Sardes Apoc. 3:1-6.
Como seres humanos somos tendenciosos a julgar pela aparência, quando alguém se nos apresenta com trajes finos, logo esboçamos um pré-julgamento desta pessoa acreditando que possa ser de boa índole ou que seja dono de grandes posses; ou, se nos deparamos com alguém mal vestido, logo pensamos que esta pessoa possa ser um andarilho, e nem sempre é assim. Me lembro de um acontecido com um conhecido meu, empresário, que saiu todo sujo de sua fazenda em direção à capital de nosso estado. Ele, todo sujo, entrou em uma loja de jóias e parou em frente à vitrine, nenhum vendedor se aproximou dele, somente depois de muito tempo alguém se aproximou e sem lhe dar importância, o deixou,estava sujo, mal arrumado e afinal de contas poderia ser um qualquer.
Mas ele insistiu em olhar o relógio mais caro, e para a surpresa do rapaz que o desprezara, comprou e pagou à vista. Jesus julga não pela nossa aparência exterior, mas pela interior, Ele julga os corações, porque os conhece (I Cron. 28:9). Com certeza se aquele jovem pudesse saber quem ele estava desprezando por causa da aparência, não teria hesitado em atendê-lo. O Senhor vê o íntimo das pessoas e das igrejas. A igreja de Sardes ao receber sua carta provavelmente deve ter ficado muito triste, pois aparentava ser forte, era próspera por causa do ouro e tecidos que nela se encontrava, mas foi encontrada suja, morta espiritualmente. Apoc. 3:1.É isso o que acontece com aqueles que se sentem seguros demais, esta igreja havia recebido muito do Senhor, mas guardava pouco. Apoc. 3:3.
Havia ali em Sardes um templo dedicado à deusa "Hera", havendo libertinagem tanto da parte dos "pagãos" como também de alguns cristãos, sendo poucos os que não haviam contamindo as suas vestes. Apoc. 3:4
O período da igreja correspondente à igreja de Sardes é considerado o período da Reforma, que ocorreu a partir de 1.520 d.C. como uma forma de protesto contra as práticas da igreja de Roma que havia se desviado das Escrituras. O principal ponto de divergência da reforma contra a igreja de Roma era que esta pregava a salvação pelas obras, enquanto o reformador Lutero, em defesa de sua tese citava Rom. 1:17, "o meu justo viverá pela fé". No dia 31 de Outubro, Martinho Lutero publicou suas 95 teses provando que a igreja de Roma estava andando em caminhos opostos às Sagradas Escrituras. Por este motivo, algumas igrejas que estavam interessadas em andar à Luz das Escrituras, passaram a pregar que a salvação é pela fé e não por obras.
É claro que nem tudo o que aconteceu naquela época foi fruto de transformação, pois algumas igrejas continuaram a batizar crianças, atitude totalmente estranha às Escrituras. Qualquer igreja onde o Evangelho não é ministrado integralmente, "tem nome de que está viva, mas está morta".
"Ruína de uma igreja em Sardes" |
Aquele que tem os sete Espíritos...v. 1- biblicamente falando, o número sete representa perfeição, totalidade, indicando que quem estava falando era e é perfeito e tem total autoridade para falar. Nada que fazemos pode ficar oculto aos olhos de Deus (Heb. 4:13), Ele sabe de todas as coisas, assim como conhecia as obras da igreja de Sardes. Também fala das sete manifestações do Espírito Santo como citada em Isaías 11:2.
As sete estrelas...são os líderes das igrejas (lembrando que a palavra anjo quer dizer mensageiro), as quais em Apoc. 1:20 são descritas como os anjos das igrejas. Estão sob o controle e autoridade de Cristo, que conhecia o que a referida igreja fazia...Conheço as tuas obras (v.1)
Tens o nome de que vives, e estás morto...v. 1 Sardes era uma igreja que estava localizada num local muito próspero, como já falamos anteriormente, tinha um nome a zelar, porém o seu caráter estava deformado. Meu irmão, não adianta você ter apenas nome, fama, sem ter caráter. Certa vez em um casamento, ouvi o noivo dizer algo muito interessante que ilustra o que estou querendo dizer: Reputação é o que as pessoas pensam de você, ou acham que você é; caráter é o que Deus pensa a seu respeito, e eu optei por ficar com o que Deus pensa. Não adianta se as pessoas pensam o bem de mim e de você, o que realmente importa é o que Deus pensa. As pessoas pensavam que a igreja de Sardes estava viva (o que as pessoas pensavam), mas Jesus disse que ela estava morta (o que Deus pensava).
Sê vigilante...v. 2 O Senhor Jesus sempre tem advertido sua igreja a orar e a vigiar sempre Mt.26:41, para não cairmos em tentação / Marc.14:38. por causa do pecado que nos assedia Heb. 12:1 / porque o diabo quer nos devorar I Pedro 5:8 / para que não sejamos pegos de surpresa, porque não sabemos a que hora vem o nosso Senhor Mt. 24:42-44.
Confirma os restantes que estavam para morrer...v. 2 Ainda havia uma esperança para alguns que não tinham contaminado as suas vestes v.4, estes deveriam ser tirados do meio da corrupção espiritual.
