CONTATO

E-MAIL PARA CONTATO:
oucaapalavradosenhor@oucaapalavradosenhor.com

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

A oração de Jabez

I Crônicas 4:9-10.
Sempre tenho frisado para os irmãos que se reúnem em minha casa a importância de lermos sobre as genealogias, porém muitos irmãos dizem achar difícil ler sobre as genealogias da Bíblia por serem cansativas de ler e segundo alguns, não fazem sentido algum saber quem foi pai de quem. É tão importante lermos sobre as genealogias quanto é importante ler qualquer outra parte das Escrituras, pois através das genealogias se podia provar se alguém pertencia ou não à linhagem sacerdotal (I Cron. 6:1-15), se era Levita ou não (I Cron. 6-16:48), fazia-se menção de genealogias para se provar herdades, entre outras coisas mais, também vemos que a Genealogia de Cristo é apresentada no Evangelho de Mateus para mostrar que as promessas feitas ao rei Davi, como ancestral do Messias se cumpriam cabalmente na Pessoa de Jesus Cristo (II Sam. 7:12-16/Sl 89:29,36-37/Sl 132:11).

As genealogias também revelavam que Jesus era herdeiro do trono de Davi. Isto apenas para que possamos entender a importância das genealogias e a leitura total da Palavra de Deus. Se cremos que a Bíblia é a inerrante Palavra de Deus, então devemos lê-la na sua totalidade. Em se tratando de genealogia, a de Jabez nos parece ser uma das menores genealogias descritas na Palavra de Deus, apenas dois versículos são atribuídos à pessoa de Jabez, porém merece grande destaque pela sua ousadia e fé. Vejamos em quais circunstâncias ela aparece:

"E foi Jabez mais ilustre do que seus irmãos; e sua mãe deu-lhe o nome de Jabez, dizendo: Porquanto com dores o dei à luz.

Porque Jabez invocou o Deus de Israel, dizendo: Se me abençoares muitíssimo, e meus termos ampliares, e a tua mão for comigo, e fizeres que do mal não seja afligido! E Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido".

Jabez, notadamente foi muito intrépido em sua oração e soube usar a sua fé para vencer os males que aparentemente o cercaram desde o nascimento, pois foi-lhe dado um nome que fazia lembrar derrota, o seu nome significa "dor, sofrimento", nome dado a ele por sua mãe, que teria sofrido grandes dores na hora do parto. Humanamente, poderíamos tachar Jabez de um coitado porque recebera um nome tão cheio de derrota como o que recebera de sua mãe; porém ele não se curvou diante das cincunstâncias. Em Israel naquela época, parece que a maioria dos nomes dados aos filhos eram dados de acordo com as circunstâncias que envolviam os seus nascimentos.Ex: Dã (JUIZ), Naftali (MINHA LUTA), Gade (SORTE), Aser (TESOURO), José (DEUS ACRESCENTA),etc...(leia Gen. 30:6-8-11-13-24). Não sendo diferente com Jabez.

Diz o versículo 9 que ele "foi o homem mais respeitado de sua família" NVI...tinha tudo para fracassar, o nome sempre o fazia lembrar do fracasso, pense, o dia todo você ouvindo as pessoas chamarem você de "Sofrimento". "Sofrimento", venha aqui!!! "Sofrimento" faça aquilo!!! sem falar nas piadinhas correlatas ao nome.

Mas mesmo assim, foi respeitado, ilustre e famoso. Ele viveu contra todas as expectativas contrárias, uma pessoa comum, com uma vida extraordinária. Foi tão ilustre que teve uma cidade que recebeu o seu nome. Gostaria de esclarecer que não estamos tentando tecer nenhuma doutrina de modelo de oração a ser feita todos os dias (isso é repetição, mantra, não concordamos com isso), e sim mostrar a fé e ousadia de alguém que confiou plenamente em Deus, não confiando em si mesmo, mas no Deus do seu povo.

Raramente alguém naquela época recebia a honra de ter uma cidade no seu nome se não fosse um grande guerreiro e desbravador, isso leva a acreditar que Jabez tenha sido um homem de guerra, por isso foi tão famoso.(v.9). Esperou que o SENHOR o abençoasse (Heb. Barak- quer dizer ajoelhar, ato de adoração a Deus, foi o que Jabez fez, adorou a Deus, relizando assim a Sua vontade) e ampliasse os seus termos porque certamente fazia guerra contra os inimigos ao redor, e naquela época a luta era contra a carne e o sengue, e para conquistar termos de terra tinha que lutar, por isso precisava que a mão do SENHOR fosse com ele.

A tradução NVI diz o seguinte no verso 10, "guardando-me de males e livrando-me de dores". Ele sabia que estava enfrentando inimigos ferozes e que serviam 'deuses' de todos os tipos e formas, maus em extremo, os quais usavam a feitiçaria como método de vencer batalhas, então sabia que sozinho não podia, por isso pediu proteção dos males e o livramento das dores, pedido o qual foi respondido (10), pois se o próprio Deus não o guardasse estaria sujeito e fadado ao fracasso. Desta forma, devemos sempre focar a nossa fé no SENHOR JESUS CRISTO, somente Ele pode nos abençoar e nos livrar de todo o mal, de toda aflição e ampliar o nosso espaço, este espaço é o espaço aos pés de Jesus, com submissão a Ele, esperando sempre n'Ele. (Obs: não temos também nenhuma intenção de ensinar que os cristãos não terão dificuldades e que serão sempre prósperos, e também não intensionamos pregar nenhuma teologia de prosperidade, pois os maiores homens de DEUS na história viveram uma vida simples e dependentes de Jesus Cristo, o que nós precisamos sim, é estarmos centrados em JESUS CRISTO).

Portanto, volte sua vida para JESUS CRISTO, O FILHO DE DEUS e seja livre do que te aflige.

www.oucaapalavradosenhor.com

O Senhor Jesus é o nosso Único Livramento.
Bibliografia:O Novo Comentário da Bíblia (Eletrônico)
Traduções da Bíblia usadas: N.V.I. ; A.C.R.F.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente à vontade. Opine, concorde, discorde (é um direito seu), apenas seja coerente com a postagem. Evite comentar anonimamente, caso contrário, poderemos optar por não publicar seu comentário. Se tiver um Blog, deixe o seu endereço para retribuirmos. Os comentários podem não refletir nossa opinião, pois os mesmos são de responsabilidade dos leitores do Blog. Obrigado por deixar o seu comentário.

Volte sempre

Romanos 14:9

SIGA-NOS NO TWITTER

O nosso endereço no Twitter é:
oucaapalavrads
Será um prazer ter vc conosco.

OUÇA A PALAVRA DO SENHOR.

Pesquisar este blog

Esta foi a sua vida

SEJA BEM VINDO AO OUÇA A PALAVRA DO SENHOR

ESPERAMOS PODER CONTRIBUIR PARA O CRESCIMENTO DE SUA FÉ.