CONTATO

E-MAIL PARA CONTATO:
oucaapalavradosenhor@oucaapalavradosenhor.com

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Jeremias não está ensinando a reencarnação neste versículo?

www.oucaapalavradosenhor.com
"Eu te conheci, e, antes que saísses da madre, te consagrei,
e te constituí profeta às nações"
Deus disse a Jeremias: "Antes que eu te formasse no ventre materno, eu te conheci, e, antes que saísses da madre, te consagrei, e te constituí profeta às nações" (Jr 1:5). Mas se Deus conheceu Jeremias antes de ele ter sido formado no ventre de sua mãe, então ele deve ter existido anteriormente como uma alma que foi encarnada num corpo, e é isso que a reencarnação ensina.

Este versículo não se refere à alma preexistente ao nascimento, mas a Deus chamar e destacar pessoas para um ministério muito antes de elas terem nascido. "Eu te conheci" não se refere a uma alma preexistente, mas ao ser pré-natal. A pessoa foi conhecida por Deus "no ventre materno" (Jer 1:5; cf. Sal 51:6; 139:13-16). Aqui vemos a chamada de Jeremias para o ofício profético, uma chamada precoce para o ofício de profeta que não seria apenas para os judeus, mas para todas as nações.

O verbo "conhecer" (yada) pressupõe um relacionamento especial de compromisso (cf. Am 3:2). Isso se explica pelas palavras "eu te consagrei" (te separei dos demais) e te constituí", o que revela que Deus tinha uma tarefa especial para Jeremias (e Paulo, Gl 1:15-16), mesmo antes do nascimento. Portanto, esta passagem não pressupõe a preexistência da alma ou tão pouco é base para a doutrina da reencarnação; pelo contrário, ela afirma a preordenação de uma pessoa a um ministério especial.

Fonte: GEISLER, Norman; HOWE, Thomas. Manual Popular de Dúvidas, Enigmas e "Contradições" da Bíblia. 1ª Ed. São Paulo: Mundo Cristão, 1999.

2 comentários:

  1. Claro que está, é só procurar as versões em hebraico original e comparar.

    VERSÃO (King James Bible)

    "Antes que eu te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre te santifiquei; às nações te dei por profeta."

    VERSÃO (Hebarico original)

    "Antes que eu te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre te santifiquei; às nações estrangeiras (pagãs) te dei por profeta."

    Ou melhor; as versões modernas e ocidentais são mutiladas para esconder a REENCARNAÇÃO E PRÉ-EXISTÊNCIA DO HOMEM .

    - A Bíblia e o conceito da Preexistência do Ser -
    http://aquariuspage.blogspot.com.br/2013/11/a-biblia-eo-conceito-da-pre-existencia.html

    - O Dogma do Batismo e a Reencarnação -
    http://aquariuspage.blogspot.com.br/2014/03/o-dogma-do-batismo-e-reencarnacao.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valter J. Amorim, primeiramente gostaríamos de agradecer por deixar o seu comentário. Em seguida, gostaríamos de responder a sua indagação acerca do artigo que as versões consideradas mais próximas do original como é o caso da K.J. e versões hebraicas, uma das quais possuo em mp3, ou seja, tenho tais traduções, onde você procura usar um texto bíblico para tentar provar algo que a própria Bíblia refuta, que é a “teoria da reencarnação”. Podemos usar vários argumentos bíblicos ou histórico-judaicos e usar ainda, seu próprio argumento para comprovar que tal teoria, a da reencarnação, nunca foi, não é e jamais será compatível com os textos sagrados.
      1. Como você mesmo disse citando a King James e a versão hebraica, os textos não fazem qualquer alusão à reencarnação, para isso não é preciso nem mesmo ser “expert” em interpretação bíblica, basta ler um pouco de interpretação de texto de nossa própria língua que vc vai poder perceber que o texto não fala do referido assunto, o qual está claro no artigo, mas sim que o Senhor escolheu Jeremias para o ofício de profeta, pra ser justamente o que ele veio a ser, profeta. Pro texto falar de reencarnação, isso deveria estar claro, e como podemos ler, não está nem explícito como implícito no texto. Tal argumento é querer forçar o texto a ir aonde o autor não quis chegar;
      2. A Palavra de Deus nos deixa bem claro em Hebreus 9:27 o seguinte: “E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo,”
      Hebreus 9:27; Apocalipe 20:12-13). Segundo esse texto, todos os homens vivem e morrem uma só vez, a partir daí estará estabelecido o seu julgamento eterno pelas coisas que fez nessa vida. A visão de reencarnação não vem da bíblia hebraica, mas de Platão e outros textos antigos, os judeus piedosos que criam no Tanak (os livros do A.T.), por sua vez, esperavam a morte uma vez e depois uma ressurreição para julgamento, eles, baseados na Lei não esperavam uma reencarnação, e se eles em toda a sua história nunca usaram textos bíblicos esperando tal proeza, quanto mais nós não podemos esperar. Por isso, o conselho do Mestre Jesus é esse ”arrependei-vos de vossos pecados”, sendo assim, podemos morrer certos de que o Senhor nos salvará da morte eterna, caso contrário, se houvesse reencarnação não haveria sentido para arrependimento. Enfim, a morte termina com a oportunidade do homem se reconciliar com Deus;
      3. Lembrando, Jesus Cristo morreu uma só vez, eu e você vamos morrer uma só vez e é isso que diz as Escrituras (Hebreus 9:26-28). Além de não ter respaldo bíblico, a reencarnação, procura atenuar a responsabilidade de uma pessoa por seus atos diante de Deus, não levando, portanto, o pecado a sério, porque, afinal de contas, poderá resolver qualquer questão pendente na vida posterior e subsequente. Conforme ensina a Palavra de Deus, haveremos de prestar contas com Deus pelas nossas ações e receber o que nossas ações merecem (Jo. 5:27-29; At. 17:31; esp. Rom. 2:5-16);
      4. O conceito de um dia de juízo após a morte é encontrado em todo o A.T. , bem como na tradição cristã. Precisamos lembrar que o homem sem Deus está destinado à morte eterna por causa de seu pecado, o qual não pode ser remediado por absolutamente nada além da morte do nosso Salvador, que é Jesus Cristo, o qual devemos aceitar como nosso único e suficiente Salvador (Rom. 6:23; Jo. 3:16);
      5. Outra coisa, esqueça qualquer outra fonte que não seja a Palavra de Deus para tratar de assuntos espirituais, caso contrário você poderá se decepcionar. Deus abençoe.

      Excluir

Comente à vontade. Opine, concorde, discorde (é um direito seu), apenas seja coerente com a postagem. Evite comentar anonimamente, caso contrário, poderemos optar por não publicar seu comentário. Se tiver um Blog, deixe o seu endereço para retribuirmos. Os comentários podem não refletir nossa opinião, pois os mesmos são de responsabilidade dos leitores do Blog. Obrigado por deixar o seu comentário.

Volte sempre

Romanos 14:9

SIGA-NOS NO TWITTER

O nosso endereço no Twitter é:
oucaapalavrads
Será um prazer ter vc conosco.

OUÇA A PALAVRA DO SENHOR.

Pesquisar este blog

Esta foi a sua vida

SEJA BEM VINDO AO OUÇA A PALAVRA DO SENHOR

ESPERAMOS PODER CONTRIBUIR PARA O CRESCIMENTO DE SUA FÉ.