essa situação perigosa e urgente.

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Cidade da Áustria é “invadida por demônios”

Tradição local durante festival de inverno mostra o ressurgimento do paganismo

Cidade da Áustria é “invadida por demônios”
A antiga tradição de oferendas a deusas pagãs europeias (as Perchten) consideradas bruxas nocivas e perigosas para a alma cristã parece estar de volta. Em uma Europa que cada vez mais rejeita sua tradição cristã, este ano voltaram com força total às ruas de Salzburgo (Suíça) e no Tirol (Áustria).

Máscaras com feições demoníacas são usadas em procissões e festas nas regiões montanhosas da Áustria e Suíça. Isso faz parte dos costumes tradicionais de Natal, e para espantar os espíritos que trazem o inverno.

Até o século 16, a tradição dizia que as Perchten tinham duas apresentações: as bonitas e benévolas (Schöne Perchten) e as feias e escuras (Finster Perchten). Enquanto as primeiras eram adornadas com fitas, correntes douradas, folhagens e flores, as outras se mostravam com garras, presas afiadas, chifres e peles de animais.

Campanha de jejum e oração em favor de cristãos presos no Togo

Eles foram acusados de fazerem parte de uma rede de tráfico de sangue, mas não há provas contra os dois cristãos

Campanha de jejum e oração em favor de cristãos presos no Togo
Adventistas de todo o mundo estão organizando uma mobilização de oração em favor de dois cristãos que estão presos no Togo, um país localizado na Costa Oeste da África.

O dia marcado para esta grande campanha de jejum é 1º de dezembro, ao longo deste dia um grande clamor será levantado pedindo pela libertação de Antonio dos Anjos Monteiro e Bruno Amah.

Esses dois cristãos foram detidos em março de 2012 sob a acusação de conspiração para cometer assassinato depois que ambos foram acusados de fazer parte de uma suposta rede de tráfico de sangue naquele país.

No site www.pray4togo.com encontramos a explicação desta história, o acusador já havia confessado o assassinato de cerca de 20 jovens, alegando que trabalhava para um esquema criminoso de tráfico de sangue humano.

Monteiro nasceu em Cabo Verde e mora em Togo desde 2009 atuando na sede administrativa da Igreja Adventista conhecida como União Missão Sahel, em Lomé.

Policiais realizaram uma busca na residência do pastor para tentar encontrar provas de que ele estaria envolvido no crime, mas nada foi encontrado. Diversos advogados e ativistas de direitos humanos estão se mobilizando para tentar libertar os dois acusados.
Fonte: Gospel Prime

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

"Por que JESUS é chamado de Filho do homem"

De acordo com o hebraico, a expressão "filho de" denota relação e participação. Por exemplo: "Os filhos do reino" (Mat. 8:12) são aqueles que hão de participar das verdades e bênçãos concernentes ao reino de Deus. "Os filhos da ressurreição" (Luc. 10:36), são aqueles que participarão da vida ressurreta. Um "filho da paz" (Luc. 10:6), é uma pessoa que possui um caráter pacífico.

Dessa maneira, "Filho do homem" vem a ser uma designação para o homem em seu estado de debilidade e impotência. Refere-se à condição humana de Jesus. Neste sentido, o título é aplicado cerca de oitenta vezes a Ezequiel.


Fonte:

A Bíblia Responde. 2ª Ed. Rio de Janeiro: CPAD, 1983

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Magno Malta visita missionários presos no Senegal

Senador disse que Brasil e Senegal vivem uma ‘crise política’

Magno Malta visita missionários presos no Senegal
Os missionários, José Dilson da Silva e Zeneide Novaes, receberam a visita do senador Magno Malta acompanhado dos deputados federais, Paulo Freire e Roberta Fonseca. A comitiva esteve na carceragem de Mbour, na África para ouvir a versão dos missionários presbiterianos sobre as acusações que mantem ambos presos.

José Dilson e Zeneide Novaes estão presos no Senegal há 15 dias sob acusação de recolher menores de ruas sem autorização do governo do Senegal. Eles foram presos no final de outubro por estarem evangelizando crianças muçulmanas.

Ninguém sabe o que acontece quando morremos, diz Rob Bell

O pastor é destaque nas páginas amarelas da revista Veja desta semana

Ninguém sabe o que acontece quando morremos, diz Rob Bell
Polêmico por afirmar que o inferno não existe, o pastor Rob Bell é destaque na revista Veja desta semana explicando seu desligamento da mega-igreja Mars Hill Church e falando sobre suas experiências como líder religioso.

O livro “O Amor Vence”, onde Bell questiona que Deus não deixará que ninguém vá para o inferno, está sendo lançado no Brasil pela Editora Sextante depois de causar muitas críticas nos Estados Unidos e depois de vender milhares de exemplares.

“Acredito em céu e inferno como dimensões da nossa existência aqui e agora. E acredito que céu e inferno são realidades que se estendem para a dimensão para a qual vamos ao morrer, mas aí já entramos no campo da pura especulação”, diz o pastor americano.

Nesta entrevista Bell confessa ser adepto do universalismo, acreditando que todas as pessoas serão salvas no final. “Para mim é incompreensível um cristão que não considera a salvação universal como a melhor saída, a melhor história. Para mim, acreditar nisso é um dever de qualquer pessoa boa”.

Quem é a Luz do mundo, os crentes ou JESUS?

"Vós sois a luz do mundo"
"Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte..." 
Mateus 5:14

De fato, existem algumas passagens bíblicas que são um tanto difíceis de explicar, como é o caso desta passagem onde Jesus afirma aos discípulos que "eles são a luz do mundo". Porém, no Evangelho de João 9:5, Jesus declarou: "...Sou a luz do mundo." Então, como resolver este problema, quem é a luz do mundo, Jesus ou os seus discípulos?

Tanto Jesus como os discípulos são a luz do mundo. Jesus é a luz primária, e nós, seus discípulos, somos a luz secundária. Assim como a luz do sol é para a lua, Jesus é a fonte da luz, e nós somos os refletores dessa luz. Jesus disse: "Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo" (Jo 9:5). Agora que ele não mais está aqui, nós somos sua luz, refletida para o mundo.

Fonte de pesquisa:
GEISLER, Norman; HOWE, Thomas. Manual Popular de Dúvidas, Enigmas e "Contradições" da Bíblia. 1ª Ed. São Paulo: Mundo Cristão, 1999.
GoogleImages.pt

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Cientistas espanhóis confirmam 'efeito Pinóquio' em mentirosos

Pesquisadores da Universidade de Granada na Espanha, afirmam que, por meio de pesquisas através das técnicas da termografia, técnica usada para analisar a temperatura do corpo humano, é possível demonstrar aquilo que eles estão chamando de “efeito Pinóquio”. Porém, no lugar da mentira fazer o nariz crescer, foi comprovado que a temperatura da ponta do nariz muda quando alguém diz alguma mentira. Segundo a pesquisadora da Faculdade de Psicologia de Granada, Elvira Lopes, a técnica já era usada em países como o Japão para detectar infecções em grupos grandes de pessoas, mas na Psicologia é algo pioneiro.

A mentira é um dos males mais antigos do mundo. Quem am algum momento nunca fez uso dela? Foi com ela que a serpente enganou a Eva (Gên. 3); foi com ela que Simeão e Levi enganaram a Hamor e a seu filho Siquém, depois deste violentar Diná sua irmã, matando-os a espada e a todo o macho na cidade deles (Gên. 34). Foi por meio da mentira que Jacó enganou o seu pai Isaque para receber o direito de primogenitura no lugar de Esaú, seu irmão (Gên. 27). E além destes exemplos, temos muitos outros nas narrativas bíblicas e fora delas, tanto de pessoas piedosas como de pessoas perversas que fizeram uso dessa ferramenta para enganar e obter algum tipo de vantagem sobre outra pessoa. Para nós cristãos, o apóstolo Paulo dá um bom conselho acerca da mentira: "Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do velho homem com os seus feitos..." (Col. 3:9).

A história de Pinóquio (Pinocchio – italiano – Pinhão) boneco de madeira que deu nome à pesquisa espanhola, foi uma obra escrita por Carlo Collodi, escritor e jornalista italiano do século XIX.

