CONTATO

E-MAIL PARA CONTATO:
oucaapalavradosenhor@oucaapalavradosenhor.com

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Superstição e a Bíblia

SUPERSTIÇÃO.

ERRAIS NÃO CONHECENDO AS ESCRITURAS NEM O PODER DE DEUS. MT. 22:29 / MC 12:24.

O que é superstição ? É coisa de cristão autêntico ? É diferente de feitiçaria, simpatia ?
Antes de mais nada, precisamos definir o que é, e após descobrirmos o que é superstição, analisaremos tal prática à Luz das Escrituras, só assim poderemos saber se é algo coerente para mim e para você que acredita na Palavra de Deus.

Segundo o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, superstição é: 1. Sentimento de veneração religiosa fundada no temor ou ignorância e que conduz geralmente ao cumprimento de falsos deveres, a quimeras, ou a uma confiança em coisas ineficazes. 2. Opinião religiosa fundada em preconceitos ou crendices. 3. Presságio que se tira de acidentes e circunstâncias meramente fortuitas.

Agora veja outra definição de outro Dicionário Online, o Dicio: 1. Desvio do sentimento religioso, fundado no temor ou na ignorância, e que empresta caráter sagrado a certas práticas destituídas de qualquer transcendência; crendice. 2. Presságio infundado e vão, tirado de acontecimentos meramente fortuitos (como de uma vasilha emborcada, do número 13 etc.). Superstição então, pode ser comparada a uma falsa religião, por quê ? Por que inclui adoração (veneração religiosa) por causa de ignorância, falta de conhecimento das Escrituras.

O dicionário da Bíblia também afirma: “superstição é uma crendice ou prática resultante de ignorância, medo do desconhecido ou confiança na magia” (Atos 25:19 RC), logo superstição é falta de conhecimento e respaldo bíblico que resulta em ignorância e práticas provenientes da mesma, onde o indivíduo desconhece a autoridade que tem no Nome de Jesus e confia apenas em coisas vãs para se livrar do mal e qualquer forma de problema ou para dar sorte e evitar azar.

Então superstição é uma forma de magia ou feitiçaria disfarçada.

É coisa vã e ineficaz

Devido ao sincretismo religioso no Brasil, podemos perceber que as muitas religiões que preferem viver suas próprias regras a viver segundo as Sagradas Escrituras, promovem um vasto número de superstições que engodam o povo que não tem contato com a Palavra de Deus. E não é fácil convencer as pessoas de que tais práticas são errôneas, pois tais são registradas desde a Antiguidade, nos povos sumérios, egípcios, fenícios, gregos, babilônicos, etc...

Havia práticas de magia entre os antigos fenícios e canaaneus os quais sacrificavam seus filhos no fogo[1], para aplacar a ira de seus deuses (Lv. 17:7), eles acreditavam que só fazendo assim poderiam alcançar o favor dos “céus”. Essa prática ainda que de forma disfarçada é vista ainda hoje, quando em determinadas épocas do ano vemos pais fazendo seus filhos passarem pelo fogo nas fogueiras juninas. A prática supersticiosa de queimar os filhos no fogo foi muito comum na antiguidade. II Reis 17:31/II Cron. 28:3/Jer. 19:5.

Alguns exemplos conhecidos de superstições são:

1. Pé direito - Devemos sair de casa e entrar em qualquer lugar, sempre com o pé direito, para evitar o azar. [2]
2. Gato Preto- Na idade média, acreditava-se que os gatos eram bruxas transformadas em animais. Por isso a tradição diz que cruzar com gato preto é azar na certa. Os místicos, no entanto, têm outra versão. Quando um gato preto entra em casa é sinal de dinheiro chegando.[2]
3. Sal grosso - Deixar um copo de vidro cheio de sal grosso no canto da sala, traz sorte. [2]
4. Arco- íris - Quem passar por debaixo do arco-íris muda de sexo: o homem vira mulher, e a mulher vira homem. [2]
5. Guardar o umbigo do bebê que cai, pois, se um rato comê-lo, o bebê vira ladrão. [3]
Na África por exemplo, existem povos que acreditam que se você der de cara com um sapo na porta de casa, é sinal de que um membro daquela casa irá morrer.[3]

Certas práticas são muito comuns entre aqueles que ainda não tiveram um contato íntimo com o Senhor Jesus, não conheceram a Verdade e tão pouco foram libertas por esta Verdade. Muitos justificam que isso faz parte da cultura dos povos; porém não justifica-se como uma verdade aceitável só porque faz parte dos costumes de um povo, como o caso de culturas que praticam a mutilação sexual de crianças, apedrejam mulheres consideradas adúlteras, sacrificam crianças que não crescem ou tem imperfeições, tudo isso faz parte da cultura de alguns povos e nem por isso são aceitáveis à Luz das Escrituras. Jesus Cristo veio para que pudéssemos ter vida e vida abundante (Jo. 10:10) e Seu desejo é libertar as pessoas daquilo que elas pensam ser o certo e aceitável, e que Ele não pode aprovar. Tenho uma sobrinha que nasceu em uma plena sexta-feira 13, se ela fosse viver impressionada com isso, certamente viveria angustiada ou enclausurada com medo de sair de casa por que teve o "azar" de nascer em um dia assim, mas graças a Deus que ela é lavada pelo sangue de Jesus e não vive neste engano.

Veja a origem de algumas superstições:

• SEXTA-FEIRA 13.

Tudo indica que essa crendice vem de duas lendas da mitologia nórdica. De acordo com a primeira delas, houve, no Valhalla – a morada celestial das divindades –, um banquete para 12 convidados. Loki, espírito do mal e da discórdia, apareceu sem ser chamado e armou uma briga em que morreu Balder, o favorito dos deuses. Instituiu-se, então, a superstição de que convidar 13 pessoas para jantar era desgraça na certa e esse número ficou marcado como símbolo do azar. A segunda lenda é protagonizada pela deusa do amor e da beleza, Friga, cujo nome deu origem às palavras friadagr e Friday, “sexta-feira” em escandinavo e inglês. Quando as tribos nórdicas se converteram ao cristianismo, a personagem foi transformada em uma bruxa exilada no alto de uma montanha. Para se vingar, Friga passou a reunir-se, todas as sextas feiras, com outras 11 feiticeiras, mais o próprio satanás, num total de 13 participantes, para rogar pragas sobre a humanidade. Da Escandinávia, a superstição espalhou-se por toda a Europa, reforçada pelo relato bíblico da Última Ceia, quando havia 13 pessoas à mesa, na véspera da crucificação de Cristo – que aconteceu numa sexta-feira. No Antigo Testamento judaico, inclusive, a sexta-feira já era um dia problemático desde os primeiros seres humanos. Eva teria oferecido a maçã a Adão numa sexta-feira e o grande dilúvio teria começado no mesmo dia da semana.[4]

• FERRADURA.

Tem origem na Grécia antiga. Era feita de ferro, para os gregos o metal podia proteger contra o mal. Lembrava a Lua crescente, símbolo de fertilidade e prosperidade. [4]

• ESCADA.

Símbolo da elevação e acesso social, passar debaixo dela seria negar a progressão e o vencer. O que objetos inanimados como uma escada, ferradura ou outra coisa qualquer poderia exercer de influência ruim na vida de um servo de Jesus Cristo? Meu irmão, está escrito: “Foi para a liberdade que Cristo vos libertou, e não vos torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão”. (Gál. 5:1). Em Jesus Cristo há somente liberdade e nunca engano, por que Ele não pode mentir, fazer e falar a Verdade está ligado intimamente ao Seu caráter. Tito 1:2.

Jesus é a expressão exata de Deus, o resplendor visível da glória de Deus (Gr. Charakter tes hupostaseos, “reprodução da substância”), o Filho Eterno do Pai [1], se Deus não pode nos enganar com mentiras e superstições, logo, Cristo através do Evangelho também não pode, por ser Ele a reprodução do Pai. A fé viva e incontaminada em Cristo existe para que sejamos por Ele salvos, para que tenhamos n'Ele perdão de práticas mortas, para que sejamos livres de todo engano e vai muito além do nosso entendimento.

Na passagem de cada ano novo, existem aqueles que escolhem uma determinada cor, principalmente o branco para passar a virada, dão três pulinhos para frente para evitar atraso de vida, praticam adivinhações, tem os que gostam de ler horóscopo, este último está terminantemente proibido nas Sagradas Escrituras. Jer. 8:2/II Reis 17:16/Sof. 1:5/Deut. 17:2-4/Deut. 4:19/II Reis 23:5/Jer. 19:13/Isaías 47:12-15. Isto só para citar algumas passagens, mas não teríamos espaço e tempo suficientes para falar de tantas outras passagens contra a superstição dos povos. Qualquer pessoa que quiser ir contra o que diz a Palavra de Deus, poderá fazer, porém Deus não irá compactuar com tais atos, ele trará juízo. Isaías 47:12-15.

A vontade de Deus é que todos se arrependam, cheguem ao pleno conhecimento da Verdade e sejam salvos (I Tm. 2:4), Ele não tem prazer na morte de ninguém, antes deseja nos salvar. Em oposição à sua vontade há um inimigo feroz que age cegando as pessoas para acreditar em suas mentiras, seu nome é satanás (adversário) [II Cor. 4:4], seu maior triunfo é levar as pessoas a acreditarem que tudo é permitido e não faz mal. Sendo superstição algo que gera medo, ele se aproveita, por meio do medo que é sua especialidade, faz uso do desconhecido para aprisionar as pessoas nas questões de cunho espiritual. Mas há uma boa notícia em I Jo. 3:8, onde diz que "Jesus Cristo se manifestou para destruir as obras do diabo", das quais também se encontram a superstição. Superstição não é coisa de cristão, e está ligada em atos pela feitiçaria/simpatia, ambas realizam trabalhos que envolvem magia e assim são classificadas nos nossos dicionários. Há ainda uma última forma de superstição, a eletrônica, onde pessoas "bem intensionadas" criaram algumas "pseudo-bênçãos" onde enviam e-mail's para que sejam repassados sem que a corrente seja quebrada, ou seja, se for quebrada no lugar de uma bênção que poderá vir até determinado horário (determinam até o horário da bênção!!!) virão grandes problemas. A conclusão para o bom cristão é: "saí do meio dela povo meu". Jer. 51:45/Apoc. 18:4.
Então vocês conhecerão a Verdade, e a Verdade vos libertará.Jo. 8:32.
Leia a Bíblia e viva livre do erro. Marcos 12:24.

Bibliografia consultada:
[1] Novo Comentário da Bíblia online
[2]noticias.universia.com.br
[3] encantosdaafrica.blogspot.com/2009/08/crendices-e-supersticoes-africanas
[4]www.brasilescola.com.br
www.bibliaonline.com.br

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

A oração de Jabez

I Crônicas 4:9-10.
Sempre tenho frisado para os irmãos que se reúnem em minha casa a importância de lermos sobre as genealogias, porém muitos irmãos dizem achar difícil ler sobre as genealogias da Bíblia por serem cansativas de ler e segundo alguns, não fazem sentido algum saber quem foi pai de quem. É tão importante lermos sobre as genealogias quanto é importante ler qualquer outra parte das Escrituras, pois através das genealogias se podia provar se alguém pertencia ou não à linhagem sacerdotal (I Cron. 6:1-15), se era Levita ou não (I Cron. 6-16:48), fazia-se menção de genealogias para se provar herdades, entre outras coisas mais, também vemos que a Genealogia de Cristo é apresentada no Evangelho de Mateus para mostrar que as promessas feitas ao rei Davi, como ancestral do Messias se cumpriam cabalmente na Pessoa de Jesus Cristo (II Sam. 7:12-16/Sl 89:29,36-37/Sl 132:11).

