CONTATO

E-MAIL PARA CONTATO:
oucaapalavradosenhor@oucaapalavradosenhor.com

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Deus se arrepende?

Tu me deixaste, diz o SENHOR, e tornaste-te para trás; por isso estenderei a minha mão contra ti, e te destruirei; já estou cansado de me arrepender. (Jer. 15:6)

O profeta diz que Deus tem se arrependido tantas vezes, que Ele diz: "já estou cansado de me arrepender" (SBTB). Contudo, em outros textos a Bíblia afirma que Deus "não é homem, para que se arrependa" (I Sm 15:29; cf. Ml 3:6).

Então fica a questão: "Deus se arrepende ou não"?

Deus na verdade não muda, mas apenas aparenta mudar quando nós mudamos, assim como o vento parece mudar quando nos viramos e vamos em outra direção. Deus não pode mudar o seu caráter nem as suas promessas incondicionais (Hb 6:17-18), porque tudo isso se baseia em sua natureza imutável (cf. II Tm 2:13).

De fato, é porque Deus é imutável em si mesmo que ele aparenta estar mudando em relação aos seres humanos, que sofrem variações em seu caráter e em sua conduta. A imutabilidade de Deus exige que seus sentimentos e suas ações para com diferentes seres humanos sejam diferentes. Como ele sempre sente a mesma repulsa em relação ao pecado (Heb. 1:13), o sentimento que o Senhor tem para com uma pessoa que acabou de cair em pecado não pode ser o mesmo que sente em relação a essa mesma pessoa quando ela confessa o seu erro e invoca a misericórdia de Deus para sua salvação. Neste caso, não é o Senhor quem muda, mas é a pessoa que muda em relação a ele.

Deus, enfaticamente não muda, e há vários argumentos que sustentam essa ideia, dentre os quais podemos citar três deles:
  1. Para que alguma coisa mude, algo tem de ser feito numa ordem cronológica. Tem de haver um ponto antes e outro ponto depois da mudança. Tudo o que passa por um "antes" e um "depois" existe no tempo, porque a essência do tempo é vista pelo progresso cronológico de uma situação anterior para uma posterior. Entretanto, Deus é eterno e está fora do tempo (Jo 17:5; II Tm. 1:9). Então, não pode haver em Deus uma série de "anteriores" e "posteriores"; logo, ele não pode mudar, porque a mudança necessariamente envolve um "antes" e um "depois".
  2. Toda mudança é para uma situação melhor ou pior, pois uma mudança que não faça diferença não é uma mudança. Ou alguma coisa necessária é obtida, a qual anteriormente não se fazia presente, o que é uma mudança para melhor; ou alguma coisa que se tem e que é necessária é perdida, o que é uma mudança para pior. Mas, se Deus é perfeito, ele de nada necessita; portanto ele não pode mudar para melhor. E se Deus fosse perder alguma coisa, então ele não permaneceria perfeito; portanto Ele não pode mudar para pior. Assim, Deus não muda.
  3. Quando alguém muda de idéia, é porque recebeu uma nova informação, da qual
  4. não tinha conhecimento anteriormente, ou porque as circunstâncias mudaram de forma a requerer
    uma atitude ou ação diferente. Mas, se Deus mudou de ideia, não pode ser porque ele ficou sabendo
    de qualquer nova informação que desconhecia anteriormente, porque Deus é onisciente - ele sabe
    todas as coisas (Sl 147:5). Portanto, tem de ser porque as circunstâncias mudaram e demandam uma
    atitude ou ação diferente. Mas se as circunstâncias mudaram, isso não significa necessariamente que
    Deus tenha mudado de ideia. Significa apenas que, como as circunstâncias mudaram, o
    relacionamento de Deus com a nova realidade é diferente. Porque as circunstâncias, e não Deus,
    mudaram.
Esse é um tipo de linguagem comumente chamada de antropopatismo, uma espécie de linguagem figurada usada para falar de Deus como se Ele tivesse sentimentos humanos. Ex: ira, ou arrependimento. Esta é uma expressão bíblica usada para que o ser humano viesse a entender a ação divina na história sagrada. É uma forma dos escritores bíblicos dizerem que o Criador de todas as coisas não está indiferente ao que acontece no mundo o qual criou. Deus, em tudo é infinitamente perfeito.

Firmemos, pois, sempre na Palavra de Deus.

www.oucaapalavradosenhor.com

Bibliografia:
GEISLER, Norman; HOWE, Thomas. Manual Popular de Dúvidas, Enigmas e "Contradições" da Bíblia. 1ª Ed. São Paulo: Mundo Cristão, 1999.
ANDRADE, Claudionor C. Dicionário Teológico: Um Suplemento Biográfico dos Grandes Teólogos e Pensadores. 9ª Ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2000.

Um comentário:

Comente à vontade. Opine, concorde, discorde (é um direito seu), apenas seja coerente com a postagem. Evite comentar anonimamente, caso contrário, poderemos optar por não publicar seu comentário. Se tiver um Blog, deixe o seu endereço para retribuirmos. Os comentários podem não refletir nossa opinião, pois os mesmos são de responsabilidade dos leitores do Blog. Obrigado por deixar o seu comentário.

Volte sempre

Romanos 14:9

SIGA-NOS NO TWITTER

O nosso endereço no Twitter é:
oucaapalavrads
Será um prazer ter vc conosco.

OUÇA A PALAVRA DO SENHOR.

Pesquisar este blog

Esta foi a sua vida

SEJA BEM VINDO AO OUÇA A PALAVRA DO SENHOR

ESPERAMOS PODER CONTRIBUIR PARA O CRESCIMENTO DE SUA FÉ.