Veja o vídeo da reportagem:

Vídeo: YouTube
Com informações de: Portal Terra

Palestinos têm acesso limitado à Esplanada das Mesquitas

A medida foi dada depois que 55 homens foram detidos na Cisjordânia

Por tempo indeterminado apenas homens maiores de 40 anos e que tenham um documento de identidade emitido pelas autoridades israelenses poderão ir à Esplanada das Mesquitas.

A medida foi anunciada nesta sexta-feira (23) e se trata de um sistema de precaução para evitar novos ataques palestinos em Israel.

“Apenas homens maiores de 40 anos e com documento de identidade emitido pelas autoridades israelenses poderão ir à Esplanada das Mesquitas, cujo acesso permanecerá liberado para as mulheres”, disse mais cedo o porta-voz da polícia Luba Samri.

Autor cristão mostra como ter bons relacionamentos com família, amigos e entre pais e filhos

Bons relacionamentos entre pais e filhos, amigos e familiares podem ser construídos a base de princípios cristãos.

A Editora Mundo Cristão recentemente lançou uma série de livros que trazem conselhos e orientações nessa área de psicólogos, estudiosos apologéticos cristãos internacionalmente conhecidos.

Nos livros ‘#ficadica pra ser mais esperto’, ‘Arrase’ e ‘É seu filho, não um hamster’, o leitor vai poder encontrar estudos devocionais para ajudar nos relacionamentos do dia a dia.

Confira algumas obras:

#ficadica pra ser mais esperto

                                    (Foto:Divulgação)

Mundo Cristão ‘#ficadica pra ser mais esperto’

Escrito por Ed Strauss e traduzido por David Araújo, #Ficadica pra ser mais esperto se baseia no texto de Lucas 2.52: “Jesus ia crescendo em sabedoria, estatura e graça diante de Deus e dos homens”. Este livro, com noventa estudos devocionais em forma de dicas, tem como objetivo ajudar os garotos a se tornarem mais parecidos com Jesus.


Arrase

A obra oferece 90 dicas sobre assuntos variados, como amizade, relacionamento com os pais, namoro e muitas outras coisas que, segundo a Mundo Cristão, farão diferença para quem quer brilhar no look e na vida! Traz ainda contos divertidos, versículos e reflexões para o dia a dia.

A linguagem e a aparência do livro foram feitas para combinar perfeitamente com as garotas, contém letras roxas, detalhes rosas, corações e flores na numeração das páginas. Os boxes “Você sabia...”, “Fala Sério”, “Como arrasar na escola” servem como complemento e diferencial para a leitura.

                                                                                          (Foto: Divulgação)
Mundo Cristão lança o livro Arrase

É seu filho, não um hamster

De acordo com a Mundo Cristão o Dr. Leman vai ajudar os pais a assentarem uma base firme para um relacionamento durante toda a vida com os filhos. Ao ler esta obra e seguir os seus mandamentos, os pais vão respirar aliviados durante o processo de educação dos filhos, vão compartilhar mais risadas em família e aliviar o estresse, além de construir lembranças das quais os filhos jamais irão esquecer.

                                                                                                           (Foto: Divulgação)
Mundo Cristão lança É seu filho, não um hamster
                                                                                                                 

domingo, 25 de novembro de 2012

Atual conflito entre Israel e Palestina pode ser cumprimento de profecia? teólogo comenta

A pesar do acordo cessar-fogo entre Israel e Palestina selado esta semana com mediação do Egito, Israel mantém fortes medidas de segurança, após a morte de um palestiniano ontem na Faixa de Gaza. Um porta-voz do exército israelita afirmou que palestinianos tentaram infiltrar-se em Israel e os soldados reagiram, disparando tiros de aviso.

                                                (Foto: Reuters)
O surto de violência no âmbito do conflito israelo-palestiniano, iniciado a 15 de novembro, provocou 168 mortos, dos quais 163 palestinianos. Tal conflito levanta especulações por parte dos evangélicos com relação a um possível cumprimento de profecia que indica acontecimentos apocalípticos.

O pesquisador religioso e teólogo Johnny Bernardo esclarece algumas questões. Em entrevista ao The Christian Post, o teólogo cita que é possível comparar os atuais acontecimentos com passagem de Ezequiel, que cita conflitos entre Israel e nações próximas. Entretanto, ele diz que é preciso ter cautela nas especulações.

sábado, 24 de novembro de 2012

Evangélica há 45 anos, mãe de Joaquim Barbosa confessa que orou muito pelo filho

Nesta quinta-feira (22), uma grande festa foi realizada para a posse do ministro Joaquim Barbosa como presidente do Supremo Tribunal Federal.

“O que eu dei foi oração”, diz mãe do ministro
Joaquim Barbosa
Além da presença da presidente Dilma Rousseff, parentes, amigos e artistas, estava na primeira fila a mãe, Benedita que confessou que orou muito pelo filho.
“O que eu dei foi oração, ele lutou por conta própria”, disse ela que é evangélica, membro da Assembleia de Deus há 45 anos.

De acordo com publicação Folha, ao falar do filho, ela afirmou que o ministro é um batalhador que traçou o próprio caminho. Ela ainda comentou que não preparou nada de especial para Barbosa no dia da posse e que ficou feliz em conseguir dar um abraço no filho antes da cerimônia.

Em seu discurso na posse, Joaquim Barbosa ressaltou que os cidadãos ainda não são tratados de forma igualitária no Brasil, especialmente no que se refere ao acesso à Justiça.

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

A Bíblia e a Teoria da Evolução

www.oucaapalavradosenhor.com
A Bíblia ensina claramente a doutrina de uma criação especial, ou seja, que Deus criou cada criatura "conforme a sua espécie" (Gn 1.24). Isto quer dizer que cada criatura, seja homem ou animal, foi criada como a conhecemos hoje.

A TEORIA EVOLUCIONISTA

No decorrer dos séculos, mais precisamente no século passado e no atual, muitas vãs filosofias, falsos ensinos e teorias insustentáveis têm procurado lançar dúvida sobre o relato bíblico da Criação.

CHARLES DARWIN

Entre as teorias que se têm insurgido contra a doutrina criacionista, destaca-se a da evolução, concebida e largamente difundida pelo naturalista inglês Charles Darwin, que viveu entre 1809 e 1889. De dezembro de 1831 a outubro de 1836, Darwin viajou como naturalista a bordo do "Beagle", um navio de pesquisas, em expedição científica. Ao longo dessa expedição visitou as ilhas do Cabo Verde e outras ilhas do Atlântico, e bem assim as costas da América do Sul, as ilhas Galápagos, perto do Equador, a Ilha Tarti, Nova Zelândia, Austrália, Tasmânia, a Ilha Keeling, as ilhas Falkland (Malvinas), as ilhas Maurícias, as ilhas de Santa Helena e Ascensão, e o Brasil.

Foi o estudo dos bancos de corais que de modo especial o interessou e o levou a formular a sua teoria da transmutação de espécies e a "seleção natural" pela qual ficou famoso. Em novembro de 1859, Darwin publicou seu livro "A Origem das Espécies", ou a preservação das raças favorecidas na luta pela vida.

Desde então este livro veio a se tornar a Bíblia da causa evolucionista.

Não obstante Darwin, antes de morrer, tenha abandonado essa teoria por ele pregada ao longo de sua vida, ainda hoje ela é aceita e disseminada, principalmente nos círculos acadêmicos e universitários.

CONCEITO DA ORIGEM DO HOMEM

A teoria evolucionista tem como ponto de partida a afirmação de que o homem e os animais em geral procedem de um mesmo tronco, e que hoje, homem e animal são um somatório de mutações sofridas no decorrer de milênios. Em suma: o homem de hoje não é o homem do princípio.

Desse conceito surgiu o ensino estúpido de que o homem de hoje é um macaco em estágio mais desenvolvido. E, para produzir maior confusão, a teoria da evolução coloca o início da vida humana na Terra a milhões de anos antes do tempo indicado pala Bíblia.

