CONTATO

E-MAIL PARA CONTATO:
oucaapalavradosenhor@oucaapalavradosenhor.com

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

A oração e seus benefícios em nossas vidas

MT. 26:41

Lc 18:1-8
O que é oração?

Antes de começarmos a falar o que é oração, cremos ser necessário falar que não pretendemos esgotar o assunto em hipótese alguma, pois cremos que o assunto é bastante extenso, porém, ao abordarmos tão importante tema, esperamos poder lançar um pouco mais de luz sobre o mesmo com a finalidade de abençoar a sua vida e contribuir para o seu crescimento espiritual.

A oração é algo indispensável para nossa vida enquanto cristãos que querem servir ao Senhor, pois através dela nos achegamos ao nosso Deus e Pai e por meia dela obtemos intimidade com Ele. O temor vem do grego ‘Proseuchomai’ e quer dizer suplicar, adorar, clamar em direção a Deus. A oração geralmente está acompanhada de uma atitude de adoração.

É clamar em direção a Deus

Orar em direção a Deus já diz tudo, sempre será ao Deus da Bíblia, nunca, jamais deverá ser feita a outros ‘deuses’ (que na verdade não o são) ou a santos. No hebraico temos uma outra palavra para oração,‘Palal’, e esta quer dizer intervir, interpor, arbitrar, julgar. Está bastante ligada ao que chamamos de intercessão, que é quando nós clamamos a Deus para intervir em alguma determinada situação que é complicada para nós, porém resolvível para Deus.

Este termo é diferente de falar, grego ‘Laleo’ que significa falar, articular palavras, pronunciar, emitir sons. Quem busca ao Senhor, teme o seu grande nome, pois a oração gera temor em nossos corações.

1. Malaquias 3:16- Para aqueles que temem ao Senhor, Deus tem um memorial diante dele;

2. Malaquias 3:17- Somos feitos tesouro particular de Deus, esta é a diferença entre aqueles que servem e os que não servem a Deus; nossa vida é como o mar, ou temos vida ou não temos.

O Mar Morto é um lugar de água salgada que fica no oriente médio, com uma superfície de aproximadamente 1050 Km². Ele tem esse nome por causa da enorme quantidade de sal contida em suas águas, até dez vezes mais do que a quantidade encontrada nos oceanos e, por causa da quantidade de sal nele contida, seria quase impossível algum peixe sobreviver ali.

As águas do rio Jordão deságuam neste lago, que só recebe, nunca doa nada. Como não tem escoamento de água, e é parado, não tem vida. Desta forma é a pessoa que nunca faz nada em Cristo, nunca ora, ou lê a Bíblia, etc., é alguém sem vida. Então lembre-se:

O Mar Morto = Parado, sem vida X Rio de Vida = ação, estar em Cristo, movimento, vida, oração.

A vida de oração é uma vida de decisão

Lc. 9:51 (JESUS estava decidido a ir para Jerusalém para cumprir a vontade de Deus, nós devemos estar decididos a buscar a Deus, que também é fazer a sua vontade)

O que a oração faz na vida do homem de Deus? 

1. Leva o homem a reconhecer quem ele é e quem Deus é. Salmo 18:2 

2. Gera humildade. Salmo 109:4

3. É capaz de mudar acontecimentos da vida humana. Mateus 24:20

4. Fortalece o crente. Mateus 26:41

5. Muda a sorte do ser humano (oração de intercessão). JÓ 42:10 

E então, você está decidido a ser um homem ou mulher de oração, ou quer ser como o Mar Morto, que só recebe, recebe e nunca doa coisa alguma?

Jesus Cristo disse que devemos orar com insistência no trecho do “juiz iníquo”, que devemos ser insistentes para que haja resposta. E para muitos cristãos, quando não há resposta imediata, o primeiro pensamento que eles tem é que não são crentes de verdade ou que Deus se esqueceu deles. Puro engano! Precisamos de perseverar.

Lembremos do caso da viúva (Lucas 18:1-8), que se tivesse o seu esposo, recorreria a ele para ajudar a solucionar a sua demanda, mas como ele não estava mais com ela, recorre ao juiz iníquo. Notemos que o Senhor não nos manda sermos maus como o juiz, mas é na sua palavra que nos manda ater: “Ouça o que diz o juiz” (v.6), “Todavia, como esta viúva me molesta, hei de fazer-lhe justiça, para que enfim não volte, e me importune muito” (V.5).

Os cristãos de hoje, de modo geral, são imediatistas, querendo trocar “e-mail’s instantâneos com Deus; assim como no caso do e-mail que é só dar um ‘click’ para que a pessoa do outro lado possa receber e responder, nós esperamos que Deus nos responda sem perseverança e no nosso tempo, e não é assim. Há, é claro, orações que Deus responde com mais rapidez, mas nem sempre é assim.

Mas a forma que Deus usa para nos responder é assim: ”E Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que clamam a ele de dia e de noite, ainda que tardio para com eles? Digo-vos que depressa lhes fará justiça."  Ele fará, ainda que no tempo dele e no momento certo.

Ele quer que batamos, ele é cheio de amor por nós, e gosta de ouvir a nossa voz. Por isso bata, bata, clame. Mt 7:7 / Lc 11:9. Nós temos muitos motivos para buscarmos a Deus, e acredito que o principal deles é, mantermos comunhão íntima com ele, em obediência ao que ele disse em Lucas 21:36, e sermos dignos de escapar do mal e de poder estar de pé diante de sua presença. Aleluia!!!

Lembre-se, orar é agir, é suplicar, é clamar na direção de Deus. E como agir ou clamar em direção a Deus se ficarmos de braços cruzados ou cansados? Hb 12:12. Vinde e levantemos nossas mãos, prostremo-nos diante dele, busquemos ao Senhor. Salmo 141:2.

Quer ser vitorioso (a) em sua jornada? Então não fique parado, ore, clame, invoque ao Senhor e ele te ouvirá (Jer. 29:12)


www.oucaapalavradosenhor.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente à vontade. Opine, concorde, discorde (é um direito seu), apenas seja coerente com a postagem. Evite comentar anonimamente, caso contrário, poderemos optar por não publicar seu comentário. Se tiver um Blog, deixe o seu endereço para retribuirmos. Os comentários podem não refletir nossa opinião, pois os mesmos são de responsabilidade dos leitores do Blog. Obrigado por deixar o seu comentário.

Volte sempre

Romanos 14:9

SIGA-NOS NO TWITTER

O nosso endereço no Twitter é:
oucaapalavrads
Será um prazer ter vc conosco.

OUÇA A PALAVRA DO SENHOR.

Pesquisar este blog

Esta foi a sua vida

SEJA BEM VINDO AO OUÇA A PALAVRA DO SENHOR

ESPERAMOS PODER CONTRIBUIR PARA O CRESCIMENTO DE SUA FÉ.