CONTATO

E-MAIL PARA CONTATO:
oucaapalavradosenhor@oucaapalavradosenhor.com

segunda-feira, 8 de abril de 2013

SALMO 139:13-16 - Com base neste verso, pode-se concluir que a Bíblia considera o aborto como um assassinato?

"Pois possuíste os meus rins; cobriste-me no ventre de minha mãe. Eu te louvarei, porque de um modo assombroso, e tão maravilhoso fui feito; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem. Os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui feito, e entretecido nas profundezas da terra. Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe; e no teu livro todas estas coisas foram escritas; as quais em continuação foram formadas, quando nem ainda uma delas havia." (Trad. ACeRF)

"Tu criaste o íntimo do meu ser e me teceste no ventre de minha mãe. Eu te louvo porque me fizeste de modo especial e admirável. Tuas obras são maravilhosas! Disso tenho plena certeza. Meus ossos não estavam escondidos de ti quando em secreto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra. Os teus olhos viram o meu embrião; todos os dias determinados para mim foram escritos no teu livro antes de qualquer deles existir." (Trad. NVI)

Não temos a intenção de apresentar fatos segundo o que pensa a medicina ou o homem, nossa pesquisa tem a intenção de verificar tais circunstâncias segundo a Palavra de Deus, segundo o que vemos nas Escrituras. Por isso talvez muitos não concordem, no entanto não temos a intenção de buscar agradar a homens, e sim glorificar o Autor e doador da vida. Desta forma cremos que após a sua leitura se você for um cristão, terá fortes motivos para não concordar com essa façanha que é permitida em vários lugares do mundo indiscriminadamente e em lugares escusos Brasil à fora. Segundo esta passagem, Deus considera um ser humano aquele que ainda não nasceu. Entretanto, se o feto é realmente um ser humano, então o aborto provocado é a execução deliberada da morte de uma pessoa inocente. Esta passagem nos mostra então que Deus considera o aborto provocado como um assassinato?

Sim. Muitas outras passagens reforçam esta posição.

Primeiro, aquele que ainda não nasceu é intimamente conhecido por Deus, e recebe o chamado de Deus. Em Jeremias 1:5, Deus diz: "Antes que eu te formasse no ventre materno, eu te conheci, e, antes que saísses da madre, te consagrei, e te constituí profeta às nações". No livro do Êxodo cap. 21:22-23 (V-NVI) vemos um caso clássico de que um feto tem o mesmo valor que um ser humano adulto. "Se homens brigarem e ferirem uma mulher grávida, e ela der à luz prematuramente, não havendo, porém, nenhum dano sério, o ofensor pagará a indenização que o marido daquela mulher exigir, conforme a determinação dos juízes. Mas, se houver danos graves, a pena será vida por vida,.."; ou na versão ACeRF:"Se alguns homens pelejarem, e um ferir uma mulher grávida, e for causa de que aborte, porém não havendo outro dano (se a criança não morrer), certamente será multado, conforme o que lhe impuser o marido da mulher, e julgarem os juízes. Mas se houver morte (da criança ou da mulher), então darás vida por vida,..." ou seja, se a criança viesse a morrer a vida do agressor seria pedida pela vida da criança ou da mulher.

Segundo, o que ainda não nasceu é referido como tendo características de uma pessoa: pecado, como no Salmo 51:5; ou alegria, como em Lucas 1:44. Ainda, a palavra hebraica (Yatsa) que é usada em Êx. 21:22 é traduzida com clareza como "sair" ou "dar à luz", sendo no A.T. a palavra regularmente traduzida como sentido de dar à luz com vida, não tendo o sentido de "aborto provocado", embora possa ter o sentido de dar à luz a um natimorto. Nesta passagem como também em praticamente todos os textos do A.T., a referência é a um nascimento com vida, embora prematuro.

Terceiro, há uma outra palavra hebraica para "aborto" que é Shakol, que neste caso não é usada. Naquela ocasião (Êx. 21:22) não foi usada, pois foi usada a palavra que expressa um nascimento com vida, sendo assim não há nenhuma razão para se supor que o sentido não tenha sido realmente esse, o de dar à luz a uma criança com vida.

Quarto, a palavra usada com referência a que a mulher deu à luz é Yeled, que significa "criança". A Bíblia usa a mesma palavra para "bebês" e para "criancinhas" (Gn 21:8; Êx 2:3). Daí, o não nascido é considerado um ser humano igual a uma criancinha.

Quinto, se qualquer dano acontecesse, seja para a mãe, seja para o filho, a mesma punição era devida: "vida por vida" (v. 23). Isso demonstra que o feto possuía o mesmo valor que sua mãe.

Sexto, outras passagens do A.T. ensinam que o feto é um ser humano em seu sentido mais completo. O N.T. confirma esta mesma posição (cf. Mt 1:20; Lc 1:41,44). Os ativistas pró-aborto costumam usar aquela famosa frase: "Eu decido, o corpo é meu" para justificar o aborto. Mas precisam saber que um dia terão de prestar contam dessa atitude.

Sétimo, aquele que fere um feto recebe a mesma punição do que fere um adulto. Na passagem de Êxodo 21:22-23), a mesma punição é dada pelo mal causado à mulher ou à criança que está em gestação. Deus considera o não-nascido como um perfeito ser humano. E tomar deliberadamente a vida de um ser humano inocente é assassinato.

Fonte: GEISLER, Norman; HOWE, Thomas. Manual Popular de Dúvidas, Enigmas e "Contradições" da Bíblia. 1ª Ed. São Paulo: Mundo Cristão, 1999.

Um comentário:

  1. Volto aqui,amigo.

    Resumo o texto excelente com minha opinião: independente do termo ou de quem o citou,aborto para mim é CRIME!

    O que Deus criou ninguém pode impedir de viver!


    Paz Profunda

    Lindo final se segunda


    Donetzka

    ResponderExcluir

Comente à vontade. Opine, concorde, discorde (é um direito seu), apenas seja coerente com a postagem. Evite comentar anonimamente, caso contrário, poderemos optar por não publicar seu comentário. Se tiver um Blog, deixe o seu endereço para retribuirmos. Os comentários podem não refletir nossa opinião, pois os mesmos são de responsabilidade dos leitores do Blog. Obrigado por deixar o seu comentário.

Volte sempre

Romanos 14:9

SIGA-NOS NO TWITTER

O nosso endereço no Twitter é:
oucaapalavrads
Será um prazer ter vc conosco.

OUÇA A PALAVRA DO SENHOR.

Pesquisar este blog

Esta foi a sua vida

SEJA BEM VINDO AO OUÇA A PALAVRA DO SENHOR

ESPERAMOS PODER CONTRIBUIR PARA O CRESCIMENTO DE SUA FÉ.