As genealogias também revelavam que Jesus era herdeiro do trono de Davi. Isto apenas para que possamos entender a importância das genealogias e a leitura total da Palavra de Deus. Se cremos que a Bíblia é a inerrante Palavra de Deus, então devemos lê-la na sua totalidade. Em se tratando de genealogia, a de Jabez nos parece ser uma das menores genealogias descritas na Palavra de Deus, apenas dois versículos são atribuídos à pessoa de Jabez, porém merece grande destaque pela sua ousadia e fé. Vejamos em quais circunstâncias ela aparece:

"E foi Jabez mais ilustre do que seus irmãos; e sua mãe deu-lhe o nome de Jabez, dizendo: Porquanto com dores o dei à luz.

Porque Jabez invocou o Deus de Israel, dizendo: Se me abençoares muitíssimo, e meus termos ampliares, e a tua mão for comigo, e fizeres que do mal não seja afligido! E Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido".

Jabez, notadamente foi muito intrépido em sua oração e soube usar a sua fé para vencer os males que aparentemente o cercaram desde o nascimento, pois foi-lhe dado um nome que fazia lembrar derrota, o seu nome significa "dor, sofrimento", nome dado a ele por sua mãe, que teria sofrido grandes dores na hora do parto. Humanamente, poderíamos tachar Jabez de um coitado porque recebera um nome tão cheio de derrota como o que recebera de sua mãe; porém ele não se curvou diante das cincunstâncias. Em Israel naquela época, parece que a maioria dos nomes dados aos filhos eram dados de acordo com as circunstâncias que envolviam os seus nascimentos.Ex: Dã (JUIZ), Naftali (MINHA LUTA), Gade (SORTE), Aser (TESOURO), José (DEUS ACRESCENTA),etc...(leia Gen. 30:6-8-11-13-24). Não sendo diferente com Jabez.

Diz o versículo 9 que ele "foi o homem mais respeitado de sua família" NVI...tinha tudo para fracassar, o nome sempre o fazia lembrar do fracasso, pense, o dia todo você ouvindo as pessoas chamarem você de "Sofrimento". "Sofrimento", venha aqui!!! "Sofrimento" faça aquilo!!! sem falar nas piadinhas correlatas ao nome.

Mas mesmo assim, foi respeitado, ilustre e famoso. Ele viveu contra todas as expectativas contrárias, uma pessoa comum, com uma vida extraordinária. Foi tão ilustre que teve uma cidade que recebeu o seu nome. Gostaria de esclarecer que não estamos tentando tecer nenhuma doutrina de modelo de oração a ser feita todos os dias (isso é repetição, mantra, não concordamos com isso), e sim mostrar a fé e ousadia de alguém que confiou plenamente em Deus, não confiando em si mesmo, mas no Deus do seu povo.

Raramente alguém naquela época recebia a honra de ter uma cidade no seu nome se não fosse um grande guerreiro e desbravador, isso leva a acreditar que Jabez tenha sido um homem de guerra, por isso foi tão famoso.(v.9). Esperou que o SENHOR o abençoasse (Heb. Barak- quer dizer ajoelhar, ato de adoração a Deus, foi o que Jabez fez, adorou a Deus, relizando assim a Sua vontade) e ampliasse os seus termos porque certamente fazia guerra contra os inimigos ao redor, e naquela época a luta era contra a carne e o sengue, e para conquistar termos de terra tinha que lutar, por isso precisava que a mão do SENHOR fosse com ele.

A tradução NVI diz o seguinte no verso 10, "guardando-me de males e livrando-me de dores". Ele sabia que estava enfrentando inimigos ferozes e que serviam 'deuses' de todos os tipos e formas, maus em extremo, os quais usavam a feitiçaria como método de vencer batalhas, então sabia que sozinho não podia, por isso pediu proteção dos males e o livramento das dores, pedido o qual foi respondido (10), pois se o próprio Deus não o guardasse estaria sujeito e fadado ao fracasso. Desta forma, devemos sempre focar a nossa fé no SENHOR JESUS CRISTO, somente Ele pode nos abençoar e nos livrar de todo o mal, de toda aflição e ampliar o nosso espaço, este espaço é o espaço aos pés de Jesus, com submissão a Ele, esperando sempre n'Ele. (Obs: não temos também nenhuma intenção de ensinar que os cristãos não terão dificuldades e que serão sempre prósperos, e também não intensionamos pregar nenhuma teologia de prosperidade, pois os maiores homens de DEUS na história viveram uma vida simples e dependentes de Jesus Cristo, o que nós precisamos sim, é estarmos centrados em JESUS CRISTO).

Portanto, volte sua vida para JESUS CRISTO, O FILHO DE DEUS e seja livre do que te aflige.

www.oucaapalavradosenhor.com

O Senhor Jesus é o nosso Único Livramento.
Bibliografia:O Novo Comentário da Bíblia (Eletrônico)
Traduções da Bíblia usadas: N.V.I. ; A.C.R.F.

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Ele está vivo.Aleluia!!!

JESUS CRISTO ESTÁ VIVO

Existem aqueles que duvidam da Ressurreição de Jesus Cristo, mas eu quero contar para você que Ele está vivo, e é a esperança para todo aquele que n'Ele crê. Hoje, se você tiver condições de viajar pelo mundo todo, você poderá ir e entrar em suntuosos lugares túmulos de grandes "heróis" da história da humanidade e verificar que seus restos mortais estão lá, sofrendo a ação do tempo. Alexandre o Grande, um dos maiores conquistadores da Antiguidade, morreu na Babilônia aos 33 anos de idade (356-323 a.C) e foi enterrado em um túmulo na cidade Alexandria, lá ficando por 700 anos, antes de desaparecer (tempo suficiente para alguém ser dado como morto), o túmulo está lá, e foi ocupado. Se andarmos um pouco mais, até Paris, mais precisamente no lugar chamado "Hôtel des Invalides", nós poderemos visitar os restos mortais de outro grande conquistador, Napoleão Bonaparte (1.769-1.821 d.C.), tanto o túmulo como os restos mortais estão lá. Ricardo Coração de Leão (1.157-1.199 d.C.), rei da Inglaterra, participou da chamada Terceira Cruzada, saqueou vilarejos, massacrou habitantes de algumas cidades que lhe resistiram, foi homem notável de sua época, e morreu atingido por uma flecha que o teria atingido no abdómen, revelando seu caráter altivo, participar de uma batalha sem armadura. Seu túmulo pode ser visitado na Abadia de Fontevraud, França. E por último, o rei Xerxes (519-466 a.C.) da Pérsia, travou grandes guerras, a mais conhecida delas foi a de Termópilas, onde derrotou o exército de Leônidas. Este rei tinha um exército chamado de "imortais" composto sempre por 10.000 homens, o que não evitou sua morte, pois era homem. Morreu assassinado e seu corpo se encontra em um túmulo com mais de 20 metros de altura cavado uma montanha em Persépolis-Irã (antiga Pérsia).

Túmulo do rei Ricardo Coração de Leão"
Agora, se você tiver oportunidade de visitar Israel, vá até a cidade de Jerusalém, visite o local que é conhecido como o lugar onde Jesus Cristo foi sepultado depois de sua morte de cruz (E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz. Fil. 2:8) você poderá constatar que este túmulo está vazio há mais de 2.000 (dois mil) anos, foi ocupado apenas por 3 dias, nada mais. Lucas 24:7 / 24:46 / 9:22.
As provas de sua ressurreição são incontestáveis, são evidências suficientes para convencer a todos de que o que Ele disse é verdadeiro. O seu túmulo foi encontrado vazio, e o anjo que lá estava afirmou que Ele não estava mais entre os mortos, e havia ressuscitado Luc. 24: 5-6. Ele apareceu a Maria Madalena Marc. 16:9; apareceu aos discípulos que estavam no caminho de Emaús Luc. 24: 15-35; para Pedro que estava em Jerusalém; para os discípulos reunidos Luc. 24:36-39 mostrando-lhes as suas feridas.

Também apareceu para sete discípulos que estavam pescando junto ao mar de Tiberíades Jo 24:1-14.
Em I Cor. 15:5, Paulo apresenta toda uma lista destes aparecimentos. Jesus comeu com seus discípulos Luc. 24:41-43.

Outras provas incontestáveis de sua ressurreição apresentadas por Ele próprio aos discípulos, foram as próprias Escrituras Sagradas que atestavam o testemunho de sua obra Redentora. Luc. 24:25-32 as quais Ele fez uma exposição começando por Moisés, profetas e Salmos (conferir Luc. 24:44-45). Desta forma o Senhor Jesus nos leva a entender que Ele aceitou as Escrituras e sua autoridade como inspiradas por Deus, principalmente no que dizia respeito às profecias relacionadas à Sua Morte e Ressurreição.

Em todos os Evangelhos vemos que é dado destaque às profecias relacionadas a Pessoa do Senhor Jesus Cristo em relação ao ser Ele o Messias Verdadeiro que o povo judeu estava esperando, como também Ele deveria morrer e ressuscitar, permanecendo vivo para sempre. Em II Tim. 3:16, vemos uma espécie de resumo da doutrina de Paulo, onde considera o Antigo Testamento totalmente inspirado por Deus. Também outros apóstolos como é o caso de Pedro, fazem alusão ao A.T. como inspirado pelo Espírito Santo e dão testemunho disso II Pedro 1:21. Sendo tais escritos inspirados e transmitidos por inspiração divina, não há o que duvidar de sua veracidade, e sendo verdadeiro o testemunho, podemos confiar nele plenamente afirmando para o mundo que ele está vivo, seu túmulo vazio e que Ele pode nos dar a vida eterna.

Este mesmo Jesus que ressuscitou e não está mais em um túmulo, antes morreu para salvar o homem do pecado, mas salvar somente aqueles que O recebem, tornando-os filhos de Deus. Jo 1:12. Para isso é necessário que o homem pecador volte sua fé para conhecer a Deus através do Evangelho, cujas promessas se mantêm vivas em toda história da redenção. A fé que nos conduz ao Filho de Deus ressurreto permanece a mesma desde Abel até os nossos dias Heb. 11:4. Outra prova da ressurreição é a transformação de vidas como a minha e a sua através da fé n'Ele.

Deus deixou escrito para nós aquilo que Ele nos revelou, para nos apresentar um firme fundamento para nossa fé pessoal, um guia para o que crê, permitindo ao Seu povo compreender Sua vontade e propósitos, levando os que n'Ele confiam a uma vida purificada de contínuo e libertação do engano. Jesus Cristo está vivo para nos garantir as firmes promessas de Deus, entre elas, a de nos levar para o Seu Reino Eterno, que não terá fim como o de Alexandre, Napoleão, o rei Ricardo, Xerxes da Pérsia e muitos outros. Creia e verás a Glória de Deus. Jo 11:40.