APENAS UMA TEORIA

É bom lembrar que, quando tratamos da evolução, estamos lidando com uma teoria, com suposições, e não com uma ciência.

www.oucaapalavradosenhor.com
"Charles Darwin conspirou contra a Bíblia, ao criar a teologia da evolução"
Se você ler um compêndio sobre evolução, há de encontrar com muita frequência chavões tais como: "crê-se que...", "admite-se que...", "talvez...", "possivelmente...", "mais ou menos...", etc.

Assim tão vulnerável e falha, conseqüentemente o sistema que ela advoga não há de subsistir diante do argumento das Escrituras (Gn 2:7).

De acordo com a Bíblia, o homem já foi feito homem. O chamado "Homem de Neanderthal" ou o "Homem de Heidelberg" não têm em si nenhum elemento, por menor que seja, capaz de provar que o homem, no princípio, tivesse as características de um macaco encurvado. O africano de elevada estatura, o pigmeu, o asiático de nariz achatado, o negro com suas características distintivas — todos são o resultado de variações comuns dentro da família humana.

Assim, também o homem da antiguidade variava de um para o outro, e também se diferenciava de nós, hoje em dia.

ARGUMENTOS CONTRA O EVOLUCIONISMO

O argumento bíblico, a partir do primeiro capítulo de Gênesis, é que a raça humana descende de um só casal, Adão e Eva (Gn 1:28), criado por Deus no princípio. A narrativa subseqüente ao capítulo 1 de Gênesis mostra claramente que as gerações que surgiram até o Dilúvio permaneceram em contínua relação genética com o primeiro casal, de maneira que a raça humana constitui não somente uma unidade específica, uma unidade no sentido de que todos os homens participam da mesma natureza, mas também uma unidade genética e genealógica. Este fato é cristalino em Atos 17:26.

Muitos argumentos se somam em apoio à ideia bíblica da unidade da raça humana, dentre os quais se destacam os seguintes:

ARGUMENTO TEOLÓGICO

Romanos 5:12-19 e I Coríntios 15:21-22 indicam a unidade orgânica da raça humana, tanto na primeira transgressão como na provisão de Deus para a salvação da raça humana na Pessoa de Jesus Cristo.

ARGUMENTO CIENTÍFICO

A ciência tem confirmado, de diferentes maneiras, o testemunho da Escritura com respeito à unidade da raça humana. Evidentemente, nem todos os homens de ciência creem nisso. Por exemplo, os antigos gregos tinham teoria autoctonista, segundo a qual os homens surgiram da Terra por meio de uma classe de gerações espontâneas. Como essa teoria não possuía fundamentos sólidos, logo foi desacreditada. Agassis, por sua vez, propôs a teoria dos coadamitas, segundo a qual existiram diferentes centros de criação. No ano de 1655, Peirerius desenvolveu e defendeu a teoria preadamita, que tem como origem a suposição de que havia homens na Terra antes que Adão fosse criado. Esta teoria foi aceita e difundida por Winchell, que, ainda que não negasse a unidade da raça humana, contudo considerava Adão como o primeiro homem só da raça hebraica, em vez de cabeça de toda a raça humana.

Em anos mais recentes, Fleming, sem ser dogmático sobre o assunto, disse haver razões para se aceitar que houve raças inferiores ao homem antes da aparição de Adão no cenário mundial, pelos idos do ano 5500 a.C. Segundo Fleming, essas raças, não obstante inferiores aos adamitas, já tinham faculdades distintas dos animais, enquanto o homem adamita foi dotado de faculdades maiores e mais nobres, e provavelmente destinado a conduzir todo o restante da raça à lealdade ao Criador. Falhando Adão em conservar sua lealdade a Deus, Deus o proveu de um descendente, que, sendo homem, era muito mais do que homem, para cumprir aquilo que Adão não foi capaz de cumprir. Na verdade, Fleming nunca pôde oferecer provas da veracidade dessa sua teoria.

ARGUMENTO HISTÓRICO

As tradições mais antigas da raça humana apontam decididamente para o fato de que os homens tiveram uma origem comum. A história das migrações do homem, por exemplo, tendem a demonstrar que tem havido uma distribuição de populações primitivas partindo de um só centro, isto é, de um mesmo lugar.

ARGUMENTO FILOLÓGICO

Os estudos feitos acerca das línguas da humanidade indicam que elas tiveram origem comum. Por exemplo, as línguas indo-germânicas encontram sua origem em uma língua primitivamente comum, na qual existem resquícios do sânscrito. Também há evidências que demonstram que o antigo Egito é o elo entre as línguas indo-europeias e as semíticas.

ARGUMENTO PSICOLÓGICO

A alma é a parte mais importante da natureza constitutiva do homem, e a psicologia revela claramente o fato de que as almas dos homens, sem distinção de tribo e nação a que pertençam, têm essencialmente as mesmas características. Possuem em comum os mesmos apetites, instintos e paixões, as mesmas tendências, e, sobretudo, as mesmas qualidades, as características que só existem no homem.

ARGUMENTO DA CIÊNCIA NATURAL

Os mestres de filosofia comparativa formulam juízo comum quanto ao fato de que a raça humana constitui-se numa só espécie, e que as diferenças entre as diversas famílias da humanidade são consideradas como variedades de uma espécie original. A ciência não afirma categoricamente que a raça humana procedeu de um só casal, mas a Palavra de Deus afirma isso com toda clareza em Atos 17:26.

A FORMAÇÃO DAS NAÇÕES

Das gerações anteriores ao Dilúvio, somente Noé, sua esposa, seus filhos Sem, Cão e Jafé e respectivas esposas escaparam e encabeçaram as gerações pós-diluvianas.

OS DESCENDENTES DE SEM

Dos cinco filhos de Sem procederam os caldeus, que povoaram a região marginal do Golfo Pérsico, parte sul e sudeste da Península Arábica, uma província ao oriente do rio Tigre e ao norte do Golfo Pérsico, a Assíria, às margens do rio Tigre, sudeste da Ásia Menor, a Síria e o território ao lado do lago de Merom, ao norte da Galiléia.

OS DESCENDENTES DE CÃO

Os descendentes de Cão povoaram as terras da África, da Arábia Oriental, da costa oriental do mar Mediterrâneo, e do grande vale dos rios Tigre e Eufrates. Existe uma opinião de que alguns dos descendentes de Cão emigraram para a China e que de lá passaram para as Américas, através do estreito de Bering e do Alasca.

OS DESCENDENTES DE JAFÉ

De Jafé descenderam as raças arianas, ou indo-europeias; os italianos, franceses, espanhóis, formando o povo latino. Seus descendentes povoaram também a índia, Pérsia, Iugoslávia e a Áustria. Dele descendem ainda os celtas, os alemães e os eslavos que emigraram para as ilhas Britânicas, Gales, Escócia e Irlanda. Algumas das tribos germânicas emigraram para a Noruega, Suécia, Dinamarca, Alemanha Ocidental, Bélgica e Suíça.

O HOMEM FOI CRIADO POR DEUS

A Bíblia nos apresenta um duplo relato da origem do homem, harmônicos entre si. Ambos estão em Gênesis 1:26-27 e 2:7. Partindo desses textos e de todo o contexto que trata da obra da criação, conclui-se que:

A CRIAÇÃO DO HOMEM FOI PRECEDIDA POR UM SOLENE CONSELHO DIVINO

Antes de Moisés tratar da criação do homem com maiores detalhes, ele nos leva a conhecer o decreto divino quanto a essa criação, nas seguintes palavras: "Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança..." (Gn 1:26). A Igreja geralmente tem aceitado o verbo façamos, no plural, para provar a autenticidade da doutrina da Trindade. Alguns eruditos, porém, são de opinião que esta palavra expressa o plural majestático; outros a tomam como plural de comunicação, no qual Deus inclui os anjos em diálogo
com Ele; e outros a consideram como o plural de auto-exortação. Tem-se verificado, porém, que estas três últimas opiniões são contrárias àquilo que pensam e expressam os pensadores e teólogos mais conservadores. Esses, como a Igreja, creem que o plural façamos é uma alusão direta à Trindade Divina em conselho para a formação do homem.