Porque não achei as tuas obras perfeitas diante de Deus...v. 2 Percebe-se que em Sardes havia pessoas que praticavam algumas obras, porém não foram aprovadas diante de Deus. O Senhor Jesus disse no Ev. de João que devemos permanecer n'Ele para darmos frutos, e não é qualquer tipo de fruto, Ele quer que demos frutos bons e que permaneçam Jo. 15:1-16.
Lembra-te, pois, do que tens recebido e ouvido, e guarda-o, e arrepende-te...v. 3 Senhor quer que guardemos sua Palavra em nosso coração para não nos esquecermos d'Ele Prov. 3:1 / 4:4 / Deut. 26:16 / Deut. 4:9. Ele exorta a igreja de Sardes a não se esquecer (lembra-te) do que recebeu, pois recebeu tudo que precisava, porém não guardou o que recebeu, precisava de arrependimento. Arrependimento é voltar para Deus, é virar as costas para o pecado e voltar a face para o Criador, Salvador e Redentor de nossas almas. O que o Senhor estava exigindo de Sardes é o que Ele requer de nós hoje, que voltemos para Ele, pratiquemos a verdade e confiemos somente na Sua Pessoa. Oséias 12:6.
E, se não vigiares, virei sobre ti como um ladrão, e não saberás a que hora sobre ti virei...v. 3 O ladrão aqui descrito representa a figura do despojador, costuma vir de forma inesperada. Preste atenção nas palavras do Senhor em Mt. 24:43: "se o dono da casa soubesse a que hora da noite o ladrão viria, ele ficaria de guarda e não deixaria que a sua casa fosse arrombada". Sardes parecia estar em um sono espiritual, despreocupada, confiante em sí mesma, e com relação a ser vigilante, já tinha bastante experiência, pois tinha grande poderio militar, e todo bom soldado sabe que vigilância na batalha é essencial para não ser pego de surpresa, esta igreja tinha pelo menos o conhecimento teórico.
A presença do ladrão noturno que surpreende os desavisados é muito comum nas Escrituras. Se não vigiarmos, também poderemos ser pegos de surpresa. I Tess. 5:2-4 / II Ped. 3:10 / Apoc. 16:15.
Mas também tens em Sardes algumas pessoas que não contaminaram suas vestes...v. 4 Jesus Cristo sempre terá os remanescentes, aqueles que não se contaminam com a corrupção espiritual, com os enganos e mentiras implantados pelo diabo neste mundo, os que perseveram em servir ao Senhor. Mt. 24:13 / Rom. 9:27 / Marc. 13:13. O verdadeiro cristão não se deixa levar pela contaminção das obras infrutíferas das trevas, ele quer andar com Deus para ser santo.
E comigo andarão de branco; porquanto são dignas disso...v. 4 A igreja de Cristo deve procurar viver sem a mancha do pecado e não se deixar corromper pelo mundo (Ef. 5:27), pois este está nas mãos do maligno I Jo. 5:19. Os que não se contaminam terão a vitória final ao lado do Seu Redentor e "andarão de branco" ao seu lado, sendo chamadas de dignas, não por méritos próprios, mas porque foram compradas, tiveram suas vestes lavadas e embranquecidas pelo sangue do Cordeiro. I Ped. 1:18-9.
"Ruínas de uma sinagoga em Sardes" |
E de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos...v. 5 A menção ao livro da vida nas Escrituras, é bastante recorrente, sua primeria menção está em Êxodo 32:33. Aqueles que são cooperadores do Evangelho são citados como pessoas que tem os seus nomes escritos no livro da vida Fil. 4:3. No Reino de Deus, somente aqueles que tiverem os seus nomes escritos no livro da vida poderão entrar Apoc. 21:27. E quem não tiver o seu nome escrito no livro da vida de Deus e do Cordeiro será lançado no lago do fogo Apoc. 20:15. O vencedor não terá o seu nome riscado do livro da vida v. 5, isso é maravilhoso. Aleluia!!! Mas só o nome do vencedor.
Outra promessa seria a confissão de nosso nome diante de Deus, quem confessa declara alguma coisa, neste caso o Senhor estará declarando o nosso nome como pertencentes a Ele. Mt 10:32; mas não podemos nos esquecer de que aqueles que o negam, também serão negados por Ele. Mt 10:33
Conclusão: Deus não quer que vivamos apenas de aparência, fama, Ele quer que sejamos íntimos d'Ele, e o confessemos diante dos homens. Sua vontade é que nos lembremos de Sua mensagem, que produzamos bons frutos, que sejamos vigilantes, que nos conservemos incontaminados para que o nosso nome esteja no Seu livro. É você quem escolhe, ser como alguns de Sardes foram (mortos com o nome de vivos), ou ser como Ele quer que sejamos.
Graça e Paz e escolha a melhor parte.
Luiz Rafael
Bibliografia:
www.wikipedia.org;
www.tempodofim.com;
www.estudosdabiblia.net;
www.multiply.com;
www.webservos.com.br;
www.biblefacts.info.br;
www.webkayros.com.br;
www.bibliaonline.com.br, traduções: ACRF,ARIB.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente à vontade. Opine, concorde, discorde (é um direito seu), apenas seja coerente com a postagem. Evite comentar anonimamente, caso contrário, poderemos optar por não publicar seu comentário. Se tiver um Blog, deixe o seu endereço para retribuirmos. Os comentários podem não refletir nossa opinião, pois os mesmos são de responsabilidade dos leitores do Blog. Obrigado por deixar o seu comentário.