Jesus Cristo não está mais no túmulo, ressuscitou. Mt 28:6 / Marc. 16:6. Ele quer transformar você.
"Túmulo vazio (de Jesus) na cidade de Jerusalém"

Bibliografia: Bíblia tradução João F. de Almeida, RA.
F. Davidson, O Novo Comentário da Bíblia, São Paulo: Vida Nova
Estudo:Luiz Rafael
www.oucaapalavradosenhor.com

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Pai Nosso em Aramaico e Hebraico.

Para aqueles que são amantes da Palavra de Deus e dos idiomas falados na época de Jesus, este vídeo será uma bênção. Nele você poderá ouvir a oração do Pai Nosso recitada em Aramaico e em Hebraico respectivamente. O Aramaico era a língua usada pelo povo em geral, e provavelmente, Jesus se dirigia às multidões nesse idioma, é uma língua semítica da qual também temos o Hebraico; Já o Hebraico chamado de clássico, foi usado para redigir a Torah (Lei), e é chamado pelos judeus de Lashon haKodesh ou "A Língua Sagrada", por ter sido a língua usada para transmitir a mensagem do Todo-Poderoso aos homens.
Veja o vídeo e leia a transliteração dos dois idiomas.
Aramaico.
(transliterado):


Avun d'bâShmâya Nitqâdâsh sh'makh
Têtê Mâlkutakh
Nêhuê Tsivyanakh Âykâna d'Bâshmâya Ap Bâra'a
HâvLân Lâkhma d'Sunqanân Yaumana
Uâshvuq Lân Khâubâyn Âykâna Dap Khnân Shuvaqan L'Khâyabâyn
Ula Tâ'lân Lenisyuna Ila Pâtsan Min Bisha
Mitôl D'dilakh hi Mâlkhuta uKhâyla utishbukhta
L'Alâm 'Almin
Amen



Hebraico.

(transliterado):

Avinu shebashamayim, yitkadesh shimkhah.
Tavo Malkhutekha.
Ye'aseh retsonekha,
ba'aretz ka'asher na'asah va'shamayim.
Ten-lanu haiyom lechem chukeinu.
U'selach lanu et ashmateinu,
ka'asher solechim anachnu,
la'asher ashemu lanu.
Ve'al-tevieinu lidei massah,
ki-'im hatzileinu min-hara.
Ki lekha ha-mamelakha ve-hagevurah veha-tiferet,
le'olemei 'olamim amein.


Vídeo: youtube.com
fonte bibliográfica: www.wikipedia.org

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Notícias do mundo cristão


Pastor Silas Malafaia é acusado de ser homofóbico por político do Maranhão.

Após ser chamado de homofóbico por Ivaldo Rodrigues, líder do PDT na Câmara de Vereadores de São Luís, o pastor Silas Malafaia, presidente da Igreja Assembleia de Deus – Vitória em Cristo, afirmou que vai processar o pedetista e o classificou como “bandido”, “vagabundo” e “idiota”.
Visite: Gospel +, Noticias Gospel, Videos Gospel, Musica Gospel Em resposta às declarações do pastor, a Câmara de Vereadores de São Luís arquivou um projeto de lei de homenagem a Malafaia e ainda aprovou uma moção de repúdio considerando-o, a partir de agora, “persona non grata” em São Luís.
A briga entre Malafaia e Rodrigues começou há aproximadamente duas semanas, quando o pedetista pediu vistas em um projeto de concessão de título de Cidadão Ludovicense apresentado pela vereadora evangélica Rose Sales (PCdoB). A homenagem seria concedida a Malafaia, mas o vereador afirmou que o pastor era homofóbico e não seria digno do título.
Nesta segunda-feira, o pastor reagiu às declarações do pedetista em um programa de uma rádio evangélica. No programa, o líder da Assembleia de Deus – Vitória em Cristo negou ser homofóbico. Ele argumentou que homofobia não é condenar o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Para ele, homofobia é agredir, ferir ou matar homossexuais.
Ao negar ser homofóbico, Malafaia pediu provas de suas “condutas homofóbicas” e depois chamou Rodrigues de vagabundo, bandido e idiota. “Ele está pensando que está falando com um pastor otário. Ele vai ser interpelado judicialmente e eu vou processar esse bandido, esse vagabundo desse vereador aí. Ele está pensando que está lidando com otário. Ele vai ver o que é bom pra tosse. Eu sou homofóbico? Prova que eu sou homofóbico!”, disse o pastor. “Esse idiota não sabe nem o que é homofobia”, complementou.
Nem mesmo a autora do projeto escapou das críticas. Malafaia insinuou que Sales não defendeu com mais ênfase a homenagem por interesses do partido. “Eu estou desconfiado de que ela quer fazer graça pro partido, porque o partido dela apóia essa porcaria (luta de grupos LGBT)”, afirmou Malafaia.
Ainda durante as críticas contra Rodrigues, Malafaia atacou os ativistas e grupos LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros) em todo o Brasil.
“Eu declaro aqui o que já venho falando há muito tempo. Os grupos mais intolerantes da pós-modernidade são os homossexuais”, disse. “Eu não tenho medo de grupos homossexuais, de ativistas homossexuais. Eu não tenho medo de vereador desprovido de qualquer tipo de conhecimento. O que ser vê aí é um preconceito contra os evangélicos. Essa é que é a verdade. O que é homofobia, meu filho? Você critica pastor, critica padre, critica político, critica presidente, critica ministro, mas, se criticar prática homossexual, é homofóbico”.
As críticas de Malafaia aumentaram o mal estar na Câmara de Vereadores. Nesta terça-feira, alguns vereadores que ainda eram favoráveis à homenagem ao pastor resolveram tirar seu apoio ao projeto de lei. A mesa diretora da Câmara também resolveu aprovar moção de repúdio considerando Malafaia com “persona non grata”.
Além disso, a Procuradoria da Câmara já estuda medidas judiciais contra o pastor pelas declarações. “Um homem que usa um palavreado e age dessa maneira desequilibrada não pode ser um homem de Deus”, rebateu Ivaldo Rodrigues em um programa de rádio de São Luís.
Na sexta-feira, Malafaia estará em São Luís para participar do evento “Vida Vitoriosa para Você”. A organização do evento espera reunir aproximadamente 100 mil pessoas. O líder da Igreja Assembleia de Deus – Vitória em Cristo fará dois cultos na capital do Maranhão.
Fonte: Ig

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Bo, Ruach Elohim



Bo Ruach Elohim, u'male et nafshi. 
Hadrech otanu k'yeladim, rak b'cha anu chafetzim.
Anachnu mazminim otcha lavo.

Come, Holy Spirit, come.
Come and fill us now.
For you are welcome in this place.
Show your mercy and your grace.
Come and fill us, Holy Spirit come.

Baruch haba, baruch haba.

Welcome Spirit of God.

Barukh Ha'Shem Adonai Yeshua Ha'Meschiah!

Tradução livre:

Venha Espírito de Deus, venha e enche-nos agora.
Pois Tú és bem-vindo neste lugar.
Mostre sua misericórdia e sua Graça.
Venha e enche-nos, Espírito Santo.
Bendito sejas, Bendito sejas. Seja bem-vindo Espírito de Deus.

Bendito seja o Nome do Senhor Jesus Cristo!

(É tudo que nós precisamos)

Vídeo retirado do youtube.com
(Não somos detentores dos direitos autorais.)

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Estudo sobre as 7 igrejas de Apocalipse. Sardes

Sardes Apoc. 3:1-6.

Localização: A Sardes de Apocalipse teve sua localização na atual Turquia, mais precisamente na província de Manisa, local este que corresponde ao vilarejo de Sart, pois suas ruínas se encontram nestas terras. Sardes foi muito privilegiada pela fertilidade de suas terras porque estava próxima do rio Hermo e tinha grande importância para a região por causa de seu poderio militar. Mesmo em face de seu poderio militar, não tinha toda a segurança que precisava, pois ouviu do Senhor o que talvez nenhum de nós gostaríamos de ouvir: "Conheço as tuas obras, que tens nome de que vives, e estás morto". Ap. 3:1.


Como seres humanos somos tendenciosos a julgar pela aparência, quando alguém se nos apresenta com trajes finos, logo esboçamos um pré-julgamento desta pessoa acreditando que possa ser de boa índole ou que seja dono de grandes posses; ou, se nos deparamos com alguém mal vestido, logo pensamos que esta pessoa possa ser um andarilho, e nem sempre é assim. Me lembro de um acontecido com um conhecido meu, empresário, que saiu todo sujo de sua fazenda em direção à capital de nosso estado. Ele, todo sujo, entrou em uma loja de jóias e parou em frente à vitrine, nenhum vendedor se aproximou dele, somente depois de muito tempo alguém se aproximou e sem lhe dar importância, o deixou,estava sujo, mal arrumado e afinal de contas poderia ser um qualquer.

Mas ele insistiu em olhar o relógio mais caro, e para a surpresa do rapaz que o desprezara, comprou e pagou à vista. Jesus julga não pela nossa aparência exterior, mas pela interior, Ele julga os corações, porque os conhece (I Cron. 28:9). Com certeza se aquele jovem pudesse saber quem ele estava desprezando por causa da aparência, não teria hesitado em atendê-lo. O Senhor vê o íntimo das pessoas e das igrejas. A igreja de Sardes ao receber sua carta provavelmente deve ter ficado muito triste, pois aparentava ser forte, era próspera por causa do ouro e tecidos que nela se encontrava, mas foi encontrada suja, morta espiritualmente. Apoc. 3:1.É isso o que acontece com aqueles que se sentem seguros demais, esta igreja havia recebido muito do Senhor, mas guardava pouco. Apoc. 3:3.

Havia ali em Sardes um templo dedicado à deusa "Hera", havendo libertinagem tanto da parte dos "pagãos" como também de alguns cristãos, sendo poucos os que não haviam contamindo as suas vestes. Apoc. 3:4

O período da igreja correspondente à igreja de Sardes é considerado o período da Reforma, que ocorreu a partir de 1.520 d.C. como uma forma de protesto contra as práticas da igreja de Roma que havia se desviado das Escrituras. O principal ponto de divergência da reforma contra a igreja de Roma era que esta pregava a salvação pelas obras, enquanto o reformador Lutero, em defesa de sua tese citava Rom. 1:17, "o meu justo viverá pela fé". No dia 31 de Outubro, Martinho Lutero publicou suas 95 teses provando que a igreja de Roma estava andando em caminhos opostos às Sagradas Escrituras. Por este motivo, algumas igrejas que estavam interessadas em andar à Luz das Escrituras, passaram a pregar que a salvação é pela fé e não por obras.

É claro que nem tudo o que aconteceu naquela época foi fruto de transformação, pois algumas igrejas continuaram a batizar crianças, atitude totalmente estranha às Escrituras. Qualquer igreja onde o Evangelho não é ministrado integralmente, "tem nome de que está viva, mas está morta".
"Ruína de uma igreja em Sardes"
O nome Sardes tem muitos significados, veja alguns: Pedra precisosa, aqueles que escaparam, remanescentes. Sendo os dois últimos mais coerentes com a própria mensagem da carta para esta igreja, que são "os que não contaminaram as suas vestes".Apoc. 3:4.