A CRIAÇÃO DO HOMEM É UM ATO IMEDIATO DE DEUS

Algumas das expressões usadas no relato da criação do homem mostram que isso aconteceu de uma forma imediata, ao contrário do que aconteceu na criação dos demais seres e coisas da criação em geral. Por exemplo, leia Gênesis 1:11-20 e compare com Gênesis 1:27. Qualquer indício de mediação na obra da criação que se acha contida nas primeiras declarações, referentes à criação das aves dos céus e dos seres marinhos, inexiste na declaração da criação do homem. Isto é, Deus planejou a criação do homem, levando-a a efeito imediatamente.

Note que isto é contrário ao que ensina o evolucionismo, que o homem é o resultado de uma série de transformações de outros elementos.

O HOMEM FOI CRIADO SEGUNDO UM TIPO DIVINO

Com respeito aos demais seres vivos, lemos que Deus os criou "segundo a sua espécie". Isto quer dizer que eles possuem formas tipicamente próprias de suas espécies. O homem não foi criado assim. Pelo contrário, Deus disse: "Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança..." (Gn 1:26). Assim, em todo o relato bíblico, o homem surge como um ser que recebeu de Deus cuidados especiais na sua criação.

OS ELEMENTOS DA NATUREZA HUMANA SE DISTINGUEM

Em Gênesis 2:7, vemos a distinção clara entre a origem do corpo e da alma, elemento espiritual do homem. O corpo foi formado do pó da terra, material preexistente. Na criação da alma, no entanto, não foi necessário o uso de material preexistente, mas sim a formação de uma nova substância. Isto quer dizer que a alma do homem foi uma nova criação de Deus. A Bíblia diz que Deus soprou nas narinas do homem, e "o homem foi feito alma vivente" (Gn 2:7).

O ESPÍRITO DO HOMEM

O espírito é o âmago e a fonte da vida humana, enquanto a alma possui essa vida e lhe dá expressão por meio do corpo. A alma sobrevive à morte porque o espírito a dota de capacidade; por isso alma e espírito são inseparáveis.

A ALMA DO HOMEM

A alma é a entidade espiritual, incorpórea, que pode existir dentro de um corpo ou fora dele (Ap 6:9).

O CORPO DO HOMEM

Dos três elementos que formam o ser humano, o corpo é aquele sobre o qual a Bíblia menos fala. Sabe-se, no entanto, que o corpo humano é o instrumento, o tabernáculo, a oficina do espírito (2 Co 5:1-4; I Cor 6:9). Ele é o meio pelo qual o espírito se manifesta e age no mundo visível e material. O corpo é o órgão dos sentidos e o laço que une o espírito ao universo material. Os filósofos pagãos falavam do corpo com desprezo, e consideravam-no um empecilho ao aperfeiçoamento da alma, pelo que almejavam o dia quando a alma estaria livre de suas complicadas roupagens. Porém as Escrituras tratam do corpo do homem como uma obra de Deus, o qual deve ser apresentado como oferta a Deus (Rm 12:1). O corpo dos salvos alcançará a sua maior glória na ressurreição, na vinda de Jesus (Jo 19:25-27; I Co 15; I Jo 3:2).

O HOMEM, IMAGEM E SEMELHANÇA DE DEUS


Um dos ensinos cardeais da Bíblia é que o homem foi criado à imagem e à semelhança de Deus, para obedecer-lhe, amá-lo, e segui-lo. Vestígios desta verdade encontram-se nos escritos de grandes vultos, até mesmo da literatura gentílica.

HOMEM, UMA DEFINIÇÃO

"Homem" vem do latim homo, palavra que, segundo opinião de alguns filólogos, vem de húmus (terra). No hebraico, língua original do Antigo Testamento, Adam, nome dado ao primeiro homem, Adão, é traduzido por "aquele que tirou sua vida da adamah", da terra. Em abril de 1985, a professora Lélia Coyne, pesquisadora da NASA (Agência Espacial dos Estados Unidos) e docente da Universidade de San José, na Califórnia, surpreendeu o mundo científico com a afirmação da descoberta de que a vida humana na Terra começou em estratos de uma argila muito fina e branca, o caulim, usado na indústria como branqueador de papel e isolante térmico. "Avançamos muito nesse terreno", disse a pesquisadora. "Falta-nos ainda a prova definitiva, mas já conseguimos o bastante para saber que estamos no caminho certo", acrescentou a doutora Coyne. "Se tivesse de apostar uma resposta ficaria com a teoria da argila", escreveu o astrônomo americano Carl Sagan, autor do "best-seller" Cosmos. "A argila pode ser comparada a uma fábrica de vida",  acrescentou em Glasgow, na Escócia, o bioquímico Graham Cairns-Smith.

Aquilo que para os cientistas e pesquisadores, mesmo os mais moderados, ainda é uma incerteza, para o crente, na Bíblia, é plena certeza. O homem foi formado do pó da terra (Gn 2:7).

O HOMEM, IMAGEM DE DEUS

O termo "imagem de Deus" relacionado ao homem, fala da indelével constituição do homem como um ser racional, e como um ser moralmente responsável. A imagem natural de Deus gravada no homem consiste nos seguintes elementos: o poder de movimento próprio, o entendimento, a vontade e a liberdade. Neste particular está a diferença marcante entre o homem e os animais irracionais.

O primeiro ponto de distinção entre o homem, como imagem de Deus, e os animais irracionais é a consciência própria. Das criaturas terrenas só o homem tem o dom de fixar em si mesmo o pensamento, e isto o faz consciente da sua própria personalidade. A faculdade que ele tem de proferir o pronome "EU" abre um abismo intransponível entre ele e os animais irracionais. Nenhum animal, mesmo o macaco, jamais pronunciou "EU", e a razão é que eles não têm consciência própria.

Como imagem de Deus que é, o homem se distingue dos irracionais ainda no seguinte:
  1. pelo poder de pensar em coisas abstratas;
  2. pela lei moral que se evidencia no seu comportamento em busca de uma perfeição maior;
  3. pela natureza religiosa que, em potencial, existe em cada ser humano;
  4. pela capacidade de fixar um alvo maior a ser alcançado no tempo e na eternidade;
  5. pela consciência da intensidade da vida humana;
  6. pela multiplicidade das atividades humanas, que, conjuntas, somam o bem comum daquele que as desenvolve.
O HOMEM, SEMELHANÇA DE DEUS

Intelectualmente, o homem assemelha-se a Deus, porque, se não houvesse essa conformidade mental, seria impossível a comunicação de um com o outro, e o homem não poderia receber a revelação de Deus. Esta semelhança está grandemente prejudicada por causa do pecado. O simples fato de Deus se manifestar ao homem prova que o homem pode receber e compreender esta manifestação.

Há ainda a semelhança moral, porque assim foi o homem criado por Deus. Essa semelhança consiste nas qualidades morais inerentes ao caráter de Deus. Eclesiastes 7:29 diz que "Deus fez o homem reto..." Isto quer dizer que o homem foi criado bom e dotado de relativa justiça. Todas as suas tendências eram boas. Todos os sentimentos do seu coração inclinavam-se para Deus, e nisto consistia a sua semelhança moral com o Criador. Devido ao pecado, a semelhança moral entre Deus e o homem enfraqueceu mais e mais.

Por isso Cristo morreu, com o propósito de restaurar esta semelhança entre o homem e Deus, o que começa a partir da conversão. Como ficou patente, o evolucionismo é uma teoria inspirada no inferno, com o propósito de desacreditar as Escrituras, principalmente no que diz respeito à criação como um ato soberano de Deus. Porém, o crente arraigado na Bíblia Sagrada, e não em teorias humanas, pela fé entende "que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente" (Hb 11.2).

Fonte:
OLIVEIRA, Raimundo. Seitas e Heresias: Um Sinal do Fim dos Tempos: 23ª Ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2002
Fotos: GettyImages e GoogleImages

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Pornografia. O que você guarda na sua mente?

