Jeremias parece dar a entender que nada poderia remover os pecados de Israel:
"Pelo que ainda que te laves com salitre, e amontoes potassa, continua a mácula da tua iniquidade perante mim, diz o Senhor Deus" (Jr 2:22). Entretanto, mais adiante Jeremias aparentemente parece mudar de ideia e os invoca, dizendo: "Lava o teu coração da malícia, ó Jerusalém, para que sejas salva!" (Jr 4:14).
"Pelo que ainda que te laves com salitre, e amontoes potassa, continua a mácula da tua iniquidade perante mim, diz o Senhor Deus" (Jr 2:22). Entretanto, mais adiante Jeremias aparentemente parece mudar de ideia e os invoca, dizendo: "Lava o teu coração da malícia, ó Jerusalém, para que sejas salva!" (Jr 4:14).
Por que essa aparente diferença?
A solução parece encontrar-se no fato de que a primeira passagem está falando de uma lavagem apenas externa, que não limpa o coração. Isto é, nenhum ritual externo pode purificar um coração em pecado. Como o profeta disse também, eles precisavam "circuncidar" o coração, não apenas a sua carne (Jr 4:4; cf. Dt 10:16). O que havia de errado neles poderia ser purificado tão somente por um verdadeiro arrependimento, e não por práticas não autênticas e externas.
A solução parece encontrar-se no fato de que a primeira passagem está falando de uma lavagem apenas externa, que não limpa o coração. Isto é, nenhum ritual externo pode purificar um coração em pecado. Como o profeta disse também, eles precisavam "circuncidar" o coração, não apenas a sua carne (Jr 4:4; cf. Dt 10:16). O que havia de errado neles poderia ser purificado tão somente por um verdadeiro arrependimento, e não por práticas não autênticas e externas.
Fonte: GEISLER, Norman; HOWE, Thomas. Manual Popular de Dúvidas, Enigmas e "Contradições" da Bíblia. 1ª Ed. São Paulo: Mundo Cristão, 1999.
Olá, Ana...
ResponderExcluirAgradecemos e faremos uma visita em seu blog. Deus abençoe você e muito obrigado com uma ótima semana para vc também.