Aquele que tem os sete Espíritos...v. 1- biblicamente falando, o número sete representa perfeição, totalidade, indicando que quem estava falando era e é perfeito e tem total autoridade para falar. Nada que fazemos pode ficar oculto aos olhos de Deus (Heb. 4:13), Ele sabe de todas as coisas, assim como conhecia as obras da igreja de Sardes. Também fala das sete manifestações do Espírito Santo como citada em Isaías 11:2.

As sete estrelas...são os líderes das igrejas (lembrando que a palavra anjo quer dizer mensageiro), as quais em Apoc. 1:20 são descritas como os anjos das igrejas. Estão sob o controle e autoridade de Cristo, que conhecia o que a referida igreja fazia...Conheço as tuas obras (v.1)

Tens o nome de que vives, e estás morto...v. 1 Sardes era uma igreja que estava localizada num local muito próspero, como já falamos anteriormente, tinha um nome a zelar, porém o seu caráter estava deformado. Meu irmão, não adianta você ter apenas nome, fama, sem ter caráter. Certa vez em um casamento, ouvi o noivo dizer algo muito interessante que ilustra o que estou querendo dizer: Reputação é o que as pessoas pensam de você, ou acham que você é; caráter é o que Deus pensa a seu respeito, e eu optei por ficar com o que Deus pensa. Não adianta se as pessoas pensam o bem de mim e de você, o que realmente importa é o que Deus pensa. As pessoas pensavam que a igreja de Sardes estava viva (o que as pessoas pensavam), mas Jesus disse que ela estava morta (o que Deus pensava).

Sê vigilante...v. 2 O Senhor Jesus sempre tem advertido sua igreja a orar e a vigiar sempre Mt.26:41, para não cairmos em tentação / Marc.14:38. por causa do pecado que nos assedia Heb. 12:1 / porque o diabo quer nos devorar I Pedro 5:8 / para que não sejamos pegos de surpresa, porque não sabemos a que hora vem o nosso Senhor Mt. 24:42-44.

Confirma os restantes que estavam para morrer...v. 2 Ainda havia uma esperança para alguns que não tinham contaminado as suas vestes v.4, estes deveriam ser tirados do meio da corrupção espiritual.

Porque não achei as tuas obras perfeitas diante de Deus...v. 2 Percebe-se que em Sardes havia pessoas que praticavam algumas obras, porém não foram aprovadas diante de Deus. O Senhor Jesus disse no Ev. de João que devemos permanecer n'Ele para darmos frutos, e não é qualquer tipo de fruto, Ele quer que demos frutos bons e que permaneçam Jo. 15:1-16.

Lembra-te, pois, do que tens recebido e ouvido, e guarda-o, e arrepende-te...v. 3 Senhor quer que guardemos sua Palavra em nosso coração para não nos esquecermos d'Ele Prov. 3:1 / 4:4 / Deut. 26:16 / Deut. 4:9. Ele exorta a igreja de Sardes a não se esquecer (lembra-te) do que recebeu, pois recebeu tudo que precisava, porém não guardou o que recebeu, precisava de arrependimento. Arrependimento é voltar para Deus, é virar as costas para o pecado e voltar a face para o Criador, Salvador e Redentor de nossas almas. O que o Senhor estava exigindo de Sardes é o que Ele requer de nós hoje, que voltemos para Ele, pratiquemos a verdade e confiemos somente na Sua Pessoa. Oséias 12:6.

E, se não vigiares, virei sobre ti como um ladrão, e não saberás a que hora sobre ti virei...v. 3 O ladrão aqui descrito representa a figura do despojador, costuma vir de forma inesperada. Preste atenção nas palavras do Senhor em Mt. 24:43: "se o dono da casa soubesse a que hora da noite o ladrão viria, ele ficaria de guarda e não deixaria que a sua casa fosse arrombada". Sardes parecia estar em um sono espiritual, despreocupada, confiante em sí mesma, e com relação a ser vigilante, já tinha bastante experiência, pois tinha grande poderio militar, e todo bom soldado sabe que vigilância na batalha é essencial para não ser pego de surpresa, esta igreja tinha pelo menos o conhecimento teórico.

A presença do ladrão noturno que surpreende os desavisados é muito comum nas Escrituras. Se não vigiarmos, também poderemos ser pegos de surpresa. I Tess. 5:2-4 / II Ped. 3:10 / Apoc. 16:15.

Mas também tens em Sardes algumas pessoas que não contaminaram suas vestes...v. 4 Jesus Cristo sempre terá os remanescentes, aqueles que não se contaminam com a corrupção espiritual, com os enganos e mentiras implantados pelo diabo neste mundo, os que perseveram em servir ao Senhor. Mt. 24:13 / Rom. 9:27 / Marc. 13:13. O verdadeiro cristão não se deixa levar pela contaminção das obras infrutíferas das trevas, ele quer andar com Deus para ser santo.

E comigo andarão de branco; porquanto são dignas disso...v. 4 A igreja de Cristo deve procurar viver sem a mancha do pecado e não se deixar corromper pelo mundo (Ef. 5:27), pois este está nas mãos do maligno I Jo. 5:19. Os que não se contaminam terão a vitória final ao lado do Seu Redentor e "andarão de branco" ao seu lado, sendo chamadas de dignas, não por méritos próprios, mas porque foram compradas, tiveram suas vestes lavadas e embranquecidas pelo sangue do Cordeiro. I Ped. 1:18-9.
"Ruínas de uma sinagoga em Sardes"
O que vencer será vestido de vestes brancas...v. 5 Grande é a promessa de Jesus Cristo para os vencedores desta igreja, o vencedor terá pureza e será vitorioso. Esta característica (vestes brancas)sempre está associada ao vencedor, que terá o privilégio de estar com o Cordeiro. APoc. 7:9.

E de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos...v. 5 A menção ao livro da vida nas Escrituras, é bastante recorrente, sua primeria menção está em Êxodo 32:33. Aqueles que são cooperadores do Evangelho são citados como pessoas que tem os seus nomes escritos no livro da vida Fil. 4:3. No Reino de Deus, somente aqueles que tiverem os seus nomes escritos no livro da vida poderão entrar Apoc. 21:27. E quem não tiver o seu nome escrito no livro da vida de Deus e do Cordeiro será lançado no lago do fogo Apoc. 20:15. O vencedor não terá o seu nome riscado do livro da vida v. 5, isso é maravilhoso. Aleluia!!! Mas só o nome do vencedor.

Outra promessa seria a confissão de nosso nome diante de Deus, quem confessa declara alguma coisa, neste caso o Senhor estará declarando o nosso nome como pertencentes a Ele. Mt 10:32; mas não podemos nos esquecer de que aqueles que o negam, também serão negados por Ele. Mt 10:33

Conclusão: Deus não quer que vivamos apenas de aparência, fama, Ele quer que sejamos íntimos d'Ele, e o confessemos diante dos homens. Sua vontade é que nos lembremos de Sua mensagem, que produzamos bons frutos, que sejamos vigilantes, que nos conservemos incontaminados para que o nosso nome esteja no Seu livro. É você quem escolhe, ser como alguns de Sardes foram (mortos com o nome de vivos), ou ser como Ele quer que sejamos.

Graça e Paz e escolha a melhor parte.
Luiz Rafael
Bibliografia:
www.wikipedia.org;
www.tempodofim.com;
www.estudosdabiblia.net;
www.multiply.com;
www.webservos.com.br;
www.biblefacts.info.br;
www.webkayros.com.br;
www.bibliaonline.com.br, traduções: ACRF,ARIB.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Curiosidades Bíblicas. Capítulos e versículos

Você sabia?

Que a soma total dos capítulos do Antigo Testamento é de 929 capítulos com 23.144 versículos.
Que o Novo Testamento contém 260 capítulos e 7.957 versículos. Se você já leu toda a Bíblia, você leu um total de 1.189 capítulos e 31.101 versículos.

Fonte: Turma da Bléia.
Adaptado.

Seis coisas que precisam ser renovadas na vida do homem.

1. O nosso entendimento: Rom. 12:2;
2. Nossas forças: Isaías 40:31;
3. Nosso homem interior: II Cor. 4:16;
4. Nossos dias: Lmaentações 5:21;
5. Nossa autoridade (Comunhão com Deus): II Cron. 15:8
6. Nosso ministério: I Samuel 11:14.

Fonte: Estudos bíblicos à luz da Bíblia.
Vol. 19
Pr. Napoleão Falcão.




quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Ouça a Palavra.

Nesta manhã às 7:00 da manhã, nos reunimos para um momento com Deus, onde compartilhamos juntos sobre a Salvação de nossas almas baseado no Ev. de João cap. 3:16. Todos ouviram a Palavra de Deus, louvaram o seu Nome e no final tiramos algumas fotos juntos.
O nosso mundo caminha de mal a pior, e sem Deus para nos dar uma direção não podemos prosseguir na caminhada. Devemos fazer como o salmista no Salmo 119:16 que diz:"Recrear-me-ei nos teus estatutos; não me esquecerei da tua palavra"; pois o homem que se esquece da Palavra de Deus está fadado a errar o caminho, e o que é pior, poderá ser um erro para toda a eternidade. Por isso devemos abrir sempre os nossos corações para recebermos a Palavra, como esse grupo de pessoas que recedberam a Palavra em suas vidas nesta manhã. E veja a disposição de cada um deles, foi às 7:00 da manhã, que maravilha!!! Enquanto alguns não se dispõe em momento algum para ouvir a Palavra de Deus, este grupo abriu o coração às 7:00 da manhã.
Deus é Fiel.

Se a Palavra de Deus fizer parte de nossas vidas como algo cotidiano, poderemos experimentar mudanças verdadeiras no nosso caráter, em nossas palavras, com os nossos familiares, etc. Aqueles que meditam na Palavra de Deus todos os dias sabem se desviar do mal e da corrupção deste mundo.
"Oh! quanto amo a tua lei! É a minha meditação em todo o dia".
Salmos 119:97

Se todos dessem ouvidos a Palavra de Deus, não teríamos filhos nas drogas, praticando assaltos, não haveria pedofilia, furtos, bebedices, entre uma infinidade de situações que comprometem que destroem os lares e vidas Brasil e mundo a fora. Sabe o que fazer para evitar o mal? Se não, leia o Salmo 119:1-4: Neste Salmo entendemos que os que guardam a Lei do Senhor de todo o coração não praticam o mal, andam na justiça, se desviam do mal. Lendo essa passagem, não consigo entender por que muitas pessoas rejeitam a Palavra de Deus, pois se é praticando ela que podemos não só ter vida, como também ter paz, a verdadeira paz.
Ainda neste trecho das Sagradas Escrituras, o salmista afirma que não terá do que se envergonhar quando considerar os mandamentos do Senhor.v 6.
Caro leitor, nunca ouvi falar de alguém que passou vexame em fazer o bem ou praticando a retidão, somente quando o homem pratica a corrupção é que ele é envergonhado. Ouça o conselho do Senhor, olhe que maravilha:"Aparta-te do mal e faze o bem; e terás morada para sempre". Salmo 37:27. Deus jamais nos enganaria, Ele é Fiel, se Ele disse que teríamos bons momentos fazendo o bem, assim será.
Jesus Cristo disse que na casa do Pai há muitas moradas: tem uma para mim, outra para você, e para quem mais quiser vier até Ele para receber este privilégio.Jo 14:2. Mas para que possamos entrar nesta morada precisamos de um caminho até a porta, e o Caminho é Cristo (Jo 14:6) e a Porta também é Jesus Cristo (Jo 10:7-9)

Vamos buscar a Deus enquanto podemos achá-Lo.