Quando estamos dispostos a servir ao Senhor e a viver uma vida que possa ser modelo para nossos irmãos, principalmente os mais jovens, devemos procurar encher nossa vida com a Palavra de Deus, meditando sempre nela e estar sempre em comunhão com Cristo. Desta forma, conseguiremos andar longe de inúmeros problemas da mocidade, entre eles a tão destruidora pornografia. Na verdade, a pornografia não tem atingido apenas os mais jovens, pessoas casadas, em idade adulta também costumam enfrentar esse problema. A diferença na hora de vencer essa batalha é o que eu e você trazemos para dentro de nossas mentes.

Muitas pessoas vivem uma luta constante contra o vício da pornografia, masturbação, sexo virtual e outras práticas similares. Difícil é, hoje em dia, encontrarmos algum pai que nunca teve esse problema com os filhos, em muitos casos, por falta de dar atenção aos filhos, ou procurar estar mais próximos deles, os pais tem este problema dentro de casa e não sabem. Um bom exemplo do que estou falando é o caso de um parente próximo que teve as contas telefônicas com valores acima do normal com números desconhecidos e, só depois de algum tempo, resolveu conferir de onde eram os números e, para sua surpresa, eram ligações em horários alternativos para o "Disk sexo". O filho mais velho de quatro irmãos estava na prática há muito tempo.

Quando carregamos nossas mentes com a pornografia, nos deixamos ser afetados com a forma que vemos o sexo oposto, prejudicando também o nosso relacionamento com ele. Quando por ocasião de algum encontro amoroso, cada pensamento erótico virá à tona e poderá trazer sérias consequências comprometendo a sua imagem diante da outra pessoa com quem estiver. Nós precisamos sempre nos deixar ser orientados pela Palavra de Deus em situações como essas para que possamos vencer tão grande luta. Quando sucumbimos ao problema da lascívia corremos o risco de ter a nossa integridade comprometida e, para que ninguém despreze a nossa integridade enquanto cristãos, precisamos ser fiéis a Palavra e saber tratar o nosso oposto com amor, brandura, fé e pureza. É assim que devemos nos portar. Se eu e você amamos, saberemos esperar a hora certa da intimidade, que não precisará vir acompanhada de pornografia.

Quando ainda namorava a minha esposa, disse para ela que gostaria que o nosso namoro fosse exemplo para que nós pudéssemos ser exemplo para os outros no futuro, graças a Deus que nos deu muita perseverança nisso, e creio que o nosso namoro foi exemplo, e somente por isso, tenho coragem de falar sobre o assunto. Pornografia nunca foi nomeada em nosso relacionamento, nosso namoro foi pautado por um profundo respeito um pelo outro. O desejo sexual precisa ser mantido dentro dos padrões que Deus nos deu, o sexo poderá ser uma bênção quando realizado dentro do que Deus preparou para nós, não precisamos dele indiscriminadamente e fora do casamento, e o uso da pornografia leva o indivíduo a fazer isso, por que a pornografia é como um combustível pronto para explodir, fazendo com que o desejo sexual exerça domínio sobre quem a pratica. Temos uma solução, e esta será sempre ir para os pés do Senhor Jesus e meditar muito na Palavra de Deus, somente assim teremos os meios pelos quais poderemos vencer esse mal.

O apóstolo Paulo nos afirma que "foi para a liberdade que Cristo nos libertou. Portanto, permaneçam firmes e não se deixem submeter novamente a um jugo de escravidão. (Gál. 5:1). Desta forma podemos ver que: Cristo nos libertou para sermos livres, inclusive da pornografia; Devemos permanecer firmes, isso inclui oração, leitura da Palavra e jejum; Não devemos nos deixar submeter novamente a um jugo de escravidão, e quem não deve deixar somos nós, uma vez que fomos libertos. O jugo, como nós já sabemos era um tipo de barra de madeira curvada e que era colocada nos pescoços dos bois para puxar os carros ou arados, e era pesado. Certamente que a pornografia é um peso que não temos a necessidade de carregar nas costas. Cristo nos dá plena liberdade para não vivermos com esse jugo terrível.

Muitos pensam que fazendo uso da pornografia irão perder a inibição na hora do sexo, enquanto na verdade só trará prejuízos, pois quando alguém faz o exercício da lascívia, que é companheira da pornografia, as cenas que a pessoa vê acabam por se enraizar em sua mente, e como temos uma memória extraordinária, essas cenas nunca irão desaparecer por completo. Pensemos bem, cobiçar uma mulher não é apenas algo imaginário. Lembremos das palavras de Jesus em Mateus 5:28: "Mas eu lhes digo: qualquer que olhar para uma mulher para desejá-la, já cometeu adultério com ela no seu coração." Agora imagine quando alguém vê um filme ou entra em algum site de conteúdo pornográfico, e vê inúmeras cenas de nudez, e é por certo que desejará a todas.


Há algum problema em ver pornografia?



É claro que sim!



Quando nos envolvemos com essa prática, acabamos por olhar para as mulheres, no caso dos homens; e para os homens, no caso das mulheres, como simples objetos sexuais descartáveis. Usou, descartou. Veja que é assim que o mundo vê alguém do sexo oposto. Uma noite, muitas bebidas, muitos "objetos" para usar e depois descartar. Com o povo de Deus não deve ser assim. Com o tempo, o aspecto físico do sexo oposto se tornará ofuscado e não veremos o sexo oposto como um ser criado por Deus dotado de sentimentos, pois quem faz uso de um objeto o vê como desprovido de sentimentos. Afinal, objeto é objeto, usa-se e descarta-se.


Há ainda outros problemas em ver pornografia, que é nutrir a nossa natureza pecaminosa com os piores dos nutrientes que são as obras da carne, basta um pouco desse fermento que o "bolo de problemas" irá crescer: "Um pouco de fermento leveda toda a massa." (Gál. 5:9). O que está patente aí são as obras da carne, as quais no lugar de agradar a Deus, faz com que agrademos apenas a nossa natureza carnal e nos leva a produzir um estilo de vida de pessoas que não se importam com Deus e com os outros. "Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis então da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor." (Gál. 5:13).

A identidade secreta

Outro problema que a pornografia gera na vida de muitos é o estilo de vida dupla e secreta, que ofusca a nossa transparência pessoal, pois quem pratica a pornografia não costuma falar do assunto, e consequentemente, procura manter em segredo tal estilo de vida. E o pior, entristece a Cristo que se entregou por nossos pecados para que pudéssemos experimentar a salvação e o perdão dos pecados. A lascívia é um dos pecados que também levaram JESUS a ser pregado na cruz. Temos formas melhores de aproveitar a nossa mocidade, e uma delas não é com a pornografia, pois haveremos de prestar contas diante de Deus por causa disso (Rom. 14:12).

Como posso ficar livre da pornografia?

Ir para Cristo é o primeiro passo, e no Salmo 119:9-11 vemos uma bela explicação de como nos guardar em um caminho puro: "Com que purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra. Com todo o meu coração te busquei; não me deixes desviar dos teus mandamentos. Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti."




  1. Observar a Palavra de Deus
  2. Buscar a Deus de coração
  3. Desejar viver de acordo com a Palavra do Senhor
  4. Guardar a Palavra de Deus no coração para assim evitar o pecado.
Seja honesto diante de Deus e confesse seus pecados

Todos nós enfrentamos em um momento de nossas vidas algum tipo de tentação, dentre elas, a da pornografia, ninguém jamais venceu todas as tentações, exceto aquele que morreu e ressurgiu dentre os mortos, Jesus. Então para que possamos vencer o mal da pornografia, precisamos ser honestos a ponto de reconhecer o nosso erro e confessar o erro dando nome aos "bois". Não fuja da confissão, confesse ao Senhor e diga qual foi o pecado cometido, ande na luz. Vejamos o que o Senhor nos ensina na sua Palavra por meio do apóstolo João: "Se dissermos que temos comunhão com ele, e andarmos em trevas, mentimos, e não praticamos a verdade. Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado. Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça." (I Jo. 1:6-9). JESUS é e tem a solução.