Da esquerda para a direita: Eduardo, Douglas, Fernando, Valdirim, Manoel, Altamiro,Valdemar, Jovael e Émerson.
Da esquerda para a direita: Eduardo, Douglas, Fernando, Valdirim, Manoel, Altamiro,Valdemar, Jovael e Luiz Rafael.

Deus te Abençoe através da Palavra.
Ouça a Palavra do Senhor.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Estudo sobre as 7 igrejas de Apocalipse. Tiatira

TIATIRA.
Cidade de Akhisar, antiga Tiatira.

TIATIRA: Significa “Sacrifício de Perfume”, isto é, repleta de muitos sacrifícios. Representa a Igreja dos anos 500 a 1517 d.C., mas também se expressa hoje. Todas as Igrejas do Livro de Apocalipse estão em eminência de alguma forma. Se não é integralmente, é pelo menos parcialmente. As boas e as más características das sete Igrejas existem hoje e precisamos detectá-las para não cometermos os mesmos erros e praticarmos somente o que foi louvado por Jesus.

OS OLHOS E PÉS DO SENHOR

“Ao anjo da igreja em Tiatira escreve: Isto diz o Filho de Deus, que tem os olhos como chama de fogo, e os pés semelhantes a latão reluzente”. (Ap 2.18)

As palavras do Senhor tornam-se cada vez mais fortes. O Senhor diz que Ele é o que tem “olhos como chama de fogo”. Nada pode ocultar-se dos seus olhos. Ele é a luz; Ele é a iluminação. Ao mesmo tempo Ele diz que tem “pés semelhantes ao bronze polido”. Na Bíblia, bronze significa julgamento (interpretação teológica). O que os olhos vêem, os pés julgam. Aleluia por isso !!!

A IGREJA CATÓLICA ROMANA

Todos os estudiosos da Bíblia concordam que a Igreja de Tiatira representa a Igreja Católica Romana, mas queremos deixar bem claro que temos “Igrejas Evangélicas” que apresentam o mesmo quadro aqui descrito pelo Senhor. A idolatria, prostituição, doutrinas erradas e heréticas que somados a tantos pequenos detalhes de infrações constitui uma Igreja estilo Tiatira. Era muito comum entre o povo de Tiatira participar de festas dedicadas às divindades pagãs que terminavam em muita orgia sexual, praticando um tipo de “culto sexual”, tornando-se uma igreja culpada de falsos ensinos.

MUITA OBRA E SERVIÇO

“Conheço as tuas obras, e o teu amor, e a tua fé, e o teu serviço, e a tua perseverança, e sei que as tuas últimas obras são mais numerosas que as primeiras”. (Ap 2.19)

O Senhor reconheceu realidades boas dentro dessa Igreja, muito trabalho, amor pelos pobres, demonstrações de fé, obras assistenciais de grande tamanho, só que tinha algumas coisas contra esta igreja: “Mas tenho contra ti que toleras a mulher Jezabel, que se diz profetisa; ela ensina e seduz os meus servos a se prostituírem e a comerem das coisas sacrificadas aos ídolos. (Ap 2.20) Não basta esta Igreja ter as qualidades especificadas acima, tem que haver temor do Senhor, respeito pela sua Palavra, santificação dos seus membros, ensinamento de renuncia pelo mundo, busca do Reino dos céus, unidade do corpo de Cristo. Vemos hoje a Igreja Católica e algumas denominações evangélicas, fazendo o que está no v. 20, mas ao mesmo tempo ensinam os seus membros a se prostituírem com Jezabel. A Igreja Católica cada dia mais se volta à idolatria: pau, pedra, gesso, ferro fundido e tantos outros objetos e imagens de esculturas.

Leiamos: “Não farás para ti imagem esculpida, nem figura alguma do que há em cima no céu, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás diante delas, nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam” (Êx 20.4) Segundo as Escrituras, a idolatria pode ser comparada à prostituição, e é assim chamada nas mesmas, veja Ezeq. 20:18-31 / Jer. Cap. 10 / Jer. 3:9...
A Igreja do Senhor precisa aprender a rejeitar as obras até mesmo de seus próprios membros que promovem o pecado, quando persistem no pecado devem ser evitados. (Tito 3:10-11) É muito forte esta passagem, mas só se evita a podridão, tirando os frutos podres.

“Mas o nosso Deus está nos céus; ele faz tudo o que lhe apraz. Os ídolos deles são prata e ouro, obra das mãos do homem. Têm boca, mas não falam; têm olhos, mas não vêem; têm ouvidos, mas não ouvem; têm nariz, mas não cheiram; têm mãos, mas não apalpam; têm pés, mas não andam; nem som algum sai da sua garganta. Semelhantes a eles sejam os que fazem, e todos os que neles confiam”. (Sl 115)

"Ruínas de uma igreja em Tiatira"
Será que vemos isso nas Igrejas Evangélicas?

Vejamos: “Exterminai, pois, as vossas inclinações carnais; a prostituição, a impureza, a paixão, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria”. (Cl 3.5) É duro admitir, mas muitas de nossas Igrejas não têm imagens de esculturas, mas são mais idolatras que os próprios católicos. A pregação da Palavra de Deus gira só ao redor do dinheiro e do que se deve fazer para ganhá-lo. Fala-se mais de uma hora em dinheiro, e louvor só alguns minutos, palavras de salvação quase não se escuta, mensagem de santificação o povo quase nunca ouve. Enchem-se as Igrejas de gente avarenta que só pensam nos seus umbigos e nada mais. Será que não estamos andando com Jezabel ? Será que o centro das atenções em nossas Igrejas não é andar e praticar as obras dessa mulher? Pensemos nisso e vivamos mais atentamente ao que o Senhor quer de nós.

Esta igreja tinha uma grande qualidade, o amor, mas tolerou os ensinos de Jezabel. Muitos confundem amar com tolerar o mal, se você ama alguém, não significa que você vai aprovar tudo de reprovável que esta pessoa faz. Um pai que ama o filho sempre tem que corrigir suas más ações antes que problemas maiores aconteçam.

A Jezabel do Apocalipse tem um caráter distorcido, parece ser alguém que está na liderança, pois profetizava e ensinava (2:20), e estava sendo aceita pelo povo, tinha boa aparência, mas era um lobo por dentro (praticava a idolatria, prostituição e adultério (Cap. 2:20-22)

"Ruínas do mercado de Tiatira" 
POR QUE AMAMOS NOSSO PAI?

Quando visitamos nossos pais, independe se eles moram em mansões ou em casebres, se são pobres ou ricos, negros ou brancos, a motivação é o amor que sentimos por eles. Simplesmente nós os amamos incondicionalmente. Dando a eles alguma coisa ou até pedindo algo, nós os amamos.

Hoje, nas Igrejas, as pessoas estão amando a Deus pelo que Ele é, ou pelo que Ele pode nos dar ? Já ouvi crentes e líderes dizendo: “Se Deus não me abençoar eu não O sirvo mais”; “Se eu não receber a prosperidade não vou mais à Igreja”. Quando ouço essas coisas percebo o quanto estamos caminhando pelo caminho da avareza e por conseqüência disso da idolatria. Deveríamos amar a Deus não pelo que Ele pode nos dar, mas pelo o que Ele significa para nós.

Leiamos:

“Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto nas vides; ainda que falhe o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que o rebanho seja exterminado da malhada e nos currais não haja gado. todavia eu me alegrarei no Senhor, exultarei no Deus da minha salvação. O Senhor Deus é minha força, ele fará os meus pés como os da corça, e me fará andar sobre os meus lugares altos”. (Hb 3.17-19)

“Buscai antes o seu reino, e estas coisas vos serão acrescentadas”. (Lc 12.31)

Esse tem que ser o sentimento cristão, independente de tudo, Jesus Cristo sempre deverá ser glorificado em nossas vidas pelo que Ele é. Ele é nosso Salvador, Auxiliador, Amigo e Deus forte, Ele é tudo para nós independentes das lutas, das circunstâncias e dos problemas. ELE É NOSSO PAI CELESTE!


REALIDADES BOAS NÃO BASTAM

O Senhor reconhece boas realidades dentro desta Igreja (Ap 2.19). Temos que saber que mesmo dentro da Igreja Católica e dessas “Igrejas Evangélicas” existem pessoas que têm as qualidades descritas no vs 19. São pessoas que conhecem o Senhor e acham esperanças para, quem sabe, tentar mudar o sistema maligno dessas Igrejas. Talvez você que esteja lendo este estudo seja uma dessas pessoas. Quero que o meu amado leitor saiba que infelizmente é impossível derrubar esse sistema. Não ficar numa Igreja dessas é o melhor que se faz. Ainda que pareçam estar dispostos a mudar é perigoso, pois você poderá estar fazendo negócio com o diabo. Veja o exemplo dos carismáticos católicos, Eles oram como os evangélicos - de acordo com a Bíblia, buscam a Deus e cantam louvores espirituais, mas no meio dessa pseudoespiritualidade introduz-se a idolatria, a mariolatria, ceia de maneira errada e muitos outros erros heréticos que sorrateiramente envenenam o verdadeiro cristianismo, por isso, FUJA DISSO.

“Mas tenho contra ti que toleras a mulher Jezabel, que se diz profetisa; ela ensina e seduz os meus servos a se prostituírem e a comerem das coisas sacrificadas a ídolos”. (Ap 2.20)

As doutrinas falsas sempre têm assolado a Igreja através dos séculos. Doutrinas que não são totalmente falsas, mas adulteradas. Essas são ainda piores, pois somente a visão e discernimento do Espírito podem dirigir os fiéis na separação entre o “trigo” e “joio”. O diabo é pior quando vem como anjo de luz (II Co 11.14) e ministro de justiça, do que como lobo devorador. No primeiro caso ele vem todo inofensivo (aí é que mora o perigo), mas no segundo ele vem rugindo, o que facilita a sua detecção.

Jezabel é o terceiro elemento pernicioso citados nessas cartas às sete Igrejas. Primeiro, foram os nicolaítas (Ap 2.6); depois Balaão (Ap 2.14), e por último Jezabel. Por isso fiquemos de olhos abertos para ver o próximo ser pernicioso, que provavelmente, está por ai.

É interessante notarmos que os hereges têm suas vidas amaldiçoadas ( Ap 2.21, 22 e 23). Deus ama até esses tais e dá um tempo para que haja arrependimento, mas persistindo o erro, Deus executa o juízo contra eles.

AS PROFUNDEZAS DE SATANÁS

“ Digo-vos, porém, a vós os demais que estão em Tiatira, a todos quantos não têm esta doutrina, e não conhecem as chamadas profundezas de Satanás, que outra carga vos não porei” (Ap 2.24)

Quando falamos do diabo devemos sempre ficar com o que está revelado na Palavra e nunca irmos além do que está escrito (I Co 4.6). Ouvi um caso de certa pregadora, que querendo saber mais sobre o diabo resolveu interrogá-lo. Ela descobriu coisas notáveis e, lamentavelmente, temas malignos e heréticos. Essa “cidadã” tem pregado pelo Brasil todas as suas “revelações” adquiridas com interrogatórios a demônios.

Vejamos se tais “revelações” podem ser levadas em consideração, leiamos:

“Vós tendes por pai o Diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai; ele é homicida desde o princípio, e nunca se firmou na verdade, porque nele não há verdade; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio; porque é mentiroso, e pai da mentira”. (Jo 8.44)

A Bíblia é clara e não deixa dúvida, o diabo só fala mentiras, como vamos crer nele? Não podemos aceitar nada que saia das bocas dos demônios, temos que fazer como o Senhor Jesus; e expulsou muitos demônios; mas não permitia que os demônios falassem, porque o conheciam. (Mc 1.34)

Meu querido irmão se preocupe em aprender mais de Deus e da Sua Palavra e assim não terá demônio que lhe resistirá. Fique sempre com a Bíblia e o que está revelado nela (Dt 29.29) e oremos por esses que querendo saber mais sobre o inimigo tornaram-se seus pregadores.

RETENDO O QUE O SENHOR NOS DEU

“O que tendes, rende-o até que eu venha”(Ap 2.25).

O que nós cristãos temos de mais valioso nesse mundo? É claro que é a VIDA ETERNA. O Senhor está nos alertando para “RETER”, sim temos que proteger o que Deus nos deu. O diabo enganou Adão e vai querer enganar você também. O ladrão está por ai, por isso “GUARDE’’ a tua alma, ela é preciosa.

JESUS: A RESPLANDECENTE ESTRELA DA MANHÃ

“Ao que vencer, e ao que guardar as minhas obras até o fim, eu lhe darei autoridade sobre as nações, e com vara de ferro as regerá, quebrando-as do modo como são quebrados os vasos do oleiro, assim como eu recebi autoridade de meu Pai; também lhe darei a estrela da manhã”(Ap.2.26-28).

Devemos entender que o texto de Ap 2.26-28 é uma promessa que irá se cumprir na vida dos vencedores. Reinaremos com Cristo por mil anos sobre as nações que aqui ficarem (Ap 20), será o Milênio. Com certeza participaremos dessa glória futura, mas antes teremos um papel predominante, o de julgar as nações (leia: I Co 6.2). Logo após esse julgamento das nações (Mt 25.31-46) Satanás será preso (Ap.20:2). Aí cumprir-se-á o vs.28 do cap.2 de Apocalipse: “Também lhe darei a Estrela da Manhã”.

“Esta autoridade eu recebi do um Pai. E ao que vencer, eu darei a estrela da manhã. E assim como a estrela da manhã anuncia o despertar do sol e do novo dia, assim ao vencedor eu darei um despertar de nova vida, para todo o sempre no céu” (Ap 2.28 parafraseado).

Que nesse estudo sua vida possa ter sido ricamente abençoada pela Palavra de Deus.

Bibliografia:
Biblia Anotada, ed. Mundo Cristão;
Livros da EETAD;
Anotações do autor: Pr. João Flávio Martinez;
Adaptado: Luiz Rafael.

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Deuteronômio 6



ESTE TRECHO DAS ESCRITURAS (ALIÁS, TODA ELA) DEVE REFLETIR OS SENTIMENTOS DE TODO HOMEM QUE TEM O INTERESSE DE CONHECER A VERDADEIRA VIDA.
DEUS QUER NOSSA ADORAÇÃO EXCLUSIVA, E POR ISSO ATRAVÉS DE MOISÉS NOS EXORTA À OBEDIÊNCIA À SUA PALAVRA QUE É ETERNA E QUE CONTÉM PRINCÍPIOS ETERNOS. SENDO DEUS O CRIADOR DE TODAS AS COISAS, SÓ ELE SABE O QUE É MELHOR PARA MIM E PARA VOCÊ. DEUS JAMAIS NOS MANDARIA FAZER ALGO QUE FOSSE INÚTIL PARA NOSSAS VIDAS; EM CONTRAPARTIDA, TEMOS COMO INIMIGO O DIABO QUE QUER NOS DESTRUIR COM SUTILEZAS, ENGANANDO E OFERECENDO "MANJARES" CORRUPTÍVEIS COMO: PROSTITUIÇÃO, DROGAS, DINHEIRO FÁCIL, VIDA FÁCIL, E TODA SORTE DE FUTILIDADES ATRAVÉS DAS QUAIS ELE PROCURA FAZER COM QUE O HOMEM LHE DÊ CRÉDITO DE QUE ESTA SERIA A MELHOR FORMA DE VIDA POSSÍVEL.

SATANÁS, É O QUE SEU PRÓPRIO NOME SIGNIFICA, ADVERSÁRIO, ELE SE OPÕE CONTRA VOCÊ, CONTRA MIM E CONTRA QUEM QUER QUE SEJA, ELE NÃO FAZ DISTINÇÃO DE NACIONALIDADE, POSIÇÃO SOCIAL, GRAU DE INSTRUÇÃO, O QUE ELE QUER É SE OPOR AOS SEUS PLANOS (PRINCIPALMENTE SE ESTES FOREM BONS), SUA FAMÍLIA, SEU FUTURO. UM BOM EXEMPLO DESTA OPOSIÇÃO, É QUANDO ELE CONSEGUE DESACREDITAR DEUS DIANTE DOS HOMENS E FAZER COM QUE OS MESMOS PENSEM QUE ELE NÃO EXISTE, MAS ELE EXISTE, É MAL, ENGANADOR E MAIS UM SEM TANTO DE ADJETIVOS RUINS. ELE SE OPÕE À JUSTIÇA DE DEUS, À VIDA, À PAZ E SE OPÕE CONTRA TUDO QUE É ACEITÁVEL, E O QUE É PIOR, JÁ CONSEGUIU ARREBANHAR A MUITOS QUE NÃO OUVEM NEM OBEDECEM ÀS SAGRADAS ESCRITURAS.

MAS AQUELES QUE SE DEIXAM SER EXORTADOS PELA VONTADE DE DEUS, SABEM QUE OBEDECER É MELHOR E NOS LEVA A UMA VIDA DE MUITA PAZ E AO REINO QUE NOS ESTÁ PROPOSTO, QUE É O CELESTIAL.

COMO ESTÁ ESCRITO, A PASSAGEM DE DEUTERONÔMIO 6 COMEÇA COM UMA EXORTAÇÃO À OBEDIÊNCIA (Vs.1-3), DEUS CONVOCA O SEU POVO PARA TEMER O SEU NOME, GUARDAR A SUA PALAVRA, DEIXANDO CLARO QUE HÁ UMA PROMESSA PARA AQUELES QUE QUISEREM OBEDECER: "PARA QUE TE VÁ BEM E MUITO TE MULTIPLIQUES NA TERRA QUE MANA LEITE E MEL".(V.3)

EM SEGUIDA ANUNCIA O GRANDE MANDAMENTO AO POVO: "OUVE, ISRAEL, O SENHOR NOSSO DEUS É O ÚNICO SENHOR. AMARÁS, POIS, O SENHOR TEU DEUS DE TODO O CORAÇÃO, DE TODA A TUA ALMA, E DE TODA A TUA FORÇA".(Vs. 4-5) NOTE QUE NO VERSO 4, É DITO QUE O SENHOR É O ÚNICO SENHOR...NO ORIGINAL DIZ ASSIM: "SHEMA YISRAEL ADONAI ELOHEINU ADONAI ECHAD"  = OUVE, ISRAEL,O SENHOR NOSSO DEUS É UM SÓ, OU O ÚNICO SENHOR COMO NAS VERSÕES PORTUGUESAS. MOSTRANDO AO POVO QUE HÁ APENAS UM DEUS, E QUE SE ESTE POVO SE DEIXAR DESVIAR E OFERECER ADORAÇÃO A OUTRO QUE NÃO SEJA O SENHOR, ELE DEIXARIA SUA IRA SER DERRAMADA SOBRE OS DESOBEDIENTES. (Vs 14-15)

NÃO QUEREMOS COM ESSAS PALAVRAS QUE O QUERIDO LEITOR PENSE QUE SOMOS ADEPTOS DO UNICISMO, CREMOS QUE DEUS É TRIÚNO, OU SEJA, UM ÚNICO DEUS, PORÉM QUE SE MANIFESTA POR MEIO DE TRÊS PESSOAS: PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO, SENDO ASSIM UM SÓ DEUS. ÀS VEZES POR UM DESCUIDO NOSSO E PODEREMOS DEIXAR TRANSPARECER AQUILO QUE NÃO PENSAMOS OU CREMOS. QUE FIQUE CLARO QUE AS ESCRITURAS ENSINAM QUE DEUS É UM, E QUE ALÉM DELE NÃO EXISTE OUTRO (IS. 37:16). CONTUDO A UNIDADE DIVINA É COMPOSTA DE TRÊS PESSOAS DISTINTAS E DIVINAS, QUE SÃO: DEUS PAI, DEUS FILHO E DEUS ESPÍRITO SANTO. ISSO NÃO QUER DIZER QUE SE TRATA DE TRÊS DEUSES INDEPENDENTEMENTE. SÃO TRÊS PESSOAS, MAS UM SÓ DEUS.

ESTAMOS EXPONDO A RESPEITO DA TRINDADE PARA QUE NINGUÉM CONFUNDA O FATO DE TERMOS USADO DEUT. 6:4 "...O SENHOR NOSSO DEUS É UM..." COMO UMA AFIRMAÇÃO DE UNICISMO, ISSO SÓ PARA FICAR CLARO QUE CREMOS EM DEUS PAI, DEUS FILHO E DEUS ESPÍRITO SANTO; ISSO TAMBÉM NÃO AFIRMA SEREM TRÊS DEUSES, MAS UM SÓ DEUS.

ESSES TRÊS COOPERAM UNIDOS NUM SÓ PROPÓSITO, DE MANEIRA QUE NO PLENO SENTIDO DA PALAVRA, SÃO UM. O PAI CRIA, O FILHO REDIME E O ESPÍRITO SANTIFICA.

O SENHOR TAMBÉM NÃO DEIXA O SEU POVO SEM RUMO CERTO, POIS APRESENTA AO POVO A NECESSIDADE DE JAMAIS ESQUECER A SUA PALAVRA NOS MOSTRANDO COMO NÃO ESQUECER DELA (Vs. 6-9):

1_ ENSINANDO-A PARA OS FILHOS;

2_MEDITANDO NELA;

3_TENDO ELA COMO SINAL NA MÃO (FALA DE OBRAS SEGUNDO A RETIDÃO DA PALAVRA);

4_TENDO ELA COMO FRONTAL ENTRE OS OLHOS (FALA DE DIREÇÃO PELA PALAVRA, SE DEIXAR DIRIGIR POR ELA);

5_ESCREVER NOS UMBRAIS DA CASA (UMBRAL, É O LIMIAR DA PORTA, ENTRADA,O QUE SUSTENTA, IDENTIFICA DE QUEM VOCÊ É DEPENDENTE, QUEM É O TEU SUSTENTADOR);

6_ESCREVER NAS PORTAS (LUGAR DE ENTRADA E SAÍDA, SIGNIFICA QUE TUDO COMEÇA E TERMINA NELE E POR ELE).