Continue a construir a sua casa

Há algum meses, em minha casa havia um muro que fazia divisa com o meu vizinho o qual eu queria levantá-lo e fechar o corredor com telhas, mas ao tocar no muro eu o balancei para lá e para cá para ver como ele estava, e verifiquei que não suportaria o peso do madeiramento e das telhas, por isso pedi ao homem que faria o serviço para derrubar todo o muro e ainda lhe pedi que fizesse algumas colunas de concreto e que fossem fundas para evitar transtornos, ele porém disse que o muro suportaria. Porém insisti com ele que fizesse como eu queria para que não corrêssemos o risco de fazer o trabalho duas vezes e, quando ele derrubou uma parte do muro, todo o restante caiu. Veja! Já pensou se eu não tivesse insistido? Com certeza quando colocasse o peso das madeiras e as telhas tudo teria ido abaixo.

Assim, precisamos também construir nossa casa bem fundamentada e com muros fortes para não corrermos o risco de cair. A resistência da nossa casa, o fundamento dela deve ser JESUS, pois é impossível construir uma casa segura sem esse fundamento (Leia Mat. 7:24-27). Deus é um Deus pessoal, por isso precisamos ter um sólido alicerce espiritual construído a partir de um relacionamento pessoal com Ele. Não há como alcançar libertação dos pecados sexuais ou de qualquer outro pecado senão por meio de Cristo e com um relacionamento pessoal com Ele.

Precisamos de bons materiais para seguir em frente
  • Sujeição a Deus: Quando a nossa vida estiver sob o controle e submissão a Deus e deixarmos que Ele direcione nossas vidas, então teremos mais forças para prosseguir, sujeição a Deus é um bom 'material' para usarmos em nossa casa espiritual (Tiago 4:7).
  • Sobriedade: Os sóbrios andam na luz, e essa luz é a Palavra de Deus, medite nela (Sal. 119:15; 119:105).
  • Reconhecer o pecado: Reconheça quando errar e confesse ao Senhor (I Jo. 1:8-9)
  • Use a Palavra de Deus: Use sempre a Palavra de Deus de forma prática em sua vida, Jesus sempre fez uso das Escrituras para vencer o inimigo (Mat. 4:4,7,10).
  • Busque a Deus: Tenha uma vida disciplinada de oração (Is. 26:9; Sal. 5:2; Sal. 55:17; Is. 55:6; Sal. 105:4; I Cron. 16:11; Am. 5:6).
  • Cuidado: Cuidado com o que você vê, basta um clique ou uma folheada e pronto...
O que devo ocupar os meus pensamentos?

O apóstolo Paulo nos dá a dica: "Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é venerável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude e se há algum louvor, seja isso o que ocupe os vossos pensamentos." (Fil. 4:8). Não devemos nos conformar com o padrão do mundo, no mundo tudo que fazemos é normal, seja bom ou seja ruim, não há mais padrão de uma vida moral reta, cada um faz o que quer. Para quem quer viver com Deus, temos outro bom conselho na Palavra do que fazer com nossa mente: "e não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que proveis qual é a boa, agradável e perfeita vontade de Deus." (Rom. 12:2 SBB).

Para todos nós, há ainda muito o que aprender, porém temos um forte aliado que é maior do que aquele que está no mundo, e o seu nome é Jesus (I Jo. 4:4).

Por fim, sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder (Ef. 6:10)

Deus abençoe sua vida.
Em Cristo Luiz Rafael

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Bibliologia com perguntas e repostas

"A Bíblia é a Palavra de Deus inspirada"
Qual o significado do termo Bibliologia?

R: E a ciência que trata das questões preliminares e críticas das Escrituras, tais como: seu texto, línguas originais, inspiração, canonicidade. autenticidade, autoridade e conteúdo.

Você já leu a Bíblia toda de forma sistemática?

R: Caso sua resposta seja negativa, inicie imediatamente. A leitura sistemática da Bíblia é essencial para aqueles que desejam conhecer as doutrinas da Bíblia. Sugestão: Leia 4 capítulos por dia e terá lido toda a Bíblia em menos de um ano. Você pode alternar entre um Livro do Antigo e um do Novo Testamento.

“A leitura sistemática da Bíblia é essencial para aqueles que desejam conhecer as doutrinas da Bíblia.”

O que é a Bíblia?

R: E a palavra de Deus inspirada. A nossa única regra de fé e prática.

Quem é o seu autor?

R: O Próprio Deus.

Cerca de quantos homens escreveram a Bíblia?

R: Aproximadamente 40 homens.

Quantos Livros contém a Bíblia?

R: 66 Livros, sendo 39 no Antigo Testamento e 27 no Novo Testamento.

Como podemos fazer uma divisão da Bíblia?

R: a) Antigo Testamento:
Pentateuco (5 Livros), Históricos (12 Livros), Poéticos (5 Livros), Profetas Maiores (5 Livros) e Profetas Menores (12 Livros).

b) Novo Testamento:
Evangelhos (4 Livros), Histórico (1 Livro), Cartas Paulinas (13 Cartas), Cartas Gerais (8 Cartas), Profético (1 Livro, que é o Apocalipse).
De que trata o Antigo Testamento?

R: A História do povo de Israel e a preparação do mundo para a vinda do Messias.

De que trata o Novo Testamento?

R: Da manifestação do Messias, o Cristo ao mundo. Seu propósito, a revelação e a consumação do seu propósito.

Em quantos anos a Bíblia foi escrita?

R Aproximadamente 1500 anos.

O que foi o período interbíblico?

R: Um período de aproximadamente 398 anos compreendido entre o profela Malaquias até o profeta João Batista. Este período também é conhecido como a era do silêncio. Nenhum escrito foi inspirado
neste período.

Em quais línguas originais a Bíblia foi escrita?

"A Bíblia foi escrita em um período
aproximado de 1500 anos"
R: a) Antigo Testamento: Hebraica e pequenos acréscimos em Aramaico nos Livros de Daniel (Dn 2:4 a 7:28) e Esdras (4:8 a 6:18; 7:12-26).

b) Novo Testamento: Na língua grega.

A Bíblia é ou contém a Palavra de Deus?

R: É a Palavra de Deus. Portanto, toda a Bíblia é inspirada pelo Espírito Santo.

Existem erros científicos, históricos e geográficos na Bíblia?

R: Não. De forma alguma.

O que são Livros canônicos?

R: São os Livros divinamente inspirados que constituem a Bíblia ou Escrituras Sagradas. A palavra cânon é de origem grega e significa “vara de medir” . São Livros que estão de acordo com o padrão, a regra, a medida.

O que são livros apócrifos?

R: São os livros que não têm inspiração divina. Apócrifo significa "sem autenticidade ou falso”. São os livros cuja inspiração não é autêntica. Podem ter valor histórico, mas não fazem parte do Cânon. Alguns livros apócrifos foram escritos no período interbíblico. Ex: I e II Macabeus que estão na Bíblia católica. Os evangélicos ou protestantes utilizam o Antigo Testamento que é reconhecido como autêntico pelos judeus que são a maior autoridade em Antigo Testamento. Deus confiou-lhes a tarefa de escrever e cuidar do
Antigo Testamento (Rm 3.1,2).

Quais as provas no Antigo Testamento de que a Bíblia é inspirada?

R: Ex 24:4, 34:28; Js 3:9; II Sm 23:1,2; II Rs 17:13; Is 34:16, 59:21; Zac 7:12.

Quais as provas no Novo Testamento de que a Bíblia é inspirada?

R: Jo 5:39; Hb 1:1,2; Rm 3:1,2; II Tm 3:16,17; II Pd 1:19-21.

Deus teve planos para escrever a Bíblia?
R: Sim. Absolutamente.

Bibliografia:
CAMPOS, Geraldo M. Teologia em Perguntas e Respostas: 1ª Ed. Minas Gerais.

Deputado pede ajuda à ministra para missionários presos no Senegal

A ministra Maria do Rosário se comprometeu em acompanhar o caso de perto e encontrar soluções para soltar os brasileiros.

Deputado pede ajuda à ministra para missionários
presos no Senegal
Preocupado com o que pode acontecer com os missionários brasileiros que foram presos no Senegal, o deputado federal Roberto de Lucena marcou uma reunião com a ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, para falar sobre o caso e pedir apoio do governo para resolver este problema.

Os evangélicos José Dilson da Silva e Zeneide Moreira Novaes foram presos no final de outubro por estarem evangelizando crianças muçulmanas.