O SENHOR QUER QUE NÓS NOS LEMBREMOS DELE CONTINUAMENTE (V. 12) E COM TEMOR O SIRVAMOS, PEDINDO AO SEU POVO QUE SEJA RETO - NÃO SE MISTURAR COM A CORRUPÇÃO DESTE MUNDO QUE JAZ NO MALIGNO (I JO 5:19) - "PORQUE ELE NOS TIROU DAS MÃOS DE FARAÓ (FIGURA DE SATANÁS V. 21) PARA NOS FAZER O BEM E PARA NOS GUARDAR EM VIDA." (V. 24)


DEUS TEM ISSO E MUITO MAIS PARA NÓS, ELE QUER APENAS QUE CREIAMOS NELE, QUE DEMOS CRÉDITO À SUA PALAVRA. EU E VOCÊ NÃO PRECISAMOS DE NENHUMA PROVA DE QUE ELE PODE FAZER POR NÓS TUDO ISSO, ALÉM DO QUE ELE JÁ NOS DISSE, PODEMOS CONFIAR NA SUFICIÊNCIA DE SUA PALAVRA.

MEUS IRMÃOS, NÃO HÁ VIDA FORA DA VERDADE REVELADA DE DEUS, NÃO HÁ LIBERDADE, TÃO POUCO SALVAÇÃO FORA DELE. POR ISSO DEVEMOS ENTREGAR NOSSAS VIDAS AOS CUIDADOS DELE, CRENDO SEMPRE QUE ELE É O ÚNICO SENHOR COMO DE FATO ESTÁ ESCRITO, E QUE ALÉM DELE NÃO HÁ OUTRO DEUS. ISAÍAS 43:10.

"PORQUE DELE POR ELE, E PARA ELE, SÃO TODAS AS COISAS; GLÓRIA, POIS, A ELE ETERNAMENTE. AMÉM."
ROMANOS 11:36.

CONTINUE LENDO NOSSOS ARTIGOS E OUÇA A PALAVRA DO SENHOR.

Estamos indicando esses livros para o seu crescimento espiritual.


AUTOR:EMÍLIO CONDE, GRANDE GANHADOR DE ALMAS. É UM LIVRO PARA AQUELES QUE TEM SEDE E FOME DE APRENDER MAIS SOBRE OS TESOUROS DA PALAVRA DE DEUS.


AUTOR: SILAS MALAFAIA. UMA EXCELENTE LEITURA PRINCIPALMENTE PARA OS JOVENS CRISTÃOS QUE SÃO TENAZMENTE ASSEDIADOS PELO PECADO. VENCENDO AS TENTAÇÕES PODE SER UMA GRANDE ARMA CONTRA AS PAIXÕES DA CARNE.

NÃO SE ESQUEÇA TAMBÉM, NUNCA, JAMAIS DEIXE DE LER AS SAGRADAS ESCRITURAS, QUE PODEM NOS TORNAR SÁBIOS PARA A SALVAÇÃO PELA FÉ EM JESUS CRISTO. II TIM. 3:15.

GRAÇA E PAZ E OUÇA A PALAVRA DO SENHOR.

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Ide e pregai

Como cristão, todos nós temos a incumbência de pregarmos a Palavra de Deus e anunciar as boas novas de salvação aos homens, porém a igreja tem se esquivado de sua responsabilidade. Segundo uma pesquisa veiculada na internet, a maioria dos cristão não pregam o Evangelho. Talvez, isso se dê por que muitos pensam que pregar o Evangelho seja subir em um púlpito e pregar para multidões, e como muitos não podem ou não tem esta "habilidade", não pregam.

Pregar o Evangelho não é só subir em um púlpito, é ir e levar a Palavra de Deus para aqueles que ainda não se decidiram de que lado ficar.Como ouvirão, se não há quem pregue? Rom. 10:14.

Podemos pregar sem subir em púlpitos, podemos pregar em nossas casas, nas casas dos outros, levando uma palavra de fé e graça para quem precisa, podemos também orar por essas pessoas. Mas antes de tudo isso, precisamos buscar a Deus pedindo unção e Graça.

Todos os Domingos pela manhã, temos uma turma de irmãos que sobe à Serra para que possamos juntos buscar a Deus, porém neste último Domingo (14/08) por algum motivo-creio eu que por causa do dia dos pais- não puderam ir. Então teria que ir só, mas a primeira coisa que passa em nossa mente quando é estar só em um lugar desses é o desejo de não ir, porém o desejo de buscar a Deus falou mais forte, então subi. Em um dado momento no final daquele momento tão especial com Deus, pedi ao Senhor que me usasse para falar de Seu infinito Amor para aqueles que precisassem (creio que nunca Deus respondeu uma oração minha tão rapidamente como naquele dia), de repente, comecei a ouvir um barulho vindo de longe e que foi se aproximando, eram pelo menos onze jovens que estavam chegando no local.

Fui até o local onde eles estavam e com a permissão deles, tivemos um momento com Deus, onde compartilhamos juntos da Graça salvadora de Jesus Cristo e falamos também sobre a morada celestial.
Para um servo de Deus não há nada mais gratificante do que poder compartilhar da Graça salvívica do Senhor com o próximo. Depois de compartilhar a Palavra graciosa do Senhor com eles, oramos todos juntos confessando o Nome de Jesus Cristo como Único e suficiente Salvador de nossas almas, foi majestoso e glorioso ver tantos jovens declarando quem realmente é o Senhor e Salvador Verdadeiro. Aleluia!!! a Jesus Cristo toda Honra e toda Glória pelos séculos eternos.

Esse Jesus o qual compartilhamos, Deus o fez Senhor e Cristo (Atos 2:36).

Em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro Nome há,dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos (JESUS).Atos 4:12.

Evangelizar, é levar as boas novas de Deus ao homem, e as boas novas é esta: Há um Senhor e
Salvador que tem interesse em salvar todo aquele que n'Ele crê.Jo 3:16-18.

OUÇA A PALAVRA DO SENHOR.

sábado, 13 de agosto de 2011

Estudo sobre as 7 igrejas de apocalipse. Pérgamo

PÉRGAMO.
"Templo da Trajano construído em Pérgamo"
INTRODUÇÃO

A terceira carta foi dirigida à Igreja de Pérgamo. “Pérgamo” significa “mal casamento”. É uma Igreja mundana, “casada” em partes com o mundo e seu sistema, contaminada com costumes não cristãos. Representa para alguns a Igreja dos anos 313 a 600 d.C. , quando se deu o gênesis da união do Estado com a Igreja (de acordo com a teologia e a história da Igreja) - apesar de termos muitas peculiaridades dessa igreja em nosso momento atual.

Diz um antigo escritor, que Pérgamo era a cidade mais idólatra de toda província da Ásia. Era cidade famosa por sua escola de medicina. O deus da saúde – Esculápio, simbolizado por uma serpente, era adorado. Também ali era adorado Baco, o deus do vinho e da diversão.

SOBRE A CIDADE

PÉRGAMO: A mais importante cidade de Mísia, a beira do rio Caicos e 30 km distante do mar Egeu. É celebre pelo fato de ser ali que o pergaminho foi primeiramente preparado, daí o seu nome, Pérgamo. Teve também uma biblioteca, com 200.000 volumes, que depois foram levados para Alexandria. Segundo uma lenda era Pérgamo terra sagrada por ter aí nascido o deus Júpiter. Quando dominavam os reis atálicos, tornou-se Pérgamo uma cidade de Templos, colégios (principalmente o de medicina) e palácios reais, e era considerada a primeira cidade da Ásia. Um dos seus principais monumentos era um templo dedicado a Esculápio (o deus da saúde), sendo este um deus representado por uma serpente, visto como a medicina desse tempo compreendia entre os seus agentes curativos os encantos e os encantamentos. Interessante notarmos que hoje a medicina usa a cobra no seu logotipo. Será simples coincidência?

A ESPADA DE DOIS GUMES

“Ao anjo da igreja em Pérgamo escreve: Isto diz aquele que tem a espada aguda de dois gumes” (Ap 2.12). “Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à submissão, para que, depois de pregar a outros, eu mesmo não venha a ficar reprovado” (ICo 9.27).

Quando o Senhor Jesus disse que tinha uma espada de dois gumes, estava falando da sua Palavra (Ef 6.17), a qual tem dois gumes, cortando dos dois lados. A Palavra de Deus corta ( exorta, consola e edifica) tanto quem ouve quanto quem prega. Na verdade o pregador deveria ser o primeiro a experimentar a Palavra e assim, depois, ministrá-la aos outros. O Apóstolo Paulo era um verdadeiro pregador da palavra de Deus, ele afirma que se subjugava primeiro e depois manifestava a Palavra aos outros. Isso nos mostra, principalmente nos dias atuais, que devemos viver a Palavra na prática, como cristãos autênticos e não só de boca. Quando nos cortamos com ela, fica visível. Nota-se que algo nos aconteceu, percebem o sangue, não o nosso, mas o de Jesus. Todos notam o ocorrido, ao contrário da faca física, as pessoas percebem que o corte dado foi muito bom, pois o mal foi cortado e lançado fora: o vício, as drogas, as velhas manias, os adultérios, a prostituição, o coração rancoroso... E tantas outras coisas mudaram no nosso interior. É assim, quando experimentamos o corte da Palavra de Deus, podemos testemunhar e mostrar o efeito benéfico desse corte.

DEUS SABE

“Sei onde habitas, que é onde está o trono de Satanás; mas reténs o meu nome e não negaste a minha fé, mesmo nos dias de Antipas, minha fiel testemunha, o qual foi morto entre vós, onde Satanás habita” (Ap 2.13).

Sei onde habitas – Deus é Onisciente (sabe tudo), Onipotente (tem todo poder), Onipresente (está em todos os lugares). É impressionante como tem gente que se esquece dos atributos de Deus e do seu poderio e tentam esconder as coisas do Senhor. São pessoas que enganam os companheiros com a sua falsa conversa, que escondem os fatos dos irmãos, mentem aos seus pastores e enganam a quase todos com a sua pseudo-bondade, todavia o Senhor declara a sua Igreja: “EU SEI”. O Espírito Santo sabe tudo: o que você faz, o que você esconde, o que se “varre para baixo do tapete”, onde você anda, onde realmente está o seu coração... Ele sabe tudo. O melhor que temos a fazer é não tentar enganá-lo, precisamos ser sinceros com Ele.

Onde está o trono de Satanás – Isto sem dúvida é uma referência à seita pagã babilônica, ocultista, que mudou-se para Pérgamo, vinda de Babilônica (o centro do espiritismo nos tempos primitivos), quando os conquistadores persas dominaram o mundo. Vemos assim, que quando o diabo não consegue enfraquecer a Igreja pela perseguição e sofrimento (V.10), procura fazê-lo pela corrupção da fé, adulterando a Palavra de Deus e semeando falsas doutrinas. “Antipas” mencionado por seu nome, por Jesus, indica que Deus conhece os seus pelo nome, o que indica carinho e atenção pessoal.

Onde satanás habita – É triste até comentar isso, mas temos que fazê-lo. A referida Igreja abaixou “a guarda” e o inimigo entrou e se entronizou no meio do povo de Deus. O Senhor Jesus disse que satanás habitava ali e pelo contexto não parece referir-se à cidade de Pérgamo simplesmente, mas a própria Igreja. Temos que estar sempre alertas à toda novidade doutrinária e preparados para enfrentá-las. Em nossos dias novas doutrinas surgem a cada minuto, pregadores e mais pregadores tem trazido novidades ao seio da Igreja e temos engolido miseravelmente. Se não voltarmos à pureza da Palavra de Deus, cairemos no erro desta Igreja citada acima e satanás se entronizará em nosso meio. O inimigo sabia muito bem que se ele conseguisse juntar política e poder religioso, conseguiria controlar o povo em geral.

Por isso, o diabo começou a introduzir costumes pagãos dentro da igreja, quando a igreja se contamina com o mundo e seus procedimentos acaba por perder algo que não pode faltar em sua esfera de ação, que é a autoridade diante de Deus, a igreja passou então a crescer financeiramente, perdendo porém a autoridade. A igreja que passou a aceitar os falsos ensinos, acabou por aceitar um politeísmo mascarado em forma de “santos e anjos”.

Convido você, meu irmão, a lutar e guerrear no mundo espiritual pela sã doutrina, a qual o diabo quer deturpar; Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo grande desejo de ouvir coisas agradáveis, ajuntarão para si mestres segundo os seus próprios desejos (II Tm 4.3). E é isto que estamos presenciando em nossos dias.

BALAÃO

“...entretanto, algumas coisas tenho contra ti; porque tens aí os que seguem a doutrina de Balaão, o qual ensinava Balaque a lançar tropeços diante dos filhos de Israel, introduzindo-os a comerem das coisas sacrificadas a ídolos e a se prostituírem” (Ap 2.14). Preste muita atenção nisso, meu irmão e irmã.

A doutrina de Balaão – É a mistura espiritual da Igreja com o mundo, quanto às suas práticas e procedimentos, perdendo ela assim sua pureza e santidade. Foi isso que Balaão fez a Israel, induziu os israelitas a se prostituírem com mulheres pagãs. Ele, que era profeta de Deus, se contaminou por causa do dinheiro e ensinou a Balaque (inimigo do povo de Israel), rei dos moabitas, a lançar tropeços diante dos filhos de Israel para contaminá-los. Assim, por conselho de Balaão, Israel profanou sua separação do mal e interrompeu sua peregrinação para a Terra prometida (Nm 25.1-3).

Diz a Palavra de Deus em Nm 25.1 que “Israel deteve-se em Sitim” (versão ARC), quando já estavam próximo de Canaã, e a causa disso foi esta que acabamos de mostrar. O mesmo acontece hoje, sempre que a Igreja se mistura com o mundo – ela pára, se detém, imobiliza-se. É a união da Igreja com o mundo, como milhões estão querendo.

Há dois males citados na Bíblia, da parte de Balaão: “O caminho de Balaão” (II Pe.2:15), e o “erro de Balaão” (Jd.v.11).

O caminho de Balaão – Está em Nm 22-24. Ele queria ganhar o prêmio oferecido pelo rei Balaque e ao mesmo tempo agradar a Deus. Impossível! Vemos hoje obreiros igualmente mercenários, abraçando o ministério evangélico como se este fosse uma profissão rendosa. É o profissionalismo “espiritual” ou “os profissionais da fé”, hoje isso é bem comum nas Igrejas, principalmente nessas neo-pentecostais, onde as pessoas não conhecem os seus pastores e cada dia se deparam com um cidadão diferente, sem saberem quem é e de onde veio, mas ouvem e se alimentam sem saber a procedência do pregador. Transformam as práticas da vida cristã, tanto as individuais como as do culto coletivo, em secularismo ou profissionalismo puro. Ler Mt 6.24.

O erro de Balaão – Balaão raciocinando do ponto de vista natural, humano, via mal em Israel e achava que Deus devia amaldiçoá-lo. É hoje o mal do racionalismo humano dentro da Igreja. É querer interpretar as coisas de Deus – a Sua Palavra, sua doutrina, sua Igreja, seus caminhos, somente pelo nosso raciocínio. É a dependência do intelectualismo. Num tempo como o atual em que a Igreja toda se acultura o perigo do racionalismo humano nas coisas de Deus está aí.

A DOUTRINA DOS NICOLAÍTAS

“Assim tens também alguns que de igual modo seguem a doutrina dos nicolaítas” (Ap 2.15).
A palavra “Nicolaíta” é derivada de Nicolau (Gr.) Niko=conquistador e Laos=povo, ou seja, conquistador ou dominador do povo, tinha como objetivo desviar Deus do centro e centrar-se nos homens. Os Nicolaítas praticavam todo tipo de sensualidade, e estabeleceram um tipo de hierarquia eclesiástica.

Já comentamos sobre os Nicolaítas (Ap 2.6) na carta à Igreja de Éfeso, entretanto o que nos chama a atenção é que, o que era “obra dos nicolaítas”(Vrs. 6) tornou-se agora “doutrina”. Isso nos faz ficar em sinal de alerta para o fato do rápido progresso do mal sobre a Igreja. As heresias não são aberrações como se pensam, mas muito pelo contrário, elas são “floridas” e atraentes ao mais fervoroso e devoto cristão. É ai que a comunhão com o Espírito Santo é de vital importância, pois é Ele que nos mostra toda verdade, leiamos:

“Quando vier o Ajudador, que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que do Pai procede, esse dará testemunho de mim” (Jo 15.26). “E quanto a vós, a unção que dele recebestes fica em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina a respeito de todas as coisas, e é verdadeira, e não é mentira, como vos ensinou ela, assim nele permanecei” (I Jo.2.27).

A única vacina contra as heresias é o conhecimento da Palavra e a comunhão com o Espírito Santo, só assim há proteção. Esse é um dos motivos do Senhor dizer no final de todas as suas cartas: “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas”.


CONTRA ELES


“Arrepende-te, pois; ou se não, virei a ti em breve, e contra eles batalharei com a espada da minha boca" (Ap 2.16).

“Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu um Deus além de ti, que trabalhe a favor daquele que por ele espera” (Is 64.4 - ARC).

A Bíblia nos mostra que o nosso Deus tem prazer em operar, trabalhar em nosso favor. Isso acontece quando aceitamos a sua Palavra e por ela andamos. Entretanto, quando nos voltamos contra a Palavra e a vontade de Deus, e pior, quando sabemos o certo e fazemos o errado, Deus vira-se contra nós. O texto diz que o Senhor virá e com a espada da sua boca (a Palavra) e batalhará contra aquele que outrora Ele era a favor. Saiba meu irmão que o Senhor o ama, que a sua Palavra é para o seu bem, mas se recusar e virar-se contra o seu Criador terás o Senhor, que nunca perdeu uma batalha contra você. Fique do lado certo da batalha e seja abençoado pelo Senhor.

O MANÁ E A PEDRA BRANCA

“Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. Ao que vencer darei do maná escondido, e lhe darei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe” (Ap 2.17).

O maná escondido: O maná escondido e o maná do deserto são duas coisas diferentes. Quando o povo de Israel estava no deserto, o maná descia dos céus diariamente para que eles pudessem comer. Então Moisés disse a eles que pegassem um pote de ouro, que o enchesse com certa quantidade de maná (um ômer), e guardassem-no na arca do Aliança (a qual continha os mandamentos). Quando as próximas gerações perguntassem sobre o assunto, eles deveriam dizer-lhes como Deus enviou o maná dos céus para alimentá-los, enquanto estavam no deserto, e agora eles tinham o maná na arca como evidência (Êx 16.14-35).

Os das gerações posteriores que não sabiam como era o maná poderiam ser esclarecidos pelo maná da arca. Então eles saberiam. Mas aqueles que já haviam comido do maná teriam outro sentimento em relação ao maná escondido. Eles conheceram o sabor; portanto, quando o vissem novamente, eles teriam uma espécie de recordação. Os que não o provaram, embora pudessem saber o que era, não teriam tal recordação. Ao vencedor o Senhor daria de comer do maná escondido; o que significa que eles teriam recordações. Todas as nossas experiências diante de Deus são válidas e não são perdidas. Muitos irmãos se perguntam: O que estou passando terá alguma utilidade na eternidade? Se você conhece o significado do maná escondido, você saberá se isto terá alguma utilidade ou não. Se tivermos a oportunidade de ver o “maná escondido”, então seremos capazes de rememorar uma vez mais o “maná diário”. Qualquer dificuldade que passarmos, ou quaisquer lágrimas que derramemos hoje, tornar-se-ão mais tarde nossa lembrança. Para mim, o maná escondido é o maná diário. Os que nunca têm visto o maná, naquele dia quando virem o maná escondido, não terão nenhuma recordação. Embora conheçam o guiar da Sua graça, contudo não comeram. Mas os que têm comido dele estarão cheios de recordação. O maná escondido é um princípio muito grande na Bíblia, e é também um grande tesouro.

Um dia comeremos do maná celestial escondido. Se não tivermos algumas cicatrizes aqui, não somos vencedores. Se nunca passamos estas coisas hoje, então no futuro, mesmo se nos for dado do maná escondido, não haverá nem recordações nem qualquer novo saborear das experiências. Nunca diga que o que você encontra hoje é sem significado. Nenhuma experiência é uma experiência perdida. Naquele dia todos nós iremos ser capazes de relembrar nossas experiências. O maná escondido é conhecido dos que o conhecem, e desconhecido dos que não o conhecem. Hoje passamos por dificuldades e tribulações; naquele dia o Senhor enxugará nossas lágrimas.

A pedra Branca: A história antiga dos gregos e romanos menciona essa pedrinha. 1) Nos tribunais, os juízes tinham pedras brancas e pretas. Se o acusado recebia uma pedrinha preta, estava condenado; se branca, estava perdoado, liberto, livre. 2) Nos jogos públicos, os vencedores recebiam pedrinhas brancas com os seus nomes gravados nelas. Isso lhes dava o direito ao auxílio do governo pelo resto da vida. 3) Também pedrinhas brancas eram fornecidas a certas pessoas para livre trânsito em certas regiões, situações e reuniões. Era o passe, a entrada livre, autorização, nesses casos especiais.

E você meu irmão, quer ter acesso ao Reino de Deus e ser absolvido da condenação eterna? Então aceite a Cristo como seu único e suficiente Salvador.

Bibliografia:
Daniel e Apocalipse – EETDA;
Ortodoxia da Igreja – W. Nee.
Dicionário D. Davis; Ed. Juerp
Anotações particulares do autor.
Pr. João Flávio Martinez (cacp.org)
Adaptação: Luiz Rafael (com autorização)

Volte sempre

Romanos 14:9

SIGA-NOS NO TWITTER

O nosso endereço no Twitter é:
oucaapalavrads
Será um prazer ter vc conosco.

OUÇA A PALAVRA DO SENHOR.

Pesquisar este blog

Esta foi a sua vida

SEJA BEM VINDO AO OUÇA A PALAVRA DO SENHOR

ESPERAMOS PODER CONTRIBUIR PARA O CRESCIMENTO DE SUA FÉ.