Na reunião que aconteceu nesta segunda-feira (19) o parlamentar explicou para a ministra que os missionários estão sendo acusados de acolher e evangelizar crianças de rua e que alguns cidadãos muçulmanos se posicionaram contra o projeto e resolveram denunciar os brasileiros que agora aguardam pelo julgamento.

Nome da operação de Israel anti-Hamas tem significado bíblico

Referência ao Livro de Êxodo associa poder militar à proteção divina

Nome da operação de Israel anti-Hamas tem
significado bíblico
O nome da campanha de Israel contra o Hamas divulgado para a imprensa, em inglês, é “Operação Pilar da Defesa”. Mas a leitura do nome da ação em hebraico poderia provocar surpresa ao se constatar que é “Operação Pilar de Cloud”

Um porta-voz das Forças de Defesa de Israel explicou que a maioria dos israelenses reconheceria o termo “coluna de nuvem”, sendo essa uma referência bíblica.

“Nos baseamos na coluna de nuvem que acompanhou a nação de Israel durante o Êxodo, enquanto eles saiam o Egito e viajavam para a terra prometida”, disse Eytan Buchman, chefe de mídia das Forças Armadas de Israel. “Eles queriam ter proteção contra os problemas do deserto, ladrões, povos inimigos, cobras e escorpiões.”

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Pastor Behnam Irani preso no Irã pode morrer se a situação for ignorada

Um grupo vigilante da perseguição cristã começou uma nova campanha prometendo apoio ao pastor em um estado médico crítico e atualmente preso no Irã, bem como muitos outros crentes sofrendo perseguição no mundo.

                                  (Foto: Present Truth Ministries)
Pastor Behnam Irani sorrindo em uma foto não
atualizada.
“Enquanto você lê isso, a saúde do pastor Behnam Irani está em condição crítica e há uma chance muito real dele morrer na prisão de Ghezel Hesar se ele permanecer em sua situação atual”, explicou Christian Solidarity Worldwide em uma declaração compartilhada ao The Christian Post por Kiri Kankhwende, assessora de imprensa da organização.

O pastor iraniano foi preso em 2011, alegadamente por agir contra os interesses da segurança nacional, apesar dos grupos de vigilância da perseguição terem dito que a razão real foi por pregar o Evangelho e conduzir pessoas à Cristo no grande país islâmico. Ele tem conduzido a Igreja do Irã na cidade de Karaj na província de Alborz, e está atualmente servindo uma sentença de seis anos na prisão de Ghezel Hesar.

Convertidos que abandonaram o islamismo são decapitados

Extremistas islâmicos querem matar todos que seguirem a 'religião estrangeira'

Convertidos que abandonaram o islamismo são 
decapitados
Extremistas islâmicos do grupo rebelde Al-Shabaab da Somália decapitaram na sexta-feira (16) um cristão na cidade costeira de Barawa. O jovem era acusado de ser um espião e abandonar o islã.

Farhan Haji Mose tinha 25 anos de idade e, segundo fontes cristãs, ele foi vigiado por seis meses, antes de ser morto.

Nascido em família muçulmana, Mose despertou suspeitas quando ele voltou para a Somália, no final do ano passado, após passar um tempo no Quênia, onde se converteu. Enquanto a Somália é quase 100 por cento muçulmana, 83% dos quenianos são cristãos.

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

"Me fez Livre" é o primeiro CD de Márcia Cris

A cantora Márcia Cris, apresenta seu primeiro trabalho pela gravadora "Hertz Studio" de Brasília-DF. O álbum representa um divisor de águas no ministério da cantora.

O Cd será distribuído com dez músicas inéditas, todas de autoria de Márcia Cris, cujas letras são inspiradoras e encorajadoras. As canções são compostas de melodias suaves que chamam a atenção pelas letras que falam de fé, unção, comunhão e muita adoração.

O álbum é apresentado com o nome "Me fez Livre" e expressa gratidão a Deus, que por meio de seu Filho Jesus, nos deu total liberdade para adorar, e é sinal de que a caminhada ainda é bastante longa, até que muitas vidas sejas alcançadas e tocadas por meio das canções. O álbum "Me fez Livre" já começou a ser vendido nas livrarias Rhema de Taguatinga-DF e nas Livrarias Rocha Eterna de Ceilândia, Taguatinga e do Plano Piloto.

O lançamento oficial do Cd está previsto para Janeiro de 2013 na Igreja Verbo da Vida de Taguatinga-DF onde a cantora congrega com seu esposo Marcus Vinícius e seus dois filhos, Isaack e Mirella. O clip oficial, que ainda está em fase de produção, também será lançado no início de 2013.

Conheça o nome das faixas:
  1. Ele venceu
  2. A fé que tenho em Ti
  3. Sou tua casa
  4. Unção de alegria
  5. Cristo em mim
  6. Para adorar-te
  7. Declaração
  8. Mais de Ti
  9. Santo
  10. Creio em Ti
Para obter maiores informações, entre em contato pelos telefones: (61) 9216-0170 / (61) 9166-9431 ou pelo e-mail: mefezlivre@hotmail.com

Pastor cristão é atacado em Kannur na Índia

Em atualização dos incidentes de perseguição na Índia, a Portas Abertas revelou mais casos de cristãos que sofreram ataques.

Na cidade de Kannur, um incidente ocorreu com um pastor da casa de oração Jerusalém. O pastor John Samuel Kim sofreu um ataque por um grupo de extremistas enquanto distribuía cartões de casamento de sua irmã.

Segundo o Portas Abertas, um grupo de 20 extremistas o abordou e lhe questionou sobre a sua presença na aldeia.

“Eles me empurraram, dizendo: ‘Por que você visita a aldeia e fala às pessoas sobre Cristo?’”

Kim foi agredido com pontapés, pedras e socos e caiu inconsciente. Ele foi hospitalizado com uma costela quebrada e ferimentos na cabeça e pescoço.

Atores de peça com Jesus gay são julgados por blasfêmia

Polêmica na Grécia é similar a de outros países

Atores de peça com Jesus gay são julgados por blasfêmia
A peça teatral “Corpus Christi”, escrita por Terrence McNally foi lançada em 1998 em Nova York. Ela mostra Jesus e os apóstolos como homossexuais moradores do Texas na década de 1950. Não há cenas de relações sexuais explícitas, mas os diálogos deixam claro que há uma relação homossexual sendo retratada.

Desde o início ela causou controvérsia e houve, inclusive, uma campanha de boicote a um filme que seria feito com o mesmo roteiro. Ela já foi encenada em alguns países, mas sempre cercada de polêmicas e protestos.

Pesquisa mostra a relação entre o cérebro e as experiências espirituaisPesquisa mostra a relação entre o cérebro e as experiências espirituais

Cientistas avaliam a diferença entre “oração profunda” e “transe mediúnico”

Pesquisa mostra a relação entre o cérebro e as
experiências espirituais
“As experiências espirituais são muito diversificadas e incluem processos cognitivos, emocionais, de percepção e de comportamento. Dependendo do tipo de experiência, nós vemos diferentes maneiras no modo como o cérebro responde”, explica Andrew Newberg, diretor do Centro de Medicina Integrativa, sediado na Universidade Thomas Jefferson, da Filadélfia.

Ele tem liderado um grupo de pesquisadores que estuda o efeito sobre o cérebro humano das chamadas “questões espirituais”. Em uma de suas pesquisas, que buscava analisar o efeito da meditação e da oração no cérebro, ele injetou nos pacientes um corante radioativo inofensivo para o corpo, mas que pode ser detectado por aparelhos de tomografia. Enquanto as pessoas estão envolvidas com a oração, o corante migra para as partes do cérebro onde o fluxo sanguíneo é mais forte. Ou seja, pode ser percebido na parte mais ativa do cérebro.

sábado, 17 de novembro de 2012

A Bíblia ensina que o mundo é quadrado?

Recentemente, vi um vídeo que me chamou à atenção, por ser no mínimo, curioso e, ao mesmo tempo estranho à Palavra de Deus. Um certo pregador de Goiás, mais precisamente da cidade de Goianésia, afirmou, usando a sua Bíblia que a terra é quadrada. O vídeo foi postado no YouTube há mais de um ano (até esta data), e tem algumas dezenas de comentários que "dão risadas" do referido pastor. No vídeo, não há referências a denominação a qual ele pertence, mas fica claro que desconhece o contexto da mensagem que tentou transmitir. Com certeza, não queremos ridicularizar ninguém com este artigo, mas fazer um alerta aos nossos queridos leitores para jamais afirmarmos qualquer coisa descontextualizada da Palavra de Deus para não cometermos o mesmo erro. Texto fora do contexto vira pretexto para o erro.

Com base em uma pequena pesquisa, podemos mostrar que em lugar algum a Bíblia faz afirmação de que a terra é quadrada. Quando vemos fatos como este, o que escutamos são pessoas acreditando que a Bíblia está cheia de erros, enquanto na verdade o que existe são equívocos dos leitores mais desatentos.



Aparentemente, o texto ao qual ele faz referência é Marcos 13:10 e Mateus 24:14, os quais por sua vez não fazem referência aos quatro cantos da terra e sim que "...importa que o evangelho seja primeiramente pregado entre todas as nações." e "...este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim." Também em Apocalipse 7:1, o apóstolo João faz referência aos "quatro cantos da terra", dando mais uma vez a impressão de que esta poderia ser quadrada como afirma o homem do vídeo. O que diz, porém, a ciência, e a Bíblia por sua vez desse fato curioso. A ciência moderna afirma que a terra é redonda. E a Bíblia não ensina em parte alguma que a terra é quadrada, antes de mais nada, a Bíblia faz uso de uma figura de linguagem que significa "de toda parte do globo terrestre" ou "do mundo inteiro". Jeremias, o profeta, também usa uma expressão semelhante quando diz: "dos quatro ângulos do céu" (Jr 49:36).

O que vemos aqui, é que a referência aos quatro cantos da terra é uma forma resumida, porém concisa de se referir às quatro direções: "norte, sul, leste e oeste". Neste sentido, a expressão corresponde à frase: "os quatro ventos...do céu" (Jer. 49:36). Agora, quando a Bíblia faz referência à forma da terra, ela é miraculosamente certeira ao afirmar que esta é redonda. Miraculosamente porquê? Simplesmente, ou sobrenaturalmente por que foi por inspiração que Deus revelou ao profeta Isaías que ele á redonda. No passado, muitos povos acreditaram que outras formas para terra, além da quadrada, tais como que a terra teria a forma de um baú, plana ou ainda se parecia com um ovo com asas e voava.


O profeta Isaías falou de forma clara que o Senhor "...está assentado sobre o círculo da terra" (Isaías 40:22 - ACeRF), ou ainda: "É ele o que está sentado sobre a redondeza da terra" (saías 40:22 - SBB), neste caso podemos ler uma referência à forma da terra, arredondada, não quadrada. Yuri Gagarin foi o primeiro homem a viajar pelo espaço, em 12 de Abril de 1961, morreu jovem, aos 34 anos, mas teve tempo, ainda no espaço de afirmar que "a terra era azul" e testificar que é esférica. E ainda, para acrescentar, Jó faz referência ao mundo como que suspenso no espaço, dizendo que Deus "estende o norte sobre o vazio e faz pairar a terra sobre o nada" (Jó 26:7). Hoje, estas afirmações bíblicas parecem até não surpreender muito, mas na época em que foram escritos, há milhares de anos a.C. quando não haviam espaçonaves, telescópios ou satélites, esses fatos nos dão uma dimensão da revelação de Deus aos seus servos e profetas do A.T.

Fontes:
GEISLER, Norman; HOWE, Thomas. Manual Popular de Dúvidas, Enigmas e "Contradições" da Bíblia. 1ª Ed. São Paulo: Mundo Cristão, 1999.
Wikipedia - Yuri Gagarin
Wikipedia - Terra
Os direitos doVídeo são do YouTube

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Qual a diferença entre as Bíblias usadas na igreja Católica e as usadas pelos cristãos protestantes?

"Por que razão a Bíblia católica tem 73 livros, quando a protestante tem apenas 66? Qual delas é a certa?

*Este artigo não pretende esgotar o assunto, que é bastante extenso, mas lançar luz sobre o mesmo para entendermos um pouquinho mais sobre essa questão e algumas polêmicas que o envolvem. Também não pretendemos de forma alguma apresentar um artigo ofensivo, e sim esclarecer os pontos do por que não aceitamos os livros apócrifos.

"O Novo Testamento, tanto nas bíblias católicas como nas protestantes, não apresenta qualquer diferença quanto à quantidade de livros. Todavia, o mesmo não ocorre com o Velho Testamento, pelas razões seguintes:

a) Segundo o concilio de Rabinos de Jâmnia, realizado entre 90 e 100 d.C, o V.T. constitui-se apenas de 39 livros constantes das bíblias evangélicas, mas a Igreja Católica Romana, no Concilio de Trento (1546) resolveu afirmar solenemente a canonicidade dos apócrifos (livros completos e aditamentos);

 b) Em virtude de ter aceito muitas inovações doutrinárias, o catolicismo romano foi obrigado afastar-se da Bíblia. O rompimento não foi imediato, mas gradativo: Jerônimo e Crisóstomo insistiram na leitura da Bíblia. Agostinho considerava as traduções dela um meio abençoado de pregar a Palavra de Deus entre as nações. Gregório I recomendou a sua leitura. As restrições começaram com Hildebrando, que proibiu aos boêmios a leitura da Bíblia. Inocêncio III, em 1215, impediu o povo de ler a Palavra de Deus em sua língua materna, mas somente em latim, língua conhecida apenas por alguns eruditos. Clemente XI condenou a leitura da Bíblia pelos leigos, etc.;

c) O Concilio Tridetino foi um dos pontos salientes da Contra-Reforma Católica. Com o progresso do protestantismo, a Bíblia foi colocada nas mãos do povo, que percebia claramente, na sua leitura, o quanto o romanismo afastara-se da sã doutrina apostólica. O clero romano pressionado e desafiado a sustentar na Palavra de Deus suas doutrinas foi forçado a aceitar uma outra autoridade religiosa - a tradição - e canonizar os apócrifos, nos quais muitos dos falsos dogmas poderiam ser sustentados;

d) A própria canonização constitui a maior prova de que tais livros, até o Concilio de Trento (1546) não eram considerados, mesmo pelos católicos, como escritos sob inspiração divina. Os motivos da rejeição de tais livros por parte dos rabinos judeus, são: porque tinham sido escritos depois de Esdras e Neemias (Eclesiástico e I Macabeus), quando se cria que a inspiração havia cessado; porque foram escritos em grego ou, pelo menos, por se desconhecer seu possível original hebraico (Sabedoria e II Macabeus); porque seu texto hebraico (ou aramaico) estava perdido na ocasião do Concilio (Judite, Tobias, Baruc).

e) Em conclusão, a Bíblia certa é aquela traduzida por entidades fiéis ao texto sagrado, descomprometidas com o falso ecumenismo ou seitas heréticas; é aquela que não apresenta livros e aditamentos espúrios, e nem mesmo anotações capciosas tendentes a desviar o leitor da sã doutrina da Palavra de Deus. Contudo, muitos católicos sinceros, ao examinarem humildemente o texto sagrado de suas próprias Bíblias, encontraram nele a orientação segura para o único caminho de salvação, Jesus Cristo, e hoje servem ao Mestre nas diversas denominações evangélicas.

Fonte:
*Comentado
A Bíblia Responde. 2ª Ed. Rio de Janeiro: CPAD, 1983.

Volte sempre

Romanos 14:9

SIGA-NOS NO TWITTER

O nosso endereço no Twitter é:
oucaapalavrads
Será um prazer ter vc conosco.

OUÇA A PALAVRA DO SENHOR.

Pesquisar este blog

Esta foi a sua vida

SEJA BEM VINDO AO OUÇA A PALAVRA DO SENHOR

ESPERAMOS PODER CONTRIBUIR PARA O CRESCIMENTO DE SUA